NOTÍCIAS |
|
6ª Etapa de 2008 |
29/08/2008 |
|
Ricardo FG |
|
Prezados amigos, pilotos. Estamos de volta ao Kartódromo Premium para realização da 6ª Etapa de 2008. Em particular essa etapa deu inicio a nossa segunda copa anual. Além disso, esse dia foi marcado de forma especial: Pela manhã tivemos o 1º Endurance de Equipes do XKart, uma competição muito movimentada e emocionante; à tarde, para brindar a nosso dia, fomos providos de um excelente churrasco, ao longo de todo o evento. A Organização do XKart agradece e congratula os pilotos Felipe Piatgorsky e Carlos Braga pelas iniciativas. Os proprietários do Kartódromo Premium nos ofereceram uma pista bastante diferente das demais utilizadas até então. Desta feita, tivemos uma parte de alta velocidade (com duas curvas de 90º) que obrigava ao piloto a frear forte para entrada da parte de baixa velocidade, composta por várias curvas de diferentes raios. Uma pista para fazer a união da técnica do piloto com equipamento, com vistas a tirar a máxima performance.
A X4 foi a primeira categoria a entrar na pista e mais uma vez o piloto Felipe Piatigorsky mostrou aos seus oponentes que é um sério candidato ao título. Depois de conseguir mais uma "pole-position" para a sua "carreira", Piatigorsky não teve dificuldades em conduzir seu kart até bandeirada final, e com direito a melhor volta (34,130s). O segundo colocado foi Eduardo Serpa, seguido por Daniel Barberini. Nessa categoria não tivemos disputas e o gride de largada foi idêntico ao resultado final da prova. Gostaria de fazer uma moção a respeito do segundo pelotão dessa categoria, e elogiar a corrida de Sergio Garcia e Augusto Garcia (5º e 6º colocados). Muitas vezes esse segundo grupo de pilotos tem suas atuações embaçadas pelos lideres e não damos a devida atenção. Dessa vez devem ser objeto de lembrança pela excelente corrida que fizeram.
Em seguida foi a vez da categoria X3 Truck mostrar que, apesar do avantajar do peso de seus pilotos, esses são experientes e capazes de proporcionar excelentes disputas. Posso afirmar que a cada prova desse ano, essa premissa vem sendo comprovada. Mas uma vez os pilotos da X3 Truck deram um "show", com excelentes pegas. Marcelo Mendes foi o "pole-position", seguido por Michel Fonseca e André Argento. Michel foi para cima de Mendes, mas esse não vendeu barato seu primeiro posto. Fonseca teve muito trabalho, mas conseguiu superar Mendes para então vencer a prova. Marcelo Mendes foi o piloto mais rápido da Truck com o tempo de 35,370s. Outra fantástica disputa foi protagonizada pelos pilotos André Argento, Claydson Aquino e Ricardo FG. Uma pequena distração de Argento, custa-lhe a posição para Aquino e FG. Mas André consegue recuperar, ultrapassando Ricardo e mais tarde Claydson. Aquino lutou, resistiu algumas voltas, mas acabou cedendo sua posição para Ricardo FG, e passou a se preocupar com Marcio Vianna e Marcos Berberick que vinham logo atrás. Quando tudo parecia definido, foi Ricardo FG que fez a diferença. A duas voltas para o final FG chega no vácuo do kart de André, trocam posições, mas o que mais impressionou foi terem percorrido toda a parte de alta velocidade do circuito, literalmente lado a lado. Dividiram todas as curvas de alta velocidade, e frearam juntos na tomada da curva da "faixa de Gaza". Uma demonstração de pura habilidade desses pilotos. André, por dentro, teve a preferência da curva e saiu a frente de FG. No entanto, na volta seguinte, última da prova, Ricardo FG ultrapassou Argento no miolo do circuito, cruzando a linha de chegada na 3ª colocação, a apenas 1 décimo de diferença para Andre (4º colocado). A vitória de Michel Fonseca foi muito festejada, e dedicada a seu filho recém- nascido. Marcelo Mendes foi o segundo colocado.
Na X3 Light, mais uma vez, o piloto Flavio Caetano se sagrou vencedor. O seu domínio foi total, largou na "pole-position", percorreu todas as 27 voltas na liderança, sem que fosse ameaçado e de quebra fez a melhor volta da corrida (34,420s). Parabéns Flavio pela expressiva vitória. O segundo colocado foi Roberto Lapagesse que a exemplo de Flavio, fez uma corrida solitária, mas rápido o suficiente para se manter a frente de Alan Mattos, que para chegar em terceiro lugar, teve que superar Rafael Azevedo. Depois de perder esse posto, Azevedo deu inicio a uma disputa fantástica com Sylvio Couto. Foram diversas trocas de posições que chegaram a empolgar sobre maneira nosso locutor e comentarista de nossas filmagens. Na última volta, Azevedo força por dentro na tomada da curva 2 do miolo. Sylvio não lhe dá espaço e o que sobra para Rafael é passar sobre a poça de água. Isso alem de tirá-lo dos últimos metros da briga com Couto, ainda lhe custou sua posição para Alexandre Martins, que assistia a média distância, de forma privilegiada o embate.
Os pilotos da X2 vão para pista, e mais um "hat trick". O nome é, mais uma vez, Daniel Duarte, quinto triunfo no ano em seis provas. Uma marca impressionante! Simplesmente não tomou conhecimento dos demais pilotos. Daniel fez 34,410s em sua melhor volta das 27 realizadas, necessárias para vencer a corrida. Agora o segundo lugar, esse sim o "bicho pegou"! Antonio Yparraguirre e Felipe Marcel se morderam por toda a corrida. Mas como se não fosse pouco, Rafael Torres depois de perder uma volta por conta de uma troca de kart, voltou no meio desses dois e com uma performance um pouco melhor. A briga que era de dois passou a ser de três. No final quem se deu melhor foi Antonio Yparraguirre que cruzou a linha de chegada na segunda colocação, seguido por Felipe Marcel em terceiro. Rodrigo Lapagesse fazia uma boa disputa com Eduardo Ruppert, quando perdeu o controle do seu kart e rodou, perdendo todas as posições. Da mesma forma que Yparraguirre surpreendeu com uma excelente corrida, as decepções ficaram por conta de Leonardo Moreira, Carlos Braga e Sergio Weydt que não obtiveram o desempenho esperado.
Na X1 o piloto Guilherme Sabra obteve a sua segunda vitória na categoria. Uma vitória suada e muito valorizada pelos seus concorrentes. No treino de qualificação Sabra obteve a "pole-position" em sua última volta, superando Pedro Ricardo que até esse momento dominava o treino. Na corrida teve que sustentar sua posição a frente de Pedro e de Arthur Vargas. Esses fizeram uma corrida a parte. Trocaram posições diversas vezes, Arthur chegou a estar em primeiro, mas Sabra recuperou o primeiro posto poucas curvas depois. Pedro Ricardo chegou por vezes a empurrar o kart de Sabra, mas não teve sucesso ao tentar ultrapassá-lo. Ricardo Mascarenhas, apesar de largar no terceiro posto, foi superado por Vargas e a partir desse momento foi um espectador de luxo, da luta realizada pelos lideres da prova. Quem merece destaque foi Edson Braga que largou na última posição, mas cruzou a linha de chegada em sexto lugar. Guilherme Sabra completou 27 voltas em 15'25,03" sagrando-se o grande vencedor. Arthur Vargas ultrapassa Pedro na última volta e cruza a linha de chegada no segundo posto. Pedro Ricardo, dono da melhor volta da corrida e da Etapa (33,850s), fica com o terceiro lugar.
|
|
|
|
|
|