NOTÍCIAS |
|
Sinal verde! |
19/03/2005 |
|
XKart News |
|
No último dia 13 iniciou-se o 4º Campeonato XKart de Kart Indoor. Ao contrário do que se imaginou, o grupo teve uma significativa redução no número de competidores. O grupo de 44 pilotos no Campeonato anterior, conta agora com 34 inscritos.
Apesar da redução do número de pilotos, acredita-se que este campeonato seja bastante consistente, pois os pilotos remanescentes do último campeonato, em sua quase totalidade, são bastante assíduos e espera-se que os novos também o sejam.
Outra grande novidade foi entrada do Grupo Granfino e da Concessionária FIAT Milocar no rol de patrocinadores. A ADDCAR e a NortMed também renovaram os seus patrocínios, o que demonstra que o XKart veio para ficar.
A nova premiação adotada pelo XKart fez sucesso. A troca das medalhas por troféus foi muito bem recebida por todos os pilotos.
Foi também realizada uma enquete com os pilotos a respeito de uma possível etapa em Petrópolis e, ao que tudo indica, a quarta etapa será nas terras do Imperador. O diferencial de Petrópolis é a possibilidade da utilização de karts de 9hp, contudo, isso ainda será discutido, pois segundo o Guerra (diretor de prova do XKart) somente as categorias X1 e X2 estariam aptas a utilizar este tipo de kart por questões de segurança. Já a organização do XKart, prefere ver como a X2 andará nas próximas etapas para liberar a utilização dos karts de 9hp.
Também foi anunciada a volta do campeonato de equipes nos moldes do 2º Campeonato, ou seja, cada equipe é formada por um integrante de cada categoria. Dessa forma, espera-se uma maior integração entre categorias.
A última novidade, foi o anúncio de um sorteio que será realizado no fim do campeonato. Ainda não se sabe exatamente quantos brindes serão distribuídos, mas segundo a Organização duas coisas estão certas: serão brindes bastante interessantes (capacete, luva, ...) e somente participarão desse sorteio aqueles que comparecerem a todas as 5 etapas.
Mesmo com toda organização e evolução do grupo, a 1ª Etapa foi palco de vários fatos polêmicos envolvendo a conduta dos pilotos e a direção de prova. Vários pilotos saíram se sentindo prejudicados e muitos deles culpam a ineficiente direção de prova. O fato é que a direção de prova falhou em não penalizar alguns pilotos no início das provas, o que levou a colher problemas mais tarde.
A Categoria X4, teve a estréia de 3 pilotos. Que apesar de novos, marcaram lugar no pódio já nesta 1ª Etapa. Com a falta de Daniel Frenkel, a disputa ficou entre os irmãos Mattos e os irmãos Lapagesse. Alex Mattos ficou com a primeira colocação, Roberto Lapagesse com a segunda, e Alan Mattos com a terceira. Rodrigo Lapagesse, que teve problemas com o kart, chegou logo atrás na quarta colocação.
Na Categoria X3 a grande surpresa foi o piloto Luis Cláudio (Senninha). Superando as expectativas, venceu com facilidade a bateria e fez tempo de X1, o que indica uma grande evolução do ano passado para cá. Sidnei Castilhos e Diego Val completaram o pódio. Outra surpresa foi o quarto lugar de Gustavo Nunes, que prometeu aos seus fãs um melhor resultado na próxima etapa.
A Categoria X2 foi o que podemos chamar de "Inferno de Dante". A Categoria conhecida por ter os pilotos mais "nervosos", transformou a pista em uma arena. Com uma pista travada e com poucos pontos de ultrapassagem, faltou a alguns pilotos um pouco de paciência para armar a melhor estratégia e evitar colisões. Várias ultrapassagens forçadas foram observadas. Em um ponto polêmico, vários pilotos se envolveram em um acidente. Fazendo com que a prova terminasse bem antes do previsto. Alguns pilotos atribuíram tal confusão ao fato da direção de prova ter perdido o controle da situação.
Na Categoria X1, mais uma vez André Addison mostrou a que veio. Aproveitando que seu principal rival (Henning) apresentava problemas com o kart, levou o 1º Lugar com facilidade. Um fato importante é o aparecimento de novos nomes como Felipe Afonso na segunda posição e Guilherme Fernandes em terceiro. Para os fãs do Alexandre Costa, mais conhecido com Hardinho, terão que esperar mais um pouco para comemorar o pódio. Hardinho praticamente com a mão no troféu, envolveu-se em uma colisão com Henning no final da etapa, adiando a comemoração.
A próxima etapa será no dia 10 de abril, a partir das 16:30h no novo Kartódromo da Barra da Tijuca (Extra 24h). |
|
|
|
|
|