CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Pista Expert XKart 15 Anos
08/10/2018
Ricardo FG
  Bem amigos pilotos, é o momento de narrar a todos o que na verdade seriam inenarráveis. A exatos um ano atrás, planejávamos, sonhávamos, com uma etapa emblemática. Que marcasse de forma singular os nossos 15 anos de existência. Foram cogitados alguns kartódromos reconhecidamente importantes, mas sem dúvida a opção mais adequada para essa data seria o Kartódromo Internacional Granja Viana. Entretanto, conseguir uma agenda nessa principal praça de competição do kartismo brasileiro não é exatamente uma coisa fácil. E assim foi. Enquanto aguardávamos a confirmação ou não, tínhamos ainda uma outra tarefa, certamente com grau de dificuldades ainda maior. Nosso Clube estava reduzido a apenas três categorias, fazia se necessário recompor o quadro de pilotos, precisávamos fazer jus as comemorações de 15 anos. A Organização do XKart entendeu que a melhor forma de recompor nosso quadro de pilotos era promover o retorno ao Clube daqueles pilotos, que um dia fizeram parte dessa nossa bela história. Graças a essa ação e de uma ampla divulgação, conseguimos alcançar a quantidade de pilotos necessária para a devida recomposição do nosso quatro de pilotos.

  Com a confirmação de nossa agenda no KGV (Kartódromo Granja Viana). Tudo estava pronto, "tínhamos o palco, tínhamos os atores era hora de montar a peça". Foram sete meses de trabalho contínuo para tornar esse evento um fato, desde a concepção no papel, capitação de recursos, passagens aéreas, fretamento de nosso ônibus, todo um planejamento das corridas dos traçados junto ao KGV, nos adequar a dinâmica do Kartódromo, até chegar na bandeira verde para a primeira corrida, tudo foi minuciosamente trabalhado e programado. A Organização tem o orgulho de dizer que foi um evento realmente digno dos nossos 15 anos, foi tudo perfeito! Em tempo, a Organização felicita a toda equipe do kartódromo, que nos assistiu, pelo excelente serviço prestado.

   Uma curiosidade merece atenção nessas singelas palavras. Trata-se de um episódio que ocorreu durante a escolha dos traçados para a 7ª etapa e um outro traçado para a 8ª etapa. O traçado objeto de escolha, teria que ser de alteração compatível com o traçado optado pelo grupo/corrida anterior e bem como posterior. Isso na verdade não nos deixa muitas opções, pois bem, em meio a essa difícil negociação com o kartódromo, vaza para todos os pilotos uma mensagem através do WhatsApp, informação essa que deveria ser repassada somente entre os pilotos da Organização, a respeito das pistas que estávamos negociando com o KGV. Pronto, formou-se uma enorme polêmica, inúmeras mensagens, inúmeras considerações dos pilotos que declinavam as suas preferências, o que evidentemente não seria possível agradar a todos. Mas uma coisa ficou muito clara, era desejo de todos correr em um traçado com a "eau-rouge" e um traçado classificado como "expert". Graças à boa administração do KGV isso foi possível e programamos para correr a 7ª etapa no traçado de número 115 (nível de dificuldade intermediário) com a "eau-rouge" e o traçado 111 (expert) com meia "eau-rouge" invertida e com uma curva em declive e aclive a direita no final da reta oposta, aqui batizada de "positiva". Um piloto do nosso grupo, cuja a voz é bem ativa, foi um dos que mais clamaram por uma pista bem difícil, depois de encerrada a etapa esse mesmo piloto veio até a Organização para considerar que a escolha do segundo traçado foi, dito por ele, por demais expert. Dessa forma, cabe aqui uma nota de congratulação aos pilotos vencedores das corridas na tal pista expert: Rafael Ricardo-X1, Fabiano CarneiroX2, Ricardo FG-X2T e Felipe Madsein-X3. Todos merecedores da comenda Pista Expert XKart 15 Anos.

   Para a realização das nossas duas etapas, optamos por juntar as categorias: X2 com a X2T e a X1 com a X3. Uma única corrida, mas com duas provas em curso.
Na 7ª etapa, o grande destaque na X3 foi Vitor Doria, dono da primeira colocação no grid de largada, é sua a melhor volta da corrida (54,659s), Doria venceu a prova de ponta a ponta sem a menor dificuldade, dispondo de confortáveis 6s de vantagem para Guilherme Melo ao cruzar a linha de chega. Segundo no grid de largada, Melo, concluiu a prova na segunda colocação. Vitor Boechat que largou em terceiro acompanhou os lideres por toda a corrida e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar a 16s do líder da prova. Como podemos ver, não foi uma corrida muito movimentada, porém tecnicamente apreciável. Uma corrida de afirmação, pode-se dizer, desses três pilotos vencedores da prova. Mas também não foi muito diferente para os demais pilotos da prova, que foi caracterizada por muito poucas mudanças de posições, praticamente todas nas últimas posições. Final Vitor Doria em primeiro, Guilherme Melo e segundo e Vitor Boechat na terceira posição.

   De volta a pista a X3, agora para a realização da 8ª etapa, o destaque foi Felipe Madsen. Com um equipamento a sua altura, dominou completamente a prova. Barba, cabelo e bigode. Melhor volta da corrida obtida no giro de número 14 com a excelente marca de 54,205s. Madsen correu sozinho e terminou a prova com a vantagem de 18s para o segundo colocado. Perfeito! Vitor Doria vencedor da prova anterior, largou em terceiro, logo atrás de Guilherme Busch. Doria partiu para cima de Busch, que já na primeira volta sabia que seria muito difícil manter sua posição. E foi o que aconteceu na 3ª volta. Doria assume o segundo lugar e tem caminho livre para chegar em Madsen. Felipe a essa altura já detinha 2s de vantagem para Vitor. Mas Doria força, perde o controle de seu kart, roda e demora muito para retornar a prova, agora em último lugar. Guilherme Busch retoma seu segundo posto e não tem dificuldades de se manter até o final da prova. Guilherme Melo outro destaque da corrida anterior, teve a mesma "sorte" de Vitor Doria, perdeu o controle de seu kart logo na primeira volta, enquanto detinha a quarta colocação. Melo retornou a prova em último lugar, fez uma prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em um excelente 5º lugar. Vitor Boechat herdou duas posições e já na quinta volta era o terceiro colocado. Nessa posição, Vitor não teve dificuldades para mantê-la até o final da prova. Final Felipe Madsen foi o grande vencedor, com Guilherme Busch e Vitor Boechat em segundo e terceiro lugares.

   Sétima etapa, categoria X2, o nome é Miguel Direnna, com um kart a sua feição, não teve dificuldades de posicionar seu equipamento na primeira posição do grid de largada. Rafael Tinoco e Fabiano Carneiro o seguem em posições imediatas. Destaque para Marcos Lacerda 5ª no grid e a decepção ao ver Rillan Rodrigues em último para largar. Bandeira verde e a primeira volta foi marcada por diversas ultrapassagens. Rillan recupera duas posições, Rafael Medeiros assume o terceiro posto, Lacerda perde posição, Du Chuairi ganha duas. Uma disputa acirradíssima, digna de última volta. A partir desse momento os pilotos se acomodam e partem para um outro tipo de corrida. Rafael Medeiros e Rafael Tinoco passaram toda corrida tirando tinta de seus karts, trocaram diversas vezes de posições, na briga pelo segundo lugar, porem ambos muito próximos de Direnna. Medeiros chegou a assumir a liderança da prova na 16ª volta, mas a briga agora era muito boa, quatro pilotos em 8 décimos (Medeiros, Direnna, Tinoco e Fabiano Carneiro) em uma disputa acirradíssima. Um pequeno deslize de Rafael Medeiros, determina uma enorme punição, Rafael erra e cai para quarto lugar, na confusão Fabiano toma a posição de Tinoco enquanto Direnna reassume a liderança. Qualquer outro erro seria fatal, porem o ritmo era de qualificação. E foi assim que Miguel Direnna fez a melhor volta da corrida na última volta da prova (54,737s). Marcos Lacerda, que vem corrida a corrida se adaptando a sua nova categoria, ficou com o 5º Lugar. Rillan que ameaçou uma recuperação, não foi bem, e terminou a prova em último lugar. Final Miguel Direnna em primeiro, Fabiano Carneiro em segundo e Rafael Tinoco em terceiro.

   Na segunda corrida da categoria X2 o destaque foi Du Chuairi tudo perfeito, qualificação, melhor volta da corrida (54,292s), liderou toda prova sem se quer ser ameaçado, uma corrida perfeita, até que o imprevisto, talvez inevitável, aconteceu. Foi exatamente na penúltima volta. A exato uma volta e meia para se sagrar o grande vencedor, Chuairi se envolve no grave acidente entre Luis Rocha e Leonardo Moreira (ambos de outra categoria, a X2T). Em verdade para não se envolver nesse forte acidente, Chuairi roda e fica preso nos pneus, leva um bom tempo para retornar a corrida, mas agora na penúltima colocação, graças a desistência de Gustavo Caetano na sua 8ª volta. Enquanto Du corria sozinho, Fabiano Carneiro também não tinha trabalho em segundo lugar. Entretanto, as três posições seguintes eram arduamente disputadas por Rafael Tinoco, Miguel Direnna e Rillan Rodrigues. Sim isso mesmo Rillan, com uma excelente corrida de recuperação, largou em 8º lugar e na 14ª volta já estava embolado nesse grupo, em terceiro lugar, atrás somente de Chuairi e Fabiano. A briga continua, agora mais intensa entre Rafael Tinoco e Miguel Direnna. Essa disputa tem sua intensidade e é vista de muito perto por Rafael Medeiros. Rafael acompanhava essa disputa a sua frente, ocupando a sexta posição, chegou a errar e perdeu sua posição para Sylvio Couto, mas a briga entre Tinoco e Direnna proporcionou a Medeiros que recuperasse duas posições, não somente a perdida para Sylvio Couto, como também a do Tinoco precisamente na linha de chegada. Isso mesmo, a diferença entre Medeiros (quarto colocado) e Tinoco (quinto colocado) foi de apenas 0,087s. Uma roda, dianteira (a menor). Final, Fabiano Carneiro com uma corrida muito boa, fez por merecer o presente de Chuairi e vence a corrida. Rillan Rodrigues, outro destaque por sua grande corrida de recuperação, também "agradece o presente" e cruza a linha de chegada em 2º lugar. Miguel Direnna, heroico vencedor de uma prova disputadíssima completa o pódio com o terceiro posto.

  Categoria X2 Truck, 7ª etapa, o nome da corrida é do recém-chegado ao Clube, Raphael Lessa, sem dúvida um nome muito forte, essa foi apenas a sua terceira participação e o seu retrospecto (segundo lugar e uma vitória) comprovam sua grande fase. E foi nesse "embalo" que esse grande piloto obteve seu primeiro "hat-trick" no XKart. Pole, melhor volta em seu terceiro giro (55,282s), fez uma corrida sem adversário. Sua vantagem para o segundo colocado foi progressiva e cruzou a linha de chegada, em primeiro lugar, em mais uma corrida perfeita. Tivemos ainda uma boa disputa pelo segundo lugar. André Argento e Luis Rocha nos proporcionaram algumas emoções pela disputa do segundo lugar, em uma prova marcada por pouquíssimas disputas. Final Raphael Lessa em primeiro, André Argento em segundo e Luis Rocha em terceiro lugar.

   Na 8ª etapa foi a vez de Ricardo FG dar o "troco" e dominar totalmente a prova. Agora o "hat-trick" lhe pertence, apesar de ter sido fortemente ameaçado por Rafael Lessa. Pole, FG venceu de ponta a ponta e a melhor volta da corrida lhe pertence com a marca de 54,706s. Nas três primeiras voltas Lessa, acompanhou FG de muito perto, que aos poucos foi ganhando alguns décimos tornando se absoluto até o final da prova, mas sempre assistido de perto por Raphael Lessa. Felipe Bezerra (3º grid de largada) não teve trabalho para se manter à frente de André Argento (4º no grid) até o final da prova. No mesmo estilo da prova anterior, essa teve ainda menos disputas, a não ser por Luis Rocha e Leonardo Moreira (5ª e 6º respectivamente) que brigavam arduamente pelo quinto posto. Essa disputa acabou por protagonizar o único acidente de maiores proporções. No 18º giro, exatamente na tomada a direita para subir a "eau-rouge" (de forma oposta), Rocha perde a frente de seu kart, colide nas barreiras de pneus e é projetado de volta a pista. Moreira, muito próximo, não tem tempo de desviar e colide de frente com a lateral do kart de Luis. A violência desse impacto é tão forte, que Leonardo Moreira, com seus 110kg é projetado para fora de seu kart passando por cima de Luis Rocha. Rocha nada sofreu, apenas seu kart não teve mais condições de corrida, entretanto, Moreira, além do grande susto, teve várias escoriações nos braços e pernas, mas passa bem. Final Ricardo FG é o grande vencedor, com Raphael Lessa em segundo e Felipe Bezerra em terceiro lugar.

   Categoria X1, sétima etapa, Fábio Cícero surpreende com uma volta tirada da cartola e se posiciona na posição de honra de largada. Rafael Ricardo e Alexandre couto são seus adversários diretos, respectivamente. Rafael Azevedo também mostra força é o quarto no Grid. Já Sidnei Castilhos, Igor Mauro e Pedro Ricardo não vão bem e ocupam as últimas posições para a largada. Vale ressaltar que Pedro Ricardo, que retorna ao campeonato após quatro etapas ausente, obteve o sexto lugar no grid de largada, mas certo de que não teria equipamento para almejar algo mais na corrida, Pedro fez a arriscada opção de trocar de kart antes da largada e ocupou o último posto na largada. Por certo, essa troca não foi tão boa e certamente seu novo equipamento não correspondeu as suas expectativas, apesar de lutar bastante, chegou a ser o 7° colocado, mas não resistiu e terminou a prova do mesmo jeito que largou. Mas vamos ao que mais importa, e nessa linha posso dizer que tivemos uma primeira volta emocionante, nada menos que múltiplas trocas de posições. Findo essa primeira volta, foi Rafael Ricardo quem liderava, seguido de muito perto por Alexandre Couto. Cícero veio a seguir em terceiro lugar. Chinelli, Azevedo, Castilhos, Igor, Vinicius e Pedro Ricardo compunham uma nova formação para esse início de prova. A partir dessa "arrumada" tivemos a fantástica briga pelo primeiro posto, entre Rafael Ricardo e Alexandre Couto. Foram várias trocas de posições e a distância entre os dois não passou de meio segundo. No final, Rafael (melhor volta da corrida no giro 12 alcançou a marca de 53,807s) que nessa altura liderava a prova, conseguiu se afastar e terminar a corrida, muito valorizada por seu adversário em primeiro lugar. Fábio Cícero fez uma corrida igualmente boa, se manteve em terceiro lugar até o final da prova, apesar de na última volta já ter Igor Mauro, que fez magnífica corrida de recuperação, colado no seu kart. Final Rafael Ricardo vence a prova, Alexandre Couto foi o segundo colocado e Fábio Cícero em terceiro lugar.

   Na oitava etapa, mas uma vez Rafael Ricardo se destaca e posiciona seu kart no mesmo posto que terminou a sua prova anterior. O segundo lugar é de Pedro Ricardo, dando mostras que está bem vivo em seu retorno. Carlos Chinelli também se destaca e se posiciona em terceiro, Alexander Couto, Fabio Cícero, Igor Mauro, Marco Vinicius, Rafael Azevedo e Sidnei Castilhos compuseram o grid de largada. Sinal verde, as primeiras voltas davam mostra que a corrida seria muito disputada, Carlos e Pedro trocaram e destrocaram de posições, Rafael se sustentava a frente enquanto Alexandre Couto "empurrava" a dupla a sua frente. Infelizmente Couto deixa essa briga ao perder o controle de seu kart na "positiva" (curva em ângulo agudo em subida cega para acesso a curva que antecede a reta de chegada) e retornou a prova em penúltimo lugar. Uma grande pena, Couto em grande forma, com um excelente equipamento fez grande corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada exatamente na posição que tinha quanto rodou (4º lugar). Rafael Ricardo, Pedro Ricardo e Carlos Chinele andaram toda a prova absolutamente colados um no outro. Pedro chegou a tomar a ponta, em uma desatenção de Rafael, que lhe custou o terceiro lugar para Chinelli. Isso fez com que Rafael "acordasse para a corrida", partiu para cima de Chinelli, recuperou o segundo lugar e em seguida foi para cima de Pedro, recuperando a liderança da prova. Chinelli muito focado na prova também aproveita e assume o segundo lugar. Parte para cima de Rafael, na última volta, subindo a reta oposta, praticamente não havia espaço entre os dois a corrida estava por duas curvas, a primeira era a "positiva", mas Carlos no afã de tentar sua última chance de superar Rafael, exagera no ímpeto e perde a traseira de seu kart na saída da "positiva", é o suficiente para Pedro Ricardo que vinha em terceiro, superar Carlos, teve sorte que Alexandre Couto, quarto colocado, estava muito distante. Final, grande vitória, em uma corrida maiúscula de Rafael Ricardo. Em segundo passa Pedro Ricardo com Carlos Chinelli em terceiro Lugar.

   Parabéns a equipe Toyota (Sidnei Castilhos-X1, Fabiano Carneiro-X2, Raphael Lessa-X2T e Vitor Boechat-X3), por seu duplo triunfo. Com um total de 36 pontos em ambas etapas (excelente regularidade) superaram a Renault (Marcos Vinicius- X1, Marcos Gonçalves-X2, André Argento- X2T e Vitor Doria- X3) na sétima etapa (33 pontos) e a Fiat (Alexander Couto-X1, Marcos Lacerda-X2, Ricardo FG-X2T e Guilherme Busch-X3) na oitava etapa (35 pontos).

   Após a realização dessas duas etapas, Rafael Ricardo da X1 lidera com 72 pontos, nove a mais que Igor Mauro em segundo lugar. Na X2, Rillan Rodrigues e Rafael Tinoco, ambos com 72 pontos dividem a liderança. Na Truck é Ricardo FG quem lidera com 70 pontos, a apenas um ponto de vantagem para seu arquirrival André Argento. Guilherme Melo lidera na categoria X3 com cinco pontos de folga para Felipe Madsen. Faltam ainda quatro etapas e muita coisa ainda pode mudar.

   Nosso próximo encontro será no dia 11 de novembro, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, quando realizaremos mais duas etapas. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003