CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Final da 1ª Copa de 2017
21/08/2017
Ricardo FG

Guardado a cinco chaves, sem deixar a desejar aos mais ocultos segredos de qualquer Priorado, o destino, é o que nos espera e nos leva da Serra dos Órgãos para a capital do aço no Vale do Rio Paraíba. O Kartódromo Internacional de Volta Redonda nos recebeu para que celebrássemos duas de nossas etapas. Trata-se de nossa 5ª e 6ª etapas, etapa dupla, cujo formato foi inspirado no regulamento da Stock Car Brasil. Duas corridas, a primeira (5ª etapa) com classificação de 5 min e duração de 15 min, a segunda corrida (6ª etapa) de 20 min com o gride formado pela melhor volta obtida na corrida da etapa anterior, invertendo a posição dos quatro melhores colocados. Ambas corridas foram feitas no mesmo traçado, sentido e mantendo a mesma pontuação preconizada no regulamento para 2017. Essas corridas selarão do destino e celebrarão os grandes campeões da 1ª Copa XKart 2017.

Fazer uma etapa nesse kartódromo já seria muito bom, fazer duas com um regulamento que as tornam de alguma forma interdependentes é sem dúvida algo ainda mais especial. Tudo isso associado, a um excelente trabalho de equalização feito pela equipe técnica do kartódromo nos sets de karts utilizados para cada categoria. Tudo isso, junto e misturado, nos remeteram a um evento de excelência e um nível de competitividade deveras excepcional.

O XKart, em nome da Organização e de todos os pilotos agradece a toda equipe do Kartódromo Internacional de Volta Redonda pelo excelente serviço que nos fora prestado.

Na X1, categoria elite do XKart, foi protagonizada pelos irmãos Ricardo. Rafael venceu a 5ª Etapa e Pedro foi o vencedor da 6ª. A X1 sempre protagoniza momentos de extrema competitividade. Nesse dia não foi diferente. A 5ª etapa, a primeira volta, foi marcada por diversas ultrapassagens, ao todo foram nada menos 12 ocorrências, em uma única volta. Melhor para Rafael Ricardo que tomou a liderança da corrida nessa volta e não perdeu mais. Entretanto, durante toda a corrida cinco pilotos disputaram do segundo posto à sexta posição durante, absolutamente, toda corrida. Rafael Azevedo, Marcos Vinicius, Sidnei Castilhos, Pedro Ricardo e Alexandre Couto protagonizaram uma emocionante corrida, definida nessa ordem apenas na penúltima volta. Final Rafael Ricardo em primeiro, Rafael Azevedo em segundo, seguido por Marcos Vinicius. Destaque para Sidnei Castilhos, é sua a volta mais rápida da prova (56,663s).

Na sexta etapa, Pedro Ricardo largou na primeira posição, após obter a quarta melhor volta da prova anterior e por força do regulamento nas etapas duplas. Com um equipamento mais a sua feição, Pedro não teve a menor dificuldade de vencer, a não ser por seu pequeno descuido na primeira volta, quando foi superado por Alexandre Couto, obrigando-o a recuperar a liderança duas voltas depois para não mais ceder. Em segundo, Couto sem conseguir acompanhar Pedro, manteve com total tranquilidade seu posto. Rafael Azevedo em terceiro lugar, não teve adversário, terminando a prova sem dificuldade nessa posição. Rafael Ricardo vencedor da prova anterior, não foi bem. Largou em 5º conseguiu recuperar uma posição, mas evidentemente sem se entender bem com seu equipamento foi superado por Marcos Valentim e terminou a prova no 5º posto. A melhor volta dessa corrida ficou com Pedro Ricardo com a marca de 56.753s. Final, Pedro Ricardo é vencedor de mais uma etapa, com Alexandre Couto em segundo e Rafael Azevedo em terceiro.

De posse de cinco triunfos em seis provas, com nada menos que 100% de aproveitamento e um descarte (70 pontos), o piloto Pedro Ricardo consagra-se o grande Campeão da 1ª Copa XKart 2017. Rafael Ricardo (58 pontos) foi o vice-campeão seguido de Alexandre Couto (49 pontos) em terceiro lugar.

A X2 chega a Volta Redonda trazendo os pilotos André Argento e Ricardo FG empatados com 40 pontos e com um retrospecto de total domínio na categoria. Polarizado nesses dois pilotos, ao termino da qualificação para a primeira prova, era Ricardo FG quem estava em primeiro lugar e Argento quem posicionava seu kart no segundo lugar. Evantuir Félix foi muito bem e conseguiu o excelente 3º tempo para largada. Ricardo FG não teve a menor dificuldade e sua corrida foi absolutamente tranquila. Argento não conseguiu ação e se manteve no segundo posto sem ser ameaçado momento algum. Ao final da prova FG tinha 4s de vantagem para Argento, além de obter a melhor volta da prova, com a marca de 57,703s. Argento, por sua vez, também tinha os mesmos 4s para Felipe Bezerra terceiro colocado. Bezerra, por outro lado, não teve facilidade. Sua posição final foi muito valorizada pela disputa com Luis Rocha, Evantuir Félix e Eduardo Soares. Esses quatro pilotos fizeram grande corrida, por demais disputada. Quem não foi bem e teve que abandonar a prova na 7ª volta foi Sylvio Couto, uma pena. Final, Ricardo FG vence o primeiro "round" e vai para a 6ª etapa dependendo só de si para ser campeão da 1ª Copa XKart. Para tal, lhe bastaria um segundo lugar sem depender do resultado dos demais pilotos. André Argento chegou em 2ª lugar, sua situação ficou mais difícil, agora para ser campeão precisa vencer e que FG não chegue em 2º lugar. Em terceiro lugar foi Felipe Bezerra quem cruzou a linha de chegada.

Apesar da vantagem obtida por FG na prova anterior, é de Argento dessa vez, a pole position. Dono do quarto melhor tempo da 5ª Etapa, André colocou seu kart na primeira posição de largada, enquanto FG que havia sido o mais rápido, posicionava seu kart em 4º lugar. A sua frente Felipe Bezerra e Evantuir Félix o separavam de Argento. Para complicar as pretensões de FG, Eduardo Soares estava logo atrás.

Bandeira verde, Argento larga bem, se mantem com facilidade a frente. Bezerra supera Félix deixando-o na alça de mira do FG. Eduardo Soares perde posição para Luis Rocha, e a distância para FG passou para os confortáveis 2s. Evantuir cede sua posição para FG antes de completar a 2ª volta. Bezerra acompanhava a meia distância Argento, mas sem ação para superá-lo. FG por sua vez sabia que o 3º lugar era pouco e se desejava ser campeão teria que chegar ao segundo lugar na corrida. Passou a perseguir e atacar Felipe, que se defendia como podia. Foi na 9º volta que FG assumiu a segunda colocação, alcançando seu objetivo inicial. Entretanto, agora era a vez de Bezerra vir para cima, chegou a colocar seu kart lado a lado com o kart de FG, mas como a curva seguinte era favorável a Ricardo, esse se manteve a sua frente. Aos poucos FG foi conseguindo conter Bezerra e se aproximar de Argento. A vantagem que era de 1s, de Argento para FG, caiu a apenas 2 décimos, após alguma dificuldade de André em superar dois retardatários. Melhor para Ricardo que passou a perseguir fortemente André Argento. Se já estava complicado as pretensões de Argento em ser campeão, ficaram ainda mais difíceis. Em boa manobra, ao final da reta principal, FG ultrapassa Argento, Bezerra que vinha bem perto de Ricardo o ultrapassa também, deixando André Argento na terceira colocação. Sentindo seu melhor momento na prova FG fez voltas de qualificação, ganhou espaço confortável para Bezerra, que enfrentava atroz ataque de Argento. Felipe cede sua posição a duas voltas para o final e André Argento passa a ser o segundo colocado. Eduardo Soares encontrou Luis Rocha um adversário duro de vencer, e não teve sucesso, mas obteve a melhor volta da corrida, com a excelente marca de 57,543s.

Final Ricardo FG vence e se consagra campeão da 1ª Copa totalizando 68 pontos, André Argento, com 64 pontos, foi o segundo colocado e vice-campeão. Felipe Bezerra chegou em 3º lugar, mas foi Luis Rocha, que cruzou a linha de chegada em quarto lugar que ficou com o terceiro lugar, totalizando 45 pontos, na 1ª Copa XKart 2017.

Com 6 pontos de vantagem, sobre seu arquirrival Miguel Direnna, o piloto Rafael Medeiros, chega a Volta Redonda disposto a não perder o campeonato. Por outro lado, como franco atirador e dono de um excelente retrospecto, Direnna, certamente, espera reverter essa situação e sair com a taça de campeão em suas mãos. É a X2 Light em ação! Mas essa categoria ainda conta com outra dupla que pode incomodar e complicar a disputa pelo título. Trata-se de Gustavo Caetano e Gabriel Souza, ambos empatados em pontos, distantes os mesmos seis pontos, agora em relação a Miguel Direnna. Terminada a classificação, foi Miguel quem impôs um excelente tempo e posicionou seu kart na primeira posição de largada. Gustavo Caetano foi o segundo, Medeiros o terceiro. Matheus Souza surpreendeu e fez o 4º tempo, Carlos Henrique em quinto. Gabriel Souza não foi bem e ficou em sexto lugar. Dada a largada, Miguel Direnna não consegue sustentar a ponta por muito tempo. Logo foi ultrapassado por ambos os pilotos, Rafael Medeiros e Gustavo Caetano. Os três passaram a travar um duelo pela ponta, as posições se alternavam dentro da mesma volta, difícil fora para qualquer expectador tirar os olhos dessa disputa. Ressalto que foram protagonistas de excelentes corridas de muita técnica. Trocaram "tinta" várias vezes e de posições também. A vitória, literalmente, não tinha dono e veio na última volta. Rafael Medeiros abriu a última volta na liderança com Gustavo e Direnna imediatamente atrás. Direnna passa Gustavo e parte para cima de Medeiros. Na última curva, conhecida como "Jandira", Miguel força, e mesmo com as duas rodas internas para lá da zebra não evita a colisão em Medeiros. Sorte para Gustavo Caetano que aproveitou a chance e ultrapassou os dois pilotos. Rafael Medeiros levou a pior, espalhou e foi superado também por Miguel Direnna. Gustavo Caetano foi à loucura pelo triunfo. No segundo pelotão o destaque ficou com o jovem piloto Matheus Souza, apesar de ter obtido um excelente quarto lugar no gride de largada, infelizmente por um erro lamentável, esse piloto foi colocado equivocadamente na última posição. Souza fez uma excelente corrida de recuperação, ultrapassou vários pilotos até voltar a sua posição original. Terminou a corrida em quarto lugar a 11s do líder. Parabéns! Final Gustavo Caetano foi o vencedor, Miguel Direnna o segundo com Rafael Medeiros no terceiro posto.

Na corrida seguinte, Matheus por ter feito o quarto melhor tempo largou em primeiro lugar, seguido de Miguel, Rafael e Gustavo. Logo nas primeiras voltas Direnna e Medeiros superam Matheus e se distanciaram. Não houve confronto entre esses dois pilotos, Miguel levou seu kart até a bandeirada final e de mesmo modo Rafael Medeiros no segundo lugar. Esse resultado era suficiente para Rafael Medeiros se consagrar campeão da Copa. Mas a disputa mesmo ficou pelo terceiro lugar, Gabriel Souza, Matheus Souza e Gustavo Caetano, trocaram diversas vezes de posições e terminaram a corrida nessa ordem. Melhor para Gabriel Souza. Victor Hugo e Carlos Henrique não acompanharam e ficaram para trás. Final Miguel Direnna em primeiro seguido por Rafael Medeiros e Gabriel Souza.
Rafael Medeiros (62 pontos) se consagrou Campeão da 1ª Copa XKart, Miguel Direnna (60 pontos) Vice-campeão e Gustavo Caetano (51 pontos) em terceiro lugar.

Aqui também se se encerra a 1ª Copa de Equipes. O destaque principal, e grande campeã é a Equipe Honda, composta pelos pilotos Pedro Ricardo, Rafael Pereira e Matheus Souza. O Vice-Campeão foi a Equipe Mini de Marcos Valentim, Ricardo FG e Ronald Rodrigues. Em terceiro foi a vez da Equipe Toyota que teve como integrantes Carlos Chinelli, André Argento e Gabriel Souza. Parabéns todos pelos triunfos obtidos.
Em agosto, após as férias de inverno, o XKart retorna a pista para a realização de nossas provas mais esperadas do ano. Trata-se da 7ª e 8ª etapas que serão disputadas no excelente kartódromo RBC Racing em Vespasiano/MG. Nesse momento iniciaremos nossas segundas Copas (pilotos e equipes), sem falar que daremos continuidade ao Campeonato Anual, que entra em sua segunda fase.

E por falar em Anual, Pedro Ricardo (56 pontos), Rafael Ricado (48 pontos) e Alexandre Couto (42 pontos) lideram, nessa ordem a X1. Na X2 nós temos Ricardo FG (54 pontos), André Argento (52 pontos) e Rafael Pereira (38 pontos) na liderança. A X2 Light conta com Rafael Medeiros (52 pontos), Miguel Direnna (50 pontos) e Gustavo

Partiu XKart, Minas Gerais, Vespasiano, Kartódromo RBC Racing!


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003