CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

XKART SECOS & MOLHADOS
06/10/2011
Ricardo FG

  Enquanto, a uma semana atrás, o XKart enfrentava a chuva e o frio, agora nesse sábado, dia primeiro de outubro, é a vez de sofrer com o calor, em um dia de sol escaldante. Reporto-me a nossa 8ª Etapa realizada no belíssimo Kartódromo Internacional de Volta Redonda. Chegou-nos a informação que a temperatura na pista alcançou nada menos que 70ºC no inicio da tarde, hora em que iniciamos nossa etapa. Mas uma vez, optamos por fazer nosso treino oficial na manhã que antecede a etapa. Não houve quem saísse seco da pista. Dessa vez, molhados de suor! Foram quatro baterias de treinos pela manhã, todas lotadas de pilotos com um único objetivo, ser o mais rápido possível em suas provas na parte da tarde.

  O XKart registra que fomos muito bem recebidos, contamos com toda atenção e presteza de todos colaboradores desse Kartódromo, que por certo muito se empenharam para o sucesso de nosso evento. O XKart agradece e espera retornar em breve a essa casa.

  Categoria X3 na pista, hora desses ases mostrarem quem melhor está preparado. O piloto em destaque é George Luiz. Pole position, melhor volta (60,050s), uma corrida impecável para consagrar-se com uma importante vitória de ponta a ponta. Parabéns! Mas essa corrida não ficou por ai. Foi marcado também por grandes disputas e com várias trocas de posições entre os pilotos Luiz Almeida, Felipe Madsen e Antonio Yparraguirre (segundo, terceiro e quarto no grid de largada). Essa briga perdurou por toda corrida, foi defina na última curva, quando Felipe Madsen, em um bote certeiro, supera Almeida e fica com o terceiro lugar. Leonardo Schath até tentou acompanhar esse pelotão, mas errou a entrada de uma curva no miolo do circuito e ficou para trás, mas sem perder sua posição para Sergio Garcia, que por sua vez não teve um bom rendimento na qualificação (8ª posição), mas fez boa corrida, ultrapassou dois adversários logo no inicio da corrida e terminou em sexto lugar. Os estreantes Claudio Torres (deu muito trabalho a Rodrigo Macedo) e Raphael Torres fizeram sua segunda corrida no grupo, e no momento estão ganhando “kilometragem”. Final George Luiz em primeiro lugar, Antonio Yparraguirre em segundo com Felipe Madsen em terceiro.

  X1 na pista, Felipe Piatigorsky é o nome do dia. Pole, melhor volta da corrida e da 8ª Etapa (58,420s), dono de uma corrida primorosa e uma vitória incontestável de ponta a ponta. O segundo colocado foi Sidnei Castilho. Outra excelente participação. Largou em segundo a frente de Pedro Ricardo, chegou a ser ultrapassado por Ricardo, mas ainda na mesma volta (primeira), retomou seu posto para então não mais cedê-la. Suportou grande pressão no primeiro terço da corrida, depois com mais folga administrou e confirmou a segunda colocação. Pedro Ricardo por sua vez, ao perder contato com Sidnei, também preferiu uma corrida conservadora para não arriscar o terceiro lugar na corrida. A briga mesmo ficou no pelotão intermediário. Erich Santos (5º no gride) aproveita a rodada de Flavio Caetano e assume o quarto posto, e não foi mais incomodado até a bandeirada final. Para os pelotão final a corrida foi movimentada por demais. Flavio ficou em último lugar, após perder o controle de seu kart no bico de pato (180º ao final da “reta curva” de largada), foi dono de um bom equipamento, fez uma excelente corrida de recuperação e terminou em quinto lugar, depois de ultrapassar nada menos que cinco adversários. Pedro Menezes, Marçal Mello, Carlos Chinelli e Gustavo Caetano trocaram suas posições ao longo de toda corrida. Ao final a marcante vitória de Felipe Piatigorsky, seguido por Sidnei Castilhos e Pedro Ricardo.

  Dono de uma corrida não menos contundente que os vitoriosos das corridas anteriores, André Argento escreveu seu nome no asfalto de Volta Redonda. Pole position, melhor volta da corrida (60,500s) e uma vitória de ponta a ponta, marcou sobre maneira a categoria X2 Truck. Argento cruzou a linha de chegada com quase meia pista de vantagem para o segundo colocado. E por falar em segundo colocado, o nome é Ricardo FG. Depois de largar em quarto lugar, atrás de seu arqui-rival Claydson Aquino. FG não deixou Aquino escapar. Assim que Claydson superou Romulo Sandro (segundo colocado no gride), Ricardo fez o mesmo e partiu para uma perseguição implacável a Aquino. Isso perdurou por toda corrida, FG não conseguia uma aproximação que lhe facultasse o ataque, até que nas últimas voltas, quando estava mais integrado das deficiências de seu equipamento, conseguiu tirar proveito de seu equipamento e tirar também toda distância que o separava de Aquino. Colocou Claydson em sua alça de mira e na primeira oportunidade precisou usar três curvas do miolo do circuito para se confirmar a frente de Aquino. Uma manobra perfeita, um bote certeiro a uma volta do final. No pelotão de trás a corrida foi emocionante. Rômulo Sandro, Marcos Berberick, Marcio Loyola e André Barreto deram um verdadeiro show. Diversas, foram as trocas de posições, só definida na última curva. Melhor para Marcos Berberick seguido por Rômulo Sandro, André Barreto e Marcio Loyola. Final o grande vencedor André Argento, tem a seu lado no pódium, Ricardo FG em segundo e Claydson Aquino em terceiro.

  Sensacional, esse é o melhor adjetivo para tentar explicitar, ao amigo leitor, o que foi a corrida X2 Light. Tivemos uma disputadíssima corrida pela 2ª colocação, uma briga fantástica entre os 4º, 5º e 6º postos e como não fosse pouco, a 7º posição também foi por demais valorizada. Reparem que somente uma posição não esteve em jogo. O responsável por isso é o piloto Rafael Azevedo. Pole, melhor volta (59,050s), e dono de uma vitória de ponta a ponta. Nenhum demérito, sem dúvida uma corrida impecável. Sergio Calhman e Rafael Ricardo (2º e 3º do gride) fizeram uma grande corrida, no inicio Ricardo não esperou ir alem da curva de 180º, aqui chamada de bico de pato, para superar Calhman e assumir a segunda colocação. As emoções dessa dupla ficariam reservadas para as ultimas voltas, quando travaram uma disputa magnífica, com diversas trocas de posição. A definição a favor de Sergio somente seria sacramentada na última curva da corrida. Parabéns a Sergio pelo segundo posto e a Rafael pelo terceiro e principalmente pelo grande exemplo de lisura e desportividade. Alias isso não foi característica somente dessa dupla, Rennan Masullo, Jonathan Heringer e Rafael Medeiros não ficaram atrás. Enquanto a dupla anterior deixou as emoções para o final, esse trio fez o show logo no inicio. O primeiro terço da corrida foi marcado por belíssimas ultrapassagens. Heringer logo no inicio ultrapassou dois pilotos em uma única manobra. Em seguida veio o troco de Rennan e Rafael Medeiros Jonathan novamente conseguiria ultrapassar de uma única vez Rennan e Medeiros. Mas novamente foi vencido por Masullo. Grande corrida desses pilotos. A partir da metade Rennan conseguiu um espaço confortável para Jonathan que por sua vez obtinha o mesmo em relação a Medeiros. Marcos Valentim fez sua estréia no XKart. Colocou seu kart em 7º lugar no gride, a frente de Marcos Gonçalves. Fizeram uma corrida não menos disputada. Gonçalves chegou a superar Valentim, mas sem contar com um bom equilíbrio em seu kart, Gonçalves acabou vencido por Valemtim. No final da corrida, o trio de vencedores formado por Rafael Azevedo, Sergio Calhman e Rafael Ricardo (primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente) subiram no pódium. Lá eles ainda tentaram localizar outro piloto, mas pelo que se percebeu não o avistaram.

  Posso afirmar que a categoria mais equilibrada foi a X2. Apesar de não contar com muitas trocas de posições entre os mesmos pilotos, foi a única categoria que teve ao longo de sua corrida três líderes. O primeiro a liderar foi Wallace Campos, dono da posição de honra do gride de largada, Campos não resistiu a pressão e ao final da primeira volta passou a nossa frente, na linha de largada, na delicada 6º posição. Saul Teixeira passou para a liderança, mas não durou muito, na curva da vitória, foi superado por Carlos Braga. Isso tudo na primeira volta. Teixeira e Braga travariam uma bela luta, mas não por muito tempo. Saul retomaria o primeiro posto para então não mais perdê-lo e nem ser ameaçado por toda corrida. Os pilotos Alexander Couto (8º no gride) e Daniel Duarte (3º no gride) foram para o boxe, após encerrado a qualificação e perderam suas posições de largada. Tiveram que partir para uma corrida de recuperação. Contaram com a companhia de Wallace Campos para o mesmo intuito. Durante a corrida esse trio foi beneficiado pelo enrosco entre Sylvio Couto e André Arisa. Campos, então, partiu para cima de André Leonardo, superando-o. Mais tarde foi a vez de Carlos Braga. Esse último o impôs uma maior dificuldade, mas depois de umas trocas de posições Wallace firmou-se no segundo lugar. Todo esse empenho ainda lhe valeria a melhor volta da corrida (60,130s). No final da corrida André Leonardo e Alexandre Couto disputaram duramente o 4º lugar. Daniel Duarte em 6º observava o duelo. Na última volta, na curva que antecede a curva da vitória Leonardo consegue ultrapassar Couto. Alexandre tenta então todas as fichas na última curva, mas é surpreendido por Daniel Duarte que rouba-lhe a 5ª posição. Final mas um triunfo do nosso atual campeão (2010) da categoria Saul Teixeira, seguido por Wallace Campos em segundo e Carlos Braga em tercerio.

  Para um melhor acompanhar o campeonato de equipes, eu sugiro uma consulta a minha matéria no meu blog. Lá poderão encontrar com um perfeito detalhamento de tudo que tem acontecido nas Equipes durante a essa segunda Copa.

  Nossa próxima etapa será no Kartódromo Point Kart, uma pista classicamente indoor, que farão surgir outras habilidades de nossos pilotos. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003