CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Inicio da 2ª Copa - RSKI
07/09/2010
Ricardo FG

  Bem meus amigos, estamos de volta ao Kartódromo Rio Shopping Kart Indoor. Nossa última visita data de 1º de abril de 2007, agora, passados três anos o XKart volta neste último domingo, dia 22 de agosto, para realizar a 6ª Etapa de 2010. Essa etapa marca o inicio da 2ª Copa 2010 e o inicio do 2º Campeonato de Equipes de 2010. Para o XKart esse kartódromo tem um ar nostálgico e não podemos negar que nos remete as nossas origens. Em 2003 quando o grupo foi criado, corríamos apenas no extinto Tijuca Kart Indoor. O Rio Shopping foi o primeiro kartódromo que o XKart se aventurou fora de seu berço de formação. Hoje, o Rio Shopping conta com equipamentos novos que se associam a uma pista deveras interessante, não poderíamos deixar passar essa oportunidade de retorno. Contamos para isso, com um apoio muito forte da equipe que o administra. A gerente Leila, o diretor Felipe, além de todo seu “staff” fizeram tudo que estavam aos seus alcances para que o melhor fosse-nos proporcionado. Parabéns.

  O veterano piloto Antonio Yparraguirre, um dos fundadores do XKart, chega ao final de um jejum de 3 anos, para então sagrar-se novamente vencedor. Antonio largou na terceira posição e foi beneficiado com o enrosco de Marcos Almeida e Bruno Borges, logo nas primeiras voltas. A partir desse momento, Yparraguirre teve que suportar o ataque atroz de Almeida por quase toda corrida, para então cruzar a linha de chegada na primeira posição. Curiosamente seu último triunfo no XKart foi exatamente nesse Kartódromo, em abril de 2007. Almeida bem que tentou, mas sua manobra não foi bem sucedida, Antonio fechou a porta e para evitar uma colisão, Marcos teve que frear forte. Alexandre Martins que vinha atrás tentou achar um espaço para não bater, mas não foi possível, o empurrou e Almeida acabou preso nos pneus. Martins que havia largado em quinto lugar, cruza a linha de chegada no segundo posto. Sergio Garcia teve uma brilhante corrida, sexto colocado no grid de largada, teve alguns atropelos, chegou a estar em penúltimo lugar, mas soube aproveitar bem as falhas de seus oponentes, alem de fazer boas ultrapassagens. Sergio ainda se beneficiou do enrosco do final da corrida, e alcançou o terceiro lugar. Na quarta posição ficou Bruno Borges, um dos protagonistas da colisão múltipla no inicio da prova. Coube a Almeida apenas o quinto lugar e a volta mais rápida da corrida (20,460s). Os demais competidores fizeram uma prova muito movimentada, com diversas trocas de posições. O sexto lugar ficou com Rodrigo Barreto seguido por Felipe Madsen, Leonardo Scharth e Rodrigo Macedo. Antonio Yparraguirre volta ao lugar número 1 do pódio, ao lado de Alexandre Martins em segundo e Sergio Garcia em terceiro lugar.

  Se na corrida anterior tivemos muitos atropelos, a X2 Light não foi diferente. O piloto Rafael Medeiros, quarto colocado no gride de largada, tentou uma manobra muito arriscada logo na primeira curva da corrida, errou o cálculo, e acertou o kart de Rodrigo Libera. Medeiros de fato estava bem rápido na pista, cumpriu um “stop and go”, rodou três vezes na curva ao final da grande reta, e ainda assim conseguiu terminar a corrida em 5º lugar. Se não fossem esses percalços, Medeiros poderia ter um resultado ainda melhor. Alan Mattos fazia uma corrida de chegada, mas na última volta não suportou e perdeu sua posição para Rafael Medeiros. Quem não tomou conhecimento de adversários foi o veterano piloto Gustavo Caetano, pole position, largou e terminou a corrida em primeiro lugar. Uma corrida perfeita, uma vitória sem que houvesse adversários. André Paci, beneficiado com a colisão de Medeiros, assumiu o segundo posto da corrida para não mais perdê-la. Rennan Masullo, em quarto lugar tinha Rafael Azevedo a sua frente, mas em uma tentativa infortuna, Masullo deixa Azevedo nos pneus, acabando com as chances de ambos na corrida. Rennan cumpre punição e retorna atrás de Azevedo em penúltimo lugar. Rodrigo Libera, beneficiado com pela colisão de Massulo, ganha duas posições, uma compensação final para a sua perda inicial. Libera é um piloto que vem mostrando ser muito rápido, é sua, mais uma vez, a melhor volta da corrida (20,070s, o segundo melhor tempo do dia ao lado de André Paci e David Serrano, piloto X1 com as mesmas marcas). Uma corrida limpa sem atropelos fez o piloto Marcos Gonçalves. Largou em 7º lugar, esteve fora de todas as confusões e terminou a prova com um excelente 4º lugar. Final Gustavo Caetano sobe ao lugar mais alto do pódio trazendo para o seu lado esquerdo o piloto André Paci e ao direito Rodrigo Libera.

  Perfeita, assim posso dizer da corrida do veterano piloto recém chegado ao XKart, Saul Teixeira. Pole position, não teve dificuldades de impor um bom ritmo, para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Parabéns pela excelente corrida. Daniel Lepesteur e Wallace Campos (segundo e terceiro colocados) disputaram palmo a palmo o asfalto do Rio Shopping. Campos bem que tentou diversas vezes superar Lepesteur, mas, esse tinha domínio da situação e soube com maestria suportar os ataques de Wallace. André Arisa, Henrique Cesar, Leonardo Moreira e Eduardo Ruppert protagonizaram uma cena fantástica. Esses quarto pilotos, em formação de duplas, fizeram nada menos do que 4 curvas seguidas dessa forma, até que na entrada da reta principal, as posições se definiram. Melhor para Henrique e Ruppert que assumiram o 4ª e 5º lugar. Arisa ainda seria atingido por Moreira na seqüência da disputa, levando-os para as últimas posições. Melhor para Lauro Mendonça, que vinha atrás e assumiu o 6º posto. O atual campeão da 1ª Copa de 2010, Daniel Duarte, não foi bem. Teve problemas com o seu kart de largada, trocou por um em excelentes condições, tentou recuperar o enorme espaço perdido, fez ultrapassagens difíceis, é foi sua a melhor volta da corrida (20,280s), mas apesar de todo seu esforço, esse não foi suficiente, entregou os pontos, e abortou a sua recuperação. Carlos Braga também não foi bem, penúltimo colocado no grid de largada, fez uma corrida sem muita inspiração. Final, Saul Teixeira em primeiro, Daniel Lepesteur em segundo e Wallace Campos em terceiro lugar.

  A X1 nessa etapa marca a estréia do piloto David Serrano, atual líder da categoria topo do Grupo Acelera Jatobá. Serrano, sem dúvida, não fez feio. Chegou com autoridade de quem veio para dar muito trabalho. Segundo colocado no gride de largada, acompanhou de perto Pedro Ricardo por boa parte da corrida. No terço final administrou e não teve dificuldades para passar a linha de chegada no segundo lugar. Pedro Ricardo, mais uma vez, dominou a corrida. Pole position, melhor volta da prova e da etapa (19,810s), único piloto a vencer a barreira 20s. Apesar de ter David a curta distância, na primeira metade corrida, Pedro vence de ponta a ponta, sem muita dificuldade. A disputa mesmo ficou por conta do terceiro posto. Marçal Mello, Flavio Caetano e Sidnei Castilhos disputaram o asfalto por boa parte da corrida. Melhor para Caetano que conseguiu superar Mello. Flavio cruza a linha de chegada em terceiro lugar, seguido de Marçal Mello e Sidnei Castilhos. Erich Santos, Bruno Caldas e André Leonardo não conseguiram tirar um bom rendimento dos seus equipamentos e terminaram a corrida em sexto, sétimo e oitavo lugares respectivamente. Alexandre Couto estava bem na corria, mas uma forte indisposição física o tirou antecipadamente da prova. Final Pedro Ricardo em primeiro, David Serrano em segundo e Flavio Caetano em terceiro. No pódio, o XKart ainda contou com uma ilustre visita, para entregar o troféu de primeiro lugar a Pedro Ricardo.

  O bicampeão André Argento, não teve adversário. Em plena forma Argento foi perfeito. Alem de um ótimo qualify (pole position), fez uma prova sem adversários. Venceu a corrida de ponta a ponta e de quebra ainda fez a melhor volta (20,400s). Parabéns a esse excelente piloto. Ricardo FG com uma volta mágica (a última de sua qualificação) conseguiu super 4 posições no gride de largada para então ocupar o segundo posto para a largada. Esse (Ricardo FG) sim teve muito trabalho. Rodrigo Rocco (3º colocado no gride) não lhe deu sossego! Foram nada menos que 45 voltas literalmente na cola do kart de FG. Muitas vezes chegaram a ficar lado a lado, mas para sorte de Ricardo a curva seguinte sempre lhe foi favorável. FG cruza a linha de chegada em segundo com Rocco em terceiro a 26 décimos de segundo atrás. Claydson Aquino sem conseguir um bom rendimento largou e terminou a prova em quarto lugar. Quem decepcionou foi Marcos Berberick, quinto colocado na largada, não fez boa prova, rodou, e terminou em oitavo lugar apenas. Romulo Sandro, estreante, largou em 6º, mas no final não resistiu à pressão de George Jr, cedendo o posto. Marcio Loyola, sem um bom equipamento, largou no último lugar, mas conseguiu fazer boa corrida e superou dois adversários e terminou em sétimo lugar. Ary Aguiar (sétimo colocado gride de largada e nono lugar da corrida) não contou com sua melhor forma técnica. Compromissos profissionais o impedem de desenvolver suas habilidades. Final, André Argento em primeiro, seguido de Ricardo FG em segundo com Rodrigo Rocco em terceiro. Terminada a cerimônia de premiação, Ricardo FG perguntou se alguém tinha visto Claydson Aquino. O silêncio se fez como resposta e então André deixou um recado muito sugestivo: “Aquino who?”

  Vale ressaltar que contamos com a presença maciça de nossos pilotos, foram apenas quatro ausências, o que mostra o grau de interesse e compromisso de todos. O XKart conta com esse mesmo esforço e empenho para a nossa próxima etapa, quando estaremos pela primeira vez no recém criado Kartódromo de Volta Redonda.

  Até lá meus amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003