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1ª Etapa - 6º Campeonato |
30/03/2006 |
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André Argento |
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Amigos e pilotos do XKart, neste último domingo 26 de março, foi realizada a 1ª Etapa do 6º Campeonato XKart. Diferente dos anteriores, este campeonato será dividido em dez etapas, onde a primeira fase caracterizará a 1ª Copa e a segunda fase a 2ª Copa. Ao todo os pilotos disputarão os troféus das Copas e um campeonato anual. Além disso, a organização adotará pela primeira vez um campeonato de velocidades, onde pilotos divididos em categorias por peso, disputarão os melhores tempos.
A primeira etapa deste campeonato foi sem dúvida a mais aguardada de todos os tempos, pois além de colocar a prova os novos pilotos, poderia responder a pergunta que alguns faziam: As posições de chegada na corrida têm relação com a quantidade de treinos realizados? Por enquanto não existe nada que comprove isso, mas a resposta desta pergunta pode ser encontraga após a 2ª Etapa.
Para aqueles que perderam o evento, faremos um breve comentário sobre cada bateria, pois o colunista e piloto Ricardo FG entrará em mais detalhes em breve.
A primeira categoria a ir para a pista foi a X4. Esta categoria era a que poderia trazer mais infrações e diferenças, já que a maioria é formada por novos pilotos. Para a surpresa da organização, tudo ocorreu bem e ótimos pegas foram assistidos. Como era imaginado por muitos, Julio Baliosian se destacou e venceu de ponta a ponta, seguido por Rafael Jóia e Flavio Caetano.
A segunda categoria a ir para a pista foi a X2. Com um ótimo trabalho em equipe, Alex Mattos conseguiu a 2º posição no grid e mostrou que não será um mero coadjuvante da categoria. André Argento seu companheiro, chegou a ficar em 4º, mas no final do qualify caiu para a 6º posição. Carlos Braga com problemas na troca de kart, amargou na penúltima posição no grid. Logo no início da corrida, uma pequena confusão deixou Sidnei Castilhos preso nos pneus, comprometendo sua etapa. Sidnei que estava em 5º no grid, caiu para último. A dupla da equipe Lótus formada por Ricardo File e Eduardo Azeredo confirmou o favoritismo, fazendo a dobradinha de 1ª e 2º no pódio, seguidos pelo atual campeão Rodrigo.
A X3 foi a 3ª a ir para a pista. Esta bateria prometia, já que era nesta que estava investido o maior valor em treinos já registrado na história do XKart. Fontes internas do Kartódromo contabilizaram mais de 30 treinos em alguns casos.
Logo no início da corrida, uma grande confusão foi formada no primeiro "S" após a torre de cronometragem. Vários pilotos se envolveram em um acidente e ficou impossível punir de forma correta os reais infratores. Com isso, a dupla de fiscais formada pelos organizadores André e Carlos comandou a anulação da largada. Após um pequeno sermão ministrado pelo Diretor de Prova do Kartódromo (Guerra), foi dada uma nova largada. Durante a corrida, várias infrações foram cometidas, algumas se converteram em advertências e outras em "stop and go". Mesmo com as várias punições, alguns pilotos saíram muito chateados com o "bate-bate", fazendo com que a organização reunisse os pilotos após a prova para bater um papo. As cartas foram colocadas na mesa e espera-se que na 2ª etapa a coisa seja bem diferente.
Destaque para as primeiras colocações conquistadas com brilhantismo e de forma limpa por Lucas Pádua, Rafael Torres em segundo e Alan Mattos em terceiro. Os três mantiveram suas posições de largada. Para os fãs de Luis Rocha, restou apenas enrolar as bandeiras e colocar no caminhão que saia rumo a Terra do Imperador, pois apesar da quantidade de treinos, Luis não teve sorte com o equipamento e terminou em sexto lugar. Seu companheiro de treinos (Marcio Vianna), encontrou problemas similares e amargou o novo lugar.
A quarta bateria (categoria X1) foi palco de um verdadeiro show do piloto Edson Braga, que largou na pole e segurou nada mais nada menos que o melhor piloto do Interclubes (André Addison) até o final na corrida. Faltando apenas duas voltas para o final, Edson cometeu um erro milimétrico que custou sua 1º vitória no XKart. Após a ultrapassagem de Addison, que trouxe embutido o piloto Pedro Ricardo, Edson perdeu o ângulo da curva seguinte e acabou preso nos pneus. Como os pilotos estavam muito colados, alguns passaram e outros ficaram presos com o Edson. A confusão não acabou por ai, Guilherme Sabra e Cícero Montoya receberam punições (por parte da direção de prova) após o término da prova, que julgou que os dois cometeram infrações graves na última volta.
Com toda essa confusão, a organização começo a trabalhar maciçamente para melhorar a fiscalização de pista para as próximas etapas. Umas das medidas foi à elaboração da cartilha de lances polêmicos em forma de animação.
Além disso, espera-se que a partir da 2ª etapa, existam três duplas de fiscais de pista ao invés de duas. Sem contar que com as regras disseminadas, as punições serão aplicadas de forma mais severa, já que todos saberão bem o que vale e o que não vale.
Rumo a 2ª Etapa! |
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