CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

1ª Etapa de 2010 - TopKart Barra
29/03/2010
André Argento e Ricardo FG

  Bem amigos do XKart, é com grande alegria que anunciamos o início de mais um Campeonato XKart. Dessa vez, o palco utilizado para o início do 10º Campeonato foi o Kartódromo TopKart Barra, que mais vez, nos recebeu de braços abertos e com muita hospitalidade. São sempre muito divertidas as etapas lá e desta vez, não foi diferente. Para aqueles que nunca tinham corrido com karts de 9hp, essa etapa teve um gosto ainda mais especial.

  Esse ano, com a saída de vários pilotos (uns migraram para outros grupos e outros tiveram que tirar férias do kart por motivos pessoais), o XKart teve uma renovação muito grande. São mais de quinze novos amigos, bem vindos ao XKart. Mas não pensem que são todos novatos, pois vários desses também vieram de outros grupos, e/ou são pilotos conhecidos no kartismo indoor.

  Bom, hora de ir para a pista e acompanhar cada lance de perto. Enquanto a categoria X3 recebia as últimas instruções da Organização, os karts já começavam a ser alinhados para o início de mais um campeonato. Sorteio realizado, algumas previsões começaram a surgir, e a pressão sobre alguns nomes já conhecidos começava a aumentar.

  Após o término do treino de classificação, alguns pilotos já deixaram claro para os veteranos, que a coisa será complicada esse ano. Definitivamente não entraram no grupo para serem coadjuvantes. Bruno Borges (caracterizado como Dick Vigarista) fez bonito, venceu de ponta a ponta, com a melhor volta da categoria (26.810s). Na verdade, com essa volta, Bruno colocou seu tempo entre os dez mais rápidos da etapa. Parabéns Bruno! Logo atrás chegaram os pilotos Rodrigo Barreto e Leonardo ScharXYZ. Antonio Yparraguirre e Claudio Sarmento disputavam a quarta posição, quando se envolveram em lances polêmicos, que culminaram com o abandono de um, e desclassificação de outro.

  Hora da X2 Truck entrar na pista e mostrar que os pesados também farão belas disputas. Recuperando-se de um resultado ruim no treino que antecedeu a etapa, Claydson Aquino (Campeão da categoria em 2009), entrou na pista para um tudo ou nada, e conseguiu colocar seu kart na posição de honra. A tarefa de Claydson (vencer a corrida) não seria fácil, se não fosse uma confusão logo atrás, bem no início da corrida.

  Claydson tinha em sua retaguarda Marcos Berberick e Ricardo FG. Ambos com karts considerados muito bons. Atrás desses estavam André Argento e Rodrigo Rocco, querendo arrumar alguma coisa melhor que um 4º ou 5º lugar. Para sorte de Argento, Ricardo se enrola com Berberick ao tentar ultrapassá-lo em uma das curvas de 180º. Argento que esperava uma oportunidade para dar um bote, aceita o presente sem fazer cerimônia. Por muito pouco, Argento não passa Berberick na mesma manobra. Como o kart de Argento era nitidamente inferior, só lhe restou fazer um traçado defensivo para não perder a posição. Mesmo assim, foi de Ricardo FG a melhor volta da categoria (27.070s).

  No Final Claydson recebeu a bandeirada quadriculada em 1º, Marcos Berberick em 2º, seguidos por André Argento em 3º, com Ricardo FG e Rodrigo Rocco praticamente colados. Ary Aguiar e Marcio Loyola completaram o grid e a chegada.
Saem os pesados e entram os levinhos. Hora da X2 Light voar baixo na pista. Com tempo de X1, André Paci largou na pole e impôs um ritmo forte, abrindo uma diferença de mais de 10s para o segundo colocado, Renan Massulo. Massulo (2º colocado) que quase esteve na X1, mostrou que dará trabalho esse ano, já que nem havia treinado para essa etapa. A melhor volta da categoria (26.760s) foi conquistada pelos dois primeiros. André Paci na 20ª volta, e Massulo na 27ª.
Gustavo Caetano, que esse ano não precisará defender seu pupilo nas pistas, correu tranqüilo e conquistou o terceiro lugar no pódio. Rafael Medeiros, Alan Mattos, e Rodrigo Libera, não estiveram perfeitamente adaptados aos seus equipamentos, dessa forma, não tiveram um bom início de temporada.

  X2 na pista, é a hora de ver se os novatos tirarão os postos dos veteranos. Bom... por enquanto ainda não foi possível, pois logo no início, o grid o que se viu foi o domínio dos Generais da X2. Leo Moreira (surpreso consigo) colocou seu kart na posição de honra, e teve que aturar os gritos de "chorão" (só por curiosidade, eu peço licença ao amigo leitor, para explicitar que o piloto Leonardo Moreira é um ferrenho torcedor do Botafogo e dessa forma, não poderia deixar de argüir a seguinte questão: terá esse fato algo haver como tanto choro?) vindo de seu amigo Carlos Braga que ocupava a 2ª posição. Atrás desses estavam Eduardo Ruppert, André Arisa e Wallace Campos.

  Durante a corrida Carlos Braga (muito cansado) não conseguiu segurar as investidas de Ruppert, e perdeu a 2ª posição. Leo venceu com tranqüilidade, apesar de não ter aberto grande distância para seus adversários, mas seguro o bastante para fazer a melhor volta da categoria (26.940s), o único que baixou da casa dos 27s. Leo entrou no Top 10 da etapa, e isso tudo pesando mais de 100 kg. Se tivéssemos falando em artes marciais, e fossemos membros da Kukurukai, diríamos que ele lutou com inspiração e mereceu o lugar mais alto no pódio. Parabéns!

  Hora dos ditos mais rápidos entrarem na pista e iniciarem uma disputa frenética pelo título da categoria mais forte do XKart. Estou falando da X1 entrar na pista. Momento em que todos procuram um lugar no "alambrado" para torcer por seus favoritos.

  Para não decepcionar sua torcida, Pedro Ricardo andou forte no treino de classificação, fazendo o tempo de 26.630s na 9ª volta. Se não fosse dele a melhor volta da etapa, essa já seria a 2ª melhor.

  Final do qualify, Pedro em 1º, Erick Santos em 2º, e XYZ em 3º. Flavio Caetano e Alexandre Couto ocuparam a 4ª e 5ª posição. Completaram o grid os pilotos: Sidnei Castilhos, Bruno Caldas, Marçal Melo, Patrick Serra e André Leonardo.

  Pedro não teve dificuldades para vencer a corrida. Liderou de ponta a ponta, fez a melhor volta (26.560s) da categoria e da etapa, e em nenhum momento foi ameaçado. Na segunda posição, após uma ultrapassagem suada, XYZ também fez bonito, cravando a 2ª melhor volta da etapa (26.580s). Erick Santos completou o pódio na 3ª posição. Detalhe, a ordem de chegada dessa categoria se repetiu no Ranking de tempos. Foram dos cinco, as melhores voltas da Etapa. Parabéns a todos!

  Agora vamos ao campeonato de Equipes, temos a seguinte situação nesse momento:

X1:
1º SAUBER (Marçal Mello-3/Pedro Ricardo-12) 15 pontos
2º MERCEDES (Bruno Caldas-4/XYZ XYZ-10) 14 pontos
3º HRT (Erich Santos- 8/Sidnei Castilhos-5) 13 pontos
4º VIRGIN (Alexandre Couto-6/Flavio Caetano-7) 13 pontos
5º LOTUS (André Leonardo-1/Patrick Serra-2) 3 pontos

X2:
1º LOTUS (Eduardo Ruppert-10 /Leonardo Moreira-12) 22 pontos
2º MERCEDES (Carlos Braga-8/Wallace Campos-4) 12 pontos
3º SAUBER (André Arisa-7/Saul Teixeira-3) 10 pontos
4º HRT (Daniel Lepesteur-2/Henrique Abrantes-6 ) 8 pontos
5º VIRGIN (Daniel Duarte-1/Lauro Mendonça-5) 6 pontos

X2 Light:
1º VIRGIN (André Paci-12/Gustavo Caetano-8) 20 pontos
2º LOTUS (Rafael Medeiros-5 /Rennam Massulo-10) 15 pontos
3º HRT (Marcos Gonçalves-7/Rodrigo Libera-1) 8 pontos
4º MERCEDES (Alex Mattos-2/Sylvio Couto-6) 8 pontos
5º SAUBER (Alan Mattos-3/Rafael Azevedo-4) 7 pontos

X2 Truck:
1º SAUBER (Claydson Aquino-12/Luis Britto-0) 12 pontos
2º MERCEDES (André Argento-8/Marcio Loyola-4) 12 pontos
3º HRT (Ary Aguiar-5/Ricardo FG-7) 12 pontos
4º LOTUS (Alexandre Storck-0/Marcos Berberick-10) 10 pontos
5º VIRGIN (George Jr-0/Rodrigo Rocco-6) 6 pontos

X3:
1º VIRGIN (Bruno Borges-12/Sergio Garcia-5) 17 pontos
2º SAUBER (Marco Almeida-7/Rodrigo Barreto-10) 17 pontos
3º MERCEDES (Alexandre Martins-6/Leonardo ScharXYZ-8) 14 pontos
4º LOTUS (Antonio Yparraguirre-5/Rodrigo Triani-0) 4 pontos
5º HRT (Felipe Madsen-0/Rodrigo Macedo-0) 0 pontos

Resumo:
SAUBER (1º, 3º, 5º, 1º e 2º)
LOTUS (5º, 1º, 2º, 4º e 4º)
VIRGIN (4º, 5º 1º, 5º e 1º)
HRT (3º, 4º 3º, 3º e 5º)
MERCEDES (2º, 2º, 4º, 2º e 3º)

  A soma dos pontos das equipes, de cada categoria, nos leva a ter a seguinte situação no campeonato, após a primeira etapa:

1º VIRGIN - 62 pontos
2º SAUBER - 61 pontos
3º MERCEDES - 60 pontos
4º LOTUS - 54 pontos
5º HRT - 41 pontos

  Parabéns a todos os pilotos da equipe Virgin vencedora da 1ª Etapa.

  Próxima etapa será no Point Kart, e muita coisa pode acontecer. Nomes que não tiveram destaque dessa vez, lá poderão ser os favoritos.

  Até lá pessoal!

 


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003