CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

FINALMENTE CHEGOU O DIA
09/04/2011
Ricardo FG
  Bem meus amigos, pilotos, o XKart dá a largada para mais uma temporada. Mais uma vez teremos 5 campeonatos na temporada. Duas copas de pilotos, duas copas de equipes e o Campeonato Anual de pilotos. Isso sem contar com o troféu Fair Play ao final do ano. Estou certo que a ansiedade era grande para esse inicio, principalmente entre os pilotos que estreavam no XKart. Esse ano, diferente do ano passado, quando tínhamos 10 pilotos por categoria, passamos a contar com 11 pilotos por categoria o que nos proporcionou recebermos no grupo um contingente ainda maior de pilotos. Esse ano foram ao todo onze pilotos. Sejam bem vindos ao nosso grupo de amigos de competição de kart amador.

  Como a velocidade é nossa paixão, as vésperas da grande abertura já se viam vários pilotos esquentando os motores. E por falar em motores, foram os do Kartódromo Rio Shopping, no domingo, dia 20 de março, que roncaram forte para a abertura da temporada de 2011. No entanto, antes de passar os comentários para as nossas corridas, gostaria de enaltecer o trabalho realizado pela equipe do Kartódromo, por ter-nos atendidos em todas as nossas solicitações para garantir a segurança de nossos pilotos durante as nossas corridas. A prova desse excelente trabalho foi que não tivemos qualquer fato que pudesse macular nossa segurança.

  A primeira categoria a entrar na pista foi a X3, os pilotos George Machado, Luiz Almeida e Thiago Soares fizeram suas estréias. Mas o nome do dia foi o veteraníssimo piloto Antonio Yparraguirre, com uma excelente volta na qualificação, colocando seu kart na primeira posição de largada. Yparraguirre teve uma prova duríssima resistiu heroicamente no primeiro posto por toda corrida, suportando a imensa pressão do piloto estreante Luiz Almeida. Excelente a corrida desses dois pilotos. O terceiro lugar ficou com Leonardo Scharth, que não teve adversário. Thiago Soares, estreante, terminou a prova em 4º lugar depois de suportar as repetidas investidas de Rodrigo Macedo. Mais para trás, em 6º lugar, George Machado (estreante) fez boa, travou boa disputa com Sergio Garcia, sétimo colocado. Romulo Sandro, sem contar com um bom equipamento, terminou a prova em apenas 8º lugar. Final: Antônio Yparraguirre em 1º, Luiz Almeida em 2º e Leonardo Scharth em 3º lugar.

  Correndo em casa, o piloto Daniel Duarte (X2) fez seu dever! Não deu chance e nem tomou conhecimento de seus adversários. Contou com um equipamento a sua feição e o resultado foi a posição de honra na largada e uma solitária corrida em absoluta liderança. É sua a melhor volta de sua corrida, com o tempo de 26,360s. Parabéns ao grande vencedor por sua excelente corrida. Quem não escondia sua alegria era Jorge Soares, recém chegado ao nosso grupo, Soares também não teve adversário e chegou em segundo lugar. O atual campeão Saul Teixeira se envolveu em um acidente com o piloto Alexandre Couto, agora na X2, quando disputavam a terceira colocação. Couto deixou a corrida e Teixeira terminou a prova apenas em sexto lugar. Melhor para André Arisa que acompanhava de perto a luta de Saul e Couto. Oportunamente, Arisa herdou as duas posições e concluiu a prova em terceiro lugar. O outro piloto a fazer sua estréia foi Marcos Alexandre, discreto terminou a corrida em 7º lugar. Sem contar com um bom equipamento, Sylvio Couto (A Lenda) não foi bem e terminou sua prova de estréia na X2, apenas no 8º posto. Final, Daniel Duarte em primeiro, Jorge Soares em segundo e André Arisa em terceiro.

  Fantástica, isso mesmo, esse é o adjetivo para a grande participação de André Argento na X2 Truck. Pole, melhor volta (26,490s) e uma vitória de ponta a ponta. Parabéns! Mas a prova não foi só isso. Claydson Aquino (atual bi campeão da categoria), travou uma árdua luta com seu arqui rival Marcos Berberick. Posso dizer que foram 37 voltas de pura pressão. Melhor para Aquino que consegui resistir e concluiu a prova em segundo lugar. Coube a Berberick o terceiro posto. Mas alem disso outras disputas foram muito marcantes, Ricardo FG não deu sossego a Marcos enquanto era muito pressionado por Erich Cabral que por sua vez tinha Rodrigo Rocco em sua cola. Cabral, estreante na categoria, se envolveu em um acidente com FG e acabou tendo sua corrida prejudicada. Nas últimas voltas quatro pilotos disputavam posições do 2º posto até o 5º lugar (Aquino, Berberick, Rocco e FG). Final André Argento em primeiro, Claydson Aquino em segundo e Marcos Berberick em terceiro. Parabéns aos vencedores!

  A categoria X2 Light foi a mais movimentada, com o maior número de trocas de posições. Coube ao piloto Rafael Azevedo o triunfo maior. Largou no terceiro lugar, fez duas excelentes ultrapassagens e terminou a prova em primeiro lugar. Destaque para o piloto estreante Sergio Calhman, pole position, melhor volta 26,000s, se manteve a frente por várias voltas até ser superado por Azevedo. Calhman ainda se envolveria em um acidente com Rennan Massulo mas mesmo assim consegui terminar a prova em terceiro lugar. Outro destaque vai para o piloto Rafael Torres, que se reintegra ao grupo depois de três anos afastado. Torres largou em quarto, ultrapassou Masullo e ser aproveitou do enrosco de Sergio. Rafael concluiu a prova com um excelente segundo lugar. Já Masullo não estava em um grande dia. Largou em segundo lugar, perdeu duas posições e foi causador de um acidente. Punido voltou a pista apenas em 9º lugar. Masullo ainda seria beneficiado em outra colisão na última volta o que lhe valeu o 8º posto. O terceiro piloto estreante foi Rafael Ricardo. Irmão de Pedro Ricardo da X1, Rafael se limitou a uma corrida de chegada. Largou em 6º esteve em 7º após perder sua posição para Alan Mattos, fruto do enrosco de Rennan com Calhman, mas foi beneficiado pela punição de Masullo e por um acidente na última volta. Rafael terminou sua primeira prova no XKart em 5º lugar. Final Rafael Azevedo era só alegria, primeiro colocado. Rafael Torres o segundo e Sergio Calhman em terceiro.

  O maior destaque da primeira etapa atende pelo nome de Flavio Caetano. Veterano no XKart, Caetano fez sua estréia em 2006, passou dois anos na X4 categoria de base, depois estagiou na X2 Light por mais duas temporadas. Ingressou na categoria máxima, X1, ano passado, e não fez feio, ele foi nada menos que o vice campeão. Agora, é seu o triunfo maior de vencer a prova, fazer a pole position e ainda ser sua a melhor volta da categoria e da 1ª Etapa de 2011. Seu tempo foi 25,650s. O segundo colocado foi Pedro Ricardo, por algum tempo chegou a acompanhar Caetano, mas depois se limitou a levar seu kart até o final administrando sua generosa vantagem para o terceiro colocado, até a bandeirada final. Outro destaque foi para a conta de Gustavo Caetano. Veterano, mas fez sua estréia na X1 nessa etapa com um brilhante terceiro lugar. Não foi fácil é verdade, pois que teve inicialmente que resistir ao forte ataque de André Paci (outro estreante na X1, mas antigo companheiro de Gustavo na X2 Light). A pressão de Paci foi tão forte que em uma de suas tentativas, errou e lhe custou duas posições. Uma para Sidnei Castilhos e outra para Rodrigo Libera (outro estreante oriundo da X2 Light). Agora foi a vez de Castilhos valorizar em muito o terceiro posto de Gustavo Caetano. Apesar de pouca movimentação, a X1 foi de tirar o fôlego do 3º (Caetano) colocado até o 8º colocado (Marçal Mello) não havia espaço entre os karts por praticamente toda prova. Os dois pilotos de fato estreantes no XKart, Augusto Mota e Pedro Menezes contaram com atuações discretas. Mota terminou a prova em 7º lugar depois de superar Marçal nas últimas voltas e Menezes com um equipamento aquém de suas qualidades, terminou em 9º lugar. Final o grande vencedor foi Flavio Caetano, com Pedro Ricardo em segundo lugar e Gustavo Caetano em terceiro.

  Nossa próxima prova será no Kartódrom Point Kart, no dia 17 de abril. Uma outra realidade nos espera. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003