Publicado
em 5 de abril 2006
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De
olho na pista
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Ricardo
FG |
XKart
- 1ª Etapa 2006 (Parte 1)
Caros
amigos-pilotos. É com muita satisfação
que estamos de volta para mais um campeonato do XKart,
agora com nova roupagem - um campeonato anual, abrangendo
10 etapas cheio de novidades. No decorrer desse campeonato
as cinco primeiras etapas valerão para uma copa
e as outras cinco últimas valerão para
uma outra copa. Alem disso, teremos mais uma vez nosso
famoso campeonato de equipes que tem por objetivo principal
promover a integração entre os pilotos
de todas categorias. Por fim, ainda este ano, estaremos
implementando também um campeonato de velocidades
(voltas mais rápidas) entre pilotos classificados
em cinco categorias de peso. Mas as novidades não
ficam somente por aqui: tivemos nos meses de janeiro
e fevereiro (pré-temporada) uma procura surpreendente
de pilotos interessados em fazer parte de nosso grupo.
Inicialmente abrimos oito vagas (fruto da desistência
de alguns amigos pilotos, por diversos motivos) e nos
deparamos com uma lista de 22 pilotos interessados.
Dessa forma abrimos mais uma categoria (X4), que permitiu
absorver 18 novos participantes ao grupo. Esse fato
vem atestar que hoje o XKart é um grupo que prima
pela organização (divulgação,
logística e operação), proporcionando
aos seus integrantes, acima de tudo, um grande divertimento.
Posso dizer que o XKart recebe de
braços abertos esses novos amigos-pilotos, esperando
fortalecer o sentimento de amizade existente entre todos,
sem deixar de haver boas disputas na pista, nosso objetivo
maior, tendo sempre o cuidado de não deixar subir
às nossas cabeças sentimentos contrários
a ética e o fair-play entre todos os pilotos.
Registro aqui em minha coluna meus
votos de que sejam bem vindos, e que tenhamos todos,
muitos pegas na pista.
Por falar em pegas, vamos realmente
ao que interessa. Após três meses sem uma
prova oficial, deu-se dia 26 de março a abertura
de nosso campeonato de 2006. A ansiedade para esse início
era geral, desde as pré-temporadas, definição
dos pilotos por categorias (X1, X2, X3 e X4), e então,
iniciou-se uma corrida contra o relógio - alguns
novos pilotos não fizeram economias e investiram
pesado em diversos treinos. Fazendo uma análise
sobre esses diversos treinos (que não foram somente
de novos pilotos) aliado a uma espera de 3 semanas a
partir das definições das categorias.
Dessa forma, acredito ter aumentado de forma exagerada
o desejo de vencer, e o que se viu nesse final de semana,
foi uma primeira etapa com cara de decisão de
campeonato. Estou certo que isso motivou em grande parte
os incidentes ocorridos nessa etapa. As categorias X3
e X1 foram palco desses inesperados acontecimentos.
Uma largada abortada, fruto de uma colisão múltipla
na primeira curva da X3, e diversas colisões
ao longo da corrida, levaram a direção
de prova a distribuir punições, na tentativa
de coibir atitudes incorretas da grande maioria dos
pilotos. Com tantos incidentes, erros também
foram cometidos pela direção, complicando
ainda mais essa corrida. Na X1, em menor escala, os
problemas também ocorreram. Enfim, a Organização
do Xkart já está tomando medidas para
que isso não se repíta em hipótese
alguma.
Categoria
X4
Mas vamos ao que interessa de fato.
X4 na pista, com a ausência notificada de Augusto
Garcia, essa categoria contou apenas com Rafael Joia
remanescente do campeonato anterior. Portanto, uma categoria
formada por 80% de novos pilotos. Lívia Sabra
se despediu do grupo ano passado, mas felizmente Themis
Alexandra entrou em seu lugar, ocupando o carinhoso
posto de representante feminina do grupo. Quem dominou
o treino foi o Julio Baliosian, que a meu ver não
teve dificuldades para largar no primeiro posto. Flavio
Caetano e Rafael Jóia iniciaram, já na
qualificação, uma briga que teria continuidade
por toda corrida. Michel Alexandre chegou a incomodar,
e esteve por algumas voltas na liderança, mas
acabou o treino na 4ª posição. Os
demais pilotos se revezaram nas posições
intermediárias, e ao final do treino tínhamos:
Julio Baliosian na pole-position, Rafael Jóia
em 2º, Flávio Caetano em 3º, Michel
Alexandre na 4º posição, e os demais
pilotos respectivamente: Luiz Paulo, Rafael Bezerra,
Victor Hugo, Michel Lima e Themis Alexandra.
Sinal verde, e o campeonato de 2006
de fato se inicia, Baliosian não tem dificuldades
em se manter na primeira posição, deixando
para Jóia e Caetano uma acirrada disputa pela
2ª posição. Quem decepcionou foi
Michel Alexandre, que depois de uma boa qualificação,
não conseguiu manter a concentração,
cometendo alguns erros que comprometeram totalmente
a sua corrida. Já Rafael Bezerra e Michel Lima
fizeram excelentes corridas - Bezerra com uma corrida
de chegada, galgou duas posições. Já
Lima, com uma performance muito boa, saiu da 9ª
posição, fez a melhor volta (33,170s)
da prova e terminou em 5º, contabilizando ainda
a perda de 10s fruto de um stop-and-go, decorrente de
uma batida em Flavio Caetano. Victor Hugo, Luiz Paulo
e Themis Alexandra tiveram participações
discretas, adicionando experiências as suas carreiras.
A acirrada briga ente Jóia (2º) e Flavio
(3º) só terminou com uma punição
(stop-and-go) atribuída a esse último,
mas não foi suficiente para que ele perdesse
sua 3ª colocação. Final, Julio Baliosian
vence de ponta a ponta, com Rafael Jóia em 2º
e Flavio Caetano em 3º. Os demais pilotos chegaram
na seguinte ordem: Rafael Bezerra, Michel Lima, Luiz
Paulo, Victor Hugo, Michel Alexandre e Themis Alexandra.
Categoria
X3
Caros amigos, cada categoria tem suas
estrelas, seus favoritos, pilotos experientes e os novatos,
mas no entanto, esse ano essa categoria conta com um
piloto que tem sido motivo de muitas atenções.
Isso porque, ele bateu todos os recordes de número
de treinos já realizados por um piloto para uma
única etapa. Chegou a mim a notícia que
ele ultrapassou a marca de 30 treinos, chegando a ir
para pista 5 vezes no mesmo dia. Isso impressiona a
qualquer um, afinal de contas um investimento de tal
monta, imagina-se um retorno de mesmo nível.
O nome desse piloto, recém ingressado no grupo
é Luis Rocha, ou como muitos estão lhe
chamando, Luis Treinos. Mas eu seria injusto em afirmar
que é só ele que vem investindo alto no
seu aprimoramento. Outro novato, Marcio Vianna, pode
ser considerado companheiro de Rocha nessa empreitada.
Dessa forma, não exagero em dizer que o Xkart
inteiro estava de olho nesses dois pilotos, já
que um pequeno deslize seria motivo de muitas gozações.
Karts na pista inicia o treino: as
posições são muito alternadas e
não há definição, o treino
transcorre com tranqüilidade, com os pilotos fazendo
voltas cada vez mais rápidas. O estreante Lucas
Pádua consegue a melhor volta, garantindo a posição
do honra o grid de largada, sendo seguido por Rafael
Torres e Alan Mattos. Uma curiosidade foi a igualdade
de tempo obtidos pelos pilotos da Renault (Gustavo Caetano
e Ricardo FG). O desempate ficou por conta de quem obteve
primeiro a volta, e nisso Caetano levou a melhor. Sergio
Garcia, atual vice campeão da categoria, não
teve uma performance a sua altura, e decepcionou a sua
torcida, com a modesta 9ª posição.
Mas na verdade, a torcida queria mesmo era saber em
que posições Luiz Rocha e Marcio Vianna
iriam largar. Caros leitores, Luiz Rocha amarga a última
posição (acreditem) e Vianna, um pouco
melhor, deteve a melancólica 7ª posição.
Acredito que isso tenha contribuído de forma
decisiva para aumentar os ímpetos no intuído
de uma recuperação na corrida. Mas esse
ímpeto não era somente desses dois pilotos.
Parece que uma onda magnética imbuiu a todos,
e na primeira curva após a largada, com exceção
dos dois primeiros, todos bateram. Colisões múltiplas,
um verdadeiro "engarrafamento", e muitas reclamações
que levaram a direção de prova a cancelar
a largada. A "bronca" da direção
não foi pequena, e ainda me lembro das palavras
finais do Diretor Guerra, dizendo que a corrida tinha
outras voltas e diversas curvas para se tentar fazer
ultrapassagens!
Nova largada, agora com mais prudência,
e a corrida parece que vai transcorrer com tranqüilidade.
Mas foram somente as duas primeiras voltas. Daí
para frente o exagero tomou lugar comum entre a maioria
dos pilotos. Ricardo FG foi logo a primeira vítima.
Após uma ultrapassagem perfeita sobre Alan, Ricardo
é atropelado pelo kart desgovernado de Roberto
Lapagesse, que saiu da 6ª posição
para atingir Ricardo em 4º. Final de pretensões
ao pódio para Ricardo, e Roberto punido com um
stop-and-go, também viu sua corrida ir por água
a baixo. Em verdade, as confusões não
ficaram somente nesse episódio (outros envolvendo
os pilotos Luis Rocha, Marcio Viana, Alan Mattos e Gustavo
Caetano). Mas o fato é que Lucas Pádua,
com uma corrida perfeita, não teve dificuldades
de levar o seu kart até a bandeirada final, seguido
a meia distância por Rafael Torres. Gustavo Caetano,
em uma disputa muito boa com Alan, não resiste,
e perde a 3ª posição para Alan. Warlei
Faria, em 5º lugar, vinha fazendo uma boa corrida,
obtendo inclusive a melhor volta (32,180s). Fazia parte
do pelotão liderado por Gustavo (em 3º),
seguido a essa altura por Alan, e seguido por Luis (em
6º) e Ricardo. Faria perde o controle de seu kart
e roda na pista. Luis tem mais sorte e fica fora do
enrosco. Já Ricardo não tem a mesma sorte
e fica preso nos pneus, retornando na última
posição. Sergio Garcia, em um dia pouco
inspirado, não conseguia uma performance digna
de suas qualidades técnicas. Tentando defender
sua posição, foi abalroado diversas vezes
pelo seus oponentes, levando-o ao desespero. A indignação
foi acentuada por uma advertência (que no entender
do diretor de prova, estaria Sergio diminuindo muito
sua velocidade para defender sua posição).
Transtornado, Sergio tira seu capacete em plena corrida,
recebe uma bandeira preta e sai da corrida totalmente
inconformado. Sergio Garcia, na qualidade de atual vice-campeão
da categoria, me mandou um manifesto por escrito. Com
a devida autorização do autor, fiz algumas
intervenções no texto e disponibilizo
a todos em minha coluna, sob o título de "Uma
Etapa Para Ser Esquecida". Outro episódio
conturbado aconteceu nas últimas voltas, Ricardo
FG disputava posição com Marcio Vianna,
quando o fiscal da prova acenou com uma bandeira azul,
fruto da aproximação de Lucas Pádua,
líder da prova. Marcio não entende, e
cede sua posição para Ricardo FG, que
teve que dispor de muita habilidade para não
colidir no kart de Vianna, fruto da inesperada diminuição
de velocidade. Lucas Pádua com uma corrida perfeita,
vence a etapa, seguido de Rafael Torres, Alan Mattos,
Gustavo Caetano, Warlei Faria, Luis Rocha, Roberto Lapagesse,
Ricardo FG, Marcio Viana e Sergio Garcia.
Para não passar em branco,
"Luis Treinos" teve muito que ouvir de seus
companheiros pela modesta 6ª posição
obtida. Recordo-me de alguns pilotos sugerindo a troca
de Julio Baliosian (X4) pelo Luis (X3)!
Continua...
Ricardo
FG
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