CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Etapa quente!
01/12/2009
Ricardo FG

   Ufa amigos, pilotos do XKart. Tivemos em um domingo típico de verão, mais uma etapa do XKart 2009. Desta vez a penúltima do ano. Aconteceu no Kartódromo Kart In Bangu. O lugar é conhecido como o mais quente do Rio de Janeiro. Devia estar uns 40ºC na sombra (sendo otimista), no asfalto muito mais. 13h, horário de verão, sol a pino, o asfalto literalmente derretendo, nossos intrépidos pilotos não se intimidam e enfrentam todas essas condições adversas com suas típicas avidez por velocidade. Apesar das intempéries climáticas não nos ser muito favoráveis, quero registrar que em contra partida tivemos uma receptividade magnífica, fomos muito bem recebidos. Gustavo Schwenck e toda sua equipe não mediram esforços para que tudo fosse perfeito. Parabéns Gustavo, sua equipe pelo excelente trabalho realizado. Os pequenos percalços que tivemos em hipótese alguma podem macular todo seu trabalho. A Organização do XKart agradece profundamente.

   Após quatro baterias de treinos na parte da manhã, por volta das 13h foi a vez da categoria X4 entrar na pista. Para quem esperava Lauro Mendonça na posição de honra, vai ter que aguardar a próxima etapa. Desta vez, o dono da festa atende pelo nome de Rafael Azevedo. Mas não pensem que foi fácil. Sua tarefa foi muito valorizada por Alexandre Martins (2º) e Lauro Mendonça (3º). Esses três primeiros obtiveram a marca de 27,0s. Suas posições foram decidida nos centésimos, 1, 4 e 7 respectivamente. No inicio da corrida Rafael segurou a pressão de Alexandre (melhor volta da corrida 22,890s), mas esse também era muito ameaçado por Lauro Mendonça. Atrás Leonardo ScharXYZ, Rodrigo Rocco e Rodrigo Triani travavam uma boa disputa. Alguns acidentes definiram as posições finais: primeiro Triani perde suas chances na corrida ao ficar preso na entrada do miolo, depois foi a vez de ScharXYZ ficar preso nos pneus e por fim a forte colisão entre Alexandre Martins e Lauro Mendonça na entrada da oficina. Quem mais se beneficiou foi Rodrigo Rocco que se viu em segundo lugar a poucas voltas de terminar a corrida. Final Rafael Azevedo em primeiro, Rodrigo Rocco em segundo e Alexandre Martins em terceiro. Esse resultado trouxe de volta Azevedo (38 pontos) na disputa pelo titulo da 2ª Copa, apenas 4 pontos de diferença o separa do atual líder Lauro Mendonça. Alexandre Martins, com 31 pontos, em terceiro, tem praticamente assegurada sua classificação. Exatamente o mesmo acontece no campeonato Geral, mas com a seguinte pontuação: 82, 78 e 64 respectivamente.

   O piloto Claydson Aquino se sagrou Campeão tanto na 2º Copa quando do Campeonato de 2009, ao obter mais uma vitória. Estou falando da categoria X3. Aquino fez a pole e venceu de ponta a ponta. Só não foi sua a melhor. Desta vez coube ao Romulo Fristcher essa proeza (22,690s). Parabéns ao piloto Claydson Aquino, que por certo vê recompensado todo seu investimento em seu aprimoramento. Se não fosse a ultrapassagem de Sergio Weydt (6º) sobre Marcelo Mendes (7º), eu poderia dizer que essa corrida foi marcada pelas disputas para se manter nas posições iniciais. Marcos Berberick (2º) mantinha-se a frente de Ricardo FG, que por sua vez tinha que suportar os ataques de André Argento, esse também não tinha sossego e segurava as investidas de Romulo Fristcher. Final Aquino em primeiro, Berberick em segundo e FG em terceiro. As indefinições do 2º e 3º lugares na 2ª Copa e no Campeonato de 2009 serão definidas de acordo com o resultado da última etapa.

   A categoria que nos proporcionou mais emoção foi a X2 Light. Para se ter uma idéia do equilíbrio Alan Mattos largou em primeiro, Rennan Masullo é dono da melhor volta (22,010) e Rodrigo Libera foi o vencedor. Três pilotos distintos obtiveram as marcas mais importantes da corrida. Esses três pilotos disputaram e trocaram posições ao longo de toda prova. Mas as disputas não ficaram somente entre eles. André Paci, Sylvio Couto, Gustavo Caetano e Rafael Medeiros andaram colados boa parte da corrida, assim como Flavio Caetano e Antonio Yparraguirre. Antonio se destacou, saiu em último para chegar na excelente sexta posição. Parabéns ao grupo pelo que considero a melhor corrida da etapa. O estreante piloto Rodrigo Libera sagrou-se o grande vencedor, seguido por Alan Mattos e Rennan Masullo. O O resultado final dessa corrida deixou ainda mais indefinido o campeonato. Tanto na 2ª Copa quanto para o título de 2009. Nada menos que sete pilotos ainda disputam a 2ª Copa, vantagem para Flavio Caetano que se mantém em primeiro com 32 pontos. No campeonato anual não é muito diferente, temos quatro pilotos disputando o título: Sylvio Couto (70 pontos), Rennan Masullo (69 pontos), Flavio Caetano (61 pontos) e Alan Mattos (59 pontos). Muitas emoções nos aguardam na próxima e derradeira etapa.

   Outra corrida bastante interessante foi a X2. Daniel Duarte surpreende Alexandre Couto e obtém a melhor volta no treino de qualificação. É seguido por Eduardo Ruppert e Carlos Braga. Alexandre Couto, líder absoluto do campeonato, não se sai bem e fica com a modesta sétima posição do grid de largada. Daniel, com um excelente desempenho, não teve dificuldade de se manter na frente e logo abriu largo e confortável espaço para seus oponentes. Venceu de ponta a ponta e ainda de quebra fez a melhor volta da corrida (22,110s). Como se diz na gíria, fez barba, cabelo e bigode. No entanto amigos, do segundo lugar para trás o bicho pegou! Eduardo Ruppert e Carlos Braga se encontraram na pista, assim como
Eduardo Azeredo e Leonardo Moreira. Eduardo Azeredo colidiu de frente contra uma proteção de pneus, de forma cinematográfica. Carlos e Ruppert praticamente fecharam a pista. Conclusão. Corrida com boa parte em bandeira amarela, e Alexandre Couto que parecia morto na corrida, se vê ressurgir das cinzas e termina a prova em segundo lugar. Final Daniel Duarte em primeiro, Alexandre Couto em segundo e Eduardo Ruppert em terceiro. Alexandre Couto sagra-se campeão de 2009 assim como o grande vencedor da 2ª Copa. Mas a briga continua entre vários pilotos pelo vice campeonato de 2009, bem como, na 2ª Copa.

   Finalmente chega a vez da X1 entrar na pista, o piloto Pedro Ricardo reencontra o caminho da vitória, obtém seu 5º triunfo no ano. As posições de largada não se alteraram ao longo da corrida. Pedro largou na frente, foi seguido por Hebert Sampaio, Daniel Barberini, Guilherme Sabra, Ricardo Mascarenhas, Guilherme Fernandes e Sidnei Castilhos. Dessa forma a corrida terminou, os pilotos andaram muito próximos um do outro, mas sem que fosse possível uma tentativa de ultrapassagem. Esse resultado, praticamente, deixa Daniel Barberini (97 pontos) com a mão na taça de 2009, assim como o vice para Pedro Ricardo (90 pontos). Já o terceiro lugar ficará por conta de Hebert ou Ricardo (81 e 79 pontos respectivamente). Na 2ª Copa as emoções aumentam, Daniel Barberini e Hebert Sampaio disputam o título (40 e 39 pontos). Pedro Ricardo (28 pontos), Ricardo Mascarenhas (27 pontos), Guilherme Fernandes (24 pontos) e Sidnei Castilhos (20 Pontos) disputam o terceiro lugar.

   Nossa próxima etapa será no Kartódromo Point Kart, dia 6 de dezembro. Lá fazermos nossa pequena festa de encerramento e entrega das premiações.

   Antes de encerrar, mais essa matéria, eu gostaria de noticiar a realização (dia 28 de novembro) da primeira pré temporada de 2010. Aproveitar para agradecer a presença de todos. Foram convidados, sem exceção, todos os pilotos que ao longo do ano nos solicitaram ingresso no XKart.

   Até a próxima etapa.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003