CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Etapa em Guaratinguetá
02/06/2009
André Argento
  Após seis meses de espera, o XKart voltou a Guaratinguetá para realizar em motores de 13Hp sua 3ª Etapa de 2009. Mais uma vez o kartódromo de Guará recebeu o XKart da melhor forma possível, oferecendo karts equilibrados e uma infra-estrutura de primeira. Neste último 17 de maio, além da etapa, o XKart organizou pela primeira vez neste kartódromo, um Endurance de Equipes, e como esperado foi um sucesso.

  Os trabalhos para etapas fora do Rio geralmente começam cedo, e no caso de Guará, às 6h da manhã o ônibus já deve estar pegando a estrada. Por ironia do destino, dessa vez em especial um problema no ônibus fez com que este saísse do Rio com quase uma hora de atraso. Enquanto o ônibus não chegava, parte da organização que já estava no kartódromo, já iniciava os primeiros trabalhos, dando tempo até para os mais pilhados experimentarem os potentes karts Fireball de 125cc.

  Já eram 10h da manhã quando o ônibus da Venus chegou trazendo a maioria do grupo. Pessoal animado, filmagem de Romulo Fritscher cobrindo vários lances, mas a correria para começar o Endurance era inevitável. Briefing rápido, algumas confusões para liberar o início por conta de pagamentos, e com meia hora de atraso foi dado início ao 2ª Endurance de Equipes do XKart. Como algumas equipes estavam incompletas, alguns pilotos participaram em mais de uma. Após duas horas de disputas em forma de treino, a grande vencedora foi a equipe Ferrari. Parabéns a todos!

  Após um breve intervalo para o almoço, iniciamos os trabalhos para a realização da 3ª Etapa. Aproveitando os resultados do endurance, vários cálculos foram feitos para tentar selecionar os dez melhores karts do kartódromo, e deu certo. Em algumas baterias as trocas de posições aconteceram do início ao fim.

  Categoria X3 na pista era hora de Rennan Massulo mostrar que está na briga pelo título da Copa. Wagner Valle que até a 2ª Etapa era líder isolado, divide agora o posto com Rennan, ficando na frente apenas pelo critério de desempate. Rennan não só venceu, como fez a pole, a melhor volta da categoria (58.380s) e a 6ª melhor volta da etapa, colocando seu tempo entre os pilotos da X1. Em segundo em terceiro lugar chegaram respectivamente Wagner Valle e Alexandre Martins.

  Hora dos mais pesados entrarem na pista e promoverem uma das melhores disputas do dia. Claydson, Romulo e André se revezaram nas primeiras posições do início ao fim. Na volta final os três receberam a bandeirada na mesma formação que saíram na largada, Claydson em primeiro com a melhor volta (59.480s), Romulo em segundo e André em terceiro.

  Por uma necessidade da organização, dessa vez a X1 foi a terceira a entrar na pista. Muita expectativa, alguns apostando as fichas em Pedro por conta do ótimo tempo obtido no Endurance, mas viram Felipe Piatigorsky com o mesmo kart (9) que Claydson e Rennan haviam vencido nas suas categorias, assumir a posição de honra. Felipe teve pouca dificuldade para se manter na liderança, e em poucas voltas já começou administrar uma distância confortável para o até então segundo colocado (Quelder). Felipe além de liderar de ponta a ponta, foi o piloto mais rápido do dia, cravando no topo do Ranking o tempo de 57.620s. Em segundo e terceiro lugar chegaram os pilotos Ricardo Mascarenhas (Filé) e Guilherme Fernandes, que já não subia no pódio desde a 3ª etapa de 2008.

  X2 Light da pista, e hora de Hebert Sampaio mostrar que o azar ficou para trás. Mesmo perdendo o primeiro posto para Daniel Barberini, Hebert foi para cima com a faca nos dentes. Mas...por ironia do destino ou por dívidas espirituais, mais uma vez Hebert fica a pé no meio de uma competição. Apesar de revoltado, o "azarado" piloto até tentou voltar para a pista para brincar, mas a brincadeira já tinha perdido a graça. Com a quebra de seu principal adversário, Barberini fez uma corrida a parte, abrindo mais de 10s para o segundo colocado Flavio Caetano. Em terceiro colocado e surpreendendo as apostas, reaparece no pódio o Jurássico Sylvio Couto. Parabéns a todos!

  Última bateria a ir para a pista e foi a vez da X2 fechar o evento com muitas disputas. Apesar de lances polêmicos que levaram dois pilotos a serem desclassificados pela Organização do XKart após o termino da etapa (o mesmo aconteceu na mesma categoria no ano passado), e de um lance de perigo que envolveu o piloto Leo Moreira (chegando o mesmo a ficar em duas rodas), a etapa foi cheia de disputas. Nas primeiras posições chegaram os pilotos Alexandre Couto, Eduardo Rupert e Carlos Braga.

  A próxima etapa em Guaratinguetá está agendada para o final do ano, e espera-se que essa seja ainda melhor, já que novas disputas e novas revelações poderão surgir ao longo do ano.

  A próxima etapa acontecerá em poucos dias, só que agora na região serrana do Rio. Nos vemos em Petrópolis amigos. Até lá.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003