p align="justify">Hora de esquentar os pneus. Agora estamos de volta ao Kartódromo
Point Kart, para realização de nossa segunda etapa de 2010. Um
dia deveras importante, finalmente pudemos distribuir nossas camisas de 2010,
que traz em destaque o patrocínio do site Apregoa.com,
da Cruzeiro do Sul Corretora de Valores e Mercadorias, Kartódromo Point
Kart e Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, e os apoios
da PCE Engenharia e da Escola de Pilotagem Tijuca. Junto com as nossas camisas
foram distribuídos bonés gentilmente oferecidos pela Apregoa.com,
motivo de agradável surpresa por todos os pilotos.
Nossa etapa se deu no dia 11 de abril, primeiro domingo pós
enchentes que assolaram nosso estado e principalmente a cidade de Niterói.
Muitas são as vítimas e os desabrigados aos quais não podemos
deixar de contribuir e ajudar. Nesse sentido o Kartódromo Point Kart,
através de sua atividade social, está recolhendo donativos, de
qualquer natureza, para os desabrigados das enchentes.
Outro momento importante aconteceu logo após do treino de qualificação
da categoria X2 - Truck. Os pilotos após alinharem seus karts em suas
posições de largada, desligaram seus motores e ficaram de pé.
Ao lado do kart da primeira posição se posicionou um outro kart,
para simbolizar a ausência de nosso grande amigo. Algumas palavras foram
ditas em forma de prece, seguido de um minuto de silencio. Homenagem do XKart/Point
Kart ao amigo piloto Romulo Fritscher.
Gostaria de deixar aqui os agradecimentos do XKart ao Kartódromo Point
Kart, pelo excelente trabalho/serviço prestado em nossa 2ª Etapa
de 2010. Nossos agradecimentos se estendem a todos que de alguma forma, direta
ou indiretamente, trabalharam para que tivéssemos uma excelente etapa.
Não poderia deixar de acentuar mais uma vez, a qualidade dos equipamentos.
Posso dizer que encontramos uma absoluta igualdade de condições,
entre os karts. Parabéns!
A primeira categoria a ir para a pista foi a X2 Light. Mas uma vez, o Point
Kart surpreende. Antes de iniciar essa primeira corrida, foram postas algumas
gotas de óleo na pista. Mais precisamente no "S" que antecede
a curva da oficina. A principio, isso causou-nos apreensão, mas na verdade
foi a conta certa para aquilatar a perfeição nas condições
do piso do circuito. Apesar da mínima quantidade de óleo, não
posso negar que trouxe à lembrança o Enduróleo (tradicional
corrida no óleo do Point Kart), mais precisamente para o piloto Rodrigo
Libera, que participou das duas primeiras edições do Enduróleo.
Experiente em pisos nessas condições, Libera não teve dificuldades
em fazer a melhor volta do qualify. Gustavo Caetano foi o segundo colocado,
e Rennan Massulo o terceiro. Ao iniciar a corrida, Rodrigo abre confortável
vantagem para o segundo colocado, que a essa altura era Gustavo Caetano. Libera,
como se diz na gíria, passeou e venceu a prova de ponta a ponta. Outro
destaque vai para André Paci. Uma corrida espetacular. Quarto colocado
no grid de largada, André parte para cima de seus oponentes, ultrapassa
Rennan Massulo e depois Gustavo Caetano. Fez a melhor volta da corrida e do
XKart (21,940s) e cruza a linha de chegada em segundo lugar. Em terceiro ficou
Gustavo seguido por Rennan. Rafael Medeiros, Marcos Gonçalves fizeram
uma corrida de chegada e terminaram em 5º e 6º lugares, respectivamente.
Sylvio Couto (A Lenda) e os irmãos Mattos não encontraram a mão
da pista e amargaram as últimas posições. No pódio,
Rodrigo Libera (1º) era só alegria ao lado de André Paci
(2º) e Gustavo Caetano (3º).
Categoria X3 na pista, olhos voltados para Bruno Borges, Rodrigo Barreto e Leonardo
ScharXYZ, pilotos vitoriosos da 1ª etapa. Mas o que se viu não foi
nada disso. O nome do dia foi Sergio Garcia, isso mesmo, o veterano piloto Sergio
Garcia. Com um treino de qualificação muito bom. Garcia, então,
surpreende até aos mais otimistas e posiciona seu kart para largar em
primeiro lugar. Rodrigo Barreto e o estreante Felipe Madsen ficaram em segundo
e terceiro lugares. Leonardo ScharXYZ obteve apenas o 6º tempo e Bruno Borges
que também não foi bem ficou em 8º lugar. Sergio Garcia largou
bem, conseguiu uma pequena vantagem nas primeiras voltas, momento em que Madsen,
em excelente manobra, superou Rodrigo Barreto. Sergio ao longo da corrida optou
por uma corrida defensiva, o que possibilitou sucessivas investidas de Felipe
Madsen. Garcia apesar de um pouco mais lento, mantém sua posição
com destreza até a bandeirada final. Muitas foram as tentativas de Massen,
mas todas sem sucesso. Grande corrida de recuperação de Bruno
Borges. Foi beneficiado pelo enrosco de Leonardo ScharXYZ com Rodrigo Triani,
mas alem disso fez ótimas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada
em 4º Lugar. Leonardo ScharXYZ e Rodrigo Triani na curva inclinada, Alexandre
Martins e Antônio Yparraguirre na saída da curva KI (acesso a curva
inclinada) se envolveram em acidentes e não obtiveram resultados positivos.
Mesmo assim, Alexandre Martins fez a melhor volta da corrida (23,220s). Marcos
Almeida optou por agregar experiência e fez uma corrida de chegada, largou
e terminou em 6º lugar. Ao cruzar a Linha de chegada, Sergio Garcia foi
ovacionado pela sua torcida. Após seis anos de XKart, Garcia chega pela
primeira vez ao lugar mais alto do pódio. Ao seu lado Felipe Madsen em
segundo e Rodrigo Barreto em terceiro.
Não posso deixar de comentar que desde 18 de maio de 2008, a X2 Truck
não alinha 10 karts em seu gride de largada. Por um motivo ou por outro,
a Truck sempre foi acometida por ausências. Nesse dia, após 18
etapas voltamos a ter o gride completo. Comentários a parte, karts na
pista. A qualificação transcorreu sem surpresas. Ricardo FG dominou
todo o treino, respondendo de forma imediata as voltas rápidas de seu
arqui rival Claydson Aquino. Isso se deu até faltarem ainda 5 voltas,
momento em que FG não foi mais ameaçado. Por muito pouco Aquino
não perde o segundo lugar para André Argento, que mesmo sem ter
treinado ficou a apenas 3 centésimos de Claydson. Rodrigo Rocco faz bom
treino e fica com o quarto posto. Já Marcos Berberick e Marcio Loyola
empataram em seus tempos, o que foi decidido pela segunda melhor volta. Melhor
para Berberick que por 2 centésimos tomou o 5º lugar de Loyola.
O piloto estreante George Jr. , ficou com o 8º tempo. Bandeira verde, FG
larga bem e em poucas voltas já obtinha confortável distância
para Claydson Aquino. Trabalho teve André Argento que teve que suportar
por 41 voltas as investidas de Rodrigo Rocco, todas sem sucesso. De igual forma,
Marcio Loyola agüentou as tentativas do estreante George Jr. A surpresa
ficou por conta do Alexandre Stork. Na 16 volta ele abandona a corrida com problemas
físicos. Berberick praticamente correu sozinho, não teve trabalho
para levar seu kart até o final da corrida em 5º lugar. Ary Aguiar
e Luis Britto não tiveram bom rendimento e terminaram a corrida em 8º
e 9º lugares. Final Ricardo FG vence de ponta a ponta, Claydson Aquino
em segundo lugar registrou em sua conta a melhor volta da corrida (22,800s)
e o terceiro foi André Argento.
Os pilotos recém chegados ao XKart, Saul Teixeira e Wallace Campos se
impuseram aos veteranos pilotos da X2 e foram o foco das atenções.
No qualify, eles protagonizaram um fato inusitado: empataram na melhor volta
e empataram na segunda melhor volta. O sistema que registra as voltas e define
o gride de largada teve que decidir o empate, muito provavelmente, pela 3ª
melhor volta. Sucesso para Wallace que ficou com a posição de
honra. Lauro Mendonça foi o 3º. Henrique Cezar e Leonardo Moreira
também empataram nas melhores voltas, mas a decisão ficou a favor
de Cezar pela segunda melhor volta. Daniel Duarte e Carlos Braga registraram
mais um empate. Coube a Duarte o 6º posto, decidido também pela
segunda melhor volta. Daniel Lepesteur ficou com o 8º tempo. Gostaria de
registrar que a diferença da melhor volta (22,940s) para o tempo de Lepesteur
(23,380s) são de apenas 44 centésimos de segundo. Sem dúvida
um gride de largada muito disputado. Autorizada a largada, Wallace se mantém
a frente de Saul, mas esse não descola de Campos. Essa disputa foi muito
acirrada e somente no último quarto da corrida é que Teixeira
conseguiu colocar seu kart lado a lado do kart de Campos, para então
contornar a curva SUL e assumir a liderança e não mais perdê-la
até o final da corrida. De quebra Saul fez a melhor volta (22,430s) da
corrida. Vale aqui mais um registro: esse tempo é de apenas 39 centésimos
melhor do que a pior melhor volta da corrida. Sem dúvida uma categoria
muito equilibrada e sem chance de se apontar um favorito. Daniel Duarte e Leonardo
Moreira travaram uma acirrada disputa, que culminou com um toque nos pneus por
Moreira. O toque aconteceu na saída da curva KI (acesso a curva inclinada).
Melhor para Duarte que consumou sua ultrapassagem. Final Saul Teixeira vence
a acorrida com Wallace Campos em segundo e com Lauro Mendonça em terceiro
lugar.
O piloto Pedro Ricardo mantém seu favoritismo, coloca em sua conta mais
um "hat trick" da categoria X1. Com uma volta muito boa, Pedro dominou
o treino de qualificação e não deu chance aos demais pilotos.
Bruno Caldas, muito bem preparado, não decepcionou levou seu kart ao
segundo posto, imediatamente a frente de Erich Santos. Marçal Mello também
fez bonito e ficou com o 4º posto seguido por André Leonardo. A
decepção ficou por conta de XYZ. Muito se esperava,
mas XYZ que vinha de excelente resultado na etapa anterior, não
foi bem desta vez, e ficou com a modesta 6ª posição de largada.
De mesmo modo Flavio Caetano não consegue bom ajuste e fica com o 7º
posto. Patrick Serra entra na pista com dois dedos de seu pé (esquerdo)
quebrados e não passa da 8ª colocado no gride de largada. Uma verdadeira
prova de dedicação e amor ao esporte. Alexandre Couto e Sidnei
Castilho fecham o gride. Hora de acelerar, largada autorizada, Pedro Ricardo
assume sua condição de líder e vai galgando espaço
em relação a Bruno a cada volta. Erich bem que tentou partir para
cima de Caldas no inicio da prova, mas Caldas soube suportar com destreza e
pode fazer sua corrida com certa tranqüilidade. Erich, sem ação
sobre Caldas, se afastava de Marçal Mello que administrava sua 4ª
posição. No entanto, Andre Leonardo, Flavio Caetano e XYZ
andaram juntos, praticamente a corrida toda. Suas posições só
foram alteradas por conta da chegada do líder Pedro Ricardo. Um pequeno
descuido de Leonardo, ao dar passagem ao líder, lhe custou a posição
para Caetano. No fundo do pelotão Sidnei Castilho galgou as posições
de Alexandre Couto e de Patrick Serra. Cabe lembrar que Alexandre Couto entrou
na pista, fortemente gripado. Final Pedro Ricardo em primeiro lugar, Bruno Caldas
em segundo com Erich Santos em terceiro.
No campeonato de equipes nos temos mais um triunfo da VIRGIN, acompanhe todos
os detalhes em: http://ricardofg-xkart.blogspot.com/2010/04/xkart-campeonato-de-equipes-2-etapa.html
Nossa próxima etapa será nas terras do Imperador, no Kartódromo
Speed Racer. Chassis Mega, motores de 9Hp, pista de cimento e travada nos proporcionarão
um outro cenário, a ser experimentado pelos nossos intrépidos
pilotos.
Antes de encerrar essa matéria gostaria de convidar o amigo leitor a
leitura das seguintes ações de nosso patrocinador Apregoa.com,
da Cruzeiro do Sul Corretora de Valores e Mercadorias:
Jogo entre CorinXYZians e São Paulo garante plantio de 500 árvores
pelo Banco Cruzeiro do Sul: http://acoesesportivas2010.wordpress.com/2010/03/29/jogo-entre-corinXYZians-e-sao-paulo-garante-plantio-de-500-arvores-pelo-banco-cruzeiro-do-sul/
Banco Cruzeiro do Sul fecha parceria inédita
com o CorinXYZians: Jogando pelo Meio Ambiente: http://acoesesportivas2010.wordpress.com/2010/03/26/banco-cruzeiro-do-sul-fecha-parceria-inedita-com-o-instituto-ecoar-e-o-corinXYZians-jogando-pelo-meio-ambiente/
Banco Cruzeiro do Sul apoia o piloto Bruno Senna e
a equipe HRT na temporada 2010 da F1: http://acoesesportivas2010.wordpress.com/2010/03/12/banco-cruzeiro-do-sul-apoia-o-piloto-bruno-senna-e-a-equipe-hrt-na-temporada-2010-da-f1/
Compositor cria Tema de Bruno Senna a convite do Banco
Cruzeiro do Sul: http://acoesesportivas2010.wordpress.com/2010/03/11/compositor-cria-tema-de-bruno-senna/
Nos vemos em Petrópolis, para terceira etapa no Kartódromo Speed
Racer. Até lá amigos.
|