CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

A Zebra está solta
28/11/2014
Rodrigo Valadares e Argento
Zebra nos pódios, campeões antecipados, e tropeços de veteranos, marcaram a etapa Dupla do último dia 16 de novembro em Volta Redonda. A categoria X2 Truck foi a única que deixou para a última etapa a definição de seus campeões. Todos esperavam várias definições na 10ª e 11ª Etapas, e de fato aconteceram, exceto em uma categoria: X2 Truck. Foi uma etapa fantástica, muitas mudanças nas tabelas de classificações, grandes arrancadas, novos pilotos, e alguns pilotos favoritos que não estavam em seu melhor dia, colaboraram para embolar os números, promovendo novas disputas pelas primeiras posições.

Na Categoria X3, Vitor HR até que tentou, mas não conseguiu. A Menina de Ouro, Larissa Mazaira, já pode começar a comemorar. Para Larissa perder o título, Vitor teria que vencer a última corrida, e a ela não chegar entre os primeiros. Tarefa difícil, mas não impossível.

Na X2 Light Vitor Teixeira já está com as mãos na Taça. Com os resultados da etapa, abriu seis pontos de vantagem para Luiz Paulo. Como está descartando seis pontos, mesmo como um resultado ruim, a distância ainda é confortável. Mas Última Etapa é última etapa, tudo pode acontecer. Luiz Paulo e Nelson estão encostados, distância apenas de três pontos. E Rafael Azevedo logo atrás dos três pode surpreender e tirar alguém do pódio final.

Na X2 Humberto Teles não ganhou, mas garantiu o que precisava, já é praticamente Campeão da Categoria X2. George Luiz com um 2º Lugar na 11ª Etapa embolou a disputa pelo 2º e 3º lugar com Felipe Bezerra. Mas Lauro Mendonça aparece logo atrás e pode superar os dois.

Na X1 Pedro Ricardo já pode comemorar o Campeonato de 2014. Pode até se dar ao luxo de nem entrar na pista. Erick, Sidnei, Chinelli, Rafael, e Marcos Valentim estão na disputa pelo 2º e 3º Lugares.

Na X2 Truck, André Barreto precisava apenas de um 5º lugar, mas decepcionou. Agora terá de lutar para conseguir o título. Rodrigo Valadares diminui a diferença de 16 para 3 pontos, e Candido para 4 pontos. Os três prometem uma corrida épica no TKB.

Vamos aos comentários das etapas:

X3
Larissa Mazaira mostrou que este é o ano dela. Ganhou a 10ª etapa convencendo, e assumiu com larga vantagem a liderança, só uma combinação de resultados tira o título de Campeã da nossa menina. Thiago Fernandes decepcionou na 10ª etapa. Largando na pole, deixou mais uma vez a pressa da juventude atrapalhar, e chegou apenas na 5ª posição. Vitor HR mostrou que está firme na disputa. Na 10ª etapa largou na 6ª posição, mas se recuperou e chegou em 2º na corrida. Já na 11ª etapa o jovem Thiago fez bonito, largou na pole novamente e mostrou mais maturidade após o puxão de orelha que levou da mãe (vamos falar dela mais tarde) no intervalo, e ganhou fácil de ponta a ponta.
Pedro Morais veio para as etapas mirando a líder Larissa. Mas conquistando apenas o 3º e 5º Lugar, ficou fora da briga pelo título, mas continua na luta por seu lugar ao pódio final. Felipe Santos deu adeus ao campeonato correndo mal e ficando em último lugar nas duas etapas. Ylan Maciel mostrou mais uma vez que cresceu nas pistas, travando ótimas disputas, e conseguindo um 3º lugar na 11ª etapa, e ainda briga por um lugar no pódio do campeonato anual. Infelizmente suas chances de ficar em 3º são de apenas 27%, contra 63% de Pedro morais e 89% de Vitor HR. Em resumo, Ylan terá de ganhar a corrida e torcer para Pedro Morais ficar em 4º lugar ou abaixo.
Vitor HR, o menino de gelo, fala pouco fora das pistas, quase que invisível do lado de fora, mas dentro do kart se faz perceber um piloto de alto potencial que está sempre brigando entre os primeiros. Mais uma vez conseguiu dois ótimos resultados (2º e 2º) somando 24 pontos.
Situação muito engraçada foi a presença da mãe do garoto Thiago Fernandes, que fez uma "briga" a parte nas arquibancadas com os pais da Larissa, torcedores fanáticos e já conhecidos por todos. Torceu forte, gritou, estava quase entrando na pista. A festa era tamanha que foi contagiando o público de tal forma que, e um momento da corrida, todos na arquibancada já gritavam "VAI THIAGO". Inclusive os pais da Larissa (hehehehe....). Ficou muito legal. E nós do XKart ficamos satisfeitíssimos com este espírito, seja muito bem vinda sempre!!!

Destaque da 10ª etapa para nossa menina de ouro Larissa que ganhou e quase garantiu o título com essa vitória.

Destaque da 11ª etapa para a mãe do Thiago que conseguiu contagiar a todos e fazer de Volta Redonda quase um Maracanã com todos gritando "VAI THIAGO".

Roda Presa da rodada vai para Felipe Santos que correu mal perdeu, as duas corridas, e ainda deixou de brigar por um lugar no pódio do anual.


X2 Truck
A 10ª etapa foi digna da famosa X2 Truck, que mostrou mais uma vez uma aula de pilotagem para quem assistia. Com os karts todos igualados, o favoritismo que nunca existiu mostrou-se mais uma vez em 20 minutos de adrenalina pura.
André Barreto entrou na pista já com 16 pontos de diferença para o 2º colocado (Rodrigo) para se sagrar campeão antecipado. Mas a Vida é uma Caixinha de Surpresa, e não era o dia dele. Fez duas corridas ruins acabando apenas em 8º e 9º. Rodrigo Valadares fez a sua parte. Fez a pole, acompanhado de Claydson Aquino, André Argento, Ricardo FG e Marcos Berberick. Estes fizeram uma corrida a parte disputando a 1ª colocação. Rodrigo levou bem sua vantagem de largar na frente até metade da corrida, mas faltando 9 voltas para o fim, Argento realizou uma excelente ultrapassagem no final da reta oposta, e trouxe o pelotão junto com ele. Em apenas 3 curvas houve uma variedade de troca de posições. FG chegou a ficar em 2º, mas depois Claydson assumiu, Berberick ficou em 3º, e depois caiu, Rodrigo saiu de 1º para 5º e voltou para 3º.... Tudo isto aconteceu em apenas 10 segundos. Faltando 6 voltas para o fim da corrida, Rodrigo conseguiu recuperar suas posições e terminou em 1º, seguido de Argento (2º), Claydson (3º), FG (4º), Berberick (5º). No grupo de trás Candido terminou em 6º , Helder ( 7º) ,Barreto (8º), Evantuir (9º), Marcio (10º), e o estreante Vinicius que foi nitidamente colocado numa categoria forte demais no momento para ele, ficou em último nas duas etapas. Não só por posição mais também desclassificação, pois o mesmo pesou abaixo do permitido para a categoria.
A 11ª Etapa tivemos uma agradabilíssima surpresa, Evantuir largou em 2º, atrás de Candido (1º). Os dois fizeram uma corrida tranquila e sem preocupações. Candido disparou na frente e não teve dificuldade para ganhar de ponta a ponta e garantir o troféu de CAMPEÃO da 2ª copa antecipado, Evantiur também foi embora e manteve tranquilamente seu 2º lugar. Mais atrás um pouco, uma briga incansável pelo 3º lugar entre Helder Marques, Claydson Aquino e Ricardo FG tomava rumos preocupantes. Quando os três tentaram entrar na curva ao mesmo tempo sobrou para Helder Marques que acabou rodando e terminando a corrida em 8º. Melhor para Claydson Aquino que levou mais um troféu de 3º e manteve excelente média. FG depois de perder a concentração rodou sozinho e voltou para a pista na briga entre Barreto (7º), Berberick (6º) e Rodrigo (5º). Nessa brincadeira os 4 travaram uma disputa acirrada até o fim Ricado FG ficou com o 4º lugar. O estreante Vinicius mais uma vez terminou na última posição após mais uma mês pesar abaixo no peso da Categoria.

Destaque da 10ª Etapa vai para Rodrigo Valadares que fez a pole, e mesmo caindo para 5º lugar, mostrou folego e frieza para correr atrás do prejuízo e ganhar a corrida.

Destaque da 11ª etapa vai para Evantuir Felix que sabemos que é um piloto simples, com um caráter magnifico, pilotou demais, fez o 2º melhor tempo da corrida, e merecidamente conquistou seu 1º troféu no Xkart.

Roda presa da rodada vai para André Barreto que chegou em Volta Redonda precisando de um simples 5º lugar para ser campeão e deixou escapar.


X2 Light
Vez da X2 Light entrar em cena, e mostrar que leve só está no nome. Uma bela corrida pode ser vista pelos espectadores, na 10ª etapa tivemos o líder Vitor Teixeira fazendo a pole seguido de Alexandre Couto, e Rafael Azevedo. Mas na corrida as coisas mudaram, Vitor Teixeira caiu e terminou em último. Rafael Azevedo assumiu a ponta, Couto se manteve e terminou em 2º, seguido de Luiz Paulo (3º) e Nelson Fernandes (4º). Na 11ª Etapa, Vitor mais uma vez, largou entre os primeiros, mas dessa vez ali se manteve. Destaque para Alexandre Couto que venceu a corrida e praticamente garantiu o título da 2ª Copa. Completaram o pódio Vitor em 2º e Marcos Gonçalves em 3º. Nessa Luiz Paulo é quem não teve sorte. Com um equipamento aquém dos demais, preferiu abandonar a corrida.


X 1
Cada vez mais velozes e mais furiosos, a X1 entrou em cena com Pedro Ricardo liderando o campeonato, mas nada de sombra e agua fresca, até porque era dia de Sidnei Castilhos. Este correu demais e ganhou as duas etapas, seguido por Pedro Ricardo e Carlos Chinelli na 10ª etapa, e seguido por Erick de Bragança e Pedro Ricardo na 11ª etapa . Os três travaram uma disputa única, digna de X1, cruzando a linha de chegada com menos de 2s de diferença. Uma situação inusitada aconteceu na 11ª etapa. No final da reta houve um toque de Chinelli em Pedro Ricardo, o suficiente para tirá-lo da prova. A Direção de Prova deu Stop and Go para Chineli, mas o curioso foi a passagem de Pedro Ricardo por fora da pista e sendo liberado pela direção de prova, para voltar atrás dos lideres após o miolo, situação que criou alguns desagrados, já que Pedro voltou para a corrida disputando ainda os primeiros lugares, fato que não ocorreria se a Direção de Prova o pedisse para voltar no ponto em que o mesmo rodou. Decisão certa ou errada da direção, Pedro que não tem nada com isso, conquistou o 3º lugar e já pode comemorar o Campeonato de 2014. Outra surpresa é que Marcos Valentim conseguiu 18 pontos, e com os resultados inconstantes de Rafael Ricardo, subiu na tabela e vem pra briga pelo 3º lugar do campeonato, juntamente com Chinelli e Rafael Ricardo. Com certeza teremos grandes emoções na X1 em Dezembro!!!

Destaque da 10ª Etapa e 11ª etapa vai para Sidnei Castilhos que entrou com moral e venceu as duas corridas. E também para Pedro Ricardo que garantiu o título de campeão 2014;

X2
A categoria mais previsível hoje do XKart teve uma surpresa: Leo Scharth ganhou seu 1º lugar no ano e foi em dobradinha. Venceu as duas etapas e deu um enorme salto na tabela. Humberto que fez a pole na 10ª etapa não segurou a pressão, e desta vez chegou em 3º na 10ª etapa, logo atrás de Leonardo Lopes. Esses três fizeram valer a corrida, colados até a linha de chegada chegaram praticamente lado a lado com 0,220 de diferença do 1º ao 3º. Galera, foi menos que um piscar de olhos (que demora 0,300) ! Chegada sensacional. Na 11ª etapa Humberto fez o que precisava, ficou em 4º, mas os resultados ainda sim, o ajudaram, e Humberto mantém a liderança do campeonato com larga vantagem em relação ao 2ª colocado, pode gritar é Campeão. Leo Scharth que também ganhou a 11ª etapa não teve vida fácil, pois desta vez foi George Luiz (2º) quem o fez "companhia" durante toda a corrida, e cruzaram a linha de chegada com incríveis 0,063 de diferença. George Luiz que foi muito bem, matematicamente somou 20 pontos, e subiu na tabela, entrando na briga por um pódio no campeonato anual. Felipe Bezerra que entrou na pista como vice-lider do campeonato não foi bem, conseguindo apenas um 5º e 6º lugar, deixando assim o título de campeão para Humberto, e assistiu seus rivais ficarem mais perto para a decisão de 2º e 3º lugar. De qualquer forma Bezerra em 2014 correu "d+", pois o mesmo está 13 kg acima da categoria e fontes informaram que o mesmo pode voltar para a Truck em 2015.

Destaque da 10ª e 11ª etapa vai para Leonardo Scharth que incrivelmente ganhou as duas corridas andando muito. Destacamos também Humberto Teles pelo título antecipado.

Roda Presa da rodada vai para Lauro Mendonça que tem potencial, mas não correu bem, e amargou péssimos lugares nas duas etapas.

É isso ai amigos. Que venha a última etapa!


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003