Bem amigos pilotos, é o momento de narrar a
todos o que na verdade seriam inenarráveis. A exatos um ano atrás,
planejávamos, sonhávamos, com uma etapa emblemática. Que
marcasse de forma singular os nossos 15 anos de existência. Foram cogitados
alguns kartódromos reconhecidamente importantes, mas sem dúvida
a opção mais adequada para essa data seria o Kartódromo
Internacional Granja Viana. Entretanto, conseguir uma agenda nessa principal
praça de competição do kartismo brasileiro não é
exatamente uma coisa fácil. E assim foi. Enquanto aguardávamos
a confirmação ou não, tínhamos ainda uma outra tarefa,
certamente com grau de dificuldades ainda maior. Nosso Clube estava reduzido
a apenas três categorias, fazia se necessário recompor o quadro
de pilotos, precisávamos fazer jus as comemorações de 15
anos. A Organização do XKart entendeu que a melhor forma de recompor
nosso quadro de pilotos era promover o retorno ao Clube daqueles pilotos, que
um dia fizeram parte dessa nossa bela história. Graças a essa
ação e de uma ampla divulgação, conseguimos alcançar
a quantidade de pilotos necessária para a devida recomposição
do nosso quatro de pilotos.
Com a confirmação de nossa agenda no KGV (Kartódromo
Granja Viana). Tudo estava pronto, "tínhamos o palco, tínhamos
os atores era hora de montar a peça". Foram sete meses de trabalho
contínuo para tornar esse evento um fato, desde a concepção
no papel, capitação de recursos, passagens aéreas, fretamento
de nosso ônibus, todo um planejamento das corridas dos traçados
junto ao KGV, nos adequar a dinâmica do Kartódromo, até
chegar na bandeira verde para a primeira corrida, tudo foi minuciosamente trabalhado
e programado. A Organização tem o orgulho de dizer que foi um
evento realmente digno dos nossos 15 anos, foi tudo perfeito! Em tempo, a Organização
felicita a toda equipe do kartódromo, que nos assistiu, pelo excelente
serviço prestado.
Uma curiosidade merece atenção nessas singelas palavras.
Trata-se de um episódio que ocorreu durante a escolha dos traçados
para a 7ª etapa e um outro traçado para a 8ª etapa. O traçado
objeto de escolha, teria que ser de alteração compatível
com o traçado optado pelo grupo/corrida anterior e bem como posterior.
Isso na verdade não nos deixa muitas opções, pois bem,
em meio a essa difícil negociação com o kartódromo,
vaza para todos os pilotos uma mensagem através do WhatsApp, informação
essa que deveria ser repassada somente entre os pilotos da Organização,
a respeito das pistas que estávamos negociando com o KGV. Pronto, formou-se
uma enorme polêmica, inúmeras mensagens, inúmeras considerações
dos pilotos que declinavam as suas preferências, o que evidentemente não
seria possível agradar a todos. Mas uma coisa ficou muito clara, era
desejo de todos correr em um traçado com a "eau-rouge" e um
traçado classificado como "expert". Graças à
boa administração do KGV isso foi possível e programamos
para correr a 7ª etapa no traçado de número 115 (nível
de dificuldade intermediário) com a "eau-rouge" e o traçado
111 (expert) com meia "eau-rouge" invertida e com uma curva em declive
e aclive a direita no final da reta oposta, aqui batizada de "positiva".
Um piloto do nosso grupo, cuja a voz é bem ativa, foi um dos que mais
clamaram por uma pista bem difícil, depois de encerrada a etapa esse
mesmo piloto veio até a Organização para considerar que
a escolha do segundo traçado foi, dito por ele, por demais expert. Dessa
forma, cabe aqui uma nota de congratulação aos pilotos vencedores
das corridas na tal pista expert: Rafael Ricardo-X1, Fabiano CarneiroX2, Ricardo
FG-X2T e Felipe Madsein-X3. Todos merecedores da comenda Pista Expert XKart
15 Anos.
Para a realização das nossas duas etapas, optamos
por juntar as categorias: X2 com a X2T e a X1 com a X3. Uma única corrida,
mas com duas provas em curso.
Na 7ª etapa, o grande destaque na X3 foi Vitor Doria, dono da primeira
colocação no grid de largada, é sua a melhor volta da corrida
(54,659s), Doria venceu a prova de ponta a ponta sem a menor dificuldade, dispondo
de confortáveis 6s de vantagem para Guilherme Melo ao cruzar a linha
de chega. Segundo no grid de largada, Melo, concluiu a prova na segunda colocação.
Vitor Boechat que largou em terceiro acompanhou os lideres por toda a corrida
e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar a 16s do líder da prova.
Como podemos ver, não foi uma corrida muito movimentada, porém
tecnicamente apreciável. Uma corrida de afirmação, pode-se
dizer, desses três pilotos vencedores da prova. Mas também não
foi muito diferente para os demais pilotos da prova, que foi caracterizada por
muito poucas mudanças de posições, praticamente todas nas
últimas posições. Final Vitor Doria em primeiro, Guilherme
Melo e segundo e Vitor Boechat na terceira posição.
De volta a pista a X3, agora para a realização da
8ª etapa, o destaque foi Felipe Madsen. Com um equipamento a sua altura,
dominou completamente a prova. Barba, cabelo e bigode. Melhor volta da corrida
obtida no giro de número 14 com a excelente marca de 54,205s. Madsen
correu sozinho e terminou a prova com a vantagem de 18s para o segundo colocado.
Perfeito! Vitor Doria vencedor da prova anterior, largou em terceiro, logo atrás
de Guilherme Busch. Doria partiu para cima de Busch, que já na primeira
volta sabia que seria muito difícil manter sua posição.
E foi o que aconteceu na 3ª volta. Doria assume o segundo lugar e tem caminho
livre para chegar em Madsen. Felipe a essa altura já detinha 2s de vantagem
para Vitor. Mas Doria força, perde o controle de seu kart, roda e demora
muito para retornar a prova, agora em último lugar. Guilherme Busch retoma
seu segundo posto e não tem dificuldades de se manter até o final
da prova. Guilherme Melo outro destaque da corrida anterior, teve a mesma "sorte"
de Vitor Doria, perdeu o controle de seu kart logo na primeira volta, enquanto
detinha a quarta colocação. Melo retornou a prova em último
lugar, fez uma prova de recuperação e cruzou a linha de chegada
em um excelente 5º lugar. Vitor Boechat herdou duas posições
e já na quinta volta era o terceiro colocado. Nessa posição,
Vitor não teve dificuldades para mantê-la até o final da
prova. Final Felipe Madsen foi o grande vencedor, com Guilherme Busch e Vitor
Boechat em segundo e terceiro lugares.
Sétima etapa, categoria X2, o nome é Miguel Direnna,
com um kart a sua feição, não teve dificuldades de posicionar
seu equipamento na primeira posição do grid de largada. Rafael
Tinoco e Fabiano Carneiro o seguem em posições imediatas. Destaque
para Marcos Lacerda 5ª no grid e a decepção ao ver Rillan
Rodrigues em último para largar. Bandeira verde e a primeira volta foi
marcada por diversas ultrapassagens. Rillan recupera duas posições,
Rafael Medeiros assume o terceiro posto, Lacerda perde posição,
Du Chuairi ganha duas. Uma disputa acirradíssima, digna de última
volta. A partir desse momento os pilotos se acomodam e partem para um outro
tipo de corrida. Rafael Medeiros e Rafael Tinoco passaram toda corrida tirando
tinta de seus karts, trocaram diversas vezes de posições, na briga
pelo segundo lugar, porem ambos muito próximos de Direnna. Medeiros chegou
a assumir a liderança da prova na 16ª volta, mas a briga agora era
muito boa, quatro pilotos em 8 décimos (Medeiros, Direnna, Tinoco e Fabiano
Carneiro) em uma disputa acirradíssima. Um pequeno deslize de Rafael
Medeiros, determina uma enorme punição, Rafael erra e cai para
quarto lugar, na confusão Fabiano toma a posição de Tinoco
enquanto Direnna reassume a liderança. Qualquer outro erro seria fatal,
porem o ritmo era de qualificação. E foi assim que Miguel Direnna
fez a melhor volta da corrida na última volta da prova (54,737s). Marcos
Lacerda, que vem corrida a corrida se adaptando a sua nova categoria, ficou
com o 5º Lugar. Rillan que ameaçou uma recuperação,
não foi bem, e terminou a prova em último lugar. Final Miguel
Direnna em primeiro, Fabiano Carneiro em segundo e Rafael Tinoco em terceiro.
Na segunda corrida da categoria X2 o destaque foi Du Chuairi tudo
perfeito, qualificação, melhor volta da corrida (54,292s), liderou
toda prova sem se quer ser ameaçado, uma corrida perfeita, até
que o imprevisto, talvez inevitável, aconteceu. Foi exatamente na penúltima
volta. A exato uma volta e meia para se sagrar o grande vencedor, Chuairi se
envolve no grave acidente entre Luis Rocha e Leonardo Moreira (ambos de outra
categoria, a X2T). Em verdade para não se envolver nesse forte acidente,
Chuairi roda e fica preso nos pneus, leva um bom tempo para retornar a corrida,
mas agora na penúltima colocação, graças a desistência
de Gustavo Caetano na sua 8ª volta. Enquanto Du corria sozinho, Fabiano
Carneiro também não tinha trabalho em segundo lugar. Entretanto,
as três posições seguintes eram arduamente disputadas por
Rafael Tinoco, Miguel Direnna e Rillan Rodrigues. Sim isso mesmo Rillan, com
uma excelente corrida de recuperação, largou em 8º lugar
e na 14ª volta já estava embolado nesse grupo, em terceiro lugar,
atrás somente de Chuairi e Fabiano. A briga continua, agora mais intensa
entre Rafael Tinoco e Miguel Direnna. Essa disputa tem sua intensidade e é
vista de muito perto por Rafael Medeiros. Rafael acompanhava essa disputa a
sua frente, ocupando a sexta posição, chegou a errar e perdeu
sua posição para Sylvio Couto, mas a briga entre Tinoco e Direnna
proporcionou a Medeiros que recuperasse duas posições, não
somente a perdida para Sylvio Couto, como também a do Tinoco precisamente
na linha de chegada. Isso mesmo, a diferença entre Medeiros (quarto colocado)
e Tinoco (quinto colocado) foi de apenas 0,087s. Uma roda, dianteira (a menor).
Final, Fabiano Carneiro com uma corrida muito boa, fez por merecer o presente
de Chuairi e vence a corrida. Rillan Rodrigues, outro destaque por sua grande
corrida de recuperação, também "agradece o presente"
e cruza a linha de chegada em 2º lugar. Miguel Direnna, heroico vencedor
de uma prova disputadíssima completa o pódio com o terceiro posto.
Categoria X2 Truck, 7ª etapa, o nome da corrida
é do recém-chegado ao Clube, Raphael Lessa, sem dúvida
um nome muito forte, essa foi apenas a sua terceira participação
e o seu retrospecto (segundo lugar e uma vitória) comprovam sua grande
fase. E foi nesse "embalo" que esse grande piloto obteve seu primeiro
"hat-trick" no XKart. Pole, melhor volta em seu terceiro giro (55,282s),
fez uma corrida sem adversário. Sua vantagem para o segundo colocado
foi progressiva e cruzou a linha de chegada, em primeiro lugar, em mais uma
corrida perfeita. Tivemos ainda uma boa disputa pelo segundo lugar. André
Argento e Luis Rocha nos proporcionaram algumas emoções pela disputa
do segundo lugar, em uma prova marcada por pouquíssimas disputas. Final
Raphael Lessa em primeiro, André Argento em segundo e Luis Rocha em terceiro
lugar.
Na 8ª etapa foi a vez de Ricardo FG dar o "troco"
e dominar totalmente a prova. Agora o "hat-trick" lhe pertence, apesar
de ter sido fortemente ameaçado por Rafael Lessa. Pole, FG venceu de
ponta a ponta e a melhor volta da corrida lhe pertence com a marca de 54,706s.
Nas três primeiras voltas Lessa, acompanhou FG de muito perto, que aos
poucos foi ganhando alguns décimos tornando se absoluto até o
final da prova, mas sempre assistido de perto por Raphael Lessa. Felipe Bezerra
(3º grid de largada) não teve trabalho para se manter à frente
de André Argento (4º no grid) até o final da prova. No mesmo
estilo da prova anterior, essa teve ainda menos disputas, a não ser por
Luis Rocha e Leonardo Moreira (5ª e 6º respectivamente) que brigavam
arduamente pelo quinto posto. Essa disputa acabou por protagonizar o único
acidente de maiores proporções. No 18º giro, exatamente na
tomada a direita para subir a "eau-rouge" (de forma oposta), Rocha
perde a frente de seu kart, colide nas barreiras de pneus e é projetado
de volta a pista. Moreira, muito próximo, não tem tempo de desviar
e colide de frente com a lateral do kart de Luis. A violência desse impacto
é tão forte, que Leonardo Moreira, com seus 110kg é projetado
para fora de seu kart passando por cima de Luis Rocha. Rocha nada sofreu, apenas
seu kart não teve mais condições de corrida, entretanto,
Moreira, além do grande susto, teve várias escoriações
nos braços e pernas, mas passa bem. Final Ricardo FG é o grande
vencedor, com Raphael Lessa em segundo e Felipe Bezerra em terceiro lugar.
Categoria X1, sétima etapa, Fábio Cícero surpreende
com uma volta tirada da cartola e se posiciona na posição de honra
de largada. Rafael Ricardo e Alexandre couto são seus adversários
diretos, respectivamente. Rafael Azevedo também mostra força é
o quarto no Grid. Já Sidnei Castilhos, Igor Mauro e Pedro Ricardo não
vão bem e ocupam as últimas posições para a largada.
Vale ressaltar que Pedro Ricardo, que retorna ao campeonato após quatro
etapas ausente, obteve o sexto lugar no grid de largada, mas certo de que não
teria equipamento para almejar algo mais na corrida, Pedro fez a arriscada opção
de trocar de kart antes da largada e ocupou o último posto na largada.
Por certo, essa troca não foi tão boa e certamente seu novo equipamento
não correspondeu as suas expectativas, apesar de lutar bastante, chegou
a ser o 7° colocado, mas não resistiu e terminou a prova do mesmo
jeito que largou. Mas vamos ao que mais importa, e nessa linha posso dizer que
tivemos uma primeira volta emocionante, nada menos que múltiplas trocas
de posições. Findo essa primeira volta, foi Rafael Ricardo quem
liderava, seguido de muito perto por Alexandre Couto. Cícero veio a seguir
em terceiro lugar. Chinelli, Azevedo, Castilhos, Igor, Vinicius e Pedro Ricardo
compunham uma nova formação para esse início de prova.
A partir dessa "arrumada" tivemos a fantástica briga pelo primeiro
posto, entre Rafael Ricardo e Alexandre Couto. Foram várias trocas de
posições e a distância entre os dois não passou de
meio segundo. No final, Rafael (melhor volta da corrida no giro 12 alcançou
a marca de 53,807s) que nessa altura liderava a prova, conseguiu se afastar
e terminar a corrida, muito valorizada por seu adversário em primeiro
lugar. Fábio Cícero fez uma corrida igualmente boa, se manteve
em terceiro lugar até o final da prova, apesar de na última volta
já ter Igor Mauro, que fez magnífica corrida de recuperação,
colado no seu kart. Final Rafael Ricardo vence a prova, Alexandre Couto foi
o segundo colocado e Fábio Cícero em terceiro lugar.
Na oitava etapa, mas uma vez Rafael Ricardo se destaca e posiciona
seu kart no mesmo posto que terminou a sua prova anterior. O segundo lugar é
de Pedro Ricardo, dando mostras que está bem vivo em seu retorno. Carlos
Chinelli também se destaca e se posiciona em terceiro, Alexander Couto,
Fabio Cícero, Igor Mauro, Marco Vinicius, Rafael Azevedo e Sidnei Castilhos
compuseram o grid de largada. Sinal verde, as primeiras voltas davam mostra
que a corrida seria muito disputada, Carlos e Pedro trocaram e destrocaram de
posições, Rafael se sustentava a frente enquanto Alexandre Couto
"empurrava" a dupla a sua frente. Infelizmente Couto deixa essa briga
ao perder o controle de seu kart na "positiva" (curva em ângulo
agudo em subida cega para acesso a curva que antecede a reta de chegada) e retornou
a prova em penúltimo lugar. Uma grande pena, Couto em grande forma, com
um excelente equipamento fez grande corrida de recuperação e cruzou
a linha de chegada exatamente na posição que tinha quanto rodou
(4º lugar). Rafael Ricardo, Pedro Ricardo e Carlos Chinele andaram toda
a prova absolutamente colados um no outro. Pedro chegou a tomar a ponta, em
uma desatenção de Rafael, que lhe custou o terceiro lugar para
Chinelli. Isso fez com que Rafael "acordasse para a corrida", partiu
para cima de Chinelli, recuperou o segundo lugar e em seguida foi para cima
de Pedro, recuperando a liderança da prova. Chinelli muito focado na
prova também aproveita e assume o segundo lugar. Parte para cima de Rafael,
na última volta, subindo a reta oposta, praticamente não havia
espaço entre os dois a corrida estava por duas curvas, a primeira era
a "positiva", mas Carlos no afã de tentar sua última
chance de superar Rafael, exagera no ímpeto e perde a traseira de seu
kart na saída da "positiva", é o suficiente para Pedro
Ricardo que vinha em terceiro, superar Carlos, teve sorte que Alexandre Couto,
quarto colocado, estava muito distante. Final, grande vitória, em uma
corrida maiúscula de Rafael Ricardo. Em segundo passa Pedro Ricardo com
Carlos Chinelli em terceiro Lugar.
Parabéns a equipe Toyota (Sidnei Castilhos-X1, Fabiano Carneiro-X2,
Raphael Lessa-X2T e Vitor Boechat-X3), por seu duplo triunfo. Com um total de
36 pontos em ambas etapas (excelente regularidade) superaram a Renault (Marcos
Vinicius- X1, Marcos Gonçalves-X2, André Argento- X2T e Vitor
Doria- X3) na sétima etapa (33 pontos) e a Fiat (Alexander Couto-X1,
Marcos Lacerda-X2, Ricardo FG-X2T e Guilherme Busch-X3) na oitava etapa (35
pontos).
Após a realização dessas duas etapas, Rafael
Ricardo da X1 lidera com 72 pontos, nove a mais que Igor Mauro em segundo lugar.
Na X2, Rillan Rodrigues e Rafael Tinoco, ambos com 72 pontos dividem a liderança.
Na Truck é Ricardo FG quem lidera com 70 pontos, a apenas um ponto de
vantagem para seu arquirrival André Argento. Guilherme Melo lidera na
categoria X3 com cinco pontos de folga para Felipe Madsen. Faltam ainda quatro
etapas e muita coisa ainda pode mudar.
Nosso próximo encontro será no dia 11 de novembro,
no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, quando realizaremos mais
duas etapas. Até lá amigos.
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