CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Começou com zebra!
03/04/2016
Valadares, Argento, e FG

Palco novo para muitos pilotos, o kartódromo de Guaratinguetá foi o local escolhido pela Organização do XKart para a realização das duas primeiras etapas de 2016! Dia bonito, muito Sol, aliás, muito Sol mesmo. O calor era de matar, o que tornou as corridas ainda mais desafiadoras por conta do desgaste físico.

A pista é muito boa, construída num terreno irregular, cheio de subidas e descidas, tornando-a bem técnica, e exigindo ainda mais dos pilotos. Mas a final, é para isso que estamos aqui. Com uma frota de karts nova, Guaratinguetá proporcionou muitas disputas, em todas as categorias. Aproveito para parabenizar toda a equipe de profissionais do Kartódromo F-Kart Guará, que fez um excelente trabalho, e proporcionou a muitos uma etapa com muita diversão.

Esse ano o XKart fez a opção de valorizar o quesito peso para equilibrar suas categorias, deixando a questão da performance para cada piloto se aprimorar. Com isso, deixamos de ter a nossa categoria X3 (tradicionalmente equilibrada por performance). Esse ano o campeonato contará com a X1 (80kg), X2 Light (70Kg), X2 (85Kg) e X2 Truck (105kg).

Como tem sido feito a alguns campeonatos, mais uma vez iniciamos com etapa dupla. Contamos ainda com uma bateria de treino que antecedeu nosso evento. As primeiras categorias a entrarem na pista foram a X2 Truck e X2 Light depois foi a vez da X1 com a X2.

1ª Etapa - X2 Truck
Pilotos de técnica apurada, alguns velhos conhecidos, e um estreante. Mas a sensação da pista foi André Argento, que mesmo após um ano afastado das corridas, para tratamento de saúde, mostrou que quem é rei nunca perde a majestade e que está totalmente recuperado. O XKart tem a felicidade de vê-lo de volta a pista e bastante competitivo.
Fez a pole e dominou de ponta a ponta com larga vantagem para o 2º colocado Leonardo Moreira. A briga ficou mesmo mais atrás entre Leo Moreira (2º), André Barreto (4º), Ricardo FG (3º), Felipe Bezerra (6º), Eduardo Soares (5º) e estes em sua maioria já velhos conhecidos, travaram uma disputa digna de pilotos da Truck. Pena que essa durou poucas voltas, e todos se afastaram transformando a corrida num belo treino em Guaratinguetá. No final, todos cruzaram a linha de chegada com larga diferença. O estreante Eduardo Soares viu que entrou numa categoria de excelentes pilotos e que terá trabalho este ano!

Destaque da etapa: André Argento que após um ano sem correr, voltou com tudo, fazendo a pole e vencendo de ponta a ponta, com muita propriedade.
Roda Presa: Não tivemos nessa etapa! Quem sabe na próxima...

1ª Etapa - X2 Light
Deu Zebra!!!! Isto mesmo!!! Antes da Light entrar na pista, todas as apostas estavam voltadas para o piloto Thiago Fernandes como ultra favorito a ganhar todas as etapas. Mas os pilotos Rafael Damiati, Miguel Direnna e Leonardo Scharth vieram dispostos a mostrar que não vai ser bem assim não! Damiati largou na Posição de Honra e venceu. Teve trabalho, pois Miguel Direna durante a prova disputou cada curva, mas não conseguiu superá-lo. Os dois chegaram a apenas 0,700s de diferença na bandeirada final, seguidos por Scharth (3º colocado). Thiago Fernandes (4º) não chegou a ameaçar e optou por uma corrida para manter o que já havia alcançado na qualificação. Briga boa mesmo ocorreu entre o piloto estreante Vitor Anselmo (6º) e o jovem Gabriel Souza (7º). Gabrielzinho, filho do excelente piloto (Marcos Gonçalves), mostrou que vai evoluir muito esse ano, com apenas 13 anos, o garoto mostrou que tem garra e travou uma bela batalhar com Vitor, chegando a apenas 0,100s atrás.

Destaque da etapa: Vai para o vencedor Rafael Damiati, que antes tido como zebra por muitos, andou demais e mostrou que não veio fazer figuração em 2016!
Roda Presa: Vai para Ylan Marcel (ausente na etapa). Isso mesmo. Ylan perdeu o ônibus fretado que transportou grupo para o kartódromo, mesmo residindo a 500m do ponto de encontro! Kkkkkk.....

1ª Etapa - X1
X1 na pista, a novidade foi a estreia do piloto Candido Luiz, campeão da X2 com larga vantagem em 2015.
Marcos Valentim, eleito pela Organização a receber um importante troféu em 2015 (Mão de Merda), mostrou força com a sua presença na posição de honra para largada da corrida. No seu retrovisor dava para ver que a corrida não seria fácil, os irmãos Pedro Ricardo e Rafael Ricardo. Eram eles que estavam imediatamente atrás. Valentim andou muito, travou uma bela disputa com os irmãos FG, mas não conseguiu segurar a pressão de Pedro Ricardo (1º) e Rafael Ricardo (2º). Esses dois travaram dura disputa, trocaram a liderança da prova algumas vezes durante a corrida, que só foi decidida na última volta, quando Rafael, por um pequeno descuido, deu espaço e Pedro o ultrapassou e venceu a corrida. Parabéns ao estreante Candido Luiz, depois de uma péssima qualificação, trocou de equipamento e conseguiu excelente recuperação, cruzando a linha de chegada em 4º lugar, após dura luta com Vitor Teixeira (5º). Mais atrás, era a vez de Rafael Azevedo (6º), Carlos Chinelli (7º) e Erick de Bragança (8º) travarem belas disputas durante toda a prova, como se estivessem disputando o 1º lugar, chegando a menos de 0,200s um do outro no fim da prova.

Destaque da etapa: Marcos Valentim, que apesar de não ter vencido fez a pole e andou bem, certamente torce para o título de azarento tenha ficado no passado.
Roda Presa: Marcos Valentim, pole position, liderava a prova, ia bem, até perder duas posições e ao tentar recuperá-las exagerou, perdeu controle de seu kart e o contato com os líderes.

1ª Etapa - X2
Como a muito tempo não se via, a X2 está reunindo grandes nomes e nenhum favoritismo. Promete ser uma categoria muito disputada ao longo do ano onde tudo pode acontecer! Quem iniciou bem foi Rafael Pereira, que fez a pole, seguido de Marcos Vinicius, Marcos Gonçalves e André Duarte. Os quatro travaram uma disputa sensacional, do inicio ao fim com várias trocas de posições. O experiente Marcos Gonçalves levou a melhor e cruzou a linha de chegada em 1º lugar, seguido de Marcos Vinicius (2º), André Duarte (3º) e Rafael Pereira (4º). Bem mais atrás outra briga acontecia entre Rodrigo Valadares (7º), Rafael de Souza (5º) e Sylvio Couto (6º). Os três travaram também belas disputas durante toda a corrida.

Destaque da etapa: Marcos Gonçalves, piloto experiente mostrou que vem com bagagem da X1 e vai estar entre os favoritos ao campeonato.
Roda Presa: Vai para Rodrigo Valadares, ex-piloto X2 Truck, Valadares nas férias de verão fez excelente tratamento e perdeu nada menos que 15kg, solicitou seu ingresso na X2 e foi atendido. Fanfarrão alardeava bons resultados, entretanto isso não ocorreu. Vamos ver na próxima etapa qual será o seu resultado.

2ª Etapa - X2 Truck
Truck em cena novamente e desta vez a pole não foi de Argento e sim para Leo Moreira que ganhou de ponta a ponta. Com tranquilidade? Desta vez não, e depois explicamos o porquê!
Um corridão se desenrolou entre André Barreto, Felipe Bezerra, Ricardo FG e Eduardo Soares. Enquanto Moreira se afastava fruto de um ritmo muito forte, era a fez de Barreto ser atacado por Bezerra, de perto FG e Soares acompanhavam. André Barreto consegue ultrapassar. Felipe Supera André Barreto e logo em seguida é a vez de FG ocupar o 3º lugar ao superar Barreto. Mais rápido Ricardo FG foi para cima em busca do 2º posto, mas um toque entre ele e Felipe Bezerra, permitiu que André os ultrapassassem retomando o 2º posto na prova. FG saiu na frente deixando Bezerra para o ataque de Soares. Poucas voltas para o final, Ricardo FG ultrapassa André Barreto, que deu-lhe o troco na última volta a duas curvas do final da prova, um duelo de peso entre os veteraníssimos, ambos bicampeões (FG 2013/14 e Barreto 2015/16) dessa categoria. Felipe Bezerra ainda seria superado por Eduardo Soares depois de bela disputa entre eles durante o quarto final da corrida, disputaram curva a curva e chegaram praticamente juntos no final da prova. Mais para trás André Argento acompanhava a distância. Evantuir Félix abandonou a prova, na 12 volta, com cansaço físico.
Leo Moreira cruzou em 1º, mas por muito pouco não perde sua brilhante corrida. Leo abriu grande vantagem para o 2º colocado, mas faltando umas cinco voltas para o final da prova, Moreira de envolve em um acidente com um retardatário, bate e o resultado disso foi a perda parcial do freio de seu kart, além de grande perda de tempo. Isso fez com que ele voltasse a menos de 2s dos seus oponentes, nessa altura da corrida André Barreto e Ricardo FG. Leonardo teve muita dificuldade e não menos muita perícia controlando seu kart na ponta dos dedos, no talento até o fim, para se sagrar o grande vencedor. Como um guerreiro, ganhou merecidamente a prova.

Destaque da rodada: Para o piloto Léo Moreira não só pela sua vitória de ponta a ponta, mas pela grande perícia após ficar parcialmente sem freio, mostrou técnica e destreza.
Roda Presa: Vai para Evantuir que cansou e desistiu da corrida na 12ª volta, OLHA O PREPARO FISICO EVANTUIR!!!!

2ª Etapa - X2 Light
Agora o "Garoto de Ouro" (Thiago Fernandes) vai!!! Só que não! hehehe ...
Não tem moleza esse ano e quem desta vez mostrou que veio com tudo para o campeonato foi Rafael Medeiros, que largou na pole a andou tranquilo ganhando de ponta a ponta. Thiago não levou, mas fez bela corrida, largando em 5º e terminando em 2º lugar. Essa corrida foi um aviso do tipo: "Ei, eu tô aqui!"
Briga boa nesta etapa foi entre Damiati (4º) e Scharth (5º). Os dois travaram uma disputa estilo "sangue nas luvas". Ao final da prova, Damiati cruzou a linha em terceiro lugar com Scharth, na sua cola, em quarto.
Um fato bizarro aconteceu com o estreante piloto Victor Anselmo. Após perder o controle de seu kart, rodar e parar fora da pista (na grama). Quando retornou a corrida o fez no sentido contrário da prova, assustando diversos pilotos, entre ele Rafael Medeiro (líder) que foi o primeiro a encontra-lo na "contramão". Quem assistia, de fora, ficou assustado, já que vinham mais quatro pilotos além de Medeiros, todos muito próximos um do outro. Para a felicidade de todos, Anselmo tirou seu kart da pista a tempo, e retornou a corrida normalmente.

Destaque da etapa: Vai para Rafael Medeiros, que largou na ponta e ganhou com folga com mais de 10s do 2º colocado.
Roda Presa: Vai para Vitor Anselmo que por falta de atenção, andou na contramão, e colocou a sua integridade física e as dos demais pilotos em risco. ACORDA GAROTO!

2ª Etapa - X1
Entra em cena novamente a X1, só que a partir de agora traçado invertido. Dessa vez o destaque foi Vitor Teixeira, que fez a pole, seguido de Pedro Ricardo e Alexandre Couto. Na corrida Vitor e Couto abriram certa vantagem para Pedro Ricardo, e foram juntos até o fim. Vitor se deu melhor, chegando em 1º, seguido por Couto (2º) e Pedro (3º). Cândido Luiz conseguiu um 4º lugar. Mas não foi assim tão fácil, logo no inicio Rafael Ricardo ultrapassou Luiz, mas não resistiu e cedeu de volta sua posição. O atual campeão da X1, Rafael Ricardo, teve muita dificuldade de direção, conta que, no final da prova, só não foi superado por Marcos Valentim (6º) porque tirou uma de suas luvas que o permitiu ter maior controle da direção do seu kart.
Chegaram ao fim da corrida a apenas 0,400s de diferença. Chinelli (7º) que não estava num bom dia, pois já havia relatado dores no braço, não andou bem desta vez, ficando com um modesto sétimo lugar, seguido de Rafael Azevedo (8º), Erick de Bragança (9º) e Sidnei Castilhos (10º).

Destaque da etapa: Vai para Vitor Teixeira e Alexandre Couto que andaram juntos durante a prova e não deram chances para os demais.

2ª Etapa - X2
Nessa etapa, foi a vez de Marcos Gonçalves ocupar a posição de honra do gride de largada, seguido de Marcos Vinicius, André Duarte e Rafael de Souza. Nesse pelotão André Duarte ficou para trás andado sozinho, e os três primeiros foram se destacando cada vez mais. Marcos Vinicius (1º) passou Gonçalves, assumindo a liderança e ganhando a prova. E daí por diante, foram realmente como vagões engatados, sem ultrapassagens, na última volta da corrida, Rafael de Souza, que perseguia de forma implacável Marcos Gonçalves, no "bacião" ultrapassou Marcos e levou o segundo posto da corrida.
Rodrigo Valadares antes mesmo da largada, trocou de kart. O sonho estava bom. Largou em último, foi conquistando as posições, e terminou em 4ª. Só que havia um detalhe: no briefing geral, ficou acordado entre os pilotos, que ninguém poderia utilizar determinados karts, pois os mesmos tinham chassis diferentes dos demais, e por conta disso, estavam mais rápidos. Infelizmente Rodrigo na ânsia de voltar para o gride de largada, não se deu conta dessa questão, e pegou um dos karts que estavam separados para outra finalidade, infelizmente a equipe de box do kartódromo também não se deu conta disso. Esse erro crasso custou caro, valeu-lhe a desclassificação da prova, pós encerrada corrida.
Valadares realizou a troca, e foi punido pela Organização do XKart com a desclassificação. Combinado é combinado!
No pelotão de trás Sylvio Couto (5º), Gustavo Caetano (6º) e Rafael Pereira (7º) travaram bela disputa durante toda a prova, com momentos emocionantes. Na última volta o velhinho Couto deu o bote em Gustavo Caetano. Briga de jurássicos! Rafael Pereira tentou vir no vácuo mas faltou pista. A prova acabou. Os três chegaram a menos de meio segundo de distância na bandeirada.

Destaque da etapa: Vai para Marcos Vinicius, piloto de qualidade que começa o bem o campeonato e mostra que tem tudo para fazer parte do grupo de cima da tabela!
Roda presa: Vai para Rodrigo Valadares que por falta de entendimento e afobação, acabou utilizando um kart de outra especificação e teve seus pontos anulados. CORRE ATRÁS AGORA!!! FAZ SUA MÁGICA AI!

É isso meus amigos. A próxima etapa acontecerá em maio. O local ainda será definido e o que temos de certo, é que será em um kartódromo classicamente indoor. Até lá.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003