CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Volta as pistas
01/05/2012
Ricardo FG

Será em 2012 o derradeiro ano da humanidade? Ou então apenas o final de um ciclo para dar inicio a outro? Não sei! O que sabemos na verdade é que demos inicio a outro ciclo de disputas e com muita adrenalina. O XKart 2012 vem com muitas novidades. A primeira é uma alteração na forma de disputa da primeira copa do campeonato. Agora os nossos pilotos tem que provar que são X1 ou que são X2. Foram misturadas as categorias X1 e X2 Light, bem como, X2 e X3 para disputarem em conjunto. Um ranking de pontos será formado para a definição dos eleitos. Somente após a 5ª etapa é que o piloto saberá se de fato é X1, X2L, X2 ou X3. Ficou de fora dessa modalidade a categoria X2 Truck. Outra novidade é que esse ano é que o XKart irá fazer-se presente no Kartódromo Internacional de Granja Viana. Um feito deveras esperado, ao longo de muitos anos, que agora será realizado.

O XKart aproveita para formalizar as boas vindas aos nossos novos integrantes, os pilotos que ingressaram em nosso Clube em 2012. Contamos com uma renovação expressiva nada menos que 31%. Sem dúvida é um prazer tê-los conosco e é certo que muito nos honra.

Outro fato importante é que temos a satisfação de contar por mais um ano com a Apregoa.com (O Apregoa.com é o Portal da Cruzeiro do Sul Corretora que possibilita ao investidor operar on-line na BM&FBovespa - acesse: http://www.apregoa.com) como nosso principal patrocinador, ao lado não menos importante do Kartódromo Point Kart e da Escola de Pilotagem Kart Tijuca. A grata novidade fica por conta dos apoios da ALAD Contabilidade (Empresa de consultoria empresarial e contabilidade) e do título Amazon - Guerreiros da Amazônia de Ronaldo Barcelos - Editora Litteris. O XKart agradece e espera que a nossa parceria seja por demais profícuo.

O palco que celebrou o nosso inicio de temporada foi o Kartódromo Internacional de Guapimirim. Um domingo quente, sol escaldante, de derreter asfalto! Era domingo, 18 de março de 2012. O XKart agradece e dá testemunho do excelente trabalho realizado por todos os integrantes desse kartódromo. Estamos certos que a dedicação de todos os integrantes nos brindaram com um excelente trabalho e uma não menos excelente etapa.

A primeira categoria a entrar na pista foi a X2/X3. Separadas logicamente eu duas corridas: B1 composta, nesta primeira etapa, pelos pilotos intitulados como X2 e B2 composta pelo mesmo princípio por pilotos rotulados X3. Depois seguindo o mesmo critério foi a vez da X1 / X2L e por fim a X2 Truck.

A corrida B2-[X2/X3] está composta, em sua absoluta maioria, por pilotos estreantes. Eu me arrisco a dizer que nesse dia é um marco, berço de pilotos muito fortes em um futuro próximo. O destaque foi Pedro Kurpan, dono da melhor volta de classificação, alinhou seu kart na primeira posição do gride de largada. Foi seguido por Hugo Gavioli, Diego Moreno, Helder Marques, Sergio Garcia, Claudio Torres, Raphael Torres e Gabriel Torres. A diferença de tempos entre os três primeiros não passou de 36 décimos de segundo. Muito pouco, o que mostra o equilíbrio apresentado por essa categoria. Esse equilíbrio foi ratificado na corrida. Os quatro primeiros largaram com a faca nos dentes e a batalha foi forte a partir da primeira curva. As posições se alternaram, mas acabou por ratificar Kurpan em primeiro (foi sua a melhor volta da corrida: 41,210s), Gavioli em segundo. Diego Moreno teve problemas perdeu tempo e ficou muito para trás. Helder Marques perdeu o controle em uma curva, e perdeu algumas posições. Quem fez uma corrida de chegada, diria até mesmo bem administrada, foi Claudio Torres. Patriarca da família Torres largou em 6º e nesse momento alcançava o terceiro posto na corrida. Mas não por muito tempo, já que Marques estava um pouco mais rápido, se recuperava do tempo perdido. Helder não teve dificuldades em tirar a diferença que os separava e também não teve dificuldades de ultrapassá-lo. Raphael Torres travou uma luta ríspida, muito tocada com Sergio Garcia. Melhor para o primogênito Torres, que terminou em quinto lugar a frente de Garcia. Já Gabriel Torres, com dificuldades em se adaptar ao kart e com problemas para frear, perdeu o controle, passou reto sem fazer a curva no final da reta principal. Só parou na areia da área de escape. Foi um susto para o jovem piloto, que teve pequenas escoriações e abandonou a corrida. Final Pedro Kurpan é o grande vencedor, em segundo Hugo Gavioli e em terceiro Helder Marques. Novos ares sopram no XKart, novos pilotos ocupam o pódio dessa categoria. Parabéns a todos estreantes foi uma ótima corrida.

Na B1-[X2/X3] tivemos uma batalha duríssima pela primeira posição. Batalha essa que iniciou na qualificação e os protagonistas foram Rillan Rodrigues, piloto recém-chegado ao grupo, com o veterano Wallace Campos. Melhor para Rodrigues que iniciou a luta largando na "pole-position", imediatamente a frente de Campos. Daniel Duarte, Felipe Madsen, Vitor Dória, George Luiz, Antonio Yparraguirre, Sylvio Couto, Leonardo Scharth e Rodrigo Macedo formaram o gride de largada. A primeira volta da corrida foi marcada pela forte colisão entre os pilosos George Luiz e Vitor Dória. Esse fato foi fruto de uma escorregada de Felipe Madsen, que vinha a frente de Dória. Vitor teve sucesso, conseguiu evitar a colisão com Madsen, mas George que vinha imediatamente atrás, com a mesma manobra, não pode evitar uma forte batita em Vitor Doria. Madsen foi quem menos perdeu, estava em 3ª lugar e voltou a corrida em 6º. George retornou um volta atrás do líder uma volta atrás, mas Vitor Doria teve que abandonar a corrida com fortes dores no braço. Medicado, soubemos que nada de grave havia acontecido, apenas umas luxações fruto de uma forte pancada no braço e nas pernas. Na liderança, Rillan Rodrigues tinha que suportar forte pressão de Wallace Campos. Essa luta nos proporcionou algumas trocas de posições até que Campos conseguiu se firmar em primeiro lugar, fruto de uma melhor negociação com os retardatários do que Rillan. Wallace ainda faria a melhor volta da corrida com um tempo de 40,620s. Felipe Madsen depois de estar em sexto lugar fez ótima corrida, ultrapassou vários pilotos até chegar ao terceiro posto na corrida. Daniel Duarte teve uma atuação com altos e baixos, chegou a estar em segundo lugar, mas não conseguiu manter o ritmo e terminou a corrida em quarto lugar. Final Wallace Campos em primeiro, Rillan Rodrigues em segundo seguido por Felipe Madsen em terceiro lugar.

Sem contar com pilotos novos do grupo, a categoria B1-[X1/X2L] entra na pista formada pelos pilotos veteranos na X1 e com alguns pilotos recém-chegados, oriundos da X2L de 2011. Falo de Rafael Ricardo, Rafael Azevedo, Marcos Gonçalves e Rennan Masullo que esse ano passam a disputar o campeonato, inicialmente rotulados como X1. Desses pilotos o único que teve dificuldades nessa primeira etapa foi Rennan Masullo, os demais foram muito bem. No entanto o destaque continua sendo o piloto Pedro Ricardo que não teve dificuldades de colocar seu kart na "pole-position". Em segundo lugar Rafael Azevedo dava mostras que não chegou a X1 sem motivo. Marçal Melo, em terceiro, não nega seu grande momento. Outro destaque ficou com Rafael Ricardo (Campeão da X2L 2011) que alinhou seu kart na quarta posição. Sinal verde, Pedro Ricardo não tem dificuldades de se manter a frente de Azevedo. Esse, no entanto não teve a mesma sorte, já a partir da primeira curva não teve sossego. Duas voltas empolgaram por certo a torcida. Azevedo, Marçal e Rafael travaram uma batalha pelo segundo lugar. Melhor para Ricardo que aproveitou muito bem o espaço cedido pelos seus adversários e ultrapassou Marçal e Azevedo em uma única manobra, na curva ao final da reta principal. Desse momento para frente Rafael Ricardo não teve dificuldades, com Marçal e Azevedo envolvidos em forte disputa, Rafael ganhou distancia sem dificuldades. O seu objetivo foi tentar alcançar Pedro Ricardo, tarefa difícil, mais ainda porque a essa altura Pedro já tinha obtido confortável distância para Rafael Ricardo. Ao longo da prova Azevedo e Mello fizeram grande corrida, com várias trocas de posições. Melhor para Marçal que ao final conseguiu se confirmar a frente de Rafael Azevedo. Sidnei Castilhos, Erich Santos, Flavio Caetano e Carlos Chinelli (dono de uma excelente largada) travaram, igualmente, forte disputa até que o acidente envolvendo Castilho e Caetano os separasse, mas por pouco tempo. Sidnei e Flavio levaram muito tempo para voltar a pista, prejudicando de forma irreparável suas corridas. Carlos e Erich ainda deram curso a disputa, melhor para Chinelli, mas ambos foram superados por Marcos Gonçalves. Que se recuperava de uma posição ruim no gride de largada (9º lugar). Gonçalves fez uma corrida magnífica e no final ainda deu muito trabalho a Marçal e Azevedo. Rennan Masullo não esteve bem, 8º colocado no gride, tentava se recuperar, forçou mais que devia, saiu da pista e teve que abandonar com problemas mecânicos. Gustavo Caetano sem boa comunhão com seu equipamento também abandonou a prova. Final Pedro Ricardo foi o grande vencedor, de ponta a ponta e com direito a melhor volta, não só da corrida com da etapa como um todo: 40,160s. Em segundo ficou Rafael Ricardo e em terceiro lugar Marçal Mello.

Ao contrário da B1, descrito anteriormente, a B2-[X1/X2L] foi composta pelos pilotos mais rápidos remanescentes de 2011 e com a adesão de novos pilotos, com o mesmo perfil. Falo de Luiz Arthur, Telmo Toscano, Tiago Muhlethaler (Tiago "Mutley") e Francisco Martins, que ao lado de Alan Mattos, Carlos Braga, Marcos Valentim, Sergio Calhman e André Arisa prometem grande dispuda em 2012. Essa primeira prova do ano, mostrou-nos que eu não estou mentindo. Luiz Arthur com uma magnífica qualificação, não teve dificuldades de alinhar seu kart no primeiro posto. Telmo Toscano, também estreante foi o segundo seguido por Alan Mattos, Tiago Mutley, Carlos Braga, Francisco Martins, Sergio Calhman e André Arisa.

Donos de suas corridas de forma exemplar, Luiz Arthur e Telmo Toscano, não deram chances aos seus adversários, logo impuseram forte ritmo que os deixou a vontade ao longo de toda corrida. No inicio Toscano ainda incomodou um pouco Arthur, mas logo Luiz consegui mostrar que estava muito bem preparado e não foi mais incomodado. Alan Mattos perdeu o controle na chamada curva 1 (na verdade a primeira curva após a curva da reta principal), Marcos Valentim não escapou de colidir em Mattos. Valentim perdeu algumas posições e Mattos voltou para a prova na última posição. Carlos Braga, Tiago Mutley, Marcos Valentim e mais tarde Alam Mattos (com boa corrida de recuperação) travaram longa disputa. Mutley saiu da disputa após uma ultrapassagem sob bandeira amarela, deixando para os demais a briga pelo terceiro posto da corrida. Melhor para Marcos Valentim que após muita brida, cruzou a linha de chegada no terceiro posto. Sergio Calhman e André Arisa não tiveram bem, superaram apenas Francisco Martins, que abandou com problemas técnicos e Tiago Mutley que também deixou a corrida. Parabéns ao piloto novato Luiz Arthur pela excelente vitória de ponta a ponta e com direito a melhor volta (40,300s) da prova. Em segundo ficou o também estreante Telmo Toscano e em terceiro Marcos Valentim.

A última categoria a ir para a pista foi a X2 Truck. Dois pilotos faziam suas estreias no XKart: Pedro Martins e Renato Neves. O destaque inicial ficou por conta da surpreendente "pole-position" de André Argento e não menos surpreendente 7ª colocação de Alexandre Couto. O Segundo no gride foi André Barreto seguido por Pedro Martins, Ricardo FG, Marcos Berberick, Claydson Aquino, Alexandre Couto, Renato Neves, Thiago Soares e Marcio Loyola. Argento fez boa largada, mas desde então passou a sofrer forte pressão de seus oponentes. Barreto e Martins não lhe davam sossego. Destaque para a corrida de Claydson Aquino e de Alexandre Couto. Ambos não tiveram boas posições de largada, mas fizeram uma corrida de chegada, aproveitando todas as circunstâncias da prova. Argento acabou por não resistir à pressão e cede posições, mas sempre com muita disputa. André Barreto assume a liderança para não mais perdê-la. Martins ainda teve muita dificuldade para assumir o segundo posto de Argento. Aquino ainda ultrapassou Argento na última volta. Ricardo FG, vencedor da última edição dessa prova em 2011, não teve um bom dia. Largou na quarta posição e logo no inicio da prova se complicou com uma saída de pista. Outros erros ainda iriam comprometer ainda mais a sua corrida, inclusive a de Marcos Berberick coadjuvante em seus atropelos. Na segunda metade da corrida FG amargava o 9º lugar. Foi ai que passou a fazer uma corrida muito boa. Recuperou três posições, fez a melhor volta da prova (40,980s) e terminou a prova em sexto lugar. Thiago Soares, Renato Neves e Marcio Loyola sem um bom rendimento não tiveram bons resultados. Final grande vitória de André Barreto, seguido de muito perto pelo novato Pedro Martins e Claydson Aquino em terceiro lugar.
Nesse primeiro semestre de 2012 não teremos campeonato de equipes, fruto da movimentação dos pilotos nas categorias [X1/X2L] e [X2/X3]. Deixamos essas emoções para o segundo semestre.

Nossa próxima etapa será disputada na cidade do Rio de Janeiro, Kartódromo Point kart. Até lá meus amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003