Coordenação de Fiscalização – XKART – 26/04/2006 |
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Fiscalização de pista: - Três fiscais na pista, cada um com um rádio e um fiscal de apoio com o quarto rádio ao lado do fiscal do kartódromo, comunicando as decisões tomadas. Punições: As punições foram divididas em punições de pista, que serão resolvidas da forma habitual, com as bandeiras disponíveis e as punições antiesportivas, que são caracterizadas por desacatos, brigas, abandonos irregulares (sem a presença de fiscal e em posição não segura), retirada de equipamentos de segurança e atitudes de desrespeito com outros pilotos, fiscais e direção de prova. Ficou acordado que as punições antiesportivas serão posteriores a corrida, com perda de posições no grid de largada da próxima etapa, suspensão de correr o QUALIFY na próxima corrida, largando ao final do grid, podendo chegar finalmente a eliminação do piloto do quadro do XKART. Não existirá punição antiesportiva com perda de pontos na própria corrida, a não ser na últia etapa e a critério da Comissão de Fiscalização. Na última etapa deverá ainda ser decidido se a punição será para a primeira etapa do próximo campeonato ou para a corrida presente. Ao final de cada etapa, os fiscais se reunirão em uma sala, ou espaço livre, para com calma e de forma organizada responder, dentro do possível, as dúvidas sobre punições de pista dos pilotos envolvidos. Punições antiesportivas não serão debatidas ao final da etapa e serão divulgadas na página web do XKART, no fórum ou por e-mail. Os pilotos que receberem punições antiesportivas, poderão interpor recurso que deverá ser fundamentado de forma resumida e clara e enviado por e-mail para fiscalizacao@xkart.com.br. Não haverá outra forma de discutir oficialmente sobre essas punições a não ser via e-mail. Os recursos serão devidamente analisados e respondidos pela direção de fiscalização que poderá ou não manter a decisão assumida anteriormente. Os tipos de punições e as infrações antiesportivas cometidas serão definidos no tópico “Nova Fiscalização”, no fórum da página do XKART, e será aberto a todos os pilotos. Solicitamos que o tópico seja destinado apenas a esse assunto e seja encarado de forma séria e fundamental para o futuro do XKART. Voluntários: Vários pilotos presentes a reunião se prontificaram a serem fiscais de pista. Outros ainda poderão ser adicionados à lista. A cada etapa a direção escolherá e comunicará com antecedência quais serão os fiscais que atuarão na pista e em quais baterias. A Comissão será constituída por três pilotos que não se envolverão na fiscalização de pista.
A Comissão vai resolver a punição a ser dada, analisar recursos e dirimir quaisquer dúvidas sobre fiscalização.
Segue abaixo, as normas que foram decididas no fórum até 26 de abril de 2006. Normas procedimentais de 26 de abril de 2006
Art. 1º - Qualquer atitude antiesportiva ou má conduta de um piloto ou pessoas a ele relacionadas poderá resultar na aplicação das penalidades abaixo descritas, que variarão desde a perda de posições no grid de largada da próxima etapa até à exclusão do piloto do grupo XKART. § 1º - Entende-se por má conduta ou atitude antiesportiva, além de outras a serem verificadas, as seguintes: I. Comportamento prejudicial ao evento; II. Agressão verbal provocada de forma direta contra qualquer fiscal, concorrente ou espectador; III. Agressão física provocada diretamente contra qualquer fiscal, concorrente ou espectador; § 2º - Caso o piloto tenha agido de forma proporcional à agressão sofrida e/ou em legítima defesa, sua punição poderá ser retirada ou atenuada conforme apreciação da Comissão de Fiscalização no prazo de até cinco (5) dias. Art. 2º - Praticar fraude com o intuito de obter vantagem indevida na competição, para si ou para outrem, incorrerá na perda de três posições no grid da próxima etapa ou sua exclusão no QUALIFY da prova seguinte, largando na última posição. A gravidade da fraude e a aplicação da penalidade correspondente serão apreciadas e decididas pela Comissão de Fiscalização .
Agradeço a todos pela contribuição e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos. Antonio Carlos Marques Braga de Yparraguirre |
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