CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Um prêmio para o XKart
09/10/2010
Ricardo FG
  Bem meus amigos, pilotos do XKart estamos de volta. Agora para falar de uma etapa que vai ficar na memória de todos. Faz mais de um ano que deixamos de contar na cidade do Rio de Janeiro, com um Kartódromo aberto, pista de asfalto. Seria um prêmio para todos nós termos de volta um estabelecimento desse tipo. O Kartódromo Internacional de Volta Redonda abre suas portas para o XKart realizar a 7ª Etapa de 2010. Surge como um prêmio para todos nós kartistas amadores, que de volta, podem enfim ocupar essa lacuna, apesar de estar a uma hora e meia de distância da cidade do Rio de Janeiro.

  Considerados por todos por ter uma excelente pista e um ambiente da melhor qualidade, pudemos comprovar tal afirmação, ratificá-la e desfrutar de um domingo muito agradável. Apesar de um dia nublado e de um frio intenso, contamos com a presença maciça dos pilotos, todos ávidos em participar de nosso evento. Gostaria de agradecer em nome do XKart a atenção que nos foi dada, por toda equipe desse kartódromo, capitaneada pelo Sr. Felipe Novaes. Mais uma vez o nosso muito obrigado.

  A primeira categoria a entrar na pista, depois de uma longa espera para liberação, foi a categoria X3. O piloto Bruno Borges se destacou como sendo o único piloto nessa etapa a conseguir a tríplice coroa: Pole position, melhor volta (58,830s) e vencer de ponta a ponta. Parabéns a esse excelente piloto. A briga ficou no segundo posto, Rodrigo Barreto supera Marcos Almeida ainda na primeira volta, para depois fazerem uma excelente e disputada corrida. Melhor para Barreto que conseguiu manter se a frente de Almeida. Sergio Garcia, apesar de sua excelente posição de largada (4º lugar) não conseguiu fazer uma boa corrida e terminou em 7º lugar. Leonardo Scharth e Alexandre Martins foram uns dos que superaram Garcia e terminaram a corrida em 4º e 5º lugar respectivamente. Antônio Yparraguirre, 9º colocado no grid de largada, ainda esboçou uma tentativa de recuperação, mas acabou perdendo posições e terminou a corrida na nona colocação. Final, Bruno Borges em primeiro, Rodrigo Barreto em segundo e Marcos Almeida em terceiro lugar.

  A X2 Truck foi palco de uma corrida muito interessante. O piloto Marcos Berberick confirmou seu favoritismo nesse tipo de pista e conquistou mais uma pole position. André Argento foi o segundo, com Claydson Aquino, atual campeão da categoria, em terceiro. As surpresas ficaram por conta de Ari Aguiar e Ricardo FG, uma positiva e outra negativa. FG contava com a melhor volta de sua categoria nos treinos livres da manhã, mas na corrida não conseguiu um bom desempenho e ficou com a penúltima posição de largada. Já Aguiar surpreendeu, seu quarto posto no grid foi apenas um trampolim para uma de suas corridas mais brilhantes no XKart. Bandeira verde, Berberick, Argento, Aquino e Aguiar disputaram palmo a palmo o asfalto. Ricardo supera Rodrigo Rocco e passa a fazer uma corrida sem adversário na quinta colocação, o mesmo para Rocco que, em sexto lugar, não foi mais ameaçado e manteve Marcio Loyola a uma distância segura. No entanto, esses quatro primeiros pilotos tiram o fôlego dos espectadores, com ultrapassagens espetaculares e defesas brilhantes, proporcionaram aos que os assistiam uma corrida espetacular. Na segunda metade da corrida tínhamos Marcos a frente de Ari, em uma disputa muito boa pelo primeiro lugar. Aguiar chegou a liderar, é sua a melhor volta da prova (60,240s), mas Marcos conseguiu o troco e venceu a corrida. Já Argento, em terceiro, depois de perder posições e se recuperar, ultrapassou Aquino. Bem que Claydson tentou de todas as formas a ultrapassagem sobre Argento, mas, André parecia uma águia com a sua presa sob controle. Final Marcos Berberick em primeiro, Ari Aguiar em segundo e André Argento em terceiro.

  A X1 alinha seus pilotos para mais uma prova com o piloto Pedro Ricardo na primeira posição. O recém chegado piloto David Serrano é o segundo, com Marçal Mello em terceiro. Sinal verde, primeira curva, a surpresa! Pedro Ricardo não consegue contornar, espalha, trás consigo Serrano, os demais pilotos tentam controlar seus karts e por pouco não há uma colisão múltipla. Pedro retorna a corrida em 7ª lugar e David apenas em 10º lugar. Enquanto isso Mello assume a liderança, com Flavio Caetano em segundo, na sua cola. Ricardo Mascarenhas teve problemas no sensor de seu kart, largou em 6º, e partiu para uma corrida de recuperação. Em pouco tempo, Mascarenhas já era o segundo colocado na caça de Caetano pelo primeiro lugar. Nessa altura, Pedro disputava com Bruno Caldas o terceiro posto, e Marçal com David pelo quinto lugar. Mascarenhas assume a liderança, trás em sua cola Flavio Caetano, com Pedro Ricardo, um pouco mais afastado em terceiro lugar. Esses pilotos se mantiveram nessas posições, mas a briga foi muito boa, entre os dois primeiros colocados. Ricardo Mascarenhas fez a melhor volta da corrida e da etapa, uma impressionante marca de 58,010s e vence a corrida. Flavio Caetano é o segundo colocado com Pedro Ricardo na sua cola em terceiro lugar. Bruno Caldas conseguiu conter a recuperação de David Serrano e terminaram em 4º e 5º lugar. Alexandre Couto, muito prejudicado nas etapas anteriores por problemas de saúde, dessa vez fez boa corrida e terminou em sexto lugar. Marçal Mello, com uma corrida conturbada, ficou apenas em 7º lugar. Sidnei Castilhos, Eric Santos e André Leonardo, disputaram a prova com equipamentos que não lhe proporcionaram grandes performances. No pódio tivemos Ricardo Mascarenhas no lugar mais alto, ao seu lado direito Flavio Caetano e esquerdo Pedro Ricardo.

  Categoria X2 Light na pista, o piloto Rennan Massulo consegue um bom desempenho e se posiciona na posição de honra de largada. Rafael Azevedo em segundo é seguido por André Paci em terceiro. Largada autorizada esses três pilotos se mantém em suas posições. Nesse inicio de corrida eles ainda tentaram um ataque entre si, mas depois preferiram administrar suas posições até o final da prova. O que marcou essa corrida foi o espetacular acidente envolvendo os pilotos Marcos Gonçalves, Alan Mattos e Gustavo Caetano. Alan e Gustavo conseguiram voltar para pista, mas Gonçalves, com o seu kart bastante avariado teve que entrar nos boxes para o devido reparo, comprometendo irremediavelmente a sua corrida. Alan ainda conseguiria tomar de volta a posição de Gustavo para então terminar em sexto lugar. Gustavo foi o sétimo e Marcos algumas voltas atrás em último lugar. A melhor volta da corrida ficou com Rafael Azevedo obtendo a marca de 58,730s. Final, Rennan Massulo em primeiro, Rafael Azevedo em segundo e André Paci em terceiro.

  Última categoria a entrar na pista, a X2, trouxe mais uma vez o piloto Daniel Duarte para a primeira posição de largada, com Saul Teixeira em segundo lugar e Henrique Cezar em terceiro. Essa prova também teve boas disputas. Saul supera Daniel logo nas primeiras voltas e abre uma boa vantagem. Henrique Cezar, André Arisa e Carlos Braga, protagonizaram as atenções para o terceiro posto, enquanto Wallace Campos, depois de largar em ultimo lugar, tentava uma corrida de recuperação. Melhor para Henrique que depois de muitas trocas de posições conseguiu se firmar no terceiro posto, Carlos Braga em quarto e Arisa em quinto lugar. Wallace se recuperou e ficou com o sexto lugar. Saul, de posse de uma boa vantagem, foi administrando, mas Daniel, com um ritmo muito forte (é sua a melhor volta da corrida com um tempo de 59,020s) conseguiu chegar, e as disputas no final da prova foram de tirar o fôlego. Melhor para Teixeira que soube manter se a frente de Duarte com toda a sua maestria. Final Saul Teixeira em primeiro, Daniel Duarte em segundo e Henrique Cezar em terceiro lugar.

  Nosso próximo encontro vai ser no Top Kart da Barra da Tijuca, até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003