CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

A Volta - Em três atos
16/04/2014
André Argento e Ricardo FG
  Após o ano de comemoração de 10 anos de existência em 2013, o XKart volta as suas origens e dá início ao XIV Campeonato com formação de categorias menores e mais homogêneas. Esse início se deu em 23 de Março, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda. Mas antes não podemos deixar passar em branco 2013, minimamente merece alguns comentários a respeito do nosso fantástico campeonato.

1º ATO:

   A X3 teve o destaque foi Erick de Bragança. Durante todo campeonato mostrou que está em grande forma. Certamente dará muito trabalho esse ano, agora promovido para categoria X1. Priscilla Cruz é o nome feminino do grupo. Vice Campeã, teve mais altos do que baixos e venceu uma dura disputa pelo vice campeonato. Em terceiro ficou Humberto Teles. Na 2ª Copa, disputada somente computando os pontos da segunda metade do campeonato, mais uma vez o vitorioso foi Erick de Bragança. O vice campeão foi Pedro Moraes tendo a seu lado Priscilla Cruz em terceiro lugar.

  Tanto a X2 quanto a X1 foram disputadas por um plantel de 22 pilotos, que disputaram posições em um ranking ao longo das doze provas de 2013. Esse ranking servia para definir os pilotos X1A / X2A e X1B / X2B. Sendo que as duas últimas etapas esses grupos tornaram fixos para definição dos campeões X1A / X2A e X1B / X2B.

  Dessa forma, no grupo formado pelos pilotos X1 A e B

  X2B
  Anual - Campeão Yan Niconi, Vice Felipe Bezerra, 3º Rodrigo Macedo
  2ª Copa - Campeão Yan Niconi, Vice Felipe Bezerra, 3º George Luiz

  X2A
  Anual - Campeão Ricardo FG, Vice André Argento, 3º Lourenço Neto
  2ª Copa - Campeão Ricardo FG, Vice André Argento, 3º Lourenço Neto

  X1B
  Anual - Campeão Rafael Azevedo, Vice André Arisa, 3º Sylvio Couto
  2ª Copa - Campeão Sylvio Couto, Vice Marcos Gonçalves, 3º Alexandre Martins

  X1A
  Anual - Campeão Pedro Ricardo, Vice Flavio Caetano, 3º Rafael Ricardo
  2ª Copa - Campeão Pedro Ricardo, Vice Telmo Toscano, 3º Flavio Caetano

  Destaque para Ricardo FG e André Argento que travaram uma disputa ponto a ponto ao longo de toda temporada de 2013, ambos começaram muito mal o campeonato, mas ao longo do ano se recuperaram, e o segundo semestre foi muito disputado. E o resultado não poderia ser outro, empate em nº de pontos. Mas Ricardo FG com um maior nº de triunfos (vitórias) sagrou-se Bi-Campeão X2 de 2013.

  Na categoria de elite do XKart, a X1, mais uma vez Pedro Ricardo dominou e venceu sem dificuldades, mas a disputa mesmo foi árdua entre Flavio Caetano e Rafael Ricardo. Flavio não foi muito bem no 1º semestre, enquanto Rafael ia muito bem, já no segundo semestre a sorte se inverteu e foi a vez de Caetano obter excelentes resultados. Conseguiu superar Rafael Ricardo e sagrar-se vice campeão X1 2013. Rafael contentou-se com o 3º posto. Pedro Ricardo acumulou mais um título, o quinto, agora de penta campeão X1 em 2013.

  Outro fato, deveras importante, motivo de grande alegria para todos nós é a entrega do Troféu Romulo Fritscher Fair Play 2013. E o grande vencedor foi Erick de Bragança que venceu um dura disputa com Patrick Serra e Claudio Torres. Parabéns Erick!

2º ATO:

   Passado 2013, hora de voltarmos a pista. Fomos a Volta Redonda realizar pela primeira vez no XKart uma etapa dupla, isso mesmo, duas etapas no mesmo dia e local. Lá estávamos para realizarmos a 1ª e a 2ª etapas de 2014. Para tal, contamos com a excelente e habitual receptividade, pois tudo fizeram para que esse evento duplo fosse um sucesso. O XKart parabeniza e agradece a toda equipe do Kartódromo Internacional de Volta Redonda.

  O domingo estava chuvoso, muita expectativa por parte de todos, mas poucos tiveram a experiência de andar na chuva neste dia. A tão esperada chuva, caiu apenas no horário dos treinos livres. No entanto, e infelizmente, um acidente marcou e tirou das provas o piloto Rillan Rodrigues (X1). Rodrigues perdeu o controle do seu kart, rodou, e foi fortemente atingido na lateral de seu kart. O impacto foi parcialmente absorvido pelo seu joelho, um grande susto, muito preocupação, graças a boa infraestrutura do kartódromo, Rillan foi prontamente atendido e socorrido. Todos os cuidados e procedimentos foram tomados. Mas tarde e a Graça de DEUS, ele estava bem, medicado, e já agendava data para voltar as pistas.

   Após o susto, pilotos da X2 Light e X3 deram início a 1ª Etapa de 2014. Nomes novos, alguns nem tanto, outros rotulados como Lendas, todos juntos dividindo a pista para além de matar a saudade, conquistar um lugar no pódio.

   Na X2 Light, o grande destaque das duas provas foi Vitor Teixeira. Vitor largou na pole, fez a volta mais rápida, e venceu as duas etapas. Na primeira, teve Nelson Fernandes e Luiz Paulo como 2º e 3º colocados. Já na 2ª Etapa, Rafael Azevedo assumiu o 2º posto, com Luiz Paulo mantendo o 3º Lugar no pódio.
Nas corridas da X3, o destaque foram nas "meninas". Priscila Cruz venceu a 1ª Etapa, com Larissa Mazaira em 2º. Completando o pódio tivemos o piloto Felipe Santos, dono da melhor volta da corrida. Mas a festa não acabou por ai. Se uma venceu, a outra também merecia. E assim aconteceu na 2ª Etapa. Larissa largou em 3º, buscou as posições, e cruzou a linha de chegada em 1º, com Pedro Moraes e Guilherme Bianchi em 2º e 3º respectivamente.

   Hora da X1. Na 1ª Etapa os irmãos Rafael e Pedro, viram de longe a vitória de Erick de Bragança e o segundo lugar de Flavio Caetano. Pedro chegou em 3º com mais de 10 segundos para Flavio. Já na 2ª Etapa, foi a vez de Pedro e Rafael darem o troco. Chegaram em 1ª e 2ª respectivamente, com Carlos Chinelli em 3ª. Brincadeiras no pódio encerraram essa disputa entre os mais rápidos do XKart.

   Vez de falar da X2 e da X2 Truck. Como muitos previam, Alexandre Couto foi o nome da X2. Mas não pensem que foi moleza. Na 1ª participação, cruzou a linha de chegada com Humberto Teles a apenas 0.2 segundos atrás. Felipe Bezerra chegou logo atrás em 3º. Na 2ª Etapa, foi Lauro Mendonça quem foi a sombra de Alexandre Couto. E mais uma vez Felipe Bezerra completou o pódio em terceiro.

   A X2 Truck em Volta Redonda foi dominada pelos Andrés. André Barreto venceu a 1ª Etapa com André Argento em segundo com apenas 0.122 segundos atrás (diria, praticamente ao lado). Logo atrás, Ricardo FG cruzou a linha de chegada em terceiro. Na 2ª Etapa André Barreto sobrou. Abriu 20 segundos de vantagem para o segundo colocado André Argento, que dessa vez, cortou um dobrado para não perder a posição para Claydson Aquino (terceiro colocado).

3º ATO:

   Apenas 15 dias depois, o XKart se reúne mais uma vez, para a realização de sua 3ª Etapa. O momento é de estrema satisfação, estamos retornando ao Kartódromo Internacional de Guapimirim, depois de um ano e quatro meses afastado, motivado pela interrupção do serviço de locação de kart indoor, agora retomado, sob nova direção. Nossa última visita foi em 2012 para a realização da 10ª e derradeira etapa. Após esse longo período de saudosismo, no dia 6 de abril, ensolarado, cinco baterias (sem incluir as de treino oficiais) proporcionaram belas e acirradas disputas. Disputas essas que só foram possíveis pelo excelente trabalho feito no preparo dos karts. Parabéns, também, para a equipe de cronometragem e para toda a da administração, foi tudo muito bem organizado.

   A primeira categoria a ir para a pista foi a X3. Com número reduzido de pilotos devido a faltas, a mesma foi para a pista com apenas sete participantes. Mais uma vez (repetindo o feito da 2ª Etapa), Larissa Mazaira largou em terceiro, superou Pedro Moraes, mas teve como importante adversária Priscilla Cruz. Larrissa e Priscilla se revezaram algumas vezes no segundo posto. Uma disputa limpa, excelente. Na frente o dono da pole position Vitor HR parecia não ter adversários, melhor, adversárias! No entanto, a apenas duas voltas para o fim da prova, HR se desconcentra, perde o controle de seu kart na curva "Dedo de DEUS", abrindo caminho para as meninas. Foi então que Larissa Mazaira, que nesse momento estava na cola de Priscilla, usou a última volta para superá-la e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Priscilla ficou com o segundo e Vitor HR em terceiro lugar. Pelo visto as meninas darão trabalho na X3 esse ano.

   É a vez da X2 Truck, os pesadinhos entrarem na pista. O treino de qualificação foi marcado por dois fatos que influenciaram de forma marcante, o resultado da corrida. O piloto André Argento foi contemplado, no sorteio de karts, com um excelente equipamento, todo revisado, fininho! Por sua vez, Ricardo FG não teve a mesma sorte e ficou com um equipamento um pouco aquém, o que não lhe conferiria chances maiores na corrida. Sabendo disso, FG jogou suas fichas no kart reserva, até então desconhecido. FG e sua arriscada decisão lhe conferiria o uso de um dos melhores karts, mas a perda de tempo para troca teve o seu preço, prejudicando-o na qualificação, Ricardo ficou com a 3ª posição no gride de largada. Argento tinha tudo para ser um vencedor, mas foi surpreendido com a quebra de seu equipamento na primeira volta de qualificação. Sua sorte inicial foi amargada pela troca por um equipamento mediano, que não lhe conferia chances de grandes feitos na corrida. André ficou com a modesta 8ª colocação no gride de largada.

   A corrida, pois é isso que importa, teve como gride de largada, o pole position Claydson Aquino, em segundo André Barreto e FG em terceiro. Bandeira verde, Aquino larga bem, mas é perseguido por Barreto, FG acompanha. Esses três pilotos passam na primeira volta com uma boa distancia para Marcos Berberick o quarto colocado nesse momento. A surpresa viria na curva seguinte (Curva 1). Acossado por Barreto, Aquino erra e vai na grama, André Barreto pula na frente, trás FG a centímetros de seu kart. Aquino retoma a pista em 6º lugar. Enquanto Barreto era perseguido por Ricardo FG, Claydson fazia uma corrida de recuperação. Na sexta volta Aquino supera Berberick e assume o 3º posto. Nesse mesmo momento, um pouco mais a frente, era a vez de Ricardo FG ultrapassar André Barreto no bico de pato que antecede a grande reta. FG em primeiro administraria a corrida até o final, vencendo-a com muita propriedade. Barreto resistiria até o final aos arroubos de Claydson e confirmaria seu segundo lugar. Claydson se contentou com o terceiro lugar. André Argento, sem muito que esperar, largou no 8º lugar e em 8º lugar cruzou a linha de chegada.

   Hora da X1 entrar na pista. Mais uma vez Pedro Ricardo não teve dificuldade para vencer a corrida de ponta a ponta. Confirmando as expectativas que seu excelente equipamento lhe proporcionaria. Pedro administrou bem a vantagem para o segundo colocado Flavio Caetano, que teve muito trabalho com Rafael Ricardo, que no inicio da corrida superou Sidnei Castilhos e o próprio Flavio Caetano. No entanto, Caetano foi para cima e tomou de volta seu segundo posto. Final Pedro Ricardo em primeiro, Flavio em segundo e Rafael em terceiro.

   X2 Light na lista. E para a surpresa de todos, Gustavo Caetano assumiu a posição de honra pós qualificação. Acredite, é isso mesmo, o veteraníssimo Gustavo largou na pole position! A torcida delirava com o feito de Caetano, rolava até um clima de já ganhou! Na pista a coisa não foi tão fácil. Nelson Fernandes, o segundo colocado no gride de largada, não deu sossego. Por 15 voltas seguidas, das 18 percorridas, Fernandes tentou acabar com a festa de Caetano, mas não conseguiu. Para completar a pressão, Gustavo ainda teria que resistir a recuperação fantástica de Alexandre Martins, prejudicado por um inicia de prova ruim, fez uma corrida de recuperação excelente, chegou a superar Nelson Fernandes e atacar vigorosamente Gustavo. Mas o dia era mesmo de Caetano, a duas voltas do fim Martins perdeu o controle do seu kart e rodou no "Dedo de DEUS", deixou o caminho livre para o grandioso triunfo de Gustavo Caetano. Em segundo ficou Nelson Fernandes. O terceiro a cruzar a linha de chegada foi Alexandre Martins, depois de resistir aos esforços de Marcos Gonçalves em tomar lhe o posto. Vitor Teixeira, vencedor das duas primeiras etapas, apesar de largar em 3º, não conseguiu impor o ritmo das etapas anteriores e terminou a prova apenas no 5º lugar.

   Última a entrar na pista, a X2 teve seu brilho reduzido pelas ausências de nomes que certamente iriam abrilhantar ainda mais essa categoria. Sorte de Alexandre Couto, que não teve dificuldades em colocar em sua conta mais um hat-trick (largou na pole, fez a melhor volta, e venceu a corrida de ponta a ponta). Couto já no início abriu larga vantagem para Felipe Bezerra, o 2º colocado, depois administrou sua corrida sem excessos, para cruzar a linha de chegada no primeiro posto. George Luiz, largou em 3º lugar, chegou a ocupar a segunda posição mas sentiu o forte calor, perdeu rendimento e perdeu duas posições. Beneficiados, Bezerra herda de volta a 2ª colocação e Humberto Telles a 3ª.

  Nossa próxima etapa acontecerá no dia 18 de maio no TopKart Nova América. Será a primeira etapa Indoor do ano. Tudo diferente, outros favoritos...

  Até lá pessoal!


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003