Publicado
em 02 de maio de 2006
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De
olho na pista
|
|
Ricardo
FG |
XKart
- 2ª Etapa 2006 (Parte 1)
Caros
amigos-pilotos. Com apenas 15 dias, exatamente, estamos
de volta as pistas para a realização da
2ª etapa do Campeonato de 2006, no alto da serra,
em Petrópolis. No dia 08/04 o kartódromo
Speed Racer abriu suas portas, mais uma vez, para nos
receber. Infelizmente não pudemos contar com
a presença do Sr. Luiz Felipe por motivos particulares.
Sua ausência foi muito sentida, pois contávamos
com seus préstimos para a direção
das provas. Até o presente momento, posso afirmar,
essa pista é a mais difícil e mais cansativa
que já utilizamos. Os pilotos que entraram pela
primeira vez tiveram muita dificuldade em se adaptar:
uma pista curta com curvas em seqüência;
um piso que não oferece muita aderência;
motores de 9Hp (os mais possantes utilizados até
o momento) possibilitam aos pilotos uma forte retomada
de velocidade, proporcionando aos incautos uma perda
de estabilidade; freios que super aquecem e perdem eficiência;
chassis Mini que não absorvem as colisões
como os da Metalmoro. São algumas características
adversas que fazem desse evento realmente especial.
Mas nem tudo são flores e a fadiga de alguns
equipamentos já pode ser constatada. Esperamos
realmente que isso possa ser resolvido e que a administração
desse Kartódromo possa substituir esses equipamentos
o mais breve possível. A seqüência
de entrada na pista desta vez foi X2, X3, X4 e X1.
Categoria
X2
Em
uma etapa que não se pode ser comparada, o treino
de classificação dessa categoria foi uma
caixinha de surpresas. Ricardo Filé surpreende
as expectativas pessimistas e mostra que seria um grande
candidato a posição de honra, mas Eduardo
Azeredo não deixou que isso se confirmasse, fazendo
um excelente tempo na penúltima volta do treino
de classificação. Os demais pilotos se
revezaram nas posições intermediárias.
No entanto, Rodrigo Lapagesse com um kart muito aquém
de sua capacidade amargou a última posição
do grid de largada. O grid ficou assim formado:
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
8 |
Eduardo
Azeredo |
19,860 |
14 |
20,310 |
13 |
2º |
9 |
Ricardo
Filé |
20,000 |
15 |
20,170 |
11 |
3º |
3 |
Carlos
Braga |
20,020 |
14 |
20,210 |
15 |
4º |
7 |
Leonardo
Moreira |
20,160 |
11 |
20,610 |
10 |
5º |
10 |
Marcos
Berberick |
20,180 |
15 |
20,240 |
14 |
6º |
2 |
Sidnei
Castilhos |
20,200 |
12 |
20,430 |
13 |
7º |
5 |
Antônio
Yparraguirre |
20,550 |
11 |
20,730 |
12 |
8º |
1 |
Alex
Mattos |
20,700 |
11 |
21,020 |
12 |
9º |
11 |
Rodrigo
Lapagesse |
20,720 |
11 |
20,810 |
12 |
Pilotos
alinhados, partem para a volta de apresentação.
Foram necessárias duas largadas para então
iniciar a prova, uma vez que a largada só pode
ser confirmada se todos os karts estiverem bem juntos
e em fila indiana. Eduardo Azeredo resiste apenas a
duas voltas e cede a liderança para Ricardo Filé,
que por sua vez não consegue se afastar de Azeredo.
Sidnei Castilhos inicia sua excelente corrida - ultrapassa
Berberick sem dificuldades partindo para o ataque a
Leonardo Moreira, que já não conseguia
acompanhar os três primeiros colocados (Filé,
Azeredo e Carlos Braga). Enquanto isso Rodrigo Lapagesse
lutava de forma hercúlea contra seu kart, que
não rendia e se recusava a se manter no traçado.
Castilhos supera Leonardo e parte para tirar a diferença
que o separava de Braga. Com isso, inicia uma batalha
que perduraria por toda corrida. Leonardo Moreira e
Antônio Yparraguirre protagonizam, portanto, umas
das mas belas disputas, com várias ultrapassagens
de ambas as partes, isso tudo dentro da maior lisura.
Marcos Berberick, sem ter também um equipamento
a altura, trava uma batalha com Alex, mas ao final não
consegue resistir, é superado. Mais adiante na
corrida perde novamente sua posição, agora
para Rodrigo Lapagesse. Enquanto tudo isso ocorria,
Ricardo Filé e Eduardo Azeredo faziam uma disputa
acirrada, a ponto de em um cotovelo, após Azeredo
conseguir colocar seu kart ao lado do Ricardo, esse
fecha a passagem, fazendo Azeredo colidir nas proteções
de pneus. Isso valeu a Ricardo Filé uma troca
de posição. Ricardo, por determinação
do diretor de prova, cede sua posição
para Azeredo. No entanto, Ricardo não se fez
de rogado e levou exatamente uma volta para retomar
a liderança, sem que a perdesse mais, e ainda
valeria a esse piloto a melhor volta da prova (19,260).
Sidnei Castilho supera Carlos Braga e nas últimas
voltas ultrapassa Eduardo Azeredo, terminando sua brilhante
recuperação na segunda posição.
Final, Ricardo Filé em 1º, Sidnei Castilhos
em 2º e Eduardo Azeredo em 3º comemoram muito
no podium.
Com
esse resultado o campeonato tem Ricardo Filé
com 26 pontos em primeiro, Eduardo Azeredo com 20 pontos
em segundo e Sidnei Castilhos em terceiro com 13 pontos.
Categoria
X3
O
treino de classificação da X3 foi dominado
por Ricardo FG, sendo somente superado por Roberto na
penúltima volta do treino. As demais posições
se alternaram e o grid final ficou assim.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
2 |
Roberto
Lapagesse |
19,830 |
13 |
20,180 |
12 |
2º |
3 |
Ricardo
FG |
19,930 |
10 |
19,940 |
14 |
3º |
11 |
Lucas
Pádua |
19,990 |
11 |
20,000 |
9 |
4º |
9 |
Marcio
Viana |
19,990 |
12 |
20,080 |
14 |
5º |
10 |
Gustavo
Caetano |
20,070 |
12 |
20,480 |
8 |
6º |
1 |
Rafael
Torres |
20,130 |
10 |
20,240 |
14 |
7º |
8 |
Alan
Mattos |
20,300 |
7 |
20,830 |
6 |
8º |
7 |
Luis
Rocha |
20,380 |
9 |
20,450 |
12 |
Observe
que a diferença de tempos do pole-position Roberto
para o último colocado foi de apenas 0,550s,
o que demonstra um grande equilíbrio na categoria.
Não
tenho dúvidas em afirmar que essa corrida foi
a mais movimentada das quatro categorias. Evidentemente
não estou falando de acidentes ou colisões,
mas sim pelas inúmeras ultrapassagens e disputas
acirradas que ocorreram ao longo de toda prova.
Assim
como na X2, foram necessárias duas largadas para
então iniciar de fato a prova. Sinal verde, com
muita determinação Ricardo parte para
cima de Roberto, e este se defende como pode. Por sua
vez, Lucas Pádua não dá tréguas
a Ricardo. Mas isso dura pouco tempo porque Gustavo
Caetano assume a 3ª posição superando
Lucas Pádua. Luis Rocha, que largara em último,
supera em seqüência Alan Mattos e Rafael
Torres, que lutava muito para se entender com o seu
equipamento. Alan não tem dificuldades para assumir
a posição de Torres. Luis, com uma performance
muito boa, não perde tempo para superar Marcio
Viana e assumir a 4ª posição. Lucas
Pádua contorna mal uma curva e perde várias
posições, alega que teria sofrido um "mega
totó".
Enquanto isso, Ricardo procurava de todas as maneiras
encontrar um espaço para dar seu bote em Roberto.
Isso não demorou muito, pois Ricardo inicia a
reta oposta com mais tração. Chega na
primeira curva da "casinha" lado a lado com
Roberto, consumando sua ultrapassagem imediatamente
a seguir. Roberto, sem conseguir manter a performance,
que o levou a posição de honra no grid
de largada, é superado também por Gustavo
Caetano e Luis Rocha. Nesse momento Caetano e Rocha
iriam proporcionar aos espectadores uma das mais interessantes
brigas da corrida. Foram três ultrapassagens sucessivas,
uma em cada volta e exatamente no mesmo ponto (ao final
da reta principal). Primeiro foi Rocha que ultrapassou
Gustavo, depois Gustavo em Rocha e finalmente Rocha
supera Gustavo. Dessa forma Rocha assume o 2º posto
e parte para uma implacável perseguição
a Ricardo FG. Roberto sem um bom rendimento, permite
a aproximação de Viana e Pádua.
Quem se dá muito bem é Pádua que
não gasta mais que duas voltas para superar os
dois adversários, assumindo o 4º posto.
Luiz chega forte em Ricardo e o ultrapassa no final
da reta principal. Gustavo tenta se aproveitar do momento,
mas Ricardo fecha a porteira, sem permitir que Gustavo
o surpreenda. Ricardo com uma performance muito regular
não tem dificuldades de acompanhar Luis, e experientemente
aguarda a melhor oportunidade para lhe dar o troco.
Isso logo ocorreu e Ricardo FG contorna a segunda perna
do "S", mas forte e chega ao final da reta
principal a frente de Luis, retomando a liderança,
agora para não mais perdê-la. Lucas Pádua,
depois de passar da 2ª para 6ª posição
vinha fazendo uma excelente corrida de recuperação,
beneficiado em parte pelas brigas da liderança.
Nesse momento na corrida formou-se um pelotão
com Ricardo, Luis, Gustavo, Lucas e Marcio. Todos muito
próximos uns dos outros. Empolgado, Lucas divide
a curva no final da reta oposta com Gustavo, não
consegue controlar seu kart, colide em Gustavo e esse
fica nas proteções de pneus. Para completar,
ao retornar para o traçado Lucas encontra Viana
ao seu lado (oposto), jogando-o também de encontro
aos pneus. Lucas Pádua deu muita sorte, pois
isso lhe valeria no mínimo um stop-and-go. No
entanto, passou ileso aos olhos da fiscalização.
Quem pagou o "pato" mesmo foi Gustavo Caetano
que perdeu uma volta até retornar para a pista.
Viana, a essa altura era detentor da melhor volta da
prova (19,290s), apesar de ter tomado um encontrão
continuou sua corrida sem maiores problemas. Lucas Pádua
e Luis Rocha ainda iriam protagonizar as últimas
emoções da corrida com trocas de posições
e disputas mais calorosas, que iriam valer ao Rocha
uma punição (troca de posição)
pós encerramento da prova. Alan Mattos e Rafael
Torres sem uma performance a suas alturas terminam a
corrida nas últimas posições. Final,
Ricardo em 1ª , Lucas Pádua em 2º e
Luis Rocha em 3º. Dessa forma o campeonato tem
Lucas Pádua com 21 pontos em 1º, Ricardo
FG com 16 em 2º e Rafael Torres em 3º com
14 pontos.
Continua...
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