CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Agora sim acabou!
12/08/2014
Rodrigo Valadares e Argento
Depois de prorrogada a 6ª etapa para o dia 3 de Agosto, aconteceu no Kartódromo Internacional de Guapimirim (RJ), a etapa que decidiu a 1ª Copa XKart de 2014. Final de Copa, muita “Rivalidade”, empenho de todos, e um prejuízo dantesco de um piloto (daremos mais detalhes depois). Domingo de sol, pilotos com suas companheiras e familiares, drone (veículo aéreo não tripulado) voando pelo kartódromo filmando tudo, melhor dizendo, quase tudo, e troféus já no pódio aguardando seus donos. Faremos um breve comentário dos acontecimentos de cada categoria, lances polêmicos, uns engraçados, e uns para se esquecer.

Após uma mudança de pista de última hora e uma faxina em mutirão para limpar os trechos da pista que não estavam em uso, a X2 Truck fez as honras da casa e deu início a tão esperada etapa. Rodrigo Valadares, André Argento e Candido Luis cumpriram a promessa: correr com “sangue nos olhos”. Os três disputavam o 3º lugar da Copa, e ainda juntos com o piloto Helder Marques fizeram uma corrida extraordinária do inicio ao fim.

André Barreto mais uma vez com seu “125cc”, largou em 1º e ganhou fácil dando 1 volta no segundo colocado. Ricardo FG também de “125cc”, largou em 2º e disparou. Mas faltando 5 voltas para acabar a corrida, teve um problema no motor e abandonou. A tristeza só não foi maior porque FG já tinha pontos para garantir o 2º Lugar na Copa. Enquanto isso, uma “briga” que se arrastava durante toda a corrida acontecia entre Candido Luis (8º), Helder Marques (3º), Rodrigo Valadares (2º) e André Argento (4º). Os 4 travaram uma batalha digna de se assistir. Argento rodou 3 vezes e se recuperou, rolou fechadas, totós salutares, abandonos, teve piloto cortando grama... Tudo em uma só corrida. Evantuir Felix (5º) chegou a entrar nesse “bololo”, mas não aguentou muito tempo e se distanciou. Argento após se recuperar de uma rodade que o jogou para último, assumiu o 3 lugar por alguns segundo, e viu o mundo rodar mais uma vez faltando umas 10 voltas para acabar. Candido teve o pneu furado faltando 6 voltas para o fim. A briga acabou com Rodrigo Valadares e Helder Marques cruzando a linha de chegada com menos de 0,300s de diferença. André Argento já vinha logo atrás (3s) com sua enceradeira envenenada. Com esse resultado, André Barreto terminou a 1ª Copa em 1º com 68 pontos, Ricardo FG em 2º com 52 pontos, e Rodrigo Valadares em 3º com 50 pontos. Parabéns aos vencedores!

Devido ao baixo número de participantes nas Categorias X2 e X3, a Organização do XKart decidiu por juntar as mesmas na mesma bateria. Separados por coletes de cores diferentes, dois grids foram formados. X2 na frente, alguns segundos após, X3 liderada por Pedro Moraes.

Na X2 Alexandre Couto, Lauro Mendonça e Humberto Teles mostraram mais uma vez que não têm concorrência na pista. Alexandre largou na pole, fez a melhor volta, ganhou. Mas acompanhado de perto por Lauro Mendonça (2º) e Humberto Teles (3º). Final de Copa, Couto em 1º com 70 pontos, Teles em 2º com 53, e Mendonça em 3º com 50.

Ainda na mesma bateria, falando agora da X3, chegou a hora de dar pulos, chorar, e até jogar a chupeta fora. Foi o que vimos com a vitória do garoto Thiago Fernandes. Vitória! Agora sim! Merecida, andou muito, com calma e tranquilidade depois de perder algumas posições no inicio e ser favorecido pelas quebras de Vitor HR (6º) e Pedro Morais (3º). Ylan Marcel também andou bem e conquistou o 2º lugar no pódio. Lástima foi para Larissa (5º) que tinha um Kart com motor, mas sem frente nenhuma. A menina brigou com o kart por toda a corrida sem sucesso. Entrou na pista como favorita para ganhar a Copa, viu os sonhos irem por água abaixo, quando Pedro Moraes teve seu pneu furado e tudo mudou. Moraes recebeu bandeira de Stop and Go para se encaminhar aos boxes, se revoltou, quase não parou, mas não teve jeito. Esse episódio causou grande confusão, pois a direção de prova se confundiu e posicionou de forma errada Moraes na folha de resultados. Fato esse comprovado por filmagens realizadas pela Organização. Com a folha errada, e sem a reclamação dos pilotos participantes sobre esse aspecto, a premiação da Etapa e da Copa foi entregue de forma equivocada. Com isso, Larissa Mazaira, com 56 pontos, é a vencedora da 1ª Copa de 2014. Pedro Moraes terminou em 2º com 55 pontos, e Priscila Cruz que não participou da etapa, em 3º. A notícia foi recebida com gosto ruim por Moraes que aceitou a situação como um bom piloto que é, e festejada ao extremo por Larissa e família. Estamos no aguardo pelo convite do churrasco de comemoração hein!

X1 na pista, e desta vez não deu para Pedro Ricardo (4º). Mesmo fazendo a pole, não conseguiu manter sua posição, e foi superado por Marcos Valentim (1º), Erick de Bragança (2º), Rillan Rodrigues (3º). A X1 fez uma corrida digna da categoria de ponta do XKart. Os 4 primeiros chegaram a menos de 1,500s de diferença. Destaque especial para Erick de Bragança que largou em 6º e conseguiu uma incrível recuperação, ficando em 2º na corrida e garantindo o 3º lugar da Copa. Rafael Ricardo (6º) que estava disputando o titulo da Copa com Pedro Ricardo não foi bem. Rodou e perdendo o título por 2 pontos de diferença para o irmão. Final de Copa ficou: Pedro em 1º com 58 pontos, Rafael Ricardo em 2º com 56, e Erick de Bragança em 3º com 54. A 2ª Copa promete!

Última bateria, X2 Light na pista. O novato no XKart Nelson Fernandes mais uma vez mostrou seu potencial largando na pole. Mas essa corrida tinha outro nome: Luiz Paulo Yparraguirre. Luiz largou em 6º, foi superando um a um, até superar Nelson e abrir grande vantagem. Luiz Paulo (1º) disparou e chegou com quase 8s de vantagem. Nelson não se desesperou. Fez o que precisava para ser campeão da 1ª Copa, manteve seu 2º lugar, administrando uma diferença de mais de 19s para o 3º (Gustavo Caetano), passando assim a frente de Vitor Teixeira (5º na corrida) na classificação. Com o resultado Nelson conquistou a 1ª Copa, Vitor Teixeira foi o 2º, e Yparraguirre o 3º.

Parabéns a todos!

Um fato inusitado, o Drone do piloto Flávio foi abduzido durante seus voos de filmagem. Simplesmente desapareceu. Após sair de controle, saiu da linha de visão de Flavio, que teve apenas ideia de para onde deve ter ido (caído). A busca pela aeronave levou horas. Muitos pilotos e amigos se aventuraram nos terrenos pantanosos e de mato alto atrás do equipamento. Mas infelizmente sem sucesso. Prejuízo alto. Todos lamentaram muito o ocorrido.

Próxima etapa acontecerá na Aldeia da Serra em São Paulo. Kartódromo esse novidade para a maioria dos pilotos. Não poderia existir cenário melhor para o início da 2ª Copa. As novidades não param por ai. Teremos a saída de dois nomes conhecidos. Um na X2 e um na Light. Mas essas receberão um nome forte cada. Surpresa!

 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003