CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

XKart's dream came true
16/11/2012
Ricardo FG
    Bem amigos do XKart, apaixonados pela velocidade, chegou o momento. Dia em que o XKart concretizou um grande sonho. Lembro-me que em 2006 já pensávamos em fazer uma etapa no Kartódromo Granja Viana. Agora passados, nada menos que 6 anos, finalmente, alcançamos a maturidade necessária para tal empreendimento. Com um planejamento impecável, operacional e financeiro, conseguimos levar 48 pilotos a São Paulo para realização de nossa 7ª Etapa. Tudo perfeito, tudo conspirou para assegurar que nada sairia errado. O cenário emoldurava um dia de céu azul, sem nebulosidade. O sol, a nossa luz e o céu azul de brigadeiro, emolduraram esse grande dia.

    Todo sucesso dessa nossa etapa, não pode ser atribuído a uma só pessoa ou somente a Organização. O sucesso é de todos nós, os pilotos do XKart. Sem esse precioso empenho e colaboração, estamos certo que seria desastroso.

    O Kartódromo também contribuiu sobre maneira para tal. Eles também são muito bem preparados. Atendimento de primeira, instalações incriticáveis, uma direção de prova muito boa. Quanto aos karts, preferimos dizer que a discrepância que existiu foi por falha nossa, por não conhecer devidamente os equipamentos, para que pudéssemos escolher os melhores equipamentos para as nossas corridas. A Organização aproveita esse instrumento para agradecer a todos os integrantes do Kartódromo Granja Viana. Parabéns.

    Para um dia emblemático como esse, nos remete a ter um formato de corrida especial. Pensando assim, preparamos uma fórmula que fosse inusitada no XKart:

1ª Bateria, 20min, treino/qualificação, categorias X2, X2T e X3;
2ª Bateria, 20min, treino/qualificação, categorias X1, X2L;
3º Bateria, 30min, 5min warm-up, 25 de corrida, categorias X2, X2T e X3;
4º Bateria, 30min, 5min warm-up, 25 de corrida, categorias X1, X2L;

    Sucesso total!

    Foi a primeira vez que juntamos três categorias em uma única corrida. Estiveram juntos na pista os pilotos da X2, X2 Truck e X3. Depois foram a vez de correrem juntos os pilotos da X1 e X2 ligth.

    A primeira corrida teve o gride de largada foi formado em fila indiana pelos pilotos da X2, X2 Truck e X3. A largada propriamente dita foi feita inicialmente para a X2, depois de algum tempo largou a X2 Truck e por fim a X3. O mesmo aconteceu na corrida seguinte, quando a X1 largou na frente da X2 Light.

X3
    A categoria X3 vem para pista com um estreante no grupo, o piloto Erick de Bragança fazia a sua primeira corrida pelo XKart. Mas o destaque ficou por conta de Lauro Mendonça, experiente piloto não teve dificuldades de impor um ritmo muito forte, obteve a pole position com todas as melhores marcas e na corrida venceu de ponta a ponta. Mais uma vez foi sua a melhor volta (1:01,654s), melhor 1ª parcial (24,561s) e melhor 2ª parcial (37,053s). Parabéns a Mendonça, fez com que não tivesse adversário. Do segundo posto para trás as brigas foram muito boas. Daniel Duarte e Silvio Hiroshi brigaram pelo 2º posto a corrida toda. Logo nas primeiras curvas, Hiroshi superou Daniel. A partir desse momento, Silvio não teve sossego, até que na 11º volta, não resistiu e Duarte assumiu a 2ª colocação. Mas agora foi a vez de Hiroshi não dar paz a Daniel. Uma volta antes do final Hiroshi com boa manobra assume o 2º posto para não mais perdê-lo. George Luiz foi o quarto, depois de largar na modesta 7ª colocação, fez grande corrida, constante e consistente, aproveitou os erros de seus adversários a frente, para então cruzar a linha em quarto lugar. Outro destaque foi a corrida de Pedro Moraes, jovem piloto, recém-chegado ao XKart, largou em último lugar. Teve seu tempo na qualificação cancelado por não alcançar o peso mínimo de sua categoria, após a qualificação. Entretanto, Moraes não se abateu, correu bem e findou em 7ª lugar. De Bragança, em sua estreia, foi mais discreto preferindo uma postura mais conservadora neste momento, cruzou a linha de chegada em 8ª lugar. Leonardo Scharth e Rodrigo Macedo fizeram da metade a diante da corrida uma bela disputa. Melhor para Scharth que ficou em 5º e Macedo em 6º. Final grande vitória de Lauro Mendonça seguido por Silvio Hiroshi e Daniel Duarte.

X2T
    A categoria X2 Truck tem um novo protagonista. Falo de George Jr, recém-reintegrado ao XKart após uma temporada na Europa. Mas precisamente pelas instâncias portuguesas. Com uma impecável qualificação, Jr. não deu chances ao azar. Fez a pole com certa tranquilidade. Pedro Martins foi o segundo com Claydson Aquino na terceira posição. Ricardo FG (líder do campeonato) e André Argento não foram bem e ficaram com as últimas posições respectivamente. Dada à largada, George não tem dificuldades de se manter a frente de Pedro Martins, que por sua vez, já dava mostras de ter dificuldades com seu equipamento. Lutava para se manter a frente de Claydson Aquino e Alexandre Couto. Mais para trás a briga era acirrada. Marcio Loyola, Ricardo FG, André Argento e André Barreto que largou mal e caiu para última posição faziam grande disputa. Martins não resiste e cede posição para Couto, que já havia superado Claydson. Em seguida é a vez de Aquino ultrapassar Martins. Imbuído por uma habilidade impar, André Argento fez nesse dia, uma de suas melhores participações no XKart. Ultrapassou Barreto, FG, Loyola, Martins e Claydson para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar. Já George Jr foi absoluto. Melhor volta (1:02,304s), melhor 1ª parcial (24,804s) e melhor 2ª parcial (37,450s). Uma vitória de ponta a ponta sem sequer ser ameaçado. Em segundo ficou Alexandre Couto. Já o líder do campeonato, Ricardo FG, decepcionou, não foi bem na qualificação, e na corrida nada fez, ainda esboçou uma recuperação, mas depois perdeu posições e terminou a prova em último lugar. Outro piloto que merece destaque é Marcio Loyola, que apesar de não contar com um equipamento a sua altura e terminar a prova em 6º lugar, Loyola fez nessa tarde de domingo, uma de suas melhores corridas no XKart. Parabéns a George Jr. 1º colocado, Alexandre Couto 2º colocado e André Argento 3º colocado.

X2
    O Piloto Sylvio Couto, “A Lenda” (como é conhecido) fez uma excelente qualificação, conseguir obter a posição de honra, para largar no primeiro posto. Na sua cola, com um tempo inferior em 38 milésimos, Wallace Campos alinhou seu kart na segunda posição. Tudo indicava que iríamos ter um grande “pega” entre esses dois pilotos, mas Couto foi traído pelo seu motor, quando completava a primeira volta da prova. Perdeu várias posições, mas para sua felicidade o que estava ocasionando a falha cessou, seu motor voltou a ter o vigor inicial, mas já estava em sétimo lugar. Restou-lhe fazer uma corrida de recuperação. Campos assumiu a liderança da prova, trouxe junto Felipe Madsen e assim conduziram seus bólidos até a bandeirada final. No entanto, a briga pela terceira vaga no pódio, foi dura até a metade da corrida. O piloto Helder Marques fazia uma excelente corrida, superou Vitor Doria para assumir o terceiro posto, trouxe consigo Antonio Yparraguirre, que não lhe dava sossego. Em uma disputa de posição, Helder bateu no kart de Yparraguirre. Isso custou algumas posições para Antonio e um Stop and Go para Marques. Muito atrás, Helder ainda conseguiria terminar a prova em 7º lugar. Melhor para Doria que voltava a ocupar o terceiro posto, agora para não mais perdê-lo. Sylvio Couto bem que tentou recuperar posições, mas sua difícil tarefa leva-o a exagerar na tarefa, perdeu o controle de seu kart duas vezes, mas mesmo assim obteve um excelente quarto lugar. É sua a melhor volta da prova, assim como a 1ª e a 2ª parcial (1:01,895s; 24,578s e 32,228s respectivamente). O piloto Rillan Rodrigues depois de obter a melhor volta na qualificação, viu seu esforço cair por terra, foi desclassificado por não comparecer a pesagem. Dessa forma largou na última posição. Rodrigues tentou impor um ritmo forte, mas teve dificuldades em superar seus adversários, mas, mesmo assim cruzou a linha de chegada em sexto lugar. Claudio Torres e Gabriel Torres tiveram dificuldades durante a prova e chegaram nas últimas posições. Final excelente vitória, de Wallace Campos, com Felipe Madsen em segundo lugar. O terceiro posto ficou com Vitor Dória.

X2L
    O piloto Telmo Toscano deu provas que só está correndo na X2 Light por força de algumas ausências nas etapas do primeiro semestre. Com uma prova digna de X1, Toscano não teve dificuldades de fazer a melhor volta da qualificação, bem como, vencer de ponta a ponta sem dar alguma chance para seus adversários. Sidnei Castilhos segundo no gride de Largada e Flavio Caetano em terceiro, juntam-se ao Telmo e certamente a X1 lhes caberia melhor. Flavio e Castilho disputaram posição, ainda no inicio da corrida. Foi precisamente na terceira volta, na subida da “Eau Rouge”, que Caetano superou Castilhos e assim ficaram até o final. Flavio Caetano ainda faria a melhor vota (1:01,328s) e a melhor 2ª parcial (36,745s) da prova. Para Sidnei coube a melhor 1ª parcial (24,364s). André Arisa foi quem se destacou dos demais, largou na 5ª posição, superou Alexandre Martins e garantiu seu quarto lugar, sem ter chance de alcançar o Sidnei, nem tão pouco teve sua posição ameaçada pelo pelotão de trás. E é sobre esse pelotão que eu quero tecer alguns comentários. Talvez tenham esses pilotos, nos proporcionado assistir uma corrida emocionante, cheias de ultrapassagens, toques, rodadas, ultrapassagem com direito ao troco, etc e etc. São eles por ordem de posição depois de 5 voltas completadas: Alexandre Martins, Marcos Gonçalves, Carlos Chinelli, Alan Mattos, Francisco (Chico) Martins, Gustavo Caetano e Sergio Calhman. Parabéns a todos pela grande espírito de disputa e competitividade. Ao final, cruzaram a linha de chegara na seguinte ordem: Alan, Carlos, Chico, Marcos, Gustavo, Sergio e Alexandre. Gonçalves tinha tudo para se destacar, mas duas rodadas o afagaram o ímpeto. Chico foi punido com -30s, por colidir de forma irregular em Alexandre, após belíssima ultrapassagem em Chinelli. Martins fazia uma boa corrida, se manteve a frente do pelotão até esse acidente. Depois, após perder posições, não teve a mesma concentração e comprometeu sua corrida. Carlos Chinelli lutou muito, eu creio que o 6º lugar faz jus a sua excelente atuação. Desse pelotão o destaque é para Alan Mattos. Sua experiência fê-lo “vencedor” desse grupo. Guardada as devidas proporções que a situação nos remete, mas poeticamente, me permitam comparar a corrida do Mattos as do Grande piloto de F1, Emerson Fittipaldi, com suas burocráticas, mas eficientíssimas corridas. Parabéns Alan. Final o grande vencedor é Telmo Toscano, segundo Flavio Caetano e em terceiro Sidnei Castilhos.

X1
    Dono de uma excelente volta, Erick Santos não deu chances para seus adversários. Colocou seu kart na posição de honra para a largada da principal categoria do XKart, X1. Em segundo lugar ficou com Rafael Azevedo, seguido por Marçal Mello em quarto. O atual líder do campeonato, o bicampeão Pedro Ricardo não contou com um bom equipamento e ficou com o modesto 5º Lugar. Rafael Ricardo, seu irmão, vice-líder do campeonato também não teve sorte. Sétimo colocado no gride teve seu kart recolhido pela direção de prova por estar derramando combustível, e surpreendentemente foi obrigado a largar dos boxes em último lugar. Sinal verde, pista liberada, começa a prova. O dono da primeira volta foi Rafael Azevedo. Depois de forçar demasiadamente sobre Erick na entrada do miolo (“S”), para tomar-lhe o primeiro posto, fez com que Santos perdesse duas posições. Isso, ainda, causou um verdadeiro tumulto nas posições intermediárias. Agora, na frente, Azevedo ainda iria causar outro estrago ao rodar sozinho, na frente de Mello, na saída da “Eau Rouge”. Marçal caiu para o 6º lugar com Pedro Ricardo na sua cola em sétimo. Na liderança Erick seguia um pouco mais confortável a frente de Marcos Valentim e Rennan Masullo. Rafael Azevedo ainda iria se envolver em outro acidente, ainda na segunda volta. Agora sem culpa. Foi Thiago Mutley que o jogou para fora da pista na entrada do “S”. Azevedo rodou, levou com ele Luiz Arthur, e Mutley foi punido com um “stop-and-go”. A partir desse momento a corrida passou a ser protagonizada pela dupla Pedro Ricardo e Marçal Mello. Pedro consegue superar Marçal e ambos parte para uma recuperação brilhante. Ultrapassaram ninguém menos que: Rafael Azevedo, Carlos Braga, Rennan Masulo e Marcos Valentim. Nesse momento Pero já era o 2º e Marçal o 3º. Quem lhe deu mais trabalho foi Erick Santos, que vendeu muito caro sua posição. Foi uma bela disputa. Melhor para Ricardo que o superou e para Mello que também o fez. Rennan Masullo, Carlos Braga e Marcos Valentim travaram boas lutas, melhor para Masullo, que terminou a prova em 4º lugar e ainda fez o melhor tempo da 2ª parcial (36,360s). Rafael Ricardo, não contou com a sorte, mais uma vez. Seu kart, trocado para a corrida, não lhe dava condições de ser competitivo. Mesmo assim, ainda conseguiu recuperar três posições no inicio da prova, mas depois foi perdendo potência, até abandonar a corrida com um problema no eixo traseiro. Final Pedro Ricardo foi o grande vencedor, dono ainda da melhor volta da prova e do XKart, com o tempo de 1:00,663s e melhor 1ª parcial (24,101s). Em segundo não menos brilhante foi Marçal Mello. O terceiro lugar ficou com Erick Santos, excelente resultado tirou “leite” de pedra como se diz na gíria.

    Sugiro ao amigo leitor uma visita em nossa página de resultados, onde poderá conferir todos os resultados/números da prova.

    A Organização do XKart, está certa que ao deixarmos o Kartódromo, ficou o sentimento de “quero mais”. Estamos certos que poderemos nos empenhar ainda mais e construir em futuro breve, outras etapas de mesma grandeza.

    De volta ao mundo do kartismo fluminense, retornaremos a pista no dia 21 de outubro, em Guapimirim, para a realização de nossa 8ª Etapa. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003