CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Final da 1ª Copa de 2009
22/07/2009
Ricardo FG
  Prezados amigos do Xkart, neste último sábado dia 4 de julho estivemos mais uma vez juntos para a realização de mais uma etapa do XKart. Desta feita, o palco, ou melhor, o Kartódromo foi o TopKart da Barra da Tijuca, que nos recebeu com muito esmero e atenção. Nossa etapa foi realizada com os karts equipados com motores de 9Hp, sem dúvida uma opção diferenciada e agora disponível no Rio de Janeiro. A 5ª Etapa tem um sabor muito especial, pois, nesta se encerra a primeira Copa de 2009. A maioria das categorias chegaram até este momento sem uma definição de seus campeões, com exceção da X1 e X2 Light que praticamente já tinham seus vencedores.

  A primeira categoria a ir para pista foi a X2. O piloto luso-brasileiro, LR, mais uma vez foi o foco das atenções. Antes de iniciar o treino de qualificação, seu kart apresentou um super aquecimento da embreagem, motivado por uma má regulagem do acelerador. Sem alternativa, Rocha inicia o treino com o primeiro kart reserva. Não vinha fazendo um bom treino, e neste momento os protagonistas eram XYZ e Alexandre Couto. Mas a sorte sorriu para Luis, seu kart original volta a estar disponível para a corrida. Rocha percebe e troca de kart. Tinha nada mais que umas três voltas para aquecer e tentar uma volta rápida. E assim aconteceu, com apenas uma volta rápida Luis Rocha faz o melhor tempo e obtém a sua mais importante pole-position de sua "carreira". LR em primeiro, XYZ em segundo e Alexandre Couto em terceiro, seguidos dos demais. XYZ, apesar de não ter chances nesta 1ª Copa, já dá mostras de estar muito bem preparado para a segunda fase de nosso campeonato. Estes três primeiros protagonizavam a disputa da corrida, bem como o título da 1ª Copa 2009. Na corrida Rocha teve muita dificuldade de se manter a frente de Belquior, este chegou inclusive a ultrapassá-lo, mas por uma benevolência inexplicável lhe devolveu a posição. Alexandre Couto os acompanhou de perto mais não fez parte da disputa pela vitória, como também não foi ameaçado (terminou a prova em 3º lugar e em 2º na Copa). Carlos Braga. Leonardo Moreira e Eduardo Ruppert foram os coadjuvantes. Valia a terceira colocação nesta Copa. O resultado final (4º Carlos Braga, 5º Leonardo Moreira e 6º Eduardo Ruppert) consagrou Leonardo Moreira com o terceiro lugar na Copa.

  Seguindo a agenda do dia, foi a vez da X3 Truck, carinhosamente apelidada de XBurgers, a entrar na pista. O título de campeão o segundo e terceiro lugares da 1ª Copa estavam sendo disputado por apenas três pilotos, Ricardo FG, André Argento e Claydson Aquino. As chances de cada um se sagrarem campeão eram: 66,6%, 16,7% e 16,7% respectivamente. No sorteio dos karts, a providência sorriu para Claydson. Ele foi contemplado com o melhor equipamento entre os três, já FG amargava o pior. Após o treino de qualificação o resultado mostrava claramente esta situação. Claydson em primeiro, Argento em segundo e Ricardo em terceiro. Marcelo Mendes a quarta força da categoria posicionou seu kart em quarto lugar, seguido de Michel Fonseca, Marcio Loyola, Luis Britto e Ary Aguiar (este não chegou em tempo de fazer a qualificação e largou em último lugar). Se a prova terminasse como começou o título seria de Claydson Aquino. Mas para Ricardo bastava chegar em segundo lugar, para tomar de seus oponentes o título da categoria. Bandeira verde iniciada a prova, duas corridas em uma: a dos três primeiros que foram embora e a dos demais que fizeram excelente disputa. Com um equipamento inferior, Ricardo sabia que a sua chance se resumia em algumas voltas iniciais, quando seus adversários ainda não poderiam tirar proveito da diferença de equipamento, e foi assim que aconteceu. Claydson exagera em cuidado para contornar uma curva, diminui mais que deveria. André é surpreendido e freia na sua cola. Ricardo com um pouco mais de espaço aproveita para colocar seu kart ao lado do kart de André para contornar a curva com mais ação e tomar o 2º posto de Argento. Era tudo que FG desejava e poderia almejar na corrida. Claydson passou a não ter mais problemas, se afastava de Ricardo com facilidade, pois este agora tinha ninguém menos que André Argento na sua cola. Foram 34 voltas de total pressão de Argento, que Ricardo agüentou a sua frente, para então cruzar a linha de chegada na segunda colocação, mas o que lhe consagrava o título de campeão da 1ª Copa 2009. A vitória de Claydson valeu-lhe o vice-campeonato da Copa e o terceiro lugar de André lhe valeu o equivalente terceiro lugar nesta Copa. Lembro-me das palavras pós corrida de Claydson: "...estou me sentindo como o Felipe Massa, ganhei mas não levei...". O segundo pelotão foi marcado por excelentes disputas, Mendes largou mal, ficou para trás, já Marcio Loyola saltou de 6º para o 4º lugar. Ao longo da corrida Loyola perdeu ritmo e foi superado de volta por Mendes e Fonseca. Méritos a Marcelo Mendes que fez uma excelente corrida de recuperação. Ao final tivemos Marcelo Mendes em quarto, seguido de Michel Fonseca, Marcio Loyola, Luis Britto e Ary Aguiar.

  X2 Light, Roberto Lapagesse aparece como o grande azarão, sua retrospectiva o torna capaz de colocar água no chope na festa do trio: Daniel Barberine, José Gabizo e Hebert Sampaio. Mas desta vez a coisa não foi bem assim. Digamos que quase foi assim. Hebert Sampaio estava em um dia iluminado, aquele dia que não tem para ninguém. Fez a pole, venceu de ponta a ponta, fez a melhor volta da corrida e de toda etapa. Daniel Barberine, com grande vantagem de pontos no campeonato, tinha o segundo lugar como de ótimo tamanho, bem a sua na medida. Já Gabizo, a história foi outra, com dificuldades mecânicas, teve que trocar de kart ficando apenas com o 4º tempo. Roberto Lapagesse especialista em aproveitar as dificuldades do trio, colocou seu kart no terceiro posto. Alan Mattos em quinto lugar foi seguido por Sylvio Couto, Eduardo Serpa, Juno Leite e Flavio Caetano. Como já falei, Hebert não teve dificuldades de colocar em sua conta seu primeiro Hat Trick no XKart, enquanto Daniel Barberine o acompanhou no segundo posto a meia distancia. O primeiro terço da corrida foi marcado por grandes disputas: Roberto Lapagesse e José Gabizo disputavam o 3º lugar e Alan Mattos, Sylvio Couto e Eduardo Serpa disputavam o 5º lugar. Já no fundo vinham Juno e Flavio. José ultrapassa Lapagesse, e Sylvio passa a ocupar o 5º lugar. Serpa também supera Mattos e passa para a 6º posição. A corrida parecia definida, mas Roberto Lapagesse foi perdendo terreno até ficar na alça de mira de Couto. Faltando poucas voltas para o final Sylvio ultrapassa Lapagesse e cruza a linha de chegada em 4º lugar. Este resultado consagrou Daniel Barberine com o grande campeão da 1ª Copa 2009, com José Gabizo em segundo, e Hebert Sampaio em terceiro lugar. Somente um resultado expressivo como este poderia por Hebert nesta posição, e como já comentei o dia era dele. Alem disto tudo Hebert ainda seria agraciado pelo XKart com um troféu especial. Eventualmente o XKart oferece alguns troféus para aqueles que se destacam de alguma forma. As corridas do Hebert têm sido marcadas pela sua especial habilidade em destruir karts. Foi assim na primeira etapa, na terceira, quarta e em outras competições paralelas. Por este motivo o XKart resolveu premiá-lo com o troféu "Mano de Mierda" grau máximo oferecido para aqueles que tem a capacidade de destruir tantos karts (normalmente estes pilotos são uns pesadelos para os donos dos kartódromos e devem se identificar assim que entram nestes estabelecimentos).

  Assim como a X2 Light, a X1 entra na pista com o seu campeão praticamente definido. Pedro Ricardo, vencedor de três etapas em quatro (até este momento), entra na pista podendo chegar até em quinto lugar para se sagrar o grande campeão, independente dos demais resultados. Mas o que se viu foi que Pedro não quis economizar, fez a pole, melhor volta da sua corrida e a ganhou de ponta a ponta. Uma performance espetacular, é vencedor de quatro etapas em cinco disputadas, parabéns! Com um desempenho não menos merecedor de méritos, o piloto Felipe Piatigorsky, detentor do segundo posto de largada, fez uma corrida solitária. Sem conseguir acompanhar Pedro Ricardo, Piatigorsky sobrava para o trio seguinte que disputavam palmo a palmo do cimento o terceiro posto. Piatigorsky ainda nos brindaria, com imagens de sua corrida feita por uma câmera especialmente colocada em seu capacete, excelentes imagens! O trio que me refiro é ninguém menos que: Ricardo Mascarenhas, Guilherme Sabra e Guilherme Fernandes. Estes trocaram de posições a corrida toda. Mascarenhas chegou a ficar em quinto, mas aos poucos recuperou sua colocação inicial, impressionando seus expectadores com corajosas ultrapassagens. Quelder Avance e Daniel Duarte, com atuações discretas completaram a prova nas últimas posições. Posso afirmar que custou muito caro para Guilherme Sabra a perda da terceira colocação para Mascarenhas. Sabrá viu o vice-campeonato escorrer por suas mãos e cair no colo de Felipe Piatigorsky. Desta forma o resultado da prova, consagrou o jovem piloto Pedro Ricardo como o grande campeão 1ª Copa 2009, da categoria máxima do XKart. Felipe Piatigorsky foi o grande vice-campeão com Guilherme Sabra em terceiro lugar.

  A X3 chega aqui no Top Kart com três de seus pilotos disputando o título desta Copa, são eles: Wagner Valle, Claudio Sarmento e Rennan Masullo. Mas que se sai muito bem na qualificação é Lauro Mendonça e toma para si a pole-position. Wagner fica em segundo com Claudio Sarmento em terceiro e Rennan Masullo em quarto lugar. Rafael Azevedo ficou com o quinto posto seguido por: Rafael Bezerra, Rodrigo Rocco, Rodrigo Triani, Alexandre Martins e Rafael Azevedo. Iniciada a corrida, Lauro não tem dificuldades para se distanciar, pois Sarmento vinha muito forte obrigando a Wagner Valle a fazer diversas manobras para se manter em segundo lugar. Mais para trás, Rodrigo Rocco supera Rafael Bezerra e parte para cima de Rennan Masullo. As brigas eram muito boas, até que com uma manobra muito bonita, Claudio Sarmento assume o posto de Valle. No entanto, a briga continuava e foi a vez de Wagner atormentar Sarmento. Chegou inclusive exagerar em seus ímpetos. E foi em um lance polêmico que Valle retoma o segundo posto. As imagens da corrida mostram que Wagner vinha muito forte na reta oposta, na cola de Claudio. Este por sua vez passa um pouco do ponto de freada e perde a traseira, Wagner sem esperar o deslize de seu oponente, colide no meio do kart de Sarmento, fazendo-o perder totalmente o controle de seu kart. Eu entendo que tenha sido um lance de corrida e assim também interpretou o diretor de prova. O fato é que Sarmento caiu para a 6ª posição. Logo em seguida foi a vez de Rocco se enroscar com Masullo, na entrada da mini reta de chegada. Rennan com o seu kart preso nos pneus, vê suas chances na corrida irem por água a baixo. Rocco segue na corrida mas é punido com um "Stop-And-Go" e volta em último lugar. Sarmento inicia uma corrida de recuperação herda estas posições, ultrapassa Bezerra, mas não havia mas tempo para chegar em Wagner. Lauro Mendonça vence sua primeira corrida no XKart, seguido por Wagner Valle e Claudio Sarmento. Os demais foram: Rafael Bezerra, Alexandre Martins, Rafael Azevedo, Rodrigo Triani, Rennan Masullo e Rodrigo Rocco. Wagner Valle, com este resultado, se consagrou o grande vencedor da 1ª Copa 2009 com Claudio Sarmento no posto de vice-campeão. Rennan Masullo ficou em terceiro.

  Nesta etapa também se encerra o nosso campeonato de equipes. A Toyota (Pedro Ricardo-X1, Leonardo Moreira-X2, Roberto Lapagesse-X2 Light, André Argento-X2 Truck e Claudio Sarmento-X3) equipe favoritíssima, se consagrou a grande campeã desta Copa. Em segundo lugar ficou a Brawn GP (Ricardo Mascarenhas-X1, Luis Rocha-X2, Sylvio Couto-X2 Light, Claydson Aquino-x2 Truck e Wagner Valle-X3). Completando o pódio em terceiro aparece a equipe Ferrari (Felipe Piatigorsky-X1, Sergio Weydt-X2, Daniel Barberini-x2 Light, Romulo Fritscher-X2 Truck e Rodrigo Rocco-X3). Parabéns a todos estes pilotos, que sem dúvida brilharam em suas equipes.

  A partir da próxima etapa (6ª) e para inicio da 2ª Copa 2009, a Organização do XKart se viu obrigada a fazer algumas mudanças nas categorias. O objetivo maior é primar pela competitividade. Desta forma, alguns pilotos tiveram que ser realocados em outras categorias. Com isto novas equipes se formaram para disputar esta 2ª Copa. Eu sugiro que o amigo leitor confira estas novas composições em nosso site e principalmente a pontuação do campeonato geral, pois esta teve que sofrer algumas adequações para que o Campeonato anual pudesse continuar. Outra modificação importante é que a X2 Truck passa a ser chamada de X3 (com peso mínimo de 100kg) e a X3 passa a ser conhecida por X4 (peso mínimo 75Kg).

  Para recompor as categorias foram chamados dois pilotos de nossa lista de espera: O ex-piloto XKart Alexandre Stork para a X4 e o jovem piloto Rafael Medeiros, formado pela Escola de Pilotagem Kart Tijuca, localizada no Kartódromo Point Kart, para a categoria X2 Light.

  Dia 16 de agosto estaremos novamente juntos, para mais uma etapa de nosso campeonato.

  Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003