CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Salve o mundo que rola!
06/07/2010
Ricardo FG
  Quando todos os olhos do mundo estavam vidrados na Jabulani, aqui na nossa cidade o que rolaram foram os pneus. Sim, isso mesmo, nesse último sábado, dia 26 de junho 2010, enquanto a seleção do Uruguai vencia a Coréia do Sul e os africanos de Gana despachavam os poderosos Americanos do Norte, o XKart esteve reunido no Kartódromo Kart In Bangu, para a realização de nossa 4ª etapa de 2010. Apesar das características clássicas de uma pista indoor, esse kartódromo se destaca por ser ao ar livre com uma pista de asfalto. Isso o torna muito especial, principalmente por ser o único a nos oferecer, nessas condições, karts com motores de 9hp. Com essa atmosfera de Copa do Mundo, a primeira no continente africano, nos aqui tivemos a presença de algumas zebras, ou pelo menos, de resultados inesperados. Veremos a seguir como isso aconteceu.

  Mais uma vez a categoria X3 abre nossa etapa. Apenas 29 centésimos separaram o pole-position Marcos Almeida do quinto colocado Rodrigo Barreto. O segundo posto ficou com o veterano piloto Alexandre Martins. Com a bandeira verde, Marcos Almeida não tem dificuldades de impor seu ritmo e consegue uma confortável distância para Martins, que tinha que lutar muito para se manter a frente de Bruno Borges, Felipe Madsen e Rodrigo Barreto. Borges força e consegue ultrapassar Alexandre, faz a melhor volta da corrida (24,330s), e enquanto isso, Barreto fazia o mesmo sobre Madsen. Martins parecia lutar muito com seu equipamento, e em mais duas desatenções, em momentos diferentes, é superado por Barreto e Madsen. Sergio Garcia fazia uma corrida tranqüila em 6º lugar quando perdeu o controle de seu kart e se enroscou nos pneus. Leonardo Scharth largou em último lugar, fez uma boa corrida e terminou a prova em 6º lugar. Parabéns a Marcos Almeida que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Bruno Borges em segundo e Rodrigo Barreto em terceiro.

  O destaque da X2 Light coube mais uma vez a Rodrigo Libera. Poli-Position, melhor volta (24,050s) e uma contundente vitória de ponta a ponta o colocou na luta direta para o título da 1ª Copa, bem como, é um nome forte para o título de 2010. Gustavo Caetano e Rafael Azevedo, 2º e 3º no gride de largada, fizeram uma corrida para chegar. E assim se deu ao final da prova. André Paci, recuperando de uma forte contusão em sua costela, largou em 5º, conseguiu uma boa ultrapassagem em Marcos Gonçalves e terminou aprova no 4º posto, com Gonçalves em 5º lugar. Rafael Medeiros e Renan Masullo tiveram um enrosco quando disputavam o 6º lugar. Pior para Medeiros que voltou em último. Mesmo assim Rafael fez uma excelente corrida e recuperou duas posições. Já o ex-campeão Alex Mattos e seu irmão Alan não foram bem, andaram juntos em uma briga doméstica, mas não passaram dos últimos lugares. Final, Rodrigo Libera em primeiro, Gustavo Caetano em segundo e Rafael Azevedo em terceiro lugar.

  A categoria a seguir a ir para pista foi a X2. Mais uma vez o ex- campeão, veterano piloto Daniel Duarte, mostrou sua força. Largou em primeiro com o forte concorrente André Arisa em segundo. O terceiro posto ficou com Henrique Cesar, seguido por Saul Teixeira. Carlos Braga, Daniel Lepesteur, Leonardo Moreira e Wallace Campos completaram o gride de largada. Praticamente toda corrida foi marcada por três disputas, todas muito acirradas: Daniel Duarte se esforçou muito para se manter a frente de Arisa, por sua vez era Cesar que tinha que agüentar o ímpeto de Saul, e por fim Carlos Braga teve que usar de toda sua experiência para manter-se a frente do estreante piloto no XKart, Daniel Lepesteur. Apesar de todas essas disputas, as trocas de posições não aconteceram. Parabéns a Henrique Cesar pela a melhor volta de sua categoria (24,330s). Leonardo Moreira e Wallace Campos ficaram para trás e terminaram a corrida nos últimos postos. Final, Daniel Duarte em primeiro, André Arisa em segundo, e Henrique Cesar foi o terceiro.

  Quando os karts foram alinhados para volta de apresentação e largada, coube-nos a surpresa. Nem os mais otimistas esperavam que o piloto Alexandre Stork alinhasse seu kart na posição de honra. Parabéns Stork! Em segundo e muito surpreso Claydson Aquino. Ricardo FG ficou apenas com o terceiro posto. Marcos Berberick, George Jr, Rodrigo Rocco, Marcio Loyola e André Argento (convalescente de uma forte crise renal, entrou na pista apenas para cumprir tabela). Bandeira verde, quem esperava que o Stork amarelasse, enganou-se! Brilhante corrida de Alexandre. Dominou o ímpeto do atual campeão da categoria, que teve que se conformar com o segundo posto. Já Ricardo FG, apesar de ter George Jr em sua cola (Junior superou Berberick), tinha a corrida sob controle. Porém um erro de cálculo Junior, colide no kart de FG. O grande beneficiado foi Berberick que saiu de um 5º posto para subir ao pódio no terceiro lugar. Um prêmio até merecido para aquele que obteve a melhor volta da categoria (24,330s). Mais para trás, Marcio não teve dificuldades para superar Rodrigo Rocco que não estava em um dia muito especial. Final, grande vitória de Alexandre Stork, com Claydson Aquino em segundo e Marcos Berberick em terceiro.

  A categoria máxima do XKart, marca a volta do grande piloto Ricardo Mascarenhas, afastado do grupo por conta de sua decisão de se enlaçar em matrimônio. Mascarenhas volta para ocupar provisoriamente a vaga de Patrick Serra, afastado por conta de uma cirurgia reparadora de uma fratura em seu pé esquerdo. Sua volta não poderia ser mais marcante. Ricardo fez a pole-position, melhor volta da categoria (23,870s), melhor volta da Etapa e venceu de ponta a ponta. Outra boa surpresa foi a presença de Sidnei Castilhos em segundo lugar e Marçal Mello em terceiro. Na corrida Ricardo Mascarenhas só teve o trabalho de trazer seu kart de volta. O mesmo posso dizer para Sidnei Castilho. No entanto, Marçal Mello teve muito trabalho enquanto teve no seu encalço Bruno Caldas. Mas uma pequena distração fez Caldas perder seu posto para um adversário. Bruno, mais rápido, até tentou recuperar a posição, mas sem sucesso. Com isso Mello pode impor seu ritmo para se manter no terceiro lugar. Mas pra trás a briga também foi boa. Flavio Caetano e Erich Santos trocaram faíscas de seus bólidos durante toda corrida. Melhor para Caetano que se manteve a sua frente. André Leonardo sem se sentir cômodo no componente kart/pista, fechou a corrida. Grande vitória de Ricardo Mascarenhas, Sidnei Castilhos em segundo e Marçal Mello em terceiro.

  A próxima etapa será a 5ª e última etapa para definição dos ganhadores de nossa 1ª Copa de 2010. Será no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá.

  Após essa nossa 4ª Etapa, os favoritos são:

  Na X1 Pedro Ricardo aparece como grande candidato ao título tem 10 pontos de vantagem para o segundo colocado Sidnei Castilhos.

  Na X2 o que tudo indica é que as atenções se dividam entre Daniel Duarte e Henrique Cesar, ambos detém o mesmo número de pontos, e uma vantagem de 6 pontos para o Leonardo Moreira no terceiro lugar.

  O caso da X2 Light já é mais complicado. Rodrigo Libera apesar de liderar tem somente 3 pontos de vantagem para Gustavo Caetano, e 5 de vantagem para Marcos Gonçalves no terceiro posto.

  Indefinição também na X2 Truck, Claydson Aquino é o líder com a minguada vantagem de 1 ponto para Ricardo FG e outros parcos 5 pontos para Marcos Berberick, tudo em aberto.

  Por fim na X3 é Bruno Borges o candidato, respira com 6 pontos de vantagem para Marcos Almeida.

  Nunca, antes, chegamos ao final de um campeonato de equipes com tamanha igualdade. Existe um empate técnico entre as equipes VIRGIN, HRT e BMW.

  Assim com no mundo da bola, pode-se dizer que o automobilismo também é uma caixinha de surpresas e muitas delas ainda podem acontecer. Até Guaratinguetá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003