Publicado
em 22 de setembro de 2006
__________________________________________________________________________
De
olho na pista
|
|
Ricardo
FG |
Xkart
7ª
Etapa 2006
Caros
amigos-pilotos. Estamos de volta as pistas, no dia 16
de setembro, para a realização da 7ª
etapa do Campeonato de 2006, agora de volta ao Rio Shopping
Kart Indoor. Muita apreensão envolve esse evento.
Isso porque, após a 6ª Etapa, a Organização
decidiu não mais envolver-se em fiscalizações.
Nessa etapa esse serviço esteve entregue totalmente
nas mãos do Kartódromo. Não posso
dizer que tudo correu as mil maravilhas, muitos episódios
duvidosos aconteceram (como sempre) e por certo aborreceram
a muitos pilotos. No entanto, confesso que as minhas
expectativas eram ainda piores. Portanto, deixo o meu
agradecimento ao pessoal que trabalha nesse kartódromo,
pois estou certo de que fizeram o melhor que podiam.
Desta feita a seqüência de entrada na pista
desta vez foi X4, X3, X2 e X1.
Aproveito
para dar as boas vindas aos novos pilotos Xkart: Daniel
Duarte - X4 e Sylvio Couto - X3.
.
Categoria X4
Pilotos
em seus lugares tem inicio o treino de qualificação.
Desta feita, trago para vocês uma novidade, vejam
no quadro abaixo a evolução das posições
durante essa qualificação. Não
deixe de observar a bela disputa pela posição
de honra, entre Daniel Duarte e Luiz Paulo, bem como
a do terceiro posto, protagonizada por Julio Baliosian
e Flavio Caetano.
Qualify
X4 |
PILOTOS
01– Augusto Garcia
02 – Michel Alexandre
03 – Luiz Paulo
04 – Julio Baliosian
05 – Flavio Caetano
10 – Victor Hugo
11– Michel Lima
12 – Daniel Duarte
13 – Rafael Jóia |
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
1’ |
12 |
03 |
03 |
13 |
09 |
01 |
02 |
12 |
05 |
|
1’30’’ |
12 |
03 |
05 |
13 |
11 |
02 |
01 |
04 |
10 |
|
2’ |
03 |
12 |
04 |
05 |
13 |
11 |
02 |
01 |
10 |
|
3’ |
03 |
09 |
04 |
02 |
05 |
13 |
11 |
01 |
10 |
|
4’ |
12 |
03 |
04 |
02 |
13 |
05 |
11 |
01 |
10 |
|
Final |
12 |
03 |
05 |
04 |
02 |
13 |
11 |
10 |
01 |
|
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Terminada
essa sessão, o novato Daniel Duarte, em sua segunda
participação no grupo, obtém a
pole-position com uma volta muito boa (29,690s), seguido
de Luiz Paulo e Flavio Caetano. Vejam a formação
final:
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
12 |
Daneil
Duarte |
29,690 |
6 |
29,990 |
9 |
2º |
03 |
Luiz
Paulo |
30,040 |
3 |
30,060 |
7 |
3º |
05 |
Flavio
Caetano |
30,340 |
9 |
30,620 |
8 |
4º |
04 |
Julio
Baliosian |
30,370 |
8 |
30,590 |
9 |
5º |
02 |
Michel
Alexandre |
30,970 |
8 |
31,130 |
9 |
6º |
13 |
Rafael
Joia |
31,330 |
7 |
31,540 |
8 |
7º |
11 |
Michel
Lima |
31,360 |
9 |
31,580 |
6 |
8º |
10 |
Victor
Hugo |
31,860 |
7 |
32,350 |
8 |
9º |
01 |
Augusto
Garcia |
32,010 |
8 |
32,070 |
7 |
Sinal verde, os pilotos se estudam, mas a calmaria logo
acaba. Luiz Paulo, Flavio Caetano e Julio Baliosian
tentam, juntos, fazer a curva oposta a torre de controle.
Conclusão não há espaço
para todos. Chegam a parar seus karts, e quem se dá
bem é Michel Alexandre que ultrapassa a todos,
e assume o 2º posto na corrida. Quem tem sua corrida
comprometida é Julio Baliosian, pois foi o último
a ser socorrido, e perdeu todas as posições.
Daniel Duarte segue na frente. Alexandre sem um bom
rendimento segura como pode o ataque de Luiz e Flavio.
Luiz tem melhor sorte, passa Alexandre. No entanto,
na vez de Flavio, se enroscam. Alexandre fica nos pneus
enquanto Flavio perde posições e segue
na corrida. Daniel Duarte com problemas no seu kart,
tenta levá-lo ao box. Duarte é superado
por todos, e na vez de Augusto Garcia, esse quase fica
nos pneus. Nesse momento da corrida tínhamos
Luiz Paulo em 1º, Michel Lima em 2º e Julio
Baliosian em 3º. Não se pode negar que Julio
foi beneficiado por diversos enroscos, mas não
podemos deixar de mencionar que ele esteve na última
posição e em tão pouco tempo já
ocupa o 3º posto. Os demais são: Augusto
Garcia, Victor Hugo, Rafael Jóia, Flavio Caetano,
Michel Alexandre e Daniel Duarte.
Baliosian
não dá trégua a Lima, e enquanto
isso Rafael Jóia supera Victor Hugo, passando
a ocupar o 5º posto. Agora Vitor tem um pelotão
no seu encalço, formado por Flavio, Alexandre
e Duarte.
Liderando
a corrida, Luiz Paulo se defende como pode de Lima,
que por sua vez tem Baliosiam muito próximo.
A briga é intensa e em um determinado momento,
Julio tenta uma ultrapassagem. Rafael, em dois episódios,
fecha a porta para Julio que colide nos pneus, mas para
sua sorte consegue controlar seu kart em ambas situações
e continuar na briga. Augusto Garcia sustenta sua 4ª
colocação, agora sob ataque de Jóia.
Daniel Duarte faz uma corrida de recuperação,
após a troca de kart. Recupera o tempo perdido
alcança Alexandre, superando-o ao final da grande
reta.
As
atenções agora estão voltadas para
os líderes da corrida. Não há espaço
entre Luiz Paulo, Michel Lima e Julio Baliosian. Lima
sobe a reta de chegada e tomando a grande reta com mais
potência que Paulo, consuma a ultrapassagem assumindo
o primeiro posto da corrida. Daniel Duarte passa Alexandre,
chegando com facilidade em Victor Hugo, que já
havia perdido a posição para Flavio Caetano.
Julio
Baliosian dá curso a sua boa corrida ultrapassando
Luiz Paulo. Agora temos Michel Lima em primeiro, seguido
de Julio Baliosian, Luiz Paulo, Augusto Garcia, Rafael
Jóia, Flavio Caetano, Daniel Duarte, Victor Hugo
e Michel Alexandre.
Lima
vinha fazendo uma bela corrida, mas na curva que antecede
a reta de chegada, ele espalha, pega a parte suja da
pista, não tem uma boa tração.
Com isso Julio Baliosian aproveita, ultrapassa, e assume
a liderança da prova. Baliosian ainda faria a
melhor volta da corrida, atingindo a marca de 29,160s.
Duarte
ainda iria tomar a posição de Flavio,
antes do término da corrida. Flavio já
não mostrava bom desempenho. Duarte ainda foi
mais além e travou uma disputa pelo posto de
Rafael. Na última curva da última volta
se chocam. Jóia se dá melhor e Duarte
fica para trás. No entanto a direção
de prova pune Rafael Jóia com uma troca de posição.
Sendo assim Daniel Duarte fica com em 5º lugar
e Rafael Jóia em 6º.
Final
Julio Baliosian em !º, Michel Lima em 2º e
Luiz Paulo em 3º fizeram a festa no Podium.
.
Categoria X3
Agora
é a vez da X3 entrar na pista. Observem que Luis
Rocha dominou dois terços da qualificação,
sendo superado nas voltas finais por Gustavo, Lucas
e Rafael Torres, que com o tempo de 29,570s, obteve
a posição de honra do gride de largada.
Qualify
X3 |
PILOTOS
01/07 – Roberto
02 – Sergio Garcia
03 – Gustavo Caetano
04 – Luis Rocha
05 – Lucas Pádua
06/10 – Ricardo FG
09 – Rafael Torres
12 – Sylvio Couto
13 – Alan Mattos |
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
1’ |
04 |
06 |
03 |
13 |
09 |
01 |
02 |
12 |
05 |
|
1’30’’ |
04 |
06 |
13 |
09 |
03 |
05 |
01 |
12 |
02 |
|
2’ |
04 |
05 |
06 |
13 |
09 |
02 |
03 |
01 |
12 |
|
3’ |
04 |
09 |
05 |
06 |
13 |
03 |
02 |
01 |
12 |
|
4’ |
05 |
04 |
03 |
09 |
10 |
13 |
02 |
01 |
12 |
|
Final |
09 |
05 |
03 |
04 |
13 |
02 |
10 |
12 |
07 |
|
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Outro
ponto importante para ser observado é que Ricardo
FG obteve a sua melhor volta logo no início do
treino, ou seja, ainda no primeiro minuto de qualificação.
Essa volta foi feita com o kart 6, antes desse quebrar
e ser obrigado a trocar de kart. Foi uma lástima,
uma vez que o kart substituto não era nem de
longe igual ao anterior. Roberto Lapagesse usou o kart
1 para qualificação, e demorou muito para
dispensá-lo. Quando o fez, o treino já
havia sido encerrado. Foi a terceira vítima do
kart 1 ( a primeira foi Augusto Garcia - último
colocado na qualificação da X4 e a segunda
foi Michel Alexandre - último colocado nessa
mesma corrida).
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
09 |
Rafael
Torres |
29,570 |
11 |
30,230 |
12 |
2º |
05 |
Lucas
Pádua |
29,720 |
9 |
29,860 |
10 |
3º |
03 |
Gustavo
Caetano |
30,140 |
11 |
30,210 |
9 |
4º |
04 |
Luis
Rocha |
30,140 |
8 |
30,350 |
3 |
5º |
13 |
Alan
Mattos |
30,300 |
11 |
30,400 |
12 |
6º |
02 |
Sergio
Garcia |
30,400 |
11 |
30,570 |
12 |
7º |
10 |
Ricardo
FG |
30,470 |
2 |
30,550 |
5 |
8º |
12 |
Sylvio
Couto |
30,620 |
12 |
30,990 |
11 |
9º |
07 |
Roberto
Lapagesse |
30,770 |
3 |
31,310 |
2 |
Karts
e pilotos formados para a volta de apresentação,
inicia-se a corrida. A primeira curva já protagoniza
a primeira confusão. Alex Mattos encontra espaço
e coloca seu kart ao lado do de Luis Rocha. Antes de
consumar a ultrapassagem, em meio a curva, Alan é
atingido pelo kart de Sergio Garcia que o faz atravessar
e parar no meio da curva. Rocha segue ileso, o mesmo
acontece com Garcia. A mesma sorte não tiveram
Sylvio Couto, Ricardo FG e Roberto Lapagesse, que colidiram
de frente, e tiveram que esperar o resgate de Alan Mattos
para retomarem a corrida, agora em antepenúltimo,
penúltimo e último lugar, respectivamente.
Na
frente, Rafael Torres e Lucas Pádua dão
inicio a uma eletrizante disputa. Lucas exagera no ímpeto,
colide forte no kart de Torres, que tem dificuldades
de controlar seu kart. No entanto, Pádua sabedor
de sua imprudência, levanta o pé e espera
Torres aprumar o kart, para retomar a sua perseguição.
Nesse
momento as posições eram as seguintes:
Rafael em 1º, Lucas em 2º, seguido por: Gustavo,
Rocha, Sergio, Sylvio, Alan, Ricardo e Roberto.
Alan
alcança Sylvio e em seguida tenta uma arriscada
manobra para ultrapassá-lo, não tem sucesso
e fica preso nos pneus. Isso aconteceu lá na
curva diametralmente oposta a torre de controle. Alan
retorna a corrida no último posto.
Lucas
em 2º não dá tréguas a Torres
que tem que mostrar toda a sua habilidade para se manter
em primeiro.
Ricardo
FG (7º colocado) com Roberto Lapagesse na sua cola,
chega em Sylvio Couto. Esse, por sua vez, não
impõe dificuldades à disputa de posição,
praticamente cede sua posição para Ricardo
e Roberto sucessivamente.
Nesse
momento, Gustavo Caetano (3º), Luis Rocha e Sergio
Garcia formavam um pelotão intermediário.
Quando Ricardo e Roberto já chegavam perto desse
grupo, Sergio Garcia perde o ponto de freada e roda
no final da grande reta. Ricardo se esquiva pelo lado
de fora da cura e Roberto pelo lado de dentro. Por muito
pouco Roberto não aproveita para superar Ricardo.
Agora
as posições eram as seguintes: Rafael
em1º, Lucas em 2º seguido por: Gustavo, Rocha,
Ricardo FG, Roberto Sylvio Couto, Alan Mattos e Sergio
Garcia.
Alan
Mattos, sozinho, na ânsia de recuperar o espaço
perdido, exagera a velocidade na entrada da primeira
perna do "S" (curva de 180º diametralmente
oposta a linha de chegada ou cronometragem), roda e
perde sua posição para Sergio Garcia.
Rafael
Torres segue na frente, trazendo consigo Lucas que tenta
de todas formas achar um espaço para ultrapassá-lo.
Ricardo
FG, com Roberto a sua cola, não têm dificuldades
em chegar em Luis Rocha (4º). Com uma manobra precisa
e não menos arriscada, Ricardo consegue achar
um espaço ao lado de Rocha na tomada da curva
do final da reta oposta. Dividem a curva, mas Ricardo
por dentro sai mais forte e efetiva a ultrapassagem.
Roberto ainda tenta se aproveitar da situação
mas Rocha não dá espaço. Em seqüência,
duas curvas a frente, Luis Rocha atinge de forma desnecessária
o kart de Ricardo, que por sorte consegue controlar
seu kart e seguir na corrida.
Roberto
Lapagesse, também mais rápido que Luis,
não tem dificuldades em ultrapassá-lo
no mesmo ponto que Ricardo na volta anterior, deixando
Rocha com a 6º posição.
Alan
Mattos, na última posição, recupera
terreno e chega forte em Sergio Garcia no final da reta
oposta. Tenta uma manobra por fora, dividem a curva,
e na saída, Sergio tem Alan a sua esquerda, não
lhe dá espaço e Mattos, mais uma vez,
fica nos pneus.
Rafael
Torres perde um pouco de tração na curva
que antecede a reta de chegada, Lucas sente que pode
ser esse a sua grande chance, conseguindo colocar seu
kart lado a lado com do Torres. Percorrem juntos toda
a grande reta, Lucas por dentro e Torres por fora. A
disputa agora é por quem freia mais tarde. Chegam
juntos a nesse limite, travam as rodas traseiras, só
resta para a Torres a possibilidade de sair mais forte
e aplicar em Lucas o "x", já que se
encontrava por fora para tomada da curva. Muito provavelmente,
isso iria ocorrer, pois que Lucas, na parte
interna da tomada da curva, teria uma saída mais
lenta. Mas por um pequeno erro de Rafael, esse não
consegue dar-lhe o "x", em sua manobra toca
no kart de Lucas e põe por terra suas chances
de sucesso. Lucas Pádua assume a liderança
da corrida. Rafael ainda iria dar algum trabalho a Lucas,
mas depois preferiu administrar seu 2º posto, já
que mantinha uma confortável vantagem para Gustavo
Caetano, e mais tarde na corrida para Ricardo FG.
Gustavo
Caetano, nessa altura da corrida, já não
tinha um bom rendimento com seu kart, tentava segurar
Ricardo da maneira que podia. Isso facilitou ainda mais
o ataque de Roberto a Ricardo, chegando inclusive a
ter a oportunidade de colocar seu kart ao lado de Ricardo.
Mas foi na segunda perna do "S" que Ricardo
e Roberto conseguem juntos superar Caetano.
Agora
as posições na corrida eram ocupadas por:
Lucas Pádua, Rafael Torres, Ricardo FG, Roberto
Lapagesse, Gustavo Caetano, Lius Rocha, Sylvio Couto
Sergio Garcia e Alan Mattos.
Sylvio
Couto alcança Luis Rocha e no final da grande
reta toma a posição de Rocha (6º).
Gustavo
com seu kart muito lento. Cede posições
sucessivas, pára, e abandona em definitivo a
corrida.
Alan
Mattos andando muito forte (melhor volta da prova -
29,250s) chega mais uma vez em Sergio Garcia, e novamente
se estranham na pista. Alan se aproveita de uma bandeira
azul atribuída a Sergio e o ultrapassa, mas desiste
e cede de volta a posição. Outro momento
desse dois pilotos aconteceu logo em seguida, quando
Alan ultrapassa Sergio no final da grande reta, e esse
retoma a posição dando-lhe um "x".
Final,
Lucas Pádua vence a corrida, com Rafael Torres
em segundo, e Ricardo FG em terceiro.
. Categoria X2
Podemos
confirmar a superioridade de Ricardo Filé, que
não teve dificuldade na obtenção
da pole position.
Qualify
X3 |
PILOTOS
02– Carlos Braga
03– Leonardo Moreira
04– Sidnei Castilho
05–Antonio Yparrag.
06– Alex Mattos
07–Rodrigo Lapagesse
09 – Marcos Berberick
10/08– Eduardo Azer.
12– Ricardo File
13/01– André Argento
|
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
1’ |
09 |
05 |
02 |
12 |
13 |
06 |
04 |
03 |
10 |
07 |
2' |
03 |
04 |
07 |
05 |
06 |
09 |
08 |
02 |
12 |
13 |
3’ |
12 |
04 |
03 |
09 |
07 |
05 |
08 |
06 |
02 |
13 |
3’30" |
03 |
12 |
04 |
09 |
07 |
05 |
08 |
06 |
01 |
02 |
4’ |
12 |
03 |
04 |
07 |
09 |
06 |
05 |
02 |
08 |
01 |
4’30" |
12 |
03 |
04 |
07 |
06 |
09 |
08 |
05 |
02 |
01 |
Final |
12 |
03 |
04 |
07 |
06 |
08 |
09 |
01 |
05 |
02 |
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Excelente
treino também de Leonardo Moreira que obteve
a marca de 29,160 perdendo para o Rafael por apenas
1 centésimo.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
12 |
Ricardo
Filé |
29,150 |
9 |
29,500 |
6 |
2º |
03 |
Leonardo
Moreira |
29,160 |
10 |
29,600 |
7 |
3º |
04 |
Sidnei
Castilhos |
29,790 |
6 |
29,990 |
8 |
4º |
07 |
Rodrigo
Lapagesse |
29,860 |
7 |
30,130 |
5 |
5º |
06 |
Alex
Mattos |
29,890 |
9 |
30,100 |
7 |
6º |
08 |
Eduardo
Azeredo |
29,890 |
10 |
30,140 |
8 |
7º |
09 |
Marcos
Berberick |
30,050 |
9 |
30,060 |
5 |
8º |
01 |
André
Argento |
30,110 |
8 |
30,330 |
7 |
9º |
05 |
Antônio
Yparraguirre |
30,210 |
9 |
30,260 |
6 |
10º |
02 |
Carlos
Braga |
30,270 |
8 |
30,460 |
6 |
Prova
valendo, os pilotos se estudam, nenhuma posição
é alterada. Passam-se três voltas, até
que Eduardo Azeredo, no final da grande reta, coloca
seu kart ao lado do kart de Alex Mattos. Esse procedimento
compromete a curva dos dois. Então Marcos Berberick
de aproveita, faz a curva com mais tração,
saindo junto, lado a lado com Azeredo. A curva seguinte
é a do final da reta oposta, Marcos por fora
e Azeredo por dentro dividem a curva. Marcos fecha um
pouco mais, suficiente para que Azeredo colidisse nos
pneus. Apesar do forte choque, não foi suficiente
para bloquear Azeredo que consegue seguir na prova,
ainda ao lado de Marcos, mas esse agora favorecido pela
sua posição, supera em definitivo Azeredo,
na curva seguinte.
Alex
Mattos, nessa confusão, ainda perderia posição
para André Argento. Desconcentrado, Mattos perde
o controle de seu kart, e roda na entrada do "S",
amargando agora a última posição.
Na
frente, sem adversário a incomodar, Ricardo Filé
segue tranquilamente, seguido a meia distância
por Leonardo Moreira, Sidnei Castilho, Rodrigo Lapagesse,
Marcos Berberick, Eduardo Azeredo, André Argento,
Antonio Yparraguirre, Carlos Braga e Alex Mattos. Os
seis primeiros se afastam uns dos outros, no entanto,
Eduardo Azeredo lidera um pelotão com quatro
pilotos, sendo que Alex vinha um pouco mais afastado
desse grupo.
Carlos
Braga comete o mesmo equivoco que Alex, e roda exatamente
da mesma forma e no mesmo lugar. Perde o contato com
os demais, mas não o suficiente para Alex ultrapassá-lo.
Antonio
Yparraguirre, com mais disposição, força
no final da grande reta e assume o posto de André
Argento (7º).
Na
frente dispondo uma total tranqüilidade, Ricardo
Filé dá curso aos prognósticos
de franco favorito para a essa prova. Obtém a
insuperável marca de 28,980s em sua melhor volta.
Leonardo
Moreira em segundo administra bem a vantagem obtida
sobre Sidnei Castilho em 3º. Quem começa
a ter sérios problemas é Rodrigo Lapagesse
que não vê mas espaço entre seu
kart e o de Marcos Berberick.
Azeredo,
Yparraguirre e Argento continuam muito próximos
e protagonizam as disputas no momento.
Rodrigo
(4º) e Azeredo (6º) se defendem como podem,
mas é Berberick que aproveita sua chance primeiro
ao contornar mais forte a curva que antecede a reta
de chegada. Dividem lado a lado toda a grande reta,
consumando a ultrapassagem na curva iminente. Antonio
também ultrapassa Azeredo, deixando-o a mercê
do ataque de Argento. Esse tem sua vida facilitada,
pois agora é a vez de Azeredo rodar no mesmo
ponto que já haviam rodado Carlos Braga e Alex
Mattos.
A
corrida agora tem um clima de espera, os pilotos buscam
tirar a diferença que os separa. Com sucesso
nesse intuito temos Yparraguirre e Marcos, que não
levam muitas voltas para chegarem em Rodrigo e Sidnei
respectivamente.
Para
entendimento do leitor, as posições eram
ocupadas da seguinte forma: Ricardo Filé em primeiro
seguido por: Leonardo, Sidnei, Marcos, Rodrigo, Antonio,
André, Eduardo, Carlos e Alex.
As
disputas novamente se formam e quem protagoniza agora
era: Sidnei com Marco, Rodrigo com Antonio e André
com Eduardo. Tanto Sidnei quanto André conseguem
dominar o ímpeto de seus opositores, no entanto
a mesma sorte não teve Rodrigo sendo superado
com facilidade por Yparraguirre assumindo o 5º
posto.
Leonardo
aumenta sua vantagem para Sidnei Castilho, visto que
esse tinha muito trabalho de defender seu posto dos
ataques de Marcos.
André
Argento é quem deve ter suado mais seu macacão.
Azeredo não dava trégua, mas André
também respondia de igual para igual, defendendo
com maestria sua posição.
Carlos
Braga recupera o terreno perdido e chega na briga de
Argento e Azeredo.
A
poucas voltas do final da corrida, Leonardo Moreira
perde o controle do seu kart, e roda, é a quarta
vítima da curva da entrada do "S".
Lamentavelmente tem sua posição perdida
para Sidnei e Marcos sucessivamente.
Final
Ricardo File em primeiro, Sidnei Castilho em segundo
e Marcos Berberick em terceiro.
.
Categoria X1
Infelizmente
não dispomos de informações referente
a qualificação dessa categoria. A filmagem
não mostra o quadro de posições,
de forma que não me foi possível fazer
o mesmo trabalho realizado nas categorias anteriores.
Para complicar ainda mais, não disponho, nem
a Organização, da folha de qualificação
emitida pelo kartódromo. Caso algum piloto ou
leitor dispuser dessa folha, favor entrar em contato
comigo.
Qualify
X3 |
PILOTOS
01– Guilherme Sabra
02 – Pedro Ricardo
03 – G. Fernandes
04 – Rafael Henning
06 – André Addson
07 – Fábio J J Perozo
08 – Fábio Cícero
11 – Edson Braga
12 – Igor Mauro |
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
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?? |
04 |
03 |
12 |
08 |
02 |
06 |
11 |
01 |
07 |
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Final |
04 |
03 |
12 |
08 |
06 |
02 |
11 |
01 |
07 |
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Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
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Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
04 |
Rafael
Henning |
- |
- |
- |
- |
2º |
03 |
Guilherme
Fernandes |
- |
- |
- |
- |
3º |
12 |
Igor
Mauro |
- |
- |
- |
- |
4º |
08 |
Cícero
Montoya |
- |
- |
- |
- |
5º |
06 |
André
Addson |
29,2?? |
- |
- |
- |
6º |
02 |
Pedro
Ricardo |
29,2?? |
- |
- |
- |
7º |
11 |
Edson
Braga |
- |
- |
- |
- |
8º |
01 |
Guilherme
Sabra |
- |
- |
- |
- |
9º |
07 |
Fabio
J.J. Perozo |
- |
- |
- |
- |
Começam
as emoções da X1. Edson Braga exagera
na primeira curva da corrida e acerta a ponta traseira
de Pedro Ricardo, que já estava fazendo a curva.
Foi o suficiente para jogá-lo na parte suja da
pista, facilitando a ultrapassagem de Edson.
Rafael
Henning sente que não tem o mesmo equipamento
que o levou a posição de honra do grid.
No entanto, sua experiência e brilhantismo falam
mais alto. Segue na frente defendendo-se de Fernandes.
Esse, em uma manobra no final da grande reta, não
tem o devido sucesso, abre espaço então
Igor Mauro não perdoa tomando de Fernandes o
segundo posto.
Pedro
Ricardo erra a freada de acesso a primeira curva do
"S" e roda, retornando na última posição.
Fabio
JJ Perozo sem um bom rendimento em seu kart, não
consegue acompanhar o grupo formado a sua frente.
Henning
continua sua árdua tarefa de defender sua posição,
seu algoz agora é Igor Mauro. Rafael, por essa
necessidade, impõe um ritmo mas lento, permitindo
que não houvesse diferença entres os karts
até a 7ª posição.
As
posições nesse momento eram: Henning,
Igor, Fernandes, Cícero, Addson, Edson, Sabra,
Fabio e Pedro Ricardo
André
Addson faz boa ultrapassagem em Cícero, na curva
que antecede a reta de chegada, fruto de uma pequena
escorregada de Cícero.
Com
vários pilotos muito próximos, qualquer
tentativa mal sucedida de ultrapassagem, seguramente
resulta em uma perda de posição.
Sabra sobe a reta de chegada com mais potência
que Edson, e não tem dificuldades em dividir
a curva seguinte, tomando-lhe a 6ª posição.
Outro
lance polêmico aconteceu na tomada da primeira
curva do "S". Addson chega com mais velocidade
que Fernandes, tem espaço e coloca seu kart por
dentro. O procedimento de ultrapassagem está
correto, no entanto, o que André não contava
é que Igor a frente reduzisse um pouco mais a
velocidade para controlar seu kart. Addson pega a ponta
da traseira de Igor, fazendo rodar e ficar na contra
mão. Com karts muito próximos as colisões
em seqüências foram inevitáveis. Quem
se deram muito bem com esse acidente foram: Fábio
Cícero, o próprio André Addson
e Edson Braga. Guilherme Fernandes preso nos pneus e
Igor Mauro, no sentido oposto, têm que esperar
o resgate para retomarem a corrida. Guilherme ainda
sai a frente de Pedro Ricardo, mas Igor volta na última
posição.
Agora
as posições eram essas: Henning, Cícero,
Addson, Braga, Sabra, Perozo, Fernandes, Pedro e Igor.
Sem
dúvida a performance de Henning, não era
das melhores, e Cícero não tem dificuldade
de alcançá-lo. Henning obrigado a defender
seu posto, tem sua performance ainda mais prejudicada,
facilitando ainda mais a chegada dos demais pilotos,
reformando o pelotão da frente.
Fernandes
com o kart muito mais na mão que o de Perozo,
não tem dificuldade de chegar e ultrapassá-lo
na grande reta.
Não
há espaços entre os quatros primeiros.
Cícero toma a decisão de atacar Henning
e no final da grande reta, tenta uma manobra sem sucesso,
entra na reta oposta com menos potência e Addson,
muito oportunamente, coloca seu kart pelo lado de dentro
ao final da reta oposta, realizando uma excelente ultrapassagem.
Edson assiste tudo isso de muito perto, em posição
privilegiada.
Não
posso me furtar de comentar que Rafael Henning estava
tirando "água de pedra" com seu kart.
Permanecia, com maestria, na liderança na corrida,
já tinha tido a sua cola diversos pilotos (Fernandes,
Igor e Cícero), mas agora era André Addson
que lhe ameaçava. Henning passa a ser ainda mais
cuidadoso em seus procedimentos de defesa, proporcionado
que chegassem ao grupo Sabra e Fernandes, totalizando
seis pilotos mais uma vez sem diferença entre
eles.
Episódio
lamentável foi protagonizado por Igor Mauro,
que depois de ficar na última posição,
vinha fazendo uma corrida tentando uma recuperação.
Fazia sucessivas voltas muito boas a culminar com a
melhor da corrida 28,630s. No entanto, ao chegar em
Pedro Ricardo (outra vítima do kart 1), atinge-o
pelo meio, de forma grotesca, jogando-o de encontro
lateral nos pneus. Uma lástima, pois é
exatamente esse tipo de procedimento que não
se deseja no XKart.
Aproveito
para citar um ditado oriental que diz que: "Para
ser um vencedor, deve-se antes de mais nada, aprender
a perder".
Mas
vamos voltar para a corrida e deixar esse episódio
o tempo apagar.
Ultimas
voltas, não há diferença entre,
Henning, Addson, Cícero, Edson, Sabra e Fernandes.
Foi então que Addson, depois de algumas voltas
estudando seu adversário, em uma manobra muito
boa, sai mais forte na reta oposta, acha um espaço
do lado de dentro da curva, pegando Henning de surpresa.
Addson assume a liderança da prova. Cícero
no embalo tenta superar Henning também na seqüência,
mas esse já escaldado, não permite que
Cícero tenha sucesso. Cícero não
se dá por satisfeito e em seguida, na curva ao
final da grande reta, consegue por fim ultrapassar Henning.
Mas faltou-lhe um pouco de malicia, distraindo-se de
se defender, foi então que Henning repetiu a
manobra de Addson anteriormente, e retoma o segundo
posto de volta.
Ultima
volta, literalmente na última curva da corrida,
inesplicavelmente, Henning diminui muito sua velocidade,
os demais muito próximos se chocam, e quem perde
posição é Edson. Esse foi superado
por Sabra na linha de chegada, por apenas 3 centésimos
de segundo (0,03s).
Final
de corrida, André Addson é o vencedor,
seguido por Rafael Henning e Fábio Cícero.
.
Agradecimentos
Mais uma vez, eu faço questão
de chamar a atenção de todos, pela preciosa
colaboração do meu amigo Marco Affonso,
que se dispõe a realizar a revisão ortográfica
deste trabalho, bem como, a todos pilotos que me ajudaram
de alguma forma na elaboração deste resumo
e principalmente com a filmagem desse evento.
Estaremos
novamente juntos, agora, na oitava etapa do VI Campeonato,
a ser realizada no Top Kart do Norte Shopping no dia
22/10. Até lá amigos.
Ricardo
FG
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