12ª
Campeonato XKart de Kart Indoor (2012)
O grupo XKart de Kart Amador foi formado em 2003 com o objetivo
de organizar campeonatos e disseminar informações
sobre kart amador na cidade do Rio de Janeiro.
Segue abaixo o regulamento do XI Campeonato XKart de Kart Indoor
a ser realizado entre os meses de março e dezembro de 2012.
Regras
Gerais
a)
O campeonato será disputado em 10 (dez) etapas divididas
em duas Copas (as 5 primeiras etapas valerão para a 1ª
Copa, e as 5 restantes para a 2ª Copa), conforme datas, horários
e locais publicados no site www.xkart.com.br. Nenhuma etapa será
anulada, adiada ou antecipada, a menos que seja de comum acordo
entre todos os membros da organização. O local da
etapa só será alterado caso haja problemas com o kartódromo
escolhido inicialmente e, neste caso, os pilotos serão avisados
antecipadamente;
b) Haverá cinco categorias (X1, X2, X2 Light, X2 Truck e
X3) de no máximo 11 pilotos cada. A divisão das categorias
seguirá o seguinte critério: resultados/desempenho
obtido pelo piloto no X Campeonato - 2011; Pré-temporada
- 2011 e a experiência do piloto;
c)
Os resultados do 11º Campeonato – 2011 deverão
ser utilizados para a divisão de categorias no 12º Campeonato
- 2012. Se possível, o último de cada categoria dará
lugar ao campeão da categoria imediatamente inferior. Como
o objetivo maior da divisão em categorias é promover
um alto nível de competitividade, esta promoção
e/ou rebaixamento automático pode não ocorrer, caso
a organização entenda que haja outra divisão
mais adequada;
d)
No inicio do campeonato será divulgado o calendário
de todas as etapas. Caso alguma prova não consiga ser marcada
conforme planejado por problema de falta de agenda no kartódromo,
poderá haver troca de dia, horário e local. Neste
caso a organização tem o dever de avisar a todos os
participantes com, no mínimo, 3 (três) dias de antecedência.
Os avisos poderão ser enviados por e-mail e/ou site. Cabe
ao piloto informar a organização qualquer alteração
do seu endereço eletrônico (e-mail);
e)
As provas começarão impreterivelmente no horário
agendado, salvo atraso do próprio kartódromo. Portanto,
a fim de evitar a perda dos pontos da etapa, os pilotos deverão
chegar com antecedência mínima de 1 (uma) hora em relação
ao horário marcado para o início da sua bateria;
f)
Toda a manutenção, conservação e regulagem
dos karts é de inteira responsabilidade do kartódromo
onde se realizará a prova. Nenhum piloto pode auxiliar na
preparação mecânica dos karts no dia da etapa.
Os pilotos poderão no máximo realizar verificações
com objetivo de detectar previamente possíveis problemas.
g)
Cabe a comissão organizadora decidir por alterações
ou inclusões de itens no regulamento do campeonato, principalmente
referentes a casos não previstos em regulamento. Caso a comissão
julgue necessária, poderá submeter uma votação
aos pilotos para auxiliar nas decisões;
h)
É importante ressaltar que será feita à reserva
das pistas agendadas, ou seja, existe um compromisso com os kartódromos
e com os outros pilotos que irão para a corrida também.
A presença dos pilotos, durante todo o campeonato, é
essencial. Caso o piloto necessite faltar, a organização
deve ser comunicada, para efeito de reserva e organização
do sorteio dos karts. Além disso, existe a possibilidade
de termos que saldar o pagamento da vaga do piloto ausente, ou permitir
que o kartódromo complete a bateria com pilotos não
pertencentes ao campeonato.;
i)
É importante lembrar que essa atividade é uma forma
de lazer, que envolve um grupo de pessoas, que devem se respeitar
("fair-play").
j)
Cada piloto, ao se inscrever, deve informar os dados necessários
para serem disponibilizados no site, assim como, estar ciente que
está autorizando a divulgação das imagens de
sua participação nas etapas do campeonato no nosso
site ou em qualquer mídia que a organização
julgar conveniente;
k)
Não será permitido aos integrantes do campeonato,
participação, nas pistas marcadas para as etapas,
em qualquer tipo de evento que anteceda em um prazo de 3 (três)
horas do horário marcado para o início de sua bateria
no campeonato. Caso algum piloto não cumpra esta regra, será
punido com a desclassificação na etapa. Em etapas
fora do Estado do Rio de Janeiro ou conjunta com outro grupo, caberá
a Organização aliviar ou não esta regra;
l)
O piloto que atingir a quantidade limite de faltas (2 faltas por
Copa ou 3 por ano), poderá ter sua vaga colocada à
disposição da Organização, ou seja,
caberá a mesma a decisão quanto à permanência
do piloto faltoso ou não. Em caso de negativo sua vaga será
oferecida a um piloto da lista de espera que tenha o mesmo perfil
do piloto desistente.
m)
A fiscalização de cada etapa será realizada
por direção de prova contratada ou pela direção
do próprio kartódromo.
n) Todas as decisões e punições aplicadas pela direção de prova, durante ou pós-encerramento da prova, inerentes a situações ocorridos antes da bandeirada final da prova, ou seja, durante a corrida, serão acatadas pela organização do XKart. Portanto, todas as considerações que envolverem punições dessa ordem deverão ser levadas ao diretor de prova, para que esse possa deliberar a respeito. Uma vez anotado em súmula, entregue ao XKart, essas decisões não poderão ser reformadas.
Todas as decisões e punições anotadas em súmula, decorrentes a episódios anti desportivos, ocorridos na pista, após o encerramento da prova, será objeto de verificação e analise da Comissão Disciplinar. Essa irá deliberar sobre a recomendação de punição, anotada em súmula, ratificando ou alterando segundo os critérios preconizados pela referida Comissão.
o) A ordem de entrada na pista das Categorias será fixa durante
todo o ano: X3, X2, X2 Light, X1 e X2 Truck. Esta ordem só
será alterada caso a organização julgue necessário.
p)
É proibida a utilização de rádios ou
qualquer equipamento eletrônico para comunicação
entre pilotos que estejam em pista, com pessoas do lado de fora.
Caso algum piloto não cumpra esta regra, será punido
com a desclassificação na etapa. A regra não
se aplica a treinos, mesmo que oficiais do XKart.
Lastro
a) No início do Campeonato será estipulado peso mínimo
para cada categoria. Todos os pilotos que estiverem abaixo do peso
estipulado, terão que utilizar lastro até atingir
tal patamar.
b) Cada piloto que não atingir o peso mínimo determinado
para a categoria, terá que utilizar lastro até alcançar
o mesmo. A compra, transporte e cuidados com os lastros são
de inteira responsabilidade dos pilotos.
Os pesos mínimos são os abaixo:
X1 = 75Kg
X2 = 85Kg
X2 Light = 75Kg
X2 Truck = 105Kg
X3 = 85Kg
c) Para atingir o peso mínimo, o piloto deve levar em conta
além do lastro, o peso do equipamento que está utilizando.
Em outras palavras, o piloto deverá subir na balança
com todo material que utilizará na corrida.
d) Caso o piloto tente enganar a fiscalização e/ou
companheiros de categoria, e apresente um peso inferior na pesagem
da saída de pista, as seguintes punições serão
aplicadas:
- Ausência de até 1Kg – Perda de 3 posições
- Ausência igual ou superior a 1Kg: Desclassificação
- Sair da corrida (abandonando ou não) sem fazer a pesagem:
Desclassificação
e) Ao perceber a ausência do lastro obrigatório (por
perda da pista ou esquecimento), o piloto será obrigado a
parar nos boxes em no máximo 5 voltas para colocação
do mesmo. Caso não obedeça a esse limite ou abandone
o lastro de forma intencional, será obrigado a permanecer
nos boxes (para recolocação do lastro) até
que o último piloto faça a passagem (assumindo assim
a última posição). Caso o piloto perca parte
ou totalmente seu lastro nas últimas 5 voltas, será
punido conforme o item “e”, não cabendo mais
a parada nos boxes para recolocação dos mesmos.
f) Caso não seja possível combinar os lastros existentes
para se obter exatamente o peso determinado para um piloto, deverá
ser utilizada a combinação de lastro que mais se aproxima
do peso determinado de forma que o lastro utilizado nunca seja inferior
ao estipulado para o piloto. Exemplo:
Piloto 1 deverá utilizar 5,0Kg de lastro, mas só existam
disponíveis lastros de 3,0Kg. Este piloto correrá
com dois lastros de 3,0Kg totalizando um lastro de 6,0Kg.
g) Só será permitida a colocação do
lastro em locais pré-definidos do kart, ou no corpo do próprio
piloto. Sendo permitida também a utilização
no acento do piloto se considerado seguro por fiscais do próprio
kartódromo. Não será permitida colocação
de lastro na frente ou em apenas um dos lados do kart. O lastro
não poderá ser colocado para favorecer as condições
de dirigibilidade do kart e, por conseguinte, favorecer o piloto.
h ) Caso seja necessária à troca de kart durante a
corrida ou durante o qualify, o piloto é responsável
pela colocação de lastro (caso esteja sendo utilizado)
no novo kart. Caso o piloto saia do Box sem a utilização
deste, será obrigado a voltar para o Box na mesma volta para
colocação do lastro. No caso de não cumprimento
desta regra, o piloto será punido conforme o item “e”.
Esta se aplica tanto na corrida quanto no qualify. Em ambos os casos
a melhor volta feita nessas condições não será
aproveitada.
Grid de Largada e Corrida
a)
A ordem do grid de largada será definido conforme a tomada
de tempo realizada antes da prova.
b) Os karts utilizados em cada prova serão definidos através
de Sorteio Simples (sorteados de acordo com a sua numeração)
ou duplo numérico (um sorteio para definição
do kart que será usado no qualify e outro para o da corrida).
Cabe a organização definir o tipo de sorteio.
c) O sorteio dos karts que serão utilizados
em todas as baterias do dia, poderá ser realizado uma hora
antes do início da primeira bateria. A divulgação
deste será pública, incluindo a ordem dos karts reservas.
Caso ao decorrer das baterias algum kart quebre e não tenha
condições de conserto, esse será substituído
nas baterias seguintes. No caso de conserto deste, voltará
a ser utilizado na bateria posteriores a manutenção.
d)
Em caso de quebra do kart antes do início da corrida, este
terá que ser substituído pelo primeiro da lista de
karts reservas. A espera por manutenção será
tolerada apenas nos kartódromos onde não existam karts
reservas.
e)
Será considerado quebra qualquer problema que impossibilite
a utilização do equipamento, ou falha que ponha em
risco a segurança do piloto ou dos demais participantes da
bateria.
f)
O sorteio dos karts será feito entre todos os pilotos que
não informaram oficialmente (a Organização)
que faltariam a etapa. Portanto, mesmo um piloto estando ausente,
o kart sorteado para este continuará reservado até
o final do treino de classificação. Após o
termino da classificação, os karts não utilizados
serão colocados no final da fila dos karts reserva.
g
) Caso a organização julgue necessário, a regra
para formação do grid de largada poderá sofrer
alteração para promover melhor competição.
h)
Só será permitida a troca de karts dentro da classificação
ou da corrida, sendo que para a troca durante a classificação
só poderá ser feita depois de se completar 1 (uma)
volta inteira (a partir do ponto de saída). Fica terminantemente
proibida a troca de kart após o piloto receber a bandeirada
de encerramento da classificação e antes da largada
da corrida, exceto nos casos em que houver dano severo ao equipamento,
constatado pelo kartódromo e comunicado a direção
de prova.
No
caso de detectar algum problema técnico (que envolva quebra
ou risco de acidente), a direção de prova deve ser
imediatamente informada a fim de tomar as devidas providências,
sendo facultada nesse caso a correção do problema
pelos mecânicos do kartódromo ou até mesmo a
troca de equipamento;
i)
Sempre que permitido pelo kartódromo, a largada será
lançada (em movimento), ou seja, não haverá
grid de largada parada. Os pilotos deverão formar uma fila
indiana respeitando o resultado do qualify ou do grid pré-estabelecido.
O líder, então, ditará o ritmo da primeira
volta, porém não deverá permitir distanciamento
entre os pilotos (sob risco de punição). Ao receber
a bandeirada do diretor de prova, o líder está autorizado
a imprimir seu o ritmo, pois a prova estará oficialmente
iniciada. Caso o kartódromo não permita tal modalidade
de largada, a largada será feita com a utilização
de grid normal;
j)
Em largadas lançadas, todos os pilotos deverão andar
em fila até receber a bandeirada (passar pelo diretor de
prova e não somente avistá-lo). Somente após
este ponto, serão permitidas as ultrapassagens. Excepcionalmente,
caso o diretor de prova e/ou a organização julgue
prudente alterar o ponto de permissão de ultrapassagem numa
pista especificamente, os pilotos serão devidamente informados
durante o briefing;
l)
Fica a cargo do diretor de prova o cancelamento da largada ou a
punição de algum piloto que por ventura não
respeitar o regulamento da largada;
m)
Os karts reservas (para troca) serão colocados no boxe e
deverão ser usados na seqüência em que estiverem
sorteados, sendo proibida a escolha do carro a se trocar;
n)
O critério para troca de carros devido à quebra por
colisões ocorrida na prova continua sendo da direção
de prova;
o)
O diretor de prova do kartódromo é responsável
por toda condução da etapa.
p)
Em virtude de aplicações de penalidades apeláveis,
o piloto que se sentir prejudicado poderá fazer a reclamação
junto a Organização do Xkart. Esta por sua vez consultará
outros pilotos se necessário for. Em hipótese alguma
um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada
a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer
outro piloto, estando sujeito a advertências, ou a perda de
pontos, e até mesmo a expulsão do grupo. Lembramos
que os Fiscais não fazem parte do XKart e estão no
local trabalhando para proporcionar uma diversão o mais honesta
e sadia possível entre os participantes.
q) O desenho da pista a ser utilizada na etapa pode sofre alteração
em relação à utilizada em dias de treinos.
Entende-se por mudança: alteração de mais de
mais de um ponto da pista, ou alteração de sentido.
Pontuação do Campeonato de Pilotos
a)
Cada Copa terá a pontuação contada de forma
separada, diferente do Campeonato anual que levará em conta
o somatório de todas as etapas realizadas ao longo do ano.
A pontuação seguirá o padrão abaixo:
01º
COLOCADO: 14 PONTOS
02º COLOCADO: 12 PONTOS
03º COLOCADO: 10 PONTOS
04º COLOCADO: 08 PONTOS
05º COLOCADO: 07 PONTOS
06º COLOCADO: 06 PONTOS
07º COLOCADO: 05 PONTOS
08º COLOCADO: 04 PONTOS
09º COLOCADO: 03 PONTOS
10º COLOCADO: 02 PONTOS
11º COLOCADO: 01 PONTO
b)
Em cada Copa, a classificação em cada categoria será
determinada pela soma dos pontos obtidos em todas as etapas realizadas.
Será declarado campeão da categoria, o piloto que
atingir o maior número de pontos dentre os pilotos da sua
categoria, ao final de todas as etapas;
c)
Em caso de empate na classificação final, serão
considerados os seguintes critérios de desempate:
1.
Maior número de vitórias;
2. Maior número de segundos-lugares;
3. Maior número de terceiros-lugares;
4 . Melhor colocação na última etapa;
d)
O piloto que não participar ou for desclassificado de alguma
corrida (bandeira preta), não fará jus a pontuação;
e)
Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema do kartódromo.
Fica assim estipulado que caso tenha havido algum erro na cronometragem,
a organização deverá ponderar a fim de chegar
a um denominador comum. Os resultados divulgados pelo computador
"não são soberanos". Os mesmos poderão
ser contestados e retificados de acordo com informações
obtidas pelos pilotos, membros do comitê, direção
de prova e/ou qualquer outro material que auxilie na avaliação
da organização;
f)
Os resultados de cada etapa, serão publicados na internet,
na seção de resultados;
g)
Caso a etapa possua corredores que não façam parte
do campeonato, o resultado desses não serão considerados
(sendo o piloto convidado ou não do campeonato), assim, toda
a classificação será organizada só envolvendo
os pilotos do campeonato;
Veja
o exemplo:
Resultado
extra-oficial da corrida
1º LUGAR Piloto A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto não participante do campeonato
3º LUGAR Piloto B participante do campeonato
4º LUGAR Piloto C participante do campeonato
Resultado
oficial da corrida
1º LUGAR Piloto A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto B participante do campeonato
3º LUGAR Piloto C participante do campeonato
O mesmo critério será adotado para a determinação
de volta mais rápida.
Equipes
a)
O campeonato de equipes será baseado na soma dos pontos de
cada piloto no campeonato, para a sua equipe.
b)
O campeonato será disputado por 11 (onze) equipes de no máximo
5 (cinco) pilotos. Cada equipe terá no máximo um representante
de cada categoria.
c)
As equipes serão montadas por sorteio por membros da Organização.
d)
A vaga na equipe do piloto que abandonar a competição
será preenchida pelo piloto que o substituir em sua categoria.
Os pontos do piloto que abandonar, não serão perdidos.
Caso mais de uma pessoa da mesma categoria abandonar o campeonato,
os seguintes critérios para se definir quem irá para
cada equipe estarão sendo utilizados:
1.
Por ordem de inscrição, isto é, aquele que
se inscreveu primeiro, ocupa a vaga do que abandonou primeiro;
2.
Sorteio, no caso de abandono simultâneo.
e)
Em caso de empate nos pontos por duas ou mais equipes ao final do
campeonato o critério de desempate fica sendo o seguinte:
1.
A equipe que tiver o maior número de vitórias;
2. A equipe que tiver o maior número de 2º lugares;
3. A equipe que tiver o maior número de 3º lugares;
4. A equipe que tiver o maior número de 4 lugares;
5. A equipe que tiver o maior número de 5 lugares;
6. A equipe com maior número de voltas rápidas;
7. Sorteio.
f ) Na etapa em que, por ventura, houver problemas na cronometragem,
o critério 4 do item f não será levado em conta;
g) Qualquer situação necessária, ou não
prevista neste regulamento deverá ser resolvida pelos membros
da organização;
Comissão
Disciplinar
1. Objetivo
Avaliar os desvios de condutas (disciplinar) dos pilotos do XKart,
dentro e fora das pistas em eventos que tenham ligação
direta com o Xkart (etapas, treinos ou competições
representando diretamente o Xkart) e até mesmo em eventos
de kart não diretamente ligados ao Xkart, mas cuja participação
do piloto afete negativamente a imagem do Xkart.
2.
Composição
A Comissão Disciplinar será composta de até
5 (cinco) membros, convidados pela Organização do
XKart. Será composta por:
Titulares:
- Carlos Braga;
- Alexandre Couto;
- Alan Mattos;
- Marcio Loyola;
3. NÃO é Função da Comissão
Avaliar, questionar e/ou interferir nas decisões tomadas
pela direção de prova.
4.
É Função da Comissão
4.1. Estabelecer as punições a serem aplicadas aos
pilotos que tiverem condutas antidesportivas;
4.2. Publicar suas decisões de forma imediata ou em até
3 (três) dias após ocorrida a indisciplina;
4.3. Ouvir, caso assim deseje, a(s) parte(s) envolvida(s) para esclarecimentos;
4.4. Apresentar um relatório ao final de cada campeonato,
indicando ou contraindicando os pilotos à renovação
de inscrição no próximo campeonato.
5.
Funcionamento da Comissão
Quando acionada pela Organização do Xkart, a comissão
se reunirá para deliberar sobre a suposta conduta antidesportiva.
Caso algum membro titular da comissão não esteja presente,
serão acionados os membros substitutos.
Caso um membro da comissão ou seu parente esteja envolvido
na ocorrência, este membro não poderá participar
da deliberação e será convocado um membro substituto.
A comissão poderá se achar necessário, ouvir
a(s) parte(s) envolvida(s), testemunha(s) e assistir a vídeos
caso existam.
Em até 3 (três) dias após a ocorrência
a comissão publicará a sua decisão.
6. Definição Importante
Define-se “participante” como qualquer:
- Piloto do Xkart;
- Piloto que não pertença ao Xkart mas que esteja
participando de alguma bateria juntamente com pilotos do Xkart;
- Pessoa que esteja assistindo a uma bateria (parente, amigo, desconhecido,...);
- Funcionário dos kartódromos e/ou prestador de serviços
envolvidos na viabilização de uma bateria e/ou competição
(diretor de prova, fiscal de pista, mecânico, assistente administrativo,
...).
7. Exemplos de Condutas Antidesportivas
7.1. Comentários sem fundamentos e comprovação
que venham denegrir, ofender, desvalorizar, difamar, caluniar, qualquer
participante;
7.2. Se recusar a atender às determinações
e sinalizações da direção de prova;
7.3. Ameaçar, agredir física, verbal ou gestualmente
qualquer participante;
7.4. Danificar ou colocar em risco propositalmente os equipamentos
ou instalações dos kartódromos;
7.5. Colocar em risco a integridade de qualquer participante;
7.6. Outras condutas que possam vir a afetar ou depor contra as
boas maneiras e segurança de qualquer participante;
7.7. Dirigir-se a qualquer participante de forma exaltada após
a saída do kart ou término da bateria a fim de solicitar
esclarecimentos, fazer reclamações, entre outros.
7.8. Adentrar e/ou permanecer na pista durante uma bateria da qual
não seja piloto ou esteja envolvido com alguma atividade
organizacional absolutamente necessária (ex: entregar planilhas
à direção de prova no início da bateria,
fotografar, filmar, ...). Assim que a atividade do piloto se cessar
na bateria ele deve se retirar da pista, imediatamente.
8. Punições
8.1. Deliberação de punições:
8.1.1. Perda de “n” pontos no campeonato;
8.1.2. Desclassificação da etapa;
8.1.3. Suspensão de “n” etapas;
8.1.4. Contraindicação para participação
no(s) próximo(s) campeonato(s);
8.1.5. Expulsão do campeonato atual;
8.1.6. Perda de “n” posições na etapa;
8.1.7. Perda de “n” posições no grid na
etapa seguinte que o envolvido participar;
9.
Disposições Gerais
Todas as considerações em desagrado dos pilotos, seja
referente a qualquer situação/assunto e/ou kartódromo,
deverá ser feita por escrito e conversadas com os organizadores,
após o término da etapa. A Organização,
então, se encarregará de passá-las ao kartódromo
e/ou Comissão Disciplinar;
Carteira
de Pontos
a)
A carteira de pontos para cada piloto funcionará como um
arquivo de soma para as punições de pista sofridas
pelo piloto durante toda a temporada. Quando da totalização
dos cinco (05) pontos na carteira, o piloto perde um ponto no Campeonato,
tendo a partir daí uma perda de pontos progressivos a cada
cinco pontos acumulados.
b) Existirá um somatório para cada campeonato (1a
Copa, 2a Copa, e Anual);
c)
Pontuação:
Advertência
de Pista: 1 Ponto
Stop And Go: 3 Pontos
Desclassificação: 5 Pontos
Aos 5 pontos acumulados na carteira, o piloto perde 1 ponto no Campeonato,
e a cada 5 pontos passará a ter perda progressiva. Exemplo:
Pontos
na Carteira Perda Total
05 pontos 01 01
10 pontos 02 03 = (1+2)
15 pontos 03 06 = (1+2+3)
d)
Caso um piloto receba por exemplo na mesma corrida, Advertências
e um Stop and Go, será computada apenas a maior punicão;
e)
A Carteira de Pontos ficará disponível no site para
consulta durante todo o campeonato;
Fórum
de discussões (Site do XKart)
a)
O fórum de discussões do XKart tem o objetivo de promover
maior integração entre os pilotos e permitir divulgação
de treinos e eventos, e tem acesso restrito aos pilotos do grupo,
ficando estes passíveis de punições no campeonato
caso venham a utilizá-lo de forma não permitida.
b) O piloto que fornecer acesso ao fórum (cedendo usuário
de acesso e senha) a pessoas não autorizadas pela organização,
será expulso do fórum.
c) Os pilotos de idade inferior a 18 anos poderão solicitar
o cadastramento de seus responsáveis, afim que esses possam
fazer algum tipo de controle.
d) Não serão toleradas agressões verbais, mesmo
que as palavras de baixo calão não tenham sido escritas
por completo. A organização punirá severamente
os pilotos (da organização ou não) que não
obedecerem esta regra.
e) O fórum de discussões deve ter o papel de agregar,
divertir de forma sadia, e informar. A partir no momento que um
piloto quebrar esse objetivo fazendo intrigas, insinuações,
acusações sem provas ou agressões a qualquer
membro cadastrado será punido conforme os itens abaixo:
I) Utilização de palavras de baixo calão (completas
ou dando a entender): Suspensão de 7 dias do fórum.
II) Reincidência do item “I” em menos de um mês:
Suspensão de 30 dias do fórum.
III) Brigas e discussões ásperas entre pilotos: Suspensão
de 30 dias do fórum e proibição de participação
na etapa seguinte para todos os envolvidos.
IV) Permissão de acesso ao fórum (cedendo usuário
de acesso e senha) a pessoas não autorizadas pela organização:
Expulsão do fórum.
V) Ficará a critério da organização
adotar outras punições para itens não previstos
nesse regulamento.
Conduta
a)
Chegar 1 hora antes do início marcado para a sua bateria;
b)
Usar a camisa do grupo durante a realização de cada
etapa;
c)
Os pilotos têm a obrigação de obedecer quaisquer
orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito
a essas orientações poderá causar advertências
/ punições por parte da organização;
d)
No caso de receber bandeira azul a fim de facilitar a passagem dos
líderes ou dos pilotos melhores colocados e não estiver
em disputa de posição, o lado correto para se dar
à passagem é sempre o lado preferencial da curva;
e)
Jamais usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer
atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais
e/ou diretores;
f)
Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área
similar determinado pelo kartódromo) antes do término
da corrida que anteceda a sua;
g)
Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague
com o pretexto de defender posição. Escolha uma posição
de defesa na pista e mantenha-a;
h)
Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista,
exceto para sair de uma situação de perigo;
i)
Brigas e discussões serão advertidas e penalizadas
de acordo com decisões da organização;
j)
Lembrar do compromisso de participar até o final do campeonato,
em respeito aos outros competidores e aos organizadores.
k)
Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem
freio, pois existem situações de corridas em que,
para a segurança do próprio piloto, demais companheiros
e fiscais, o freio deverá estar funcionando. A falta de freios
não será aceita como desculpa para justificar possíveis
toques ou manobras ilícitas.
l) O piloto que, para defender posição ou por qualquer
outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem
normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando
estiver à frente de uma seqüência de vários
karts) estará passível de sofrer punição
da direção de prova. Sua manobra será classificada
como "Direção Perigosa" ou "Atitude
anti-desportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares.
Punições
a)
Caso o piloto não traje a camisa do grupo em uma etapa ele
será advertido verbalmente. Na segunda advertência
(na Copa) ele será proibido de participar da etapa. Neste
caso será registrada a ausência do piloto na etapa.
Lembrando que tal punição está diretamente
ligado ao não cumprimento de acordo com os patrocinadores.
b)
As punições serão aplicadas aos pilotos que
não tiverem atitudes coerentes com as pretendidas pela organização
do campeonato. Essas punições ficam a critério
da organização e podem ser desde uma advertência
verbal, penalização com pontos, suspensão do
direito de disputar etapa(s) do campeonato e até o desligamento
total da competição;
c)
Não serão toleradas quaisquer atitudes violentas e/ou
agressivas que possam abalar a união do grupo geral de pilotos.
Caso existam problemas do tipo serão ouvidas as partes e
analisados os fatos entre a comissão de organização
do campeonato. Advertências e punições serão
definidas pela comissão organizadora. Conforme item anterior;
d)
Condutas anti-esportivas não serão aceitas, passíveis
de punição pelo diretor de prova do kartódromo;
e)
Serão consideradas condutas anti-esportivas batidas intencionais,
toques involuntários, que prejudiquem algum piloto, alterações
das características dos karts, visando modificação
de desempenho. As punições possíveis são:
advertências, "stop-and-go" ou desclassificação.
f)
Qualquer problema que envolva algum dos pilotos que façam
parte da organização, este não terá
direito de participar da decisão da organização;
g)
Toda a resolução tomada pelo comitê será
soberana não cabendo a nenhum participante contestar tais
decisões. Quando um assunto envolver qualquer membro do comitê,
este perde o direito de voto;
h)
A comissão organizadora é formada por dois pilotos:
André Argento e Ricardo Gonçalves. E conta com o apoio
de Alexandre Couto.
Arrecadação
a)
Ao se inscrever no campeonato e confirmar a sua participação,
os pilotos se obrigam a pagar um valor, chamado de TAXA DE INSCRIÇÃO,
à organização do campeonato, antes do início
do campeonato. Este dinheiro será utilizado para aquisição
premiações ao longo do campeonato, manutenção
do site e confecção de camisas, entre outros gastos;
b)
Os pilotos que abandonarem o campeonato, independente do motivo,
não terão o valor da inscrição devolvido;
Premiação
a)
Ao término de cada etapa, serão premiados troféus
simples os 3 (três) primeiros pilotos de cada categoria;
b)
Ao fim de cada Copa, serão premiados os 3 (três) primeiros
pilotos de cada categoria;
c)
No final do Campeonato anual, serão premiados os 3 (três)
melhores pilotos de cada Categoria.
Versão
1.0
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