Publicado
em 08 de novembro de 2006
__________________________________________________________________________
De
olho na pista
|
|
Ricardo
FG |
XKart
- VI Campeonato - 8ª Etapa
Top Kart Norte Shopping
Caros amigos-pilotos. É com muita satisfação
que estamos de volta para mais uma etapa de nosso campeonato.
Desta feita essa etapa aconteceu no Top Kart Norte Shopping
no dia 22 de Outubro. Digo satisfação
porque esteve trabalhando conosco o Sr. Eduardo Maia,
na função de Diretor de Prova, obtendo
unanimemente a aprovação da Organização
e de todos os pilotos. Com isso, tivemos tranqüilidade
em todas as nossas provas. Concluímos os trabalhos
do dia na mais perfeita paz. Não estou dizendo
que não houve punições, elas aconteceram
na medida da necessidade. Por sua vez os pilotos também
se conscientizaram da atenção às
regras básicas de uma competição
dessa natureza, o que facilitou a condução
das provas.
Como nem tudo são flores o ponto negativo
ficou por conta do kartódromo que fez a opção
de ter um traçado extremamente sinuoso, chegando
a ser apelidado por alguns de caminho de rato. Isso
tornou a tarefa de ultrapassar inda mais difícil
que normalmente o é nesse kartódromo.
Outro ponto importante de ser comentado é
quanto à assiduidade do grupo. Está de
parabéns.
Não posso me esquecer de mencionar os
colaboradores do kartódromo que, com muito empenho,
viabilizaram a realização desse nosso
evento. Deixo aqui os nossos agradecimentos.
Manteve-se inalterada a seqüência
de entrada na pista. Portanto, foram X4, X3, X2 e X1.
.
Categoria X4
Pilotos em seus lugares, tem inicio o treino
de qualificação. Mais uma vez Luiz Paulo
e Daniel Duarte dominam o treino. Vejam:
Qualify
X4 |
PILOTOS
02 – Augusto Garcia
13 – Michel Alexandre
16 – Luiz Paulo
08 – Julio Baliosian
11 – Flavio Caetano
09 – Victor Hugo
05 – Michel Lima
14 – Daniel Duarte
10 – Rafael Bezerra
03 – Rafael Jóia
|
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
1’ |
14 |
11 |
05 |
03 |
02 |
|
|
|
|
|
2’ |
16 |
14 |
10 |
11 |
09 |
|
|
|
|
|
3’ |
16 |
14 |
13 |
11 |
09 |
|
|
|
|
|
Final |
14 |
16 |
09 |
13 |
03 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Terminada essa sessão, o novato Daniel Duarte,
pela segunda vez consecutiva, faz a pole-position, com
uma outra volta muito boa (31,800s), seguido de Luiz
Paulo. E Victor Hugo, em 3º, aparece como uma grata
surpresa. Vejam a formação final
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
14 |
Daneil
Duarte |
31,800 |
7 |
32,050 |
5 |
2º |
16 |
Luiz
Paulo |
31,910 |
7 |
32,030 |
3 |
3º |
09 |
Victor
Hugo |
32,150 |
7 |
32,210 |
8 |
4º |
13 |
Michel
Alexandre |
32,190 |
5 |
32,390 |
7 |
5º |
03 |
Rafael
Joia |
32,200 |
7 |
32,720 |
8 |
6º |
10 |
Rafael
Bezerra |
32,220 |
7 |
32,330 |
3 |
7º |
08 |
Julio
Baliosian |
32,240 |
7 |
32,680 |
8 |
8º |
11 |
Flavio
Caetano |
32,280 |
6 |
32,400 |
7 |
9º |
02 |
Augusto
Garcia |
32,420 |
8 |
32,510 |
6 |
10º |
05 |
Michel
Lima |
32,690 |
7 |
32,950 |
5 |
Largada autorizada, inicia-se a 8ª etapa de 2006.
Daniel Duarte parte na frente, com Luiz Paulo no seu
encalce. Julio Baliosian já não consegue
acompanhar o ritmo e Michel Alexandre tem problemas
como o cabo do acelerador de seu kart. Fica parado muito
tempo, perde algumas voltas, a espera de um kart para
continuar a corrida. Rafael Jóia vinha na quarta
posição, quanto perde o controle de seu
kart, na segunda perna do "S" rápido,
voltando apenas a frente de Michel Alexandre. Duarte
luta para se manter a frente de Luiz, mas no contorno
da primeira curva, após a cronometragem, Daniel
espalha, e Luiz Paulo não perdoa, assumindo o
primeiro posto. Nesse momento tínhamos Luiz em
primeiro, seguido sucessivamente por Duarte, Victor
Hugo, Rafael Bezerra, Julio Baliosian, Flavio Caetano,
Michel Lima, Augusto Garcia, Rafael Jóia e Michel
Alexandre.
Victor Hugo sustenta com destreza sua 3ª
posição, mas Rafael Bezerra vinha tirando
distância no seu encalce. Um segundo pelotão
era formado, um pouco mais para trás, por Julio,
Flavio, Lima e Augusto.
Bezerra chega forte em Victor dando inicio a
uma grande disputa, exigindo de Hugo muita perícia
em um traçado defensivo.
Augusto Garcia perde o controle e roda na primeira
perna do "S" rápido, mas não
chega a ser superado por Rafael Jóia, e agora
não há mais espaço separando-os.
Julio Baliosian não consegue resistir,
e Flavio Caetano com uma boa manobra toma-lhe o 5º
posto. Sem Baliosian a sua frente, Caetano parte para
tirar a distância que o separa de Rafael Bezerra.
Por sua vez Baliosian tem que lutar para defender sua
posição, agora dos ataques de Lima.
Luiz Paulo em primeiro, tinha Daniel Duarte muito
próximo e andando muito forte, obtendo a melhor
volta da corrida (30,930). Eram seguidos por Victor
e Bezerra, que disputavam o 3º posto; Flavio Caetano,
Julio e Lima, brigando pela 6ª colocação;
Augusto e Jóia, pela 8ª colocação;
e fechando o grupo vinha Michel Alexandre, prejudicado
pela troca de kart no inicio da corrida.
Rafael Jóia supera Augusto, e enquanto
isso, a chegada dos líderes em Rafael Bezerra,
facilitou a vida de Flavio Caetano, que pôde tirar
toda diferença, e passou a atacar Bezerra, superando-o
logo em seguida. Lima, que vinha próximo de Flavio,
também consegue ultrapassar Bezerra, mas esse
na volta final consegue de volta seu posto de Michel
Lima.
Final, Luiz Paulo vence, com Daniel Duarte em
segundo e, com uma brilhante corrida, Victor Hugo fica
em terceiro.
.
Categoria X3
Infelizmente não temos imagens que nos permitam
compor o quadro demonstrativo de posições.
Mas fica aqui minha observação de alguns
pilotos que, em minha opinião, fizeram um bom
treino: Rafael Torres, Alan Mattos e Sergio Garcia.
A surpresa oposta ficou por conta de Lucas Pádua,
líder do campeonato, que ficou apenas com a 6ª
posição. Ricardo FG, na última
volta, faz uma excelente marca (31,000s), confirmando
a sua posição de honra do grid de largada.
Qualify
X3 |
PILOTOS
08 – Roberto Lapagesse
16 – Sergio Garcia
14 – Gustavo Caetano
05 – Luis Rocha
09 – Lucas Pádua
11 – Ricardo FG
03 – Rafael Torres
10 – Sylvio Couto
06 – Marcio Viana
13 – Alan Mattos |
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Final |
11 |
03 |
13 |
05 |
16 |
09 |
08 |
14 |
06 |
10 |
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Ao final tínhamos
a seguinte formação:
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
11 |
Ricardo
FG |
31,000 |
8 |
31,110 |
7 |
2º |
03 |
Rafael
Torres |
31,190 |
8 |
31,350 |
6 |
3º |
13 |
Alan
Mattos |
31,250 |
8 |
31,370 |
4 |
4º |
05 |
Luis
Rocha |
31,370 |
8 |
31,450 |
5 |
5º |
16 |
Sergio
Garcia |
31,580 |
5 |
31,770 |
3 |
6º |
09 |
Lucas
Pádua |
31,650 |
7 |
31,860 |
6 |
7º |
08 |
Roberto
Lapagesse |
32,130 |
4 |
32,300 |
7 |
8º |
14 |
Gustavo
Caetano |
32,380 |
7 |
32,540 |
4 |
9º |
06 |
Marcio
Viana |
32,380 |
5 |
32,640 |
8 |
10º |
10 |
Sylvio
Couto |
32,860 |
6 |
33,140 |
3 |
Ricardo
FG, seguido pelos demais pilotos, dá inicio a
mais uma etapa da X3. Todos muito próximos estudam
os adversários à frente, e os seus equipamentos.
Rafael Torres dá mostras que não estava
disposto a aceitar a 2ª colocação,
e parte para cima de Ricardo.
Sergio
Garcia, em quinto lugar, fica um pouco mais para trás,
e Lucas Pádua não tem dificuldades para
superar Garcia, ao final da primeira mini reta.
Nesse
momento temos o primeiro pelotão, formado por
Ricardo, Rafael, Alan e Luis Rocha. Um pouco mais para
trás, o segundo pelotão era formado por:
Lucas Pádua, Sergio Garcia e Roberto Lapagesse.
No último bloco, Gustavo Caetano sustentava sua
posição dos ataques de Marcio Viana, que
era seguido de muito perto por Sylvio Couto.
Pádua,
depois de passar Sergio, não tem dificuldades
de chegar no pelotão da frente.
Rafael
Torres contorna forte a curva que separa as duas retas
pequenas, parte para cima de Ricardo, fazem juntos a
primeira curva após a 2ª mini reta e supera
Ricardo na primeira perna do "S" lento, uma
bela ultrapassagem sem dúvida. Na liderança,
Torres passa a tomar muito cuidado, já que Ricardo
FG não lhe dava sossego. Alan vinha muito próximo
de Ricardo, trazendo consigo Luis Rocha e Lucas Pádua.
Mais para trás Sergio Garcia vê Roberto
Lapagesse se aproximar, volta a volta.
Momentos
de emoção foram protagonizados por Gustavo
Caetano e Marcio Viana. Este supera Gustavo no final
da 1ª mini reta, mas isso dura pouco, porque Caetano
dá o troco logo em seguida, na entrada da 1ª
perna do "S" lento.
A
corrida segue seu curso. Rafael e Ricardo conseguem
impor um ritmo mais forte, deixam um pouco mais para
trás Alan e Luis, que protagonizavam uma excelente
disputa. No entanto, Lucas Pádua não consegue
acompanhar, e perde contato com Rocha.
Sergio
Garcia e Roberto Lapagesse, em suas posições
com pistas livres, tentam impor um ritmo mais forte.
Gustavo, Marcio e Sylvio, nas posições
finais, travavam excelente disputa, que resultou em
um pequeno enrosco. Marcio é quem melhor se saiu,
superando Caetano e Sylvio fica para trás perdendo
totalmente o contato com Gustavo.
Alan Mattos e Luis Rocha acirram a disputa. Ao final
do "S" rápido, mas precisamente na
entrada da primeira curva em 180º. Ocorre o choque
e os dois rodam, Lucas Pádua, que vinha logo
em seguida, não tem tempo e nem espaço
para desviar. A colisão é forte. Sylvio
também bate. A equipe de resgate trabalha rápido
liberando os karts de: Alan, Luis e quando Lucas estava
por retornar, chega Sergio Garcia tomando-lhe o 5º
posto. Realmente não era um bom dia para Lucas
Pádua, que volta imediatamente atrás de
Sergio proporcionando a partir daqui uma boa briga no
quarto final da corrida.
Leiam o interessante
relato de Alan sobre esse episodio:
"O kart 5 estava difícil de segurar e saía
muito de traseira, isso complica muito, principalmente
em curvas de alta. Aquele "S" era pra ser
pé em baixo, só que pra mim não
dava e o Luis vinha com tudo.... Teve uma hora que eu
fui otimista demais na segunda perna (com o Luis empurrando,
não sei bem o que aconteceu) a traseira saiu
além do controlável, batendo nos pneus.
O Luis sentiu que era a hora e abriu pro meu lado, mas
por sorte (RSRS) o kart bateu e "quicou" na
parede de pneus, voltando a traseira pra cima do Luis
e como ele tava embutido, ficamos presos. Assim ele
não conseguiu passar e, depois da ajuda de um
fiscal, voltamos pra corrida. Aí sim vc (Ricardo)
e o Torres abriram muito...."
Rafael
e Ricardo, muito juntos, já detinham meia pista
de distância de Alan e Luis, que também
mantinham uma bela disputa. Em quinto vinha Sergio Garcia
com Lucas Pádua em sua cola. Marcio Viana chega
em Roberto Lapagesse, e não tem dificuldades
em ultrapassá-lo. Gustavo Caetano e Sylvio Couto
fecham as posições finais.
Destaque
para Rafael Torres, detentor da melhor volta da corrida
(30,640s). Praticamente passou a corrida toda com Ricardo
FG a sua cola. E também para Alan Mattos, que
lutou com bravura contra os ataques de Luis Rocha.
Final,
Rafael Torres em primeiro, seguido de Ricardo FG e com
Alan Mattos em terceiro, comemoraram juntos no podium.
. Categoria X2
Tivemos para essa categoria uma qualificação
muito conturbada. Tenho aqui comigo, para essa categoria,
o mapa de posições oficiais do kartódromo,
que indica ter havido 12 minutos e 11 segundos de treino
corrido. Tenho registrado pela nossa equipe de filmagens
o tempo de 8 minutos, o que não seria problema,
já que poderia ter havido interrupção
nessa filmagem. No entanto, o piloto colaborador que
registrou essa etapa me garante que filmou todo treino,
sem que a câmera da filmagem fosse parada. O pior
nisso tudo foi que os tempos de Leonardo Moreira não
foram computados pelo sistema, e ele teve que largar
na última posição, comprometendo
totalmente suas pretensões nessa etapa. Se me
permite um aparte, nos tempos do TKI (Tijuca Kart Indoor)
isso não aconteceria, e todo treino seria refeito.
Sem dúvida um fato para ser esquecido. Veja a
evolução das 5 primeiras posições
(já que esse kartódromo só mostra
os 5 primeiros treinos em seu painel de pista) durante
esses 8 minutos registrados.
Qualify
X3 |
PILOTOS
13 – Carlos Braga
08 – Leonardo Moreira
03 – Sidnei Castilho
09 – Antonio Yparrag.
02 – Alex Mattos
06 – Rodrigo Lapagesse
14 – Marcos Berberick
10 – Eduardo Azeredo
11 – Ricardo File
16 – André Argento
|
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
0'30" |
11 |
03 |
14 |
06 |
09 |
|
|
|
|
|
|
14 |
11 |
13 |
16 |
02 |
|
|
|
|
|
|
11 |
13 |
16 |
02 |
14 |
|
|
|
|
|
1’30" |
11 |
02 |
13 |
16 |
03 |
|
|
|
|
|
|
02 |
14 |
11 |
16 |
13 |
|
|
|
|
|
3’15" |
02 |
14 |
13 |
11 |
16 |
|
|
|
|
|
|
02 |
14 |
13 |
11 |
03 |
|
|
|
|
|
5’00" |
02 |
03 |
14 |
13 |
11 |
|
|
|
|
|
|
11 |
02 |
03 |
14 |
13 |
|
|
|
|
|
Final |
11 |
02 |
14 |
03 |
13 |
|
|
|
|
|
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Pode-se observar que o treino foi totalmente dominado
por Ricardo File, Alex Mattos e Marcos Berberick. Mais
uma vez Filé confirma seu favoritismo e ocupa
a pole-position, com uma voadora, alcançando
a marca de 30,030s.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
11 |
Ricardo
Filé |
30,030 |
18 |
30,280 |
15 |
2º |
02 |
Alex
Mattos |
30,350 |
9 |
30,380 |
7 |
3º |
14 |
Marcos
Berberick |
30,350 |
16 |
30,440 |
18 |
4º |
03 |
Sidnei
Castilhos |
30,400 |
13 |
30,450 |
16 |
5º |
13 |
Carlos
Braga |
30,450 |
16 |
30,600 |
9 |
6º |
06 |
Rodrigo
Lapagesse |
30,780 |
18 |
31,250 |
16 |
7º |
16 |
André
Argento |
30,810 |
9 |
30,860 |
8 |
8º |
09 |
Antônio
Yparraguirre |
31,150 |
12 |
31,260 |
16 |
9º |
10 |
Eduardo
Azeredo |
31,590 |
12 |
31,620 |
15 |
10º |
08 |
Leonardo
Moreira |
31,810 |
4 |
- |
- |
Eduardo Maia, nosso novo diretor de provas, autoriza
o inicio da corrida, para mais uma etapa da X2. Categoria
com o menor índice de indisciplina ao longo do
campeonato.
Filé segue na frente, com Alex muito próximo.
Os pilotos ainda se estudam e andam uns colados nos
outros. Antônio Yparraguirre é o primeiro
a por suas unhas de fora, tenta uma manobra ao final
da primeira mini reta, mas André Argento fecha
a porta, permanecendo a sua frente.
Poucas voltas depois, temos Ricardo Filé,
com Alex Mattos bem próximo. Um pouco mas para
trás Marcos, Sidnei e Carlos, no segundo pelotão.
E ainda mais afastado, Rodrigo Lapagesse, André
Argento, Antônio Yparraguirre, Eduardo Azeredo
e Leonardo Moreira, formavam o bloco final.
Ricardo Filé dá mostras de que
tem muita dificuldade para conduzir seu kart de corrida.
Começa a se preocupar muito mais em se manter
na frente do que tentar impor um ritmo mais forte. Com
isso, formam-se dois blocos bem definidos de pilotos,
já que Marcos, Castilho e Carlos se juntaram
a Alex na busca do primeiro posto de Filé. Por
sua vez, Rodrigo Lapagesse, atual campeão dessa
categoria, não tem equipamento a sua altura e
luta para tentar ser competitivo com seu kart de corrida.
Forma uma fila no seu encalço.
Ricardo Filé consegue uma pequena, mas
confortável, distância de Alex. Marcos,
em 3º, é quem tem o maior trabalho nesse
pelotão, uma vez que Sidnei Castilho, muito próximo,
aguarda o momento certo para seu bote fatal. Carlos
Braga observa a luta de perto, aguardando um erro qualquer
dos pilotos a sua frente.
O que nos chama a atenção no segundo
pelotão é a briga pela 8ª posição.
Eduardo força, coloca seu kart ao lado de Antônio,
ultrapassando-o. Leonardo Moreira quase supera Yparraguirre
também, mas esse consegue se manter em 9º
lugar. Por pouco tempo, uma vez que Moreira teria sucesso
em ultrapassar Antônio algumas voltas depois.
A corrida se torna realmente emocionante, imprevisível
eu diria, pois os pilotos desse dois pelotões,
buscam incessantemente um espaço para uma ultrapassagem.
Apesar desse ímpeto, nada muda, já são
passadas 15 voltas, e meia pista separa esses dois grupos
de pilotos.
Leonardo Moreira erra uma tomada de curva, e
Antônio não perdoa, retomando-lhe o 9º
posto, o que dura pouco tempo. Leonardo volta a superar
Antônio - essa interesante disputa faz com que
eles se afastem de Eduardo Azeredo.
Ricardo Filé, na liderança, tem
uma pequena margem de vantagem sobre Alex, o suficiente
para administrar sua posição. Por sua
vez, Alex Matos também não tinha o que
se preocupar com Marcos, que vinha fazendo uma corrida,
defendendo-se curva a curva, dos ataques de Sidnei Castilho.
Leonardo Moreira, agora a frente de Antônio,
consegue imprimir um ritmo forte - faz a melhor volta
da corrida (30,220s), não tendo dificuldades
de tirar a diferença que o separava de Eduardo.
No final do "S" rápido, Moreira colide
em Azeredo mas sem que houvesse mudanças de posições.
Nessa mesma volta, ao final da 2ª mini reta, mais
precisamente na entrada da primeira perna do "S"
lento, Moreira põe seu kart por dentro, consegue
fazer essa primeira pena com meio kart a frente de Eduardo.
Já na segunda perna a preferência era de
Eduardo. A situação se inverte, e é
Eduardo que tem agora meio kart a frente de Moreira.
Eduardo, valendo-se dessa pequena margem deixa seu kart
escorregar na saída dessa 2ª perna, jogando
Leonardo Moreira de encontro aos pneus. Isso tudo as
vistas de Eduardo Maia (diretor de prova), que não
titubeou em punir Eduardo Azeredo com um "stop-and-go".
Prejuízo para Leonardo, que volta a ficar atrás
de Antônio Yparraguirre.
Rodrigo Lapagesse, depois de resistir mais de
¾ da corrida, é finalmente superado por
André Argento, que não tem dificuldades
em abrir uma boa margem para Rodrigo, no entanto, não
havia mais tempo para buscar Carlos Braga.
Leonardo Moreira mais uma vez consegue ultrapassar
Antônio. Penso até que dessa feita Antônio
facilitou sua passagem.
Ricardo Filé, com uma boa corrida, se
mantém a frente de Alex Mattos, que é
seguido por Marcos, Sidnei e Carlos. Esses três
muito próximos, chamavam as atenções
do momento. As demais posições eram sucessivamente
preenchidas por: André, Rodrigo, Leonardo, Antônio
e Eduardo Azeredo.
Marcos Berberick comete seu único deslize
na corrida, erra a tomada da curva ao final da 1ª
mini reta, e Sidnei Castilho não perdoa, toma-lhe
o 3º posto, em uma bonita ultrapassagem. Motivado
na corrida parte para cima de Alex, que já não
mostrava a mesma performance inicial, chega forte no
final da 2ª mine reta, ultrapassa Alex e assume
a vice-liderança da corrida.
Final, Ricardo Filé em primeiro, Sidnei
Castilho em segundo e Alex Mattos em terceiro.
.
Categoria X1
Essa é uma categoria realmente
muito equilibrada. Existe uma diferença muito
pequena de performance entre os pilotos, no entanto,
faz com que os equipamentos sejam exigidos ao máximo,
e com isso a disparidade entre esses bólidos
seja mais observada. Nessa etapa Igor Mauro mostrou-se
um degrau acima dos demais pilotos, não tendo
dificuldades para fazer a pole position, obtendo a melhor
volta de qualificação do dia, única
abaixo dos 30s (29,700s). As demais posições
se alternaram durante todo treino de qualificação.
Observem as tabelas a seguir.
Qualify
X3 |
PILOTOS
05 – Guilherme Sabra
06 – Pedro Ricardo
14 – G. Fernandes
03 – Rafael Henning
12 – André Addson
08 – Fábio Cícero
02 – Edson Braga
11 – Quelder Avance
13 – Igor Mauro
|
Tempo |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
1’ |
02 |
14 |
05 |
08 |
03 |
|
|
|
|
|
2’ |
05 |
14 |
08 |
02 |
06 |
|
|
|
|
|
3’ |
13 |
05 |
08 |
02 |
14 |
|
|
|
|
|
4’ |
13 |
03 |
02 |
05 |
06 |
|
|
|
|
|
Final |
13 |
03 |
14 |
02 |
05 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com
o número de seus karts para qualificação.
Na parte superior podemos ver a evolução
das posições durante a qualificação.
Os momentos (tempo) de leitura dessas posições
são aproximados.
|
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
13 |
Igor
Mauro |
29,700 |
9 |
29,950 |
6 |
2º |
03 |
Rafael
Henning |
30,070 |
8 |
30,200 |
7 |
3º |
14 |
Guilherme
Fernandes |
30,070 |
9 |
30,380 |
7 |
4º |
02 |
Edson
Braga |
30,180 |
8 |
30,190 |
9 |
5º |
05 |
Guilherme
Sabra |
30,330 |
8 |
30,510 |
5 |
6º |
06 |
Pedro
Ricardo |
30,340 |
6 |
31,050 |
7 |
7º |
11 |
Quelder
Avance |
30,450 |
9 |
30,950 |
5 |
8º |
08 |
Fabio
Cícero |
30,580 |
5 |
30,600 |
9 |
9º |
12 |
André
Addson |
30,660 |
6 |
31,270 |
2 |
Sinal verde para a categoria de melhor performance do
XKart (X1). Foram necessárias duas largadas para
então iniciar efetivamente essa corrida.
Logo nas voltas iniciais, Guilherme Sabra tenta
no final da 1ª mini reta, uma manobra para cima
de Edson Braga. Esse, muito atento, não permite
o sucesso de Sabra.
Igor Mauro, dispondo de um dos melhores karts
(11), segue na frente, e com apenas três voltas
já mantinha uma confortável diferença
para Rafael Henning, que por sua vez, já alcançava
uma modesta, mas confortável distancia para Guilherme
Fernandez, que trás consigo, na sua cola, Edson
Braga e Guilherme Sabra.
Outro bloco se forma iniciado por Pedro Ricardo,
Quelder Avance, Fábio Cícero e André
Addson.
Quelder força passagem para cima de Pedro,
bate forte, é advertido mas as posições
não são alteradas.
Edson Braga assume o 3º posto com uma boa
ultrapassagem sobre Guilherme Fernandez na curva ao
final da 1ª mini reta. Vale ressaltar que Edson
buscou o lado interno desde o inicio da reta, pegando
de surpresa Fernandez.
Nesse ponto da corrida, Igor Mauro fazendo voltas
cada vez mais rápidas, obtém não
só a melhor volta da corrida, quanto de todos
pilotos do Xkart nessa etapa (29,230s).
Rafael Henning -atual tricampeão e detentor
do título da primeira copa desse ano- faz uma
corrida solitária, sem ter como acompanhar Mauro,
e com uma administrável vantagem, agora, sobre
Edson Braga. Esse por sua vez, tinha Fernandez e Sabra
muito próximo. Absolutamente sem distância
entre eles.
No outro pelotão, comandado por Pedro
Ricardo, a briga rolava solto (no bom sentido, alguns
inevitáveis "totós" eram observados
entre eles). Mantinham-se juntos até o presente
momento sem trocas de posições. Foi Fábio
Cícero que movimentou esse grupo superando Quelder
Avance e parte para cima de Pedro. Quelder comete mais
um equívoco, fica para trás, e Addson
assume seu 8º posto.
Pedro Ricardo, sem dispor de um equipamento a
altura de seu iminente opositor (Fábio Cícero),
defende com maestria sua posição. Posso
afirmar que nessa altura da corrida era a briga em voga.
Cícero exagera seu ímpeto, ao final da
2ª mini reta, colide fortemente com Pedro, que
tem que usar de muita habilidade para se manter na pista
e a frente de Fábio. Isso valeu ao Cícero
uma advertência.
Henning força, entra no ritmo de Igor,
faz voltas bem próxima do tempo de Mauro, mas
desanima, possibilitando a aproximação
de Edson e cia..
Igor Mauro já havia ultrapassado Quelder,
André e Fábio Cícero. Era a vez
de Pedro Ricardo abrir passagem para o líder.
Cícero aproveita-se desse momento e quando Pedro
Ricardo abriu caminho para Mauro, Fábio Cícero
aproveita a brecha e o ultrapassa, assumindo a 6ª
posição. Pedro ainda perderia mais uma
posição, agora para André Addson
ao final da 1ª mine reta.
A partir desse ponto essa corrida transcorreu
sem alguma mudança de posição.
Foi marcada sim, pelas disputas entre Guilherme Fernandes
(4º) e Guilherme Sabra (5º) e por André
Addson (7º) e Pedro Ricardo (8º), que não
tiveram sucesso nos seus intentos.
Final, Igor Mauro em primeiro, seguido por Rafael
Henning (2º) e Edson Braga, em terceiro.
.
Agradecimentos
Devo
sempre salientar e fazer menção com relação
a grande ajuda de Marco Affonso, que tem, acima de tudo
muita paciência em corrigir os meus repetidos
erros de português.
Como todos sabem, essas matérias só
são possíveis de serem feitas devido ao
fato de que alguns pilotos se dispuseram a filmá-las.
Reitero meus agradecimentos a todos esses anônimos
colaboradores.
.
Considerações finais
Muita expectativa envolve a nossa próxima
etapa. Será a primeira vez que o Xkart sai do
estado do Rio de Janeiro para fazer uma etapa. Isso
acontecerá no Kartódromo de Guaratinguetá,
em Guaratinguetá - SP. Estaremos lá no
dia 19 de novembro e teremos a nossa disposição
karts de 9HP e uma pista de asfalto de nível
internacional. Sem dúvidas, encontraremos condições
ainda não experimentadas por nosso grupo. Até
lá, amigos.
Ricardo
FG
|