CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

XKART LAVA A ROUPA SUJA
28/09/2011
Ricardo FG
  Bem, meus amigos, pilotos. Estamos de volta ao Kartódromo Internacional de Guapimirim, para mais uma etapa. Falo de nossa 7ª etapa, realizada dia 25 de setembro, um domingo muito diferente. Isso mesmo bem diferente. Trata-se de uma etapa muito molhada, em um domingo de muita chuva. Por certo nossos pilotos tiveram que lavar muita roupa suja de lama, grama, terra. Sem dúvida, disputar uma prova de kart, com pneus slick, na chuva, é uma coisa muito interessante. Não só para nossos espectadores, que puderam desfrutar de diversas rodadas, batidas, ultrapassagens arriscadíssimas bem e mal sucedidas. Em fim, um verdadeiro show de perícias e imperícias. Alem disso, entre os pilotos, não havia quem não afirmasse satisfação por poder participar de uma prova nessas condições. Como se isso não bastasse, fizemos a opção de juntar as categorias X3 e X2 Truck em uma única prova, bem como a X2 Light com a X2 (a X1 correu sozinha). Essa decisão foi motivada pelo número elevado de ausências, creditada na conta do mau tempo e amparada pelo grande número de equipamentos disponíveis, para competições nesse kartódromo. Aproveito esse momento para agradecer aos colaboradores e proprietários desse estabelecimento e o empenho para que a nossa etapa pudesse acontecer com todo sucesso. Fica aqui o nosso muito obrigado.

  Pela manhã realizamos três baterias de treinos, foram nada menos que quarenta intrépidos pilotos a enfrentarem a pista sob forte chuva. Em seguida foi a vez da X3 / X2 Truck, depois a X1 e por fim X2 Light / X2. Essas três corridas foram realizadas sob três condições diferentes: a primeira sob chuva leve, a segunda, sem chuva, mas com a pista totalmente molhada. Já a terceira e última (sem chuva) teve pista seca em muitos pontos.

  O destaque na X3 foi o excelente resultado obtido pelo piloto Leonardo Scharth que obteve a posição de honra do grid de largada. No entanto, durante a corrida Scharth não resistiu e perdeu sua posição para Rodrigo Macedo, que fez uma excelente corrida de recuperação. Macedo largou em 4º lugar e se sagrou o grande vencedor. Em terceiro lugar ficou Felipe Madsen. É sua a melhor volta de sua corrida (47,000s). Final Rodrigo Macedo em primeiro, Leonardo Scharth em segundo e Felipe Madsen em terceiro lugar.

  Na Truck quem se destacou foi o estreante piloto André Barreto. Isso mesmo, em sua segunda participação no XKart (Barreto entrou no grupo em substituição ao piloto Alexandre Stork) conquistou nada menos que a pole position, melhor volta da categoria (46,800s) e uma vitória de ponta a ponta. A única vez que Barreto teve sua posição ameaçada foi no inicio da prova, quando se envolveu em um acidente com George Jr., que vinha na sua cola na segunda posição. Barreto conseguiu seguir na prova ainda no primeiro posto. Quem foi o grande prejudicado nesse acidente foi Ricardo FG que vinha em um bom ritmo no terceiro lugar. FG não conseguiu sair do enrosco, acabou na grama e perdeu muito tempo para retornar a corrida. Ricardo voltou em apenas 7º lugar, mas ainda teve tempo de recuperar duas posições e terminou a prova em 5º lugar. Quem teve mais sorte foi Claydson Aquino que vinha em quarto lugar. Aquino nesse acidente herdou o segundo lugar e não teve dificuldades de se manter até a bandeirada final. A terceira posição foi muito disputada por George Jr. e André Argento. Melhor para Argento, que cruzou a linha de chegada a frente de Jr. Final André Barreto em primeiro, Claydson Aquino em segundo e André Argento em terceiro lugar.

  Mas uma vez, a categoria X1 foi palco de excelentes disputas. Foram diversos os momentos de emoção proporcionados pelos nossos pilotos. Dentre eles o destaque é Felipe Piatigorsky, que conseguiu a pole position na última volta da qualificação. Pedro Ricardo foi o segundo, seguido por Pedro Menezes. Na corrida Felipe sofreu forte pressão de Ricardo nas primeiras voltas. Pedro chegou a dividir com Felipe a curva 1, tinha a preferência da curva, mas no meio da curva, perdeu o controle, espalhou e voltou atrás de Menezes na terceira colocação. A partir desse momento, Felipe Piatigorsky só teve o trabalho de trazer o seu kart de volta ao parque fechado. É sua a melhor volta da corrida e do XKart (42,810s). Pedro Ricardo ainda erraria outra curva, desta vez a do inicio da grande reta, deixando-o na sétima posição. Nesse momento em diante a corrida foi marcada por grandes disputas pelas posições intermediárias. Marçal Mello, Rodrigo Libera, Erick Santos travaram grandes disputas e diversas trocas de posições aconteceram. Pedro Menezes em segundo sofre forte ataque de Flavio Caetano, não resistiu e Caetano assumiu o segundo posto. Pedro Ricardo passa fazer uma corrida de recuperação, superou quatro adversários e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, depois de grande duelo com Menezes. Nessa etapa, ainda contamos com a estréia do piloto Carlos Eduardo que entrou no lugar deixado por Augusto Motta. Eduardo fez uma corrida com cautela e terminou na 9º colocação. Final, Felipe Piatigorsky foi o grande vencedor, seguido por Flavio Caetano em segundo e Pedro Ricardo em terceiro.

  O piloto Rennan Massulo, mais uma vez, foi o grande destaque. Com uma performance perfeita, Massulo não teve adversário. Correu sozinho, fez a pole, e só teve o trabalho de voltar para os boxes com mais um triunfo em sua carreira. Parabéns a esse excelente piloto. Mas a grande disputa foi protagonizada por três pilotos: Rafael Azevedo, Marcos Gonçalves e Rafael Ricardo. Segundo, terceiro e quinto colocados no gride de largada, respectivamente. Logo na segunda curva da corrida Rafael Ricardo mostrou que não estava para brincadeira, colocou seu kart ao lado do de Jonhatan Heringer (quarto no gride - estreante na categoria e no XKart), e não teve dificuldade para superá-lo. Em seguida foi a vez de Marcos Gonçalves perder seu posto para Ricardo, isso ainda nas primeiras voltas. Nesse momento para frente até o final, foi pura emoção. Rafael Ricardo atacando seu homônimo Azevedo e ainda tinha que suportar o ataque de Gonçalves. No final, em mais uma das várias tentativas para superar Azevedo, Rafael Ricardo se descuida e dá espaço para Marcos ultrapassá-lo, isso aconteceu na curva um. Gonçalves assumia de volta o terceiro posto. Rafael Ricardo fez a melhor volta da corrida, obteve o excelente tempo de 43,190s. Outro que merece destaque é Marcos Almeida. Ele largou em ultimo lugar, fez uma corrida sem atropelos, foi aproveitando os erros de seus oponentes, para então galgar o 5º, e excelente lugar na corrida. Final Rennan Massulo em primeiro, Rafael Azevedo em segundo e Marcos Gonçalves em terceiro lugar.

  Na X2 uma pane no equipamento, tirou a vitória que parecia certa de Saul Teixeira. Apesar de largar em segundo lugar, Teixeira não teve dificuldades para superar o pole position Alexandre Couto, logo na segunda curva da corrida. Daí para frente, Teixeira dominou a corrida com toda facilidade, abriu confortável espaço para Couto, administrava a corrida quando foi traído pelo seu equipamento, a poucas voltas do final. Mesmo com problemas, Saul Teixeira levou seu kart até a bandeirada final, ainda assim obteve o quinto lugar. Melhor para Alexandre Couto que herdou de volta sua primeira posição e não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Além de ser o grande vencedor, Couto ainda pôs na sua conta a melhor volta da corrida (43,060s). Carlos Braga que o seguia de perto, desde a largada, foi o terceiro colocado. Braga durante a corrida ainda chegou a atacar Alexandre, mas depois cedeu espaço e preferiu administrar o terceiro lugar. Daniel Lepesteur foi o terceiro, após dura briga com o veteraníssimo piloto Sylvio Couto. Final Alexandre Couto foi o primeiro, seguido por Carlos Braga e em terceiro Daniel Lepesteur.

  Nossa próxima etapa será no Kartódromo de Volta Redonda. Um novo cenário nos espera em uma pista que é um verdadeiro tapete. Até lá meus amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003