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Visível melhora |
10/10/2005 |
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André Argento |
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Na luta para superar as confusões da etapa de setembro, o XKart com a ajuda de todos os pilotos, realizou nesse domingo (09/10) uma etapa cheia de mudanças. Entre elas, a nova forma de fiscalização era a mais esperada, já que envolveu gasto (aquisição de rádios) e mobilização de alguns pilotos para que está fosse eficiente. Para esta, o grupo montou um esquema que envolvia duplas de fiscais (alguns pilotos do grupo) se comunicando via rádio com a direção de prova. Apesar de todo planejamento, um mal entendido fez com que o diretor de prova do grupo fosse para outro kartódromo, fazendo com que uma outra direção fosse improvisada as pressas. Com muita sorte, podemos contar com a ajuda do pessoal do TopKart NorteShopping, que mais uma vez foram nota 10 na receptividade.
A outra mudança implantada, envolveu o sorteio dos karts utilizados na corrida. Na tentativa de evitar que os pilotos chegassem num mesmo horário (mais cedo), a Organização em reunião realizada semanas antes, optou pelo sorteio duplo posicional. Como era a primeira vez que este estava sendo utilizado no grupo, notou-se um atraso considerável no final das baterias. Isso se deu ao fato de toda a vez que acabava o qualify, um tempo era perdido ao transcrever os nomes dos pilotos e a ordem de largada. Alguns pilotos viram desvantagem no novo esquema de sorteio. Há até quem defenda o fim dos sorteios duplos, ou mesmo a realização de todos os sorteio no início do dia.
A primeira categoria a experimentar as novas regras foi a X2, categoria esta onde correm os membros da organização e alguns colaboradores. De cara, já se podia notar que o tempo entre o término do qualify e o início da corrida, se estendia por um período não esperado. Após a casa arrumada, finalmente o grid estava montado.
Rodrigo Lapagesse aproveitando a visível superioridade do Kart de número 10 e dos treinos, garantiu a pole position, seguido por Ricardo FG e Marcos Berberick. André Argento com o kart 09 chegou a ficar em 5º, mas foi superado por Carlos Braga no final do qualify. Colocando fim na maré de azar, Argento recebeu para a corrida o kart 10 (conhecido como "avião" por alguns), e teve a chance fazer uma corrida de recuperação, já que estava na 6ª posição.
Rodrigo agora com um kart (06) mais fraco, segurava com garra um pelotão de karts, que de volta a volta tinha sua ordem alternada. Foram nessas brigas, que foi notada a presença da nova fiscalização, pois a quantidade de punições aumentaram e muito. No final, Rodrigo levou mais um troféu de primeiro para casa, ficando Ricardo FG em segundo e André Argento em 3º, todos no mesmo segundo.
A X3 foi a segunda categoria a experimentar as mudanças, e ficou claro que alguns pilotos ainda não entenderam o que pode e o que não pode. Logo no início uma forte colisão em um ponto de baixa, fez com que um piloto rodasse e caísse de 4º para 8º. Na mesma hora o piloto que causou a batida foi punido com Stop and Go. Talvez essa seja a categoria onde se deva fazer um melhor trabalho para esclarecer as dúvidas, para evitar aborrecimentos no final da bateria. No final, o pódio foi formado por Alan Mattos, seguido de Alex Mattos e Lívia Sabra.
A categoria X1 fechou a etapa com uma competição acirrada. A tão esperada disputa entre Henning e Cícero mal aconteceu. Cícero largou na pole, e em pouco tempo abriu uma distância considerável de Henning. No pelotão logo atrás, Fabio Perozo segurava no braço a 3ª posição. Com um kart nitidamente inferior, só restava a Fabio fazer um traçado defensivo, mesmo que em alguns pontos seja quase impossível defender. Várias vezes na reta, Fabio fez o chamado "meio de pista" ou "zig-zag", a fim de evitar a perda de posição (sendo punido por isso). Mesmo com tanto esforço, algumas vezes Fabio abriu demais na entrada de uma curva, lances esses que lhe causou a perda de várias posições. No final Cícero garantiu o primeiro lugar com tranqüilidade, seguido por Henning e Guilherme Sabra.
No balanço geral, a organização deu nota alta para a Etapa, não deixando de observar o alto número de faltas (cinco), e as pequenas falhas que ainda serão trabalhadas. |
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