Finalmente chegamos ao grande dia. Momento de festa
e confraternizações. Estamos falando da nossa 10ª e última
etapa de 2011. Esta foi realizada no dia 3 de dezembro, em um grandioso evento,
cujo palco foi o Kartódromo Internacional de Guapimirim. O ambiente familiar,
característica do XKart, engrandecia a festa. Para alegrar ainda mais
o nosso encontro, contamos com um serviço de Buffet com vários
quitutes e bebidas a vontade. Apesar desse clima fantástico, não
foi suficiente para acalmar a competitividade de nossos pilotos. A maior prova
disso foi as três baterias de treino, repletas de pilotos. Todos ávidos
por absorver todo conhecimento possível e então aplicar na hora
de suas corridas. Mas... Mas o clima... O clima é uma caixinha de surpresas...
Após, todos esses treinos, com pista absolutamente
seca, a chuva resolve dar o seu autógrafo à nossa etapa. Somente
a categoria X3 (primeira a entrar na pista) conseguiu fazer toda prova com pista
seca, para as demais, a chuva foi implacável, criando um novo outro cenário,
onde nossos intrépidos pilotos teriam que se superar. A bateria seguinte
a da X3 foi da X2/X2 Truck (correram juntas). Nesse momento a chuva progredida
em intensidade de forma lenta, de modo que a pista, a cada volta, era diferente
e para os pilotos uma nova condição. Deveras, foi uma prova por
demais difícil. Depois veio a ultima corrida, onde estiveram na pista
às categorias X1 e X2 Light, nesse momento a chuva chega a sua maior
intensidade passando a diminuir até o seu término ao final da
prova. O grau de competitividade, técnica dos pilotos, erros e os acertos
fizeram dessa nossa corrida um verdadeiro espetáculo. Tensa é
verdade! Tudo poderia, e pode acontecer até a última volta. Parabéns
a todos nossos pilotos por vencer de forma impressionante mais esse desafio.
Gostaria de aproveitar e dedicar as palavras a
seguir, em agradecimento a toda equipe do Kartódromo Internacional de
Guapimirim. Nosso muito obrigado a todos aqueles que nos proporcionaram esse
evento de excelente qualidade.
Outro fato marcante, merecedor de especial atenção,
foi a entrega do troféu "Fair Play" Rômulo Fritsher.
Após a 9ª etapa realizamos uma votação, os nossos
pilotos apresentaram seus eleitos. Cada piloto fez duas indicações:
um escolhido na própria categoria e outro escolhido nas demais categorias.
O resultado foi o seguinte:
Os mais votados dentro de cada categoria foram:
X1 -> Marçal Mello (3 votos);
X2 -> Alexandre Couto/Sylvio Couto (3 votos);
X2 Light -> Alan Mattos (6 votos);
X2 Truck -> Ricardo FG (6 votos);
X3 -> George Luiz / Antonio Yparraguirre (3 votos).
A seguir os mais votados fora da categoria:
1º Pedro Ricardo (8 votos);
2º Sylvio Couto (5 votos);
3º Marcio Loyola / Ricardo FG (4 votos).
Totalizando os votos temos os seguintes vencedores:
1º Pedro Ricardo / Ricardo FG (10 votos);
3º Alan Mattos (9 votos);
4º Sylvio Couto (8 votos).
Pelo critério de desempate o grande agraciado
com o troféu "Fair Play" Rômulo Fritscher edição
2011 foi o piloto Pedro Ricardo. Parabéns a esse excelente piloto. Em
cerimônia especial, Pedro Ricardo recebeu das mãos dos pilotos
Alexandre Couto ("Fair Play" 2009) e de Alan Mattos ("Fair Play"
2010) o troféu tão almejado.
A primeira categoria a entrar na pista foi a X3.
Nesse momento não havia chuva, apenas a preocupação, pois
todos sabiam que seria somente uma questão de tempo para a precipitação.
Para felicidade de seus componentes, essa prova foi realizada em sua integra
com pista seca. O piloto George Luiz fez grande prova. Ganhou mais uma de forma
expressiva. Como se diz na gíria fez barba, cabelo e bigode (obteve a
marca de 44,550s - melhor volta da corrida, bem como de toda a 10ª Etapa).
Parabéns! A surpresa ficou por conta de Thiago Soares, segundo colocado
no gride de largada, fez grande corrida, travando uma acirrada disputa com o
veterano piloto Antonio Yparraguirre. Já o piloto Leonardo Scharth não
foi bem. Largou apenas em quarto lugar, teve dificuldades durante toda prova
e terminou na modesta sétima colocação. Para sua felicidade,
esse inesperado resultado, lhe foi suficiente para sagrar-se Campeão
da categoria em 2011. Final de prova, grande vitória de George Luiz,
seguido por Thiago Soares e em terceiro Antonio Yparraguirre. O XKart congratula
esse triunfo de Leonardo Scharth, que ao longo dos anos vem mostrando franca
evolução. Parabéns também para Antonio Yparraguirre,
que ao lado de Scharth, sagrou-se vice campeão.
As categorias X2 Truck e X2 entraram juntas na
pista. Ambos os pilotos dessas categorias enfrentaram uma condição
de corrida muito difícil. Digo isso em relação ao tempo.
A qualificação foi feita com pista praticamente seca, mas a partir
da largada uma chuva fina ia alterando volta a volta a aderência (para
pior) do asfalto até chegar a uma chuva relativamente forte, para então
ceder novamente. Os destaques dessas duas provas em uma única corrida
foram: André Leonardo (X2) e Ricardo FG (X2 Truck). Esses grandes vencedores
fizeram uma corrida perfeita. Nas últimas voltas a chuva já dava
alguma trégua, mas mantinha a pista em condições dificílimas.
Na Truck o nome em destaque é do veterano
piloto Ricardo FG. Com um excelente tempo, obteve o direito de largar em primeiro
lugar, fruto de uma qualificação com pista praticamente seca.
Na corrida, com as condições já citadas, não teve
adversário. Dono da melhor volta da corrida (46,190s) e de uma vitória
incontestável de ponta a ponta. Parabéns! Disputa mesmo aconteceu
a partir do segundo posto. André Argento foi literalmente sufocado durante
toda prova, primeiro por seu homônimo André Barreto, depois por
Marcos Berberick e por fim Claydson. A excelente corrida de Argento, culminou
com um segundo lugar. Claydson Aquino foi o terceiro, superando os pilotos Barreto,
Berberick e Marcio Loyola, após forte disputa. Esse resultado consagrou
o bicampeonato para André Argento na catetoria X2 Truck (2008/2011),
mas André ainda possui outro título, o de campeão da X3
em 2005. Parabéns ao grande vencedor. O vice campeonato ficou com outro
bicampeão Claydson Aquino (2009/2010).
Na X2 tudo indicava que o piloto Saul Teixeira
ira contabilizar mais um triunfo. Pole position, Teixeira foi traído
pela pista molhada, logo na primeira volta. Saul não consegue manter
seu kart no traçado na curva cinco, espalha, e trás de volta a
pista na quarta posição. No entanto, isso causou um verdadeiro
estrago. Sylvio Couto, Wallace Campos, Carlos Braga, Daniel Duarte e Vitor Dória,
se envolveram em um múltiplo acidente fruto da manobra inesperada de
Teixeira. Melhor para Sylvio que perdeu somente uma posição e
pior para Campos que foi projetado para fora da pista e teve seu kart atolado
na terra molhada. Quando Wallace retornou a pista, já tinha uma volta
a menos que o líder. Com pista livre a sua frente e com toda técnica,
André Leonardo foi perfeito. Fez a melhor volta da corrida (45,780s)
e venceu com facilidade. Saul Teixeira, em quarto lugar, partiu para uma corrida
de recuperação e terminou em segundo lugar, após ultrapassar
Alexandre Couto após forte disputa. André Arisa chegou a ser segundo,
mas acabou em quarto lugar. De qualquer forma Saul Teixeira se sagrou o grande
campeão da X2, na verdade bicampeão (2010/2011). Alexandre Couto
confirmou a expectativa e deixou o Kartódromo com o vice-campeonato.
A seguir foi a vez das categorias X1 e X2 Light
entrarem juntas na pista. Chovia ainda de forma considerável. No entanto,
diferente da prova anterior a tendência nessa corrida foi de melhoria
das condições da pista. Durante a corrida a chuva cedeu e no final
já havia algumas partes secas.
O piloto Pedro Ricardo conquistou mais uma vitória
na categoria X1. Pedro já havia tornado campeão de 2011, de forma
antecipado ao término da etapa anterior. Com isso, já são
três os títulos (2008, 2010 e 2011) de Pedro Ricardo na X1. Parabéns!
Sob condições não menos adversas
do que a da corrida anterior (X2/X3), a X1 enfrentou uma chuva moderada para
fazer a qualificação, e por quase toda corrida. Pedro Ricardo
fez o melhor tempo, largou na frente. Foi seguido por Erich Santos e Flavio
Caetano. Quem protagonizou e contagiou a atenção de todos foi
a grande corrida de Pedro Ricardo e de Erich Santos. Eles deram um verdadeiro
show de técnica e de precisão, na condução de seus
bólidos sob chuva. Erich impôs forte pressão sobre Pedro
Ricardo, praticamente correram juntos. Pedro não teve descanso com as
sucessivas investidas de Santos, todas sem lograr sucesso, muito bem marcadas
por Pedro. Pode-se ver muita técnica e muito cuidado para não
dar sorte ao azar, por ambos os pilotos. Ao final Pedro Ricardo cruzou a linha
de chegada em primeiro lugar e ainda obteve a melhor volta da corrida, com o
tempo de 47,310s. Em segundo ficou Erich Santos e um pouco mais para trás
Flavio Caetano em terceiro lugar. Quem mais sentiu dificuldades foi Pedro Menezes,
sem contar com uma boa colocação na largada (5º), teve dificuldades
durante a prova e terminou em sétimo lugar. Por outro lado, Rodrigo Libera
não foi bem na qualificação (7º), mas fez boa corrida
e terminou em quinto lugar. Final Pedro Ricardo em primeiro, Erich Santos em
segundo e Flavio Caetano em terceiro. Parabéns mais uma vez ao grande
tricampeão Pedro Ricardo e para Flavio Caetano que conquistou um brilhante
vice campeonato pela segunda vez seguida.
De forma propositada, eu deixei para último
os comentário da categoria X2 Light. Não tenho como negar que
ao longo do ano, essa foi a categoria mais competitiva. Peço licença
ao amigo leitor, no sentido que me permita um detalhamento diferenciado para
essa corrida.
Nada menos que quatro pilotos chegaram para essa
derradeira etapa, com reais chances de conquistar o título máximo
da categoria. Eu falo dos pilotos Marcos Gonçalves, Rafael Azevedo, Rafael
Ricardo e Rennan Masullo. Porem, somente Rafael Ricardo dependia de seu próprio
resultado, bastando para tal chegar em segundo lugar. A corrida, não
poderia ser diferente, foi exatamente um exemplo dessa competitividade. Por
si só já prometia, correr na chuva é a certeza de que algum
incauto ficará preso nas teias de ZEUS. Rafael Ricardo surpreende e toma
para si a pole position, é seguido por Alan Mattos que também
surpreende ao alinhar seu kart no segundo posto. Rafael Azevedo é o terceiro
seguido de forma sucessiva por Bruno Borges, Rennan Masullo, Marcos Gonçalves,
Sergio Calhman, Rafael Medeiros e Marcos Valentim. Bandeira verde e logo na
primeira volta, exatamente na segunda curva, Rafael Ricardo perde o controle
e espalha na curva, cria uma confusão, retorna em terceiro lugar atrás
de Rennan. Azevedo Assume a liderança. Sergio Calhman sai de sétimo
e assume o quarto lugar. Ricardo ainda cometeria um novo erro ao exagerar o
ímpeto na curva da entrada da reta de chegada, na tentativa de superar
Masullo. Esse, deslise sim, custou muito caro e colocou Rafael Ricardo na última
posição. Outra vítima foi Calhman que ficou preso no kart
de Rafael. Portanto, a partir da primeira volta as posições eram
as seguintes: primeiro Rafael Azevedo seguido por Rennan Masullo, Marcos Gonçalves,
Bruno Borges, Marcos Valentim, Alan Mattos, Rafael Medeiros, Sergio Calhman
e Rafael Ricardo. Outrossim, Valentin não resite ao ataque de Mattos,
perde o controle e diversas posições. Rafael Ricardo entra na
corrida e inicia uma de suas melhores corridas de sua curta experiência.
Em duas voltas lhe foi possível tirar a distância que o separava
de Calhman e superar em sequencia, não só próprio Sergio,
mas como Medeiros e Valentim. Rafael parte na tentativa de chegar em Bruno Borges,
que nesse momento já havia perdido sua posição para Mattos.
A corrida segue, e na frente Azevedo começa a ter dificuldades e permite
a aproximação de Rennan. Rafael chega em Bruno Borges e inicia
uma grande disputa. Alan Mattos consegue se aproximar de Marcos Gonçalves
(3º), mas na curva que antecede a "Bus Stop" Mattos roda e invade
a grama molhada. Alan retorna a corrida na sexta posição agora
atrás de Rafael Ricardo (5º). Rennan em excelente manobra ultrapassa
Azevedo para assumir a liderança, mas por pouco tempo, Azevedo dá
o troco e retoma a liderança da corrida. Bruno Borges e Rafael Ricardo
travaram boa disputa, com ultrapassagens de ambas as partes. Na tentativa de
se manter a frente de Rafael, Bruno tenta fechar a porta na Curva 2, mas já
era tarde, Rafael já tinha mais de meio kart ao seu lado. A colisão
foi inevitável e muito cara para Bruno que rodou e voltou na sexta posição,
atrás de Alan Mattos. A disputa pela primeira posição estava
nesse momento ainda mais acirrada, com Rafael Ricardo na quarta posição,
Rennan e Azevedo disputavam não só a vitória, mas o título
anual da categoria. Rafael Ricardo continua sua busca implacável pela
recuperação e a próxima vítima foi Marcos Gonçalves
quando faltavam duas voltas para o final da prova. Nesse momento as posições
eram: Rafael Azevedo em primeiro, com Rennan Masullo na sua cola em segundo,
mas para trás Rafael Ricardo em terceiro, seguido de perto por Marcos
Gonçalves na quarta posição. Nas demais colocações
vinham: Alan Mattos, Bruno Borges, Marcos Valentim, Rafael Medeiros e Sergio
Calhman. Quando tudo parecia definido a favor de Azevedo tanto a vitória
quanto o título, foi a vez de Rennan Masullo tentar todas as fichas.
Masullo força uma ultrapassagem, empurra Azevedo para fora da pista na
primeira curva da "Bus Stop". Azevedo por sua fez perde o controle,
passa reto e colide no kart de Rennan, deixando-o na contra mão. Sem
perder muito tempo Rafael Azevedo continua na corrida e termina na primeira
posição. Para sua infelicidade, Masullo perde muito tempo para
voltar a corrida e é superado por Rafael Ricardo, que comemora muito
o até então segundo lugar, que já lhe seria suficiente
para o grande título. Em terceiro passou Marcos Gonçalves. Era
a consagração de um piloto jovem, pouco experiente, que tinha
tudo para fazer uma corrida perfeita, mas complicou e quase colocou tudo a perder.
Do primeiro lugar foi para última posição, teve o equilíbrio
necessário, não se abateu e ainda contou com a sorte de campeão.
Parabéns ao jovem campeão da Categoria X2 Light 2011, Rafael Ricardo!
O resultado da prova e do campeonato, ainda sofreria outra alteração.
Rafael Azevedo era punido com um "time penalt" de 10s. pós
encerramento de prova. Com isso, o resultado final foi: Rafael Ricardo em primeiro,
Marcos Gonçalves em segundo lugar e Rafael Azevedo em terceiro. Mais
um duro golpe para Azevedo, ele sedia o vice campeonato em favor de Marcos Gonçalves
e o título da 2ª Copa XKart 2011 para Rafael Ricardo.
Alem das definições de nossos grandes
campeões de 2011, essa etapa também foi a derradeira para a definição
dos campeões da 2ª Copa XKart 2011 e do 2º Campeonato de Equipes.
Veja abaixo os resultados:
Os resultados acima consagraram os seguintes pilotos para a
2ª Copa XKart 2011:
X3 - Leonardo Schart (Campeão) / George Luiz (Vice)
X2 Truck - André Argento (Campeão) / Claydson Aquino (Vice)
X2 Light - Rafael Ricardo (Campeão) / Rafael Azevedo (Vice)
X2 - Saul Teixeira (Campeão) / Alexandre Couto (Vice)
X1 - Pedro Ricardo (Campeão) / Flavio Caetano (Vice)
No campeonato de equipes os vencedores foram:
1º - Campeão - Equipe Red Bul (Pedro Ricardo-X1, Marcos Alexandre-X2,
Rafael Ricardo-X2 Light, Ricardo FG-X2 Truck e Felipe Madsen-X3);
2º - Vice Campeão - Equipe McLaren (Flavio Caetano-X1, Carlos Braga-X2,
Alan Mattos-X2 Light, André Argento-X2 Truck e Raphael Torres-X3).
O XKart chega a mais um final de ano, mais um campeonato,
dessa vez com a valorosa parceria da Apregoa.com - Cruzeiro do Sul Corretora,
PCE - Engenharia e Kartódromo Point Kart, no qual só temos que
agradecer e enaltecer.
Fica aqui a promessa de um campeonato ainda mais
empolgante e ainda mais empenho da Organização em proporcionar
a todos um excelente Xkart 2012. A todos o nosso muito obrigado e o nosso forte
abraço. Até 2012!!!
|