CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

1ª Taça XKart
23/02/2016
Rodrigo Valadares

Nesse domingo, 21 de fevereiro de 2016, foi realizada 1ª Taça XKart. Esse primeiro evento do ano, com ar de pré-temporada, reuniu 18 pilotos, que entraram na pista do Kartódromo Internacional de Volta Redonda para uma disputa desafiadora, e com o cenário mais desafiador ainda, pois choveu!!! Isso mesmo depois de quase três anos sem ter uma corrida com chuva, em nossa 1ª Taça não faltou água para dar mais emoção as corridas.

Darei uma breve explicação sobre o formado da competição para que todos entendam:
Foram 3 baterias classificatórias com os 18 pilotos na pista, sendo que ao término das 3, somente 15 pilotos correriam a grande final.
Não teve treino de classificação (Qualify). O grid da 1ª classificatória foi sorteado, e o da 2ª foi o inverso da 1ª, ou seja, quem foi sorteado para largar na poleposition na 1ª classificatória, largou em último na 2ª!
A 3ª classificatória teve também grid invertido de acordo com o ranking de pontos da 1ª e 2ª classificatória, ou seja, quem ficou em 1º no total de pontos somados nas duas corridas largou em último na 3ª classificatória.
Depois das 3 classificatórias os 15 melhores foram para a final levando pontos bônus, ou seja, todos os pontos conquistados nas 3 classificatórias são anulados e os pilotos da final, entraram com bônus:
20 pontos para o 1º,
17 pontos para o 2º,
14 pontos para o 3º,
12 pontos para o 4º,
10 pontos para o 5º...etc .
Esses pontos bônus que são válidos para somar com os pontos obtidos na final e determinar o ganhador da Taça Xkart.
Resumindo, de 18 pilotos, 15 iriam para a final e antes de começar as corridas, a busca era fugir do temido G3.

Vamos as corridas !!!

Classificatória 1
Evantuir Felix teve a honra de estrear a 1ª pole na 1ª Taça XKart. A corrida foi um Deus nos acuda. Pista molhada, alguns pilotos inexperientes... tudo favoreceu para deixar o clima na pista bem tenso, até mesmo para os mais antigos. Todos preocupados com a segurança física dos pilotos, mas graças a Deus tudo terminou bem. Na pista, Sidnei Castilhos deu show, largou no bolo, rapidamente ganhou a ponta, e dominou com folga, mostrou que na chuva ele é o Cara, virando 1.06,600s, melhor volta da 1ª classificatória! Logo atrás veio Rafael Ricardo (2º) que como falamos em matéria anterior, era o franco favorito a ganhar a Taça. Rafael também fez bela corrida largando em 9º lugar, Seguido de Rafael Azevedo que veio de trás e foi ganhando terreno a cada volta, chegando em 3º. A grande "chegada" foi a de Rafael Pereira (4ª) e Rodrigo Valadares (5º) que cruzaram a linha de chegada lado a lado após Rodrigo Valadares deixar seu kart escapulir na última curva da corrida. Rafael Pereira aproveitou o descuido e passou 0.00.068 a frente. Mais atrás, Sylvio Couto (6º), Marcos Lacerda (7º) e Evantuir Felix (8º) travaram uma bela disputa durante toda a corrida, e cruzaram juntos a linha de chegada com uma diferença de apenas 0,400s!

Destaques da 1ª classificatória:
Sidney Castilhos que andou muito e ganhou com tranquilidade.
Rafael Azevedo que veio de trás e buscou sem erros seu merecido 3º lugar.
Evantuir Felix que correu demais e mostrou que na chuva não tem essa história de peso, e ficou em 8º na frente de muitos outros favoritos.
Marcos Lacerda, e sua rápida evolução.

2ª Classificatória
Agora com a pista "seca", o cenário tornou-se totalmente diferente! Lembram que na matéria anterior dissemos que Rodrigo Valadares (XTruck) prometeu dar trabalho??? Pois bem, essa foi a corrida. Rodrigo Valadares dessa vez largou em 7º e precisou de meia volta para assumir a liderança, e ali ficar com tranquilidade até o termino da corrida. Seguido por Rafael Ricardo (2º) que fez a melhor volta da corrida (58.390s). Rafael Ricardo fez uma excelente corrida, pois largou em 9º e chegou em sua posição 15s a frente de Rafael Pereira (3º) que também correu tranquilo. Sylvio Couto (4º) que teve mais dificuldades e por muito pouco não perdeu a posição para Rafael Azevedo (5º) que veio com faca nos dentes tirando mais de 1segundo por volta do velhinho. Se ouvesse mais umas 2 voltas, fatalmente ganharia a posição! Quem surpreendeu foi Ricardo FG (8º) que mesmo com peso bem acima dos demais, conseguiu ficar a frente de Sidney Castilhos (9º), Gustavo Caetano (11º), entre outros. Esse kart 9 realmente devia estar envenenado!!!

Destaques da 2ª Classificatória
Rodrigo Valadares mostrou que com peso igualado anda igual e não deu chances para nenhum foguete X1!
Rafael Pereira progrediu demais e foi uma agradável surpresa vê-lo andando no pelotão da frente representando a X2!
Ricardo FG que mesmo com 28 quilos acima do peso mínimo, representou a XTruck de forma invejável!
Rafael Ricardo, Rafael Azevedo e Rodrigo Valadares foram os únicos que andaram na casa dos 58 segundos!

3ª Classificatória
Agora uma pequena pausa para ranquear as duas primeira corridas e fazer a formação do grid! Pontos somados, tiveram Rafael Ricardo em 1º no Ranking e vai largar em último, Rodrigo Valadares em 2º largando em penúltimo, Rafael Azevedo em 17º.....até a pole que foi ocupada por Alex Mattos.
Se existir uma palavra melhor que sensacional por favor me descrevam, mas foi o que Rafael Ricardo e Rodrigo Valadares fizeram nessa corrida! Os dois precisaram de 5 voltas para assumirem a 2ª e 3ª posição e foram atrás de Leonardo Moreira que estava em 1º com folga. A mais de 10 segundos de vantagem na liderança, uma diferença impossível de tirar..... Impossível?...não!!! Acreditem que Rafael Ricardo e Rodrigo Valadares tiraram a diferença e assumiram a ponta superando Moreira. Rodrigo Valadares para manter a tradição, ainda RODOU!!! Kkkkk, mas andou muito, fez a melhor volta da corrida 54.479s, e veio tirando mais de 1s por volta de Rafael Ricardo, se houvesse mais umas 5 voltas.... sei não??? Quem também não veio para a Taça de brincadeira foi Rafael Azevedo (4º) que largou em 16º e veio ganhando posições uma a uma, e mais uma vez estava no pelotão de cima seguido por Miguel Direnna (5º). Agora, briga mesmo tivemos entre Gustavo Caetano (9º), Rafael Pereira (10º), Alan Mattos (11º) e Leo Scharth (12º), esses 4 fizeram uma corrida para realmente afastar o fantasma do G3. Chegaram com uma diferença de 0.500 entre os 4 na linha de chegada!

Destaques da 3ª Classificatória
Leonardo Moreira que liderou mais da metade da prova e merecidamente ganhou um 3º lugar.
Rafael Ricardo e Rodrigo Valadares que largaram nas 2 últimas posições e com uma aula de pilotagem chegaram em 1º e 2º respectivamente.
Marcos Lacerda que surpreendeu e ficou em 6º, um baita resultado para o garoto que promete boas conquistas em 2016!
Miguel Direnna nome novo no XKart apareceu no pelotão de cima e mostrou que não tem café com leite na pista.
Rafael Azevedo que largou em 16º e conseguiu fazer uma corrida limpa e entrando no G5.

Após as 3 classificatórias o ranking para saber os 15 participantes da final ficou assim:

Pos
 Piloto
C1
C2
C3
Total
 Rafael Ricardo
27 27 30 84
 Rodrigo Valadares
21 30 27 78
 Rafael Azevedo
24 21 22 67
 Sidnei Castilhos
30 17 19 66
 Rafael Pereira
22 24 16 62
 Miguel Direnna
16 20 10 57
 Sylvio Couto
20 22 10 52
 Marcos Lacerda
19 13 20 52
 Eduardo Soares
14 16 18 48
10º
 Leonardo Moreira
13 8 24 45
11º
 Alan Mattos
15 14 15 44
12º
 Gustavo Caetano
11 15 17 43
13º
 Raphael de Souza
9 19 13 41
14º
 Evantuir Felix
18 11 12 41
15º
 Ricardo FG
12 18 11 41
16º
 Leonardo Scharth
17 10 14 41
17º
 Rafael Damiati
10 12 8 30
18º
 Alex Mattos
8 9 9 26


A grande Final
Hora de somar os pontos das 3 classificatórias e ver quem ficou no assustador G3. Pois bem, pontos somados, e fora da final ficaram Leo Scharth, Rafael Damiati e Alex Mattos.
Agora é pra valer, pista "seca" novamente e nada de grid invertido....5 minutos de QUALIFY, no traçado Red Bull. Depois de 5 minutos tivemos o seguinte grid:
Rafael Azevedo - Rafael Ricardo - Sidnei Castilhos - Eduardo Soares - Rafael Pereira - Raphael de Souza - Rodrigo Valadares - Evantuir Felix - Miguel Direnna - Sylvio Couto - Leonardo Moreira - Gustavo Caetano - Marcos Lacerda - Ricardo FG - Alan Mattos.
Largada dada e Rodrigo Valadares já pulou para 5º lugar na primeira volta e os 5 primeiros foram juntos numa batalha de posições. Por mais de 10 vezes em 15 voltas, várias posições se inverteram. Azevedo chegou a liderar a corrida mas não segurou. Sidnei liderou, mas não segurou Rafael Ricardo. Rafael Pereira chegou a ir para 6º mas conseguiu voltar a 4º. Rodrigo Valadares chegou a ficar em 3º mas cedeu. Raphael Souza ficou em 4º mas não segurou a pressão. Só por ai já podem ter ideia de como foi a final no pelotão da frente. Apenas 11 segundos atrás tinha outro pelotão com Gustavo Caetano, Sylvio Couto, Evantuir Felix e Alan Mattos, que fizeram também uma corrida pra ninguém colocar defeito, com trocas e mais trocas de posições. Quem se deu melhor nesse pelotão foi Gustavo Caetano (7º), seguido por Sylvio Couto (8º), Evantuir Felix (9º) e Alan Mattos (10º). Temos que destacar nesse pelotão nosso representante XTruck (Evantuir Felix) que fez parte da briga e acompanhou os mais leves!!!
Ah tá bom...vocês não sabem como terminou as primeiras posições nesse troca troca....hehehe.... Vamos ao resultado final da corrida: Rafael Ricardo (1º), Sidnei Castilhos (2º), Rafael Azevedo (3º), Rafael Pereira (4º), Rodrigo Valadares (5º) e Raphael de Souza (6º).
Só que agora temos que pegar os pontos bônus e ver quem foi o campeão da 1ª Taça Xkart 2016! E deu o favorito, mais que merecido, Rafael Ricardo. É o primeiro Campeão da 1ª Taça Xkart. Abaixo os 5 primeiros e suas pontuações:
1º Lugar - Rafael Ricardo - 45 pontos
2º Lugar - Sidnei Castilhos - 34 pontos
3º Lugar - Rafael Azevedo - 34 pontos
4º Lugar - Rodrigo Valadares - 33 pontos
5º Lugar - Rafael Pereira - 28 pontos

É isso ai galera ....em 2017 teremos novamente como pré-temporada a 2ª Taça Xkart !!!
E a partir de agora é pra valer no dia 3 de Abril de 2016 inicia oficialmente a temporada Xkart 2016 com o primeiro palco de disputas sendo o Kartódromo de Guaratinguetá (SP).

 


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003