CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

A comunicação falhou
22/07/2014
Rodrigo Valadares e Argento
  Lindo dia, belas corridas, e etapa adiada. Etapa adiada? Pode parecer confuso, mas de fato aconteceu. Passada a Copa do Mundo, muitos de ressaca ainda pela desclassificação humilhante, mas bola para frente, hora de falar de kart. Para isso Guapimirim foi escolhido como cenário para encerramento da nossa 1ª Copa de 2014. Para isso, seriam realizadas duas etapas em um mesmo dia: 5ª e 6ª Etapas. Tudo estava encaminhado para isso, mas por uma falha de comunicação entre o Serviço de locação de karts e dono do Kartódromo, fomos obrigados a adiar o encerramento da Copa para outra data (3 de agosto). Fato esse que causou muitos aborrecimentos, e arranhou a imagem de um serviço antes homenageado e recomendado a todos.

  Apesar da 6ª Etapa ter sido adiada, tivemos uma 5ª Etapa com corridas, como sempre foram, excelentes, cheias de emoção, deslizes, e surpresas. O que não foi surpresa foram os nomes que praticamente garantiram o 1º lugar na 1ª Copa. Alexandre Couto já é Campeão da 1ª Copa na X2, e André Barreto, se não faltar a próxima a etapa, está quase com as mãos na Taça. Barreto este ano conseguiu juntar habilidade com sorte, e tem conseguido ótimos resultados. Nesta etapa teve a graça de ter sorteado um kart que alguns brincaram ser um 125cc (profissional), de tão discrepante a diferença em superioridade de rendimento para os demais. O virtual campeão da Truck da 1ª Copa, mais uma vez fez sua parte em Guapimirim, e ganhou de ponta à ponta, tirando 2 segundos por volta de seus rivais. Com 54 pontos e um início de ano para se invejar (3 vitórias e um 2º lugar em 5 etapas) André Barreto só não será campeão da 1ª copa por um milagre, pois o mesmo só precisa de um 5º lugar na 6ª etapa. Ricardo FG que ficou em 2º na corrida e também está em 2º na copa com 8 pontos atrás do líder, só se consagrará campeão da 1ª Copa se vencer a próxima etapa e torcer para André Barreto ficar na 6ª colocação.

  A briga vai ficar mesmo pelo 3º lugar da 1ª Copa, entre André Argento (8º lugar na etapa) e Rodrigo Valadares (5º lugar na etapa) com 38 pontos cada, e em seguida Claydson Aquino (4ºlugar na etapa) e Candido Mendes (3º lugar na etapa) com 37 pontos. Os 4 prometem sangue nas luvas e faca no capacete por este 3º lugar da 1ª Copa, façam suas apostas!!!

  Faremos um breve resumo de cada corrida para ilustrar alguns lances.

Categoria X2

  Com um número grande faltas, a X2 foi para a pista com apenas 7 pilotos. Lourenço Neto, Sergio Garcia e Yan, sem dúvida alguma dariam uma apimentada na corrida vencida com louvor por Humberto Teles. Teles largou em 3º, superou Alexandre Couto, Lauro Mendonça, e ainda fez a melhor volta da categoria (53.252s). Detalhe, os tempos mais baixos dessa categoria com relação as demais, são por conta da mudança de pista. A pequena mudança (inclusão da “bus stop”) aumentaram os tempos em mais ou menos 2,5s, nas baterias posteriores.

  O pódio da X2 foi formado por Humberto Teles (1º), Lauro Mendonça (2º) que cruzou a linha de chegada logo atrás, e Alexandre Couto (3º) que fez uma corrida tranquila já pensando em que estante colocaria seu troféu de 1º da Copa. Macedo, Leo Scharth, George Luis, e Felipe Bezerra receberam a bandeirada nesta ordem.

Categoria X2T

  Uma das categorias mais disputadas do XKart têm líder absoluto pela primeira vez. André Barreto largou na pole e não teve dificuldade para vencer, acompanhado de Ricardo FG (2º). Candido Mendes (3º) ganhou uma posição de Claydson Aquino (4º) e a manteve até o final. Na verdade, após essa ultrapassagem, não houve briga entre os 4 primeiros colocados. Após a ultrapassagem de Candido em Claydson na segunda curva da largada todos mantiveram uma boa distância entre si. A briga ficou mesmo por conta de Rodrigo Valadares (5º) e Helder Marques (6º), que travaram uma disputa emocionante até o fim da corrida. Os mesmos variaram de posição 6 vezes durante as 21 voltas da corrida. André Argento (8º) não tinha equipamento para acompanhar, e foi superado por Marcos Berberick (7º) sem muita dificuldade. Marcio Loyola ficou em 9º.

Categoria X1

  Aumentou a briga entre os irmãos Pedro e Rafael Ricardo. Rafael fez a pole e ganhou de ponta a ponta. Mas se pensam que foi fácil estão enganados, pois seguido de muito perto durante toda a prova por Carlos Chinelli (2º), e seu irmão Pedro Ricardo (3º). E a briga agora entre irmãos ficou para a última etapa, pois a diferença entre eles é de apenas um ponto. Erick de Bragança caiu na tabela após pegar o mesmo kart que André Argento (X2 Truck) pegou. Tentou tirar leite de pedra, desistiu, trocou de equipamento, mas já era tarde. Amargou um penúltimo lugar.

Categoria X3

  O novato e jovem garoto Thiago Fernandes mostrou que está treinando em casa (Guapi). Fez a pole, mas o nervosismo e a inexperiência (mais uma vez), o atrapalharam. Vitor HR que largou em 3º, superou Pedro Moraes e Fernandes, e garantiu o primeiro lugar. A briga inicial ficou entre Felipe Santos (que fez bela corrida e terminou em 2º seguido), Pedro Morais (3º), Thiago Fernandes (4º), e Larissa Masaira (5º). Os quatro travaram uma bela disputa com muitas ultrapassagens, e várias vezes trocaram de posições durante a corrida. Larissa que estava em 3º por boa parte da corrida, sofreu um toque “salutar” no final e rodou. Priscilla Cruz andou sozinha e terminou em 6º. Já Ylan teve um pneu furado e amargou a última posição de chegada. Destaque para o novato Thiago Fernandes que apesar de muito jovem já mostra que está treinando bastante, e que em breve começará a aparecer nos pódios.

Categoria X2 Light

  Última categoria a ir para a pista. E o destaque desta foi Nelson Fernandes. Fez o “Hat Trick” (foi Pole, vencedor, e a melhor volta), e administrou bem sua distância para Luiz Paulo (2º), que era seguido de longe por Rafael Azevedo (3º). A bateria também foi marcada por disputas ásperas entre André Arisa e Gustavo Caetano, que acabou sendo desclassificado pelo diretor de prova, o que exaltou os ânimos pós término da corrida. A disputa pelos três primeiros lugares da 1ª Copa está totalmente indefinida nessa categoria. Temos cinco possíveis vencedores.

Até a próxima!


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003