O XKart chega a Macaé, após a realização
do Campeonato Mundial de Kart Indoor (Indoor Kart World Championship - IKWC),
e ainda sob os ares vencedores de nossos Campeões, para a realização
da 6ª Etapa do IX Campeonato XKart. Aproveitamos, exatamente, o último
dia da fantástica pista montada exclusivamente para este Mundial. O XKart
pegou a estrada ao lado do RKC (Rains Kart Club) em direção a
Macaé, em uma parceria impar na história do XKart. Isto mesmo,
XKart e RKC juntos em um grande "dia de kart" para todos. Foi tudo
perfeito, a integração entre os grupos, ou melhor, entre os pilotos
e acima de tudo entre seus presidentes foram magníficas. Creio que este
evento serviu para mostrar que as rixas, que outrora existiram entre camisas
de clubes, não são úteis, e que a união é
o melhor caminho para fortalecer o kartismo amador do Rio de Janeiro.
Gostaria de deixar registrados os nossos agradecimentos ao Sr.
Marcos Chuvas e a sua agradabilíssima esposa, Sra. Dulce Chuvas e demais
colaboradores do RKC pela atuação agregadora, empenhando-se
sobre maneira para que as inúmeras baterias de nossos eventos pudessem
ser realizadas em tempo e a contento.
O RKC oferece em suas etapas algumas baterias abertas para seus
participantes, bem como para convidados e amigos. Desta forma, nos foi possível
misturar os pilotos do XKart, ávidos por correr na tão badalada
pista do Mundial. Eu me refiro ao Torneiro de Amigos do RKC. Pudemos mesclar
pilotos XKart, pilotos RKC e amigos diversos. Foi uma "brincadeira"
muito boa, com excelentes disputas, tudo regado no melhor clima e respeito
entre todos. Foi um verdadeiro sucesso, diversos pilotos puderam dividir o
"cimento" da pista, fora da pista colocar as conversas em dia, e
se divertir a valer. Além disto, ainda tivemos a honra de contar com
a presença do grande Campeão Mundial de Kart Indoor, Maxwell
Jansley (parabéns garoto!).
Graças aos nossos patrocinadores, mais especificamente
a colaboração da JOCITEX, nos foi possível em caráter
especial, arcar com 100% do custo da locação de um ônibus
para transportar nossos pilotos até a capital do petróleo brasileiro.
Apesar desta facilidade de condução, muitos pilotos preferiam
ir de carro. Quem foi de ônibus nos relatou que muitos não conseguiram
se manter acordados, o que possibilitou um inesperado silêncio no interior
da viatura.
A agenda deste dia contou com quatro baterias para realização
do Torneio de Amigos do RKC, classificadas em pesado, médio, leve e
peso livre. Depois mais cinco baterias do campeonato RKC e em seguida mais
cinco baterias do campeonato XKart. Com o avançar da hora, o RKC, de
forma solidária e gentil, agrupou suas categorias (para cada bateria,
foram para pista duas categorias). Isto permitiu que o XKart iniciasse sua
categorias em tempo de encerrar suas atividades, antes de findar a primeira
hora da noite. Mas para tal também agrupamos nossas categorias, pela
primeira vez na história do XKart. Correram juntas: X3 e X4, depois
X2 e X2-Light e por fim a X1.
Apesar das categorias estarem dividindo o mesmo espaço
físico em um mesmo período de tempo, eu prefiro tecer meus comentários
de forma separada, conforme sempre fiz. Um aspecto negativo, que não
pode deixar de ser mencionado, foi o alto índice de faltas, me assusto
em escrever que foi sem precedentes no XKart. Neste aspecto eu não
posso me furtar a decepção.
A corrida da X4 foi marcada pela grande vitória de Lauro
Mendonça. Pole-Position, vitória de ponta a ponta e com direito
a melhor volta (50,300s). Sua corrida foi tranqüila não chegou
a ser ameaçado por Alexandre Martins (2º colocado do grid de largada),
que o acompanhou a meia distância por toda prova. Rafael Azevedo foi
o terceiro colocado. Quem não teve um bom dia foi Ary Aguiar, sem obter
um bom rendimento, acabou na última posição, estou certo
que a sua torcida conta com um melhor resultado em sua próxima prova.
Na X3 as "coisas" ficaram mais quentes. Claydson Aquino
mostra-se mais uma vez que este ano está muito rápido e ficou
com a pole-position. O Comandante Sergio Weydt, faz a sua estréia em
sua nova categoria (ex-piloto X2) de pé direito, posicionando seu kart
no segundo posto. Marcos Berberick, Ricardo FG, André Argento, Rafael
Bezerra, Michel Fonseca e Marcio Loyola completaram o grid de largada. Mais
uma vez, esta categoria dá mostra de grande competitividade, foram
muitas ultrapassagens e belíssimas disputas. Sergio Weydt parte para
cima de Aquino, não lhe dá sossego até que consegue ultrapassar
e assumir a liderança da corrida. Ricardo FG que tinha largado na 4ª
posição, superou Berberick e em seguida Aquino, mas não
conseguiu se manter a frente por muito tempo. Claydson rouba-lhe o segundo
posto após uma forte manobra. Marcos Berberick também aproveita
e retoma o segundo posto. André que vinha na cola de Ricardo, acabou
prejudicado pelas situações de pista o que culminou em posições
perdidas. FG e Bezerra dividiram espaços até terminar a corrida.
Final grande vitória de Sergio Weydt, como Claydson Aquino em segundo.
Em terceiro Marcos Berberick, detentor da melhor volta (50,480s) de sua categoria.
Na X2-Light quem chamou a atenção foi Rennan Masullo,
este recém chegado a categoria, mostrou que vai dar muito trabalho
nesta segunda metade de campeonato. Fez a melhor volta do qualify, colocando
nada menos que 0,810s sobre o tempo do segundo colocado Sylvio Couto. Outro
que também mostrou estar muito bem foi o estreante Rafael Medeiros,
4º colocado no grid de qualificação. Em segundo lugar ficou
Sylvio Couto e em terceiro Gustavo Caetano. Sinal verde, Masullo não
tomou conhecimento de seus adversários e foi embora, com uma performance
muito boa foi se afastando do segundo pelotão, onde Sylvio Couto, Gustavo
Caetano, Rafael Medeiros, Antonio Yparraguirre, Alan Mattos se mordiam a todos
os instantes. Flavio e Juno mais para trás acompanhavam os demais.
Foi quando, para surpresa de todos, o kart de Rennan Masullo foi parando,
até estacionar próximo a entrada da oficina. A embreagem danificada
decretou o fim de corrida para Masullo, decepcionado, Rennan permaneceu algum
tempo em seu kart, talvez para melhor entender o que havia acontecido. Sem
Masullo na pista, Sylvio Couto assume a liderança para não mais
perdê-la. Já Gustavo Caetano, segundo colocado, teve que lançar
mão de toda sua experiência para manter Medeiros na terceira
colocação. Rennan Masullo, mesmo sem terminar a corrida, fez
a melhor volta de sua categoria (49,900s).
X2 na pista marca o renascimento de Daniel Duarte. Nada com uma
pole-position, em uma estréia, para levantar a moral de um piloto.
Carlos Braga surpreende fica em segundo, enquanto Luis Rocha, Eduardo Ruppert,
XYZ, Alexandre Couto, Claudio Sarmento e Leonardo Moreira ocuparam das demais
posições no grid de largada. Mais uma vez as luzes verdes acendem.
Posso dizer que dois fatos marcaram esta corrida: Primeiro foram os diversos
choques, karts nos pneus e até um por cima do outro, nas primeiras
voltas da corrida. Isto tirou da prova, Carlos Braga, Claudio Sarmento e XYZ;
Segundo foi a magnífica corrida de Alexandre Couto. Largou em 6º
lugar, ganhou posições beneficiado pelas confusões a
sua frente e partiu para cima, fez magníficas ultrapassagens (marcou
a melhor volta da corrida, 49,690s), para então cruzar a linha de chegada
na primeira colocação. Os pilotos Eduardo Ruppert e Leonardo
Moreira tiveram suas participações prejudicadas nos enrosco
iniciais, partindo, ambos, para uma corrida de recuperação e
terminaram a corrida em 4º e 5º respectivamente. Daniel Duarte apesar
de perder duas posições, uma para Luis Rocha e outra para Couto,
saiu satisfeito com a sua performance. Já Luis Rocha, que liderou grande
parte da corrida, tinha um ar de decepção, talvez por perder
uma corrida que parecia ganha, mas este dia era de Couto. Final, Alexandre
Couto em primeiro, Luis Rocha em segundo e Daniel Duarte em terceiro.
Agora é a vez da Categoria X1 encerrar as atividades deste
excelente kartódromo, montado especialmente para receber aqui no Brasil
o Mundial de Kart Indoor. Sem dúvida os melhores pilotos do XKart vão
para a pista sem que percebam que estão, de certa forma, fazendo história.
E o nome desta apoteótica corrida foi Hebert Sampaio. José Gabizo
e Hebert Sampaio foram os únicos pilotos de nosso grupo a participarem
deste Mundial. Tiveram uma marcante participação, Sampaio chegou
ao topo do pódium em uma etapa classificatória. E aqui não
poderia ser diferente. Tudo certo, kartódromo, kart, piloto combinação
extrema de perfeição para determinar mais um Hat Trick para
Hebert Sampaio. Pole-position, correu literalmente sozinho, sobrou, ganhou
com extrema facilidade e cravou a melhor volta do XKart neste dia (48,600s).
Uma brilhante vitória, parabéns. Mas fora Hebert, a corrida
foi muito disputada, com direito a lances polêmicos e diversas ultrapassagens,
Pedro Ricardo chamou atenção por sua corrida de recuperação.
Largou em segundo, lugar, mas perdeu todas posições, "depois
de um chega para lá". Daniel Barberini, fez excelente corrida
e levou seu kart ao segundo lugar no Pódio. Sidnei Castilho, beneficiado
pelo imbróglio entre Guilherme Sabra, José Gabiso e Pedro Ricardo.
Final Hebert Sampaio em primeiro, Daniel Baberini em segundo e Sidnei Castilhos
em terceiro.
Nossa próxima corrida será no Kartódromo
Point Kart, no dia 19 de setembro. Quando o XKart completará 6 anos
de existência.
Até lá amigos.