Publicado
em 04 de maio de 2007
__________________________________________________________________________
De
olho na pista
|
|
Ricardo
FG |
XKart
VII Campeonato 2007
2ª Etapa 2007
Rio Shopping Kart Indoor
Caros
amigos pilotos. Chegou a hora de aplicar, o que seria,
a principal mudança para o campeonato de 2007.
Estou falando do grid invertido. É a primeira
vez que vamos empregá-lo, as expectativas aumentam
diretamente com grau de dificuldade de ultrapassagem,
oferecida pela pista do Rio Shopping Kart Indoor. Outra
coisa curiosa é que não foram abolidos
os 5 min de qualificação, agora utilizado
como treino livre. Como não poderia deixar de
ser, todas as voltas foram cronometradas. Aproveito
para exibir os melhores tempos obtidos por cada piloto,
mas lembrando que não se trata de uma qualificação,
e isso dá o direito ao piloto de fazer o que
melhor lhe convier nesse treino. Portanto, exibirei
para cada categoria o
grid de largada (invertido em relação
ao resultado da prova anterior), com os respectivos
tempos obtidos no treino livre que antecede a prova:
Outros
detalhes sobre a etapa o amigo leitor pode obter em
nossa matéria de capa: Matéria
Vejam os grids de largadas (invertido em relação
ao resultado da prova anterior), com os respectivos
tempos obtidos nos treino livres que antecede a prova:
.
Categoria X4
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
04 |
Rafael
Marques |
27,070 |
10 |
28,210 |
7 |
2º |
06 |
Luis
Britto |
28,240 |
7 |
28,350 |
8 |
3º |
03 |
Sergio
Garcia |
27,200 |
4 |
27,310 |
8 |
4º |
05 |
Victor
Hugo |
27,180 |
11 |
27,580 |
10 |
5º |
12 |
Rafael
Bezerra |
27,470 |
3 |
27,520 |
4 |
6º |
10 |
Fernando
Arruda |
27,060 |
8 |
27,380 |
7 |
7º |
14 |
Michel
Fonseca |
27,470 |
4 |
27,680 |
9 |
8º |
07 |
Sylvio
Couto |
27,570 |
8 |
27,700 |
10 |
9º |
02 |
Gustavo
Caetano |
26,810 |
8 |
27,370 |
10 |
10º |
01 |
Flavio
Caetano |
27,390 |
5 |
27,490 |
6 |
Sinal
verde, Rafael Marques não consegue boa largada,
é ultrapassado, na parabólica por Luis
Brito e Sergio Garcia. No entanto, Brito chega muito
forte na curva "Pearl Harbor", espalha, os
pilotos freiam forte - a confusão se forma. Luis
Brito perde duas posições: uma para Rafael
Marques, que reassume a liderança e outra para
Sergio Garcia. As posições ainda nem estavam
bem definidas quando na entrada do miolo, Luis tenta
outra manobra arriscada. Erra o cálculo e colide
fortemente em Sergio. O kart de Garcia roda e para atravessado
na pista, nova confusão, os pilotos tentam sair
do enrosco. Vitor Hugo tenta passar por fora, mas é
pego involuntariamente por Michel Fonseca e fica preso
nos pneus.
Ao completarem a primeira volta, Rafael Marques passa
em primeiro lugar, seguido por: Luis Brito, Fernando
Arruda, Sylvio Couto, Michel Fonseca, Rafael Bezerra,
Augusto Caetano, Flavio Caetano e Vitor Hugo.
Michel Fonseca freia mais tarde na curva "Pearl
Harbor" para ultrapassar Sylvio Couto, que por
sua vez tem que se esforçar muito para não
perder também posição para Rafael
Bezerra.
Luis Brito não consegue acompanhar Marques que
abre uma pequena vantagem, mas Brito seria obrigado
a entrar nos boxes para cumprir um "Stop-and-Go",
fruto de seu erro de cálculo.
Michel Fonseca repete a manobra no mesmo lugar, agora
sobre Fernando Arruda, e assume o segundo posto na corrida.
Flavio Caetano aparece a frente de Gustavo, e parte
para cima de Rafael Bezerra.
Passam algumas voltas e as posições não
se alteram. Rafael Marques, em primeiro, mantém
uma discreta vantagem sobre Michel Fonseca, Fernando
Arruda e Sylvio Couto que vinham disputando palmos da
pista. Mais afastado, outro pelotão, formado
agora por Rafael Bezerra, Flavio Caetano e Gustavo Caetano.
Um espaço maior separava Sergio Garcia desse
grupo. Completavam as posições finais
Luis Brito e Vitor Hugo.
Michel Fonseca passa a se defender dos ataques de Arruda.
Com isso Rafael Bezerra chega em Sylvio, trazendo consigo
Flavio e Gustavo. Sergio Garcia, mais afastado tenta
se aproximar, enquanto Victor Hugo parte para o ataque
a Luis. Hugo exagera o ímpeto e fica nos pneus.
Fonseca consegue impor algumas boas voltas, se afastando
um pouco de Arruda, que fica para o ataque de Couto.
As distâncias entre os karts do primeiro colocado
ao sétimo eram basicamente as mesmas, praticamente
juntos.
Fernando volta a atacar Michel, e juntos chegam em Rafael
Marques, que administrava com competência sua
primeira posição. O que Rafael Marques
não contava era encontrar Victor Hugo praticamente
parado na entrada da segunda perna do "S".
Marques freia forte, perde o traçado e Michel
Fonseca não perdoa, assumindo o primeiro lugar
na corrida. Marques ainda tentou recuperar sua posição
de Fonseca, com Fernando Arruda muito próximo
a espera de alguma oportunidade, porém sem sucesso.
Rafael Bezerra parte para o ataque a Sylvio, e um pouco
mais para trás era Gustavo que dava muito trabalho
a Flavio Caetano. Mais afastados ainda e sem uma disputa
direta vinham Sergio Garcia, Luis Brito e Vitor Hugo.
Realmente não era o dia para o piloto Hugo. Além
de todos os problemas descritos ainda é obrigado
a trocar de kart, fruto de uma falha técnica.
Fernando Arruda faz mais forte a curva de acesso a reta
principal, chega a colocar seu kart ao lado do de Rafael,
mas não consegue consumar a ultrapassagem, mantendo-se
no 3º posto.
Rafael Bezerra tem mais sucesso e ultrapassa Sylvio
Couto, enquanto Gustavo tentava de todas maneiras encontrar
uma maneira de superar Flavio Caetano. Imbuído
cada vez mais desse intuito, Gustavo erra a freada na
entrada do "S", roda, tenta voltar e fica
preso nos pneus. Perde posições para Sergio
Garcia e Luis Brito, retornando a pista exatamente atrás
de Michel Fonseca.
Nesse momento Michel é o primeiro seguido por
Marques, Arruda, Bezerra, Sylvio, Flavio, Sergio, Brito,
Gustavo e Victor Hugo.
Gustavo Caetano, apesar de estar em penúltimo
lugar, não tem dificuldades de acompanhar bem
de perto o líder Michel Fonseca - faz a melhor
volta da prova (26,690s) e mostra que tinha todas possibilidades
de estar disputando as primeiras posições.
Caetano muito espertamente faz a opção
de escoltar Fonseca. Chegam juntos em Luis Brito e numa
bandeira azul para permitir passagem do líder,
Caetano aproveita e toma de Brito o oitavo lugar.
Rafael Bezerra erra a saída do "S",
e Sylvio Couto volta a ocupar o quarto lugar. Com esse
erro Bezerra perde contato com Sylvio, que passa a atacar
fortemente Fernando Arruda.
Michel Fonseca chega em Sergio Garcia, que recebe bandeira
azul, abre para dar passagem a Fonseca e mais uma vez,
muito atento, Gustavo Caetano aproveita e supera Sergio,
voltando ao sétimo posto.
Sylvio Couto tenta uma manobra sobre Fernando Arruda,
chegam a colocar seus karts lado a lado na reta principal,
mas Arruda consegue se manter na frente de Sylvio na
curva seguinte (parabólica). A briga desses dois
pilotos torna-se mais intensa, o que permite a Rafael
Marques uma folga no segundo posto. Os toques entre
esses dois pilotos ficam ainda mais fortes, até
que Sylvio Couto bate e tira Arruda do traçado
Isso na curva conhecida por "Pearl Harbor".
Tanto Fernando quanto Sylvio chegam a parar seus karts
e quem se dá bem é Rafael Bezerra, que
assume o terceiro lugar na corrida.
Arruda consegue voltar a frente de Sylvio mas antes
de chegarem a linha final, Couto tenta mais uma vez
superar Arruda, agora com sucesso. Cruza a linha de
chega em 4º lugar, no entanto, o Diretor de Prova
considerou inadequada a ultrapassagem punindo-o com
uma troca de posição. Final, Michel Fonseca
vence a corrida seguido por Rafael Marques, Rafael Bezerra,
Fernando Arruda e Sylvio Couto.
.
Categoria X3
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
06 |
Ricardo
FG |
27,090 |
7 |
27,540 |
11 |
2º |
07 |
Antonio
Yparraguirre |
26,480 |
10 |
26,660 |
11 |
3º |
14 |
Marcio
André |
27,390 |
7 |
27,530 |
10 |
4º |
12 |
Roberto
Lapagesse |
27,700 |
10 |
27,180 |
9 |
5º |
05 |
André
Argento |
26,540 |
11 |
26,700 |
10 |
6º |
10 |
Alan
Mattos |
27,060 |
6 |
27,070 |
8 |
7º |
04 |
Daniel
Duarte |
26,450 |
6 |
26,630 |
5 |
8º |
01 |
Luis
Rocha |
26,630 |
10 |
26,970 |
8 |
9º |
03 |
Marcio
Viana |
27,040 |
10 |
27,330 |
6 |
10º |
13 |
Marcos
Berberick |
26,350 |
6 |
26,670 |
9 |
Largada
autorizada. Ricardo FG se mantém a frente, chegam
juntos na curva "Pearl Harbor". Daniel Duarte
surpreende Alan Mattos, coloca seu kart pelo lado interno
dessa curva, força o toque lateral, e assume
a sexta posição.
Roberto Lapagesse tem problemas na curva parabólica,
perde quatro posições, e passa a ocupar
o oitavo posto na corrida.
Marcos Berberick supera Marcio Viana e passa a ocupar
a penúltima posição dando inicio
a sua corrida de recuperação.
Ricardo FG segue em primeiro mais com muita dificuldade
de manter a posição. Antônio Yparraguirre
vem literalmente colado na traseira do kart de Ricardo
FG. Após completarem duas voltas no final do
retão, Yparraguirre supera Ricardo ao contornar
a parabólica. Por sua vez, Marcio André
aproveita que Ricardo está na parte suja da pista
e também o supera. Por pouco Ricardo não
perde também seu posto para André que
vinha logo atrás.
Daniel Duarte, força, ultrapassa Argento e passa
a perseguir fortemente a Ricardo FG.
Antônio segue com facilidade na frente. Já
dispõe de uma boa vantagem para Marcio André
que tem muita dificuldade para se manter a frente de
Ricardo FG.
A corrida tem as seguintes posições no
momento: Antônio Yparraguirre em primeiro, seguido
por Marcio André, Ricardo FG, Daniel Duarte,
André Argento, Alan Mattos, Luis Rocha, Roberto
Lapagesse, Marcos Berberick, e Marcio Viana.
Ricardo FG chega em definitivo em Marcio André,
faz a 2ª perna do "S" melhor, e não
tem dificuldade de superar Marcio no acesso a grande
reta. Daniel tenta vir junto de Ricardo, mas Marcio
André percebe a tempo a manobra de Duarte, fecha
a porta no final da reta e se mantém no terceiro
posto.
Marcos Berberick dá curso a sua corrida de recuperação,
ultrapassa Roberto Lapagesse e passa a ocupar o oitavo
lugar.
Duas corridas se formam nesse momento: uma solitária,
de Antônio e outra com Ricardo, que com uma performance
aquém da sua capacidade, se mantinha a frente
de um grande pelotão, formado pelos nove demais
pilotos, todos muito próximos.
Luis Rocha parte para cima de Alan Mattos, consegue
estar a sua frente na saída da curva "Pearl
Harbor", mas Alan, muito expertamente se mantém
no lado emborrachado da pista, e com isso, retoma sua
posição na subida de acesso a parte interna
do circuito.
A intensa briga de Daniel Duarte e Marcio André
acaba em colisão na entrada da segunda perna
do "S". Isso possibilitou que André
Argento voltasse ao terceiro posto e que Marcos Berberick
assumisse a quarta colocação na corrida,
pois, Berberick pôde ultrapassar seguidamente
a Luis Rocha, Daniel Duarte e Marcio André. Duarte
volta na quinta colocação logo atrás
de Marcos Berberick, enquanto Marcio André tem
menos sorte e volta apenas na oitava colocação,
a frente de Luis Rocha e Alan Mattos.
Para melhor entendimento dos prezados leitores, informo
que as posições são as seguintes:
Antonio (primeiro), Ricardo, Argento, Marcos, Daniel,
Roberto, Viana, Marcio André, Luis e Alan.
Mas isso não demora muito, pois Daniel Duarte
ultrapassa a Marcos Berberick na curva "Pearl Harbor"
e passa a atacar Argento novamente.
Definitivamente, Ricardo FG não conseguia impor
uma boa performance - não demora muito para estarem
todos juntos novamente na sua cola. André Argento
que vinha forçando muito para cima de Ricardo
perde tração na saída do "S",
Daniel percebe a oportunidade de colocar seu kart entre
a proteção de pneus e o kart de Argento.
Sorte para Duarte, porque nessa posição
existe uma proteção de acrílico
nos pneus, senão, seguramente teria ficado preso
nos pneus. Dessa forma, consegue iniciar a reta principal
ao lado de Argento e não tem dificuldades de
chegar ao final dessa reta ocupando a terceira posição.
Enquanto isso, acontecia uma outra boa briga que era
protagonizada por Roberto Lapagesse, Marcio Viana e
Luis Rocha. Viana tenta ao final da reta principal superar
Roberto, que por sua vez deixa o lado sujo da parabólica
para Viana. Isso facilitou a vida de Rocha que não
teve dificuldade em superar Viana na curva "Pearl
Harbor".
Agora é a vez de Ricardo FG sofrer os ataques
de Daniel Duarte. Ricardo se mantinha a frente e trazia
junto: Duarte, Argento e Berberick. Daniel Duarte tenta
encontrar um espaço para ultrapassar Ricardo
na entrada da parabólica. Erra o cálculo,
colide na traseira do kart de Ricardo. A força
da colisão leva tanto Ricardo quanto Duarte para
a parte suja da curva. André Argento aproveita
da situação e ultrapassa esses dois pilotos
e passa a ocupar o segundo posto. Ricardo consegue voltar
para o traçado, traz junto Daniel e Marcos Berberick.
Antônio Yparraguirre segue com tranqüilidade
na frente, tem uma ampla vantagem para André
Argento, segundo colocado. Pode inclusive se dar ao
luxo de poupar seu kart a espera da bandeirada final.
Livre de Ricardo FG, Argento não tem dificuldades
em abrir de imediato uma confortável distancia
para FG. Até porque Ricardo era obrigado a fazer
um traçado mais lento para poder se defender
dos inúmeros ataques de Duarte. Mas isso não
foi por muito tempo, uma vez que Daniel não teve
dificuldade para impor a força do motor de seu
kart, para superar Ricardo na subida de acesso ao "S".
Agora as posições da corrida são
as seguintes: Antônio, Argento, Duarte, Ricardo,
Marcos, Roberto, Luis, Viana, Alan e Marcio André.
Luis Rocha tenta achar um espaço no final da
grande reta, mas Lapagesse fecha a porta e por muito
pouco Rocha não fica preso nos pneus. Em uma
nova tentativa, Rocha tem mais sucesso e passa a ocupar
o sexto lugar de Roberto.
Marcos Berberick, a essa altura da corrida, vinha em
quinto lugar atacando Ricardo FG. Excelente corrida
desse piloto que vinha da última posição
no grid de largada. Mas a sorte não estava do
seu lado. Na saída da curva "Pearl Harbor"
Berberick é vítima de uma pane técnica
em seu kart, sendo obrigado a substituir seu equipamento
e ver ir por terra um belo trabalho na corrida.
Luis Rocha, com caminho livre, não tem dificuldade
de chegar em Ricardo FG, que a essa altura da corrida
dava mostras de perder ainda mais força em seu
motor.
Antônio segue na frente com a mesma facilidade
de antes, sendo seguido de longe por Argento com Daniel
na sua cola. Mais afastado Ricardo FG traz consigo Luis
Rocha, Roberto Lapagesse, Marcio Viana e Alan Mattos.
Marcio André, sem contato com esse pelotão,
se mantém afastado. Na última posição,
uma volta atrás, vinha Marcos Berberick.
Luis Rocha tenta, mais uma vez, fazer uma ultrapassagem
no final da grande reta. Agora quem estava a sua frente
era Ricardo FG. Mais uma vez, seu procedimento não
lhe trouxe sucesso. O pior é que a sua sorte
não lhe foi das melhores, teve seu kart preso
por debaixo dos pneus o que lhe proporcionou perder
diversas posições. Retornou a corrida
apenas a frente de Marcos Berberick, mas na cola de
Marcio André.
Daniel Duarte quando se viu livre de Ricardo FG, fez
voltas muito boas, inclusive a melhor da corrida (26,010s)
motivo que o levou tão rapidamente a tirar toda
a distância obtida por Argento. Ficou em sua cola
por pouco tempo, conseguindo ultrapassar Argento para
ocupar o segundo posto na corrida.
Nas últimas voltas Rocha supera Marcio André
tomando-lhe a oitava colocação.
Ricardo FG dá mostras de estar ainda mais lento
- faz de tudo para manter seu quarto lugar a frente
de Roberto, Marcio Viana e Alan Mattos. Mas para felicidade
de Ricardo a corrida chega ao seu final. Não
se pode negar a grande corrida de Antônio Yparraguirre
que vence a corrida liderando com facilidade, a partir
da segunda volta. Em segundo lugar Daniel Duarte, em
terceiro André Argento com Ricardo FG e Roberto
Lapagesse em quarto e quinto respectivamente.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
12 |
Leonardo
Schneider |
27,060 |
5 |
27,090 |
4 |
2º |
06 |
Sergio
Weydt |
26,760 |
8 |
26,790 |
4 |
3º |
07 |
Lucas
Padua |
26,940 |
4 |
26,970 |
5 |
4º |
10 |
Alex
Mattos |
26,780 |
6 |
26,850 |
5 |
5º |
02 |
Rafael
Torres |
27,230 |
9 |
27,320 |
8 |
6º |
01 |
Robson
Loureiro |
26,540 |
9 |
26,950 |
6 |
7º |
05 |
Sidnei
Castilhos |
26,440 |
9 |
26,520 |
11 |
8º |
03 |
Rodrigo
Lapagesse |
26,780 |
6 |
26,870 |
5 |
9º |
04 |
Leonardo
Moreira |
26,520 |
4 |
26,560 |
10 |
10º |
13 |
Carlos
Braga |
26,480 |
8 |
26,610 |
9 |
11º |
14 |
Eduardo
Azeredo |
26,510 |
8 |
26,740 |
9 |
Volta
de apresentação - agora é a vez
da X2 iniciar sua corrida. Leonardo Schneider larga
sem problemas e se mantém a frente. O primeiro
ataque com sucesso, acontece na curva "Pearl Harbor".
É Robson Loureiro que ultrapassa a Rafael Torres,
em uma arriscada manobra.
Algumas voltas passam, não há mudanças
de posições. Robson ataca Alex Mattos,
e Rafael Torres tem muita dificuldade para conduzir
seu kart.
Eduardo Azeredo supera Carlos Braga e passa a ocupar
a penúltima posição. Logo em seguida,
na subida de acesso a parte interna da pista, Sidnei
Castilho também ultrapassa Torres.
Leonardo Schneider se mantém na liderança
da corrida, mas muito pressionado por Sergio Weydt e
Lucas Pádua.
Neste momento, a corrida está assim disposta:
Leonardo Schneider, Sergio Weydt, Lucas Pádua,
Alex Mattos e Robson Loureiro disputam fortemente essas
posições. Mais afastado, vem Sidnei Castilho,
que já tem certa folga para Rafael Torres, que
trás consigo Rodrigo Lapagesse, Leonardo Moreira,
Eduardo Azeredo e Carlos Braga.
Sergio Weydt vinha atacando fortemente Leonardo Schneider,
até que este se distrai, perde o traçado
na curva "Pearl Harbor" e então Weydt
passa a ser o novo líder da prova.
Schneider, ainda sob o impacto da perda do primeiro
posto, reduz muito sua velocidade na segunda perna do
"S". Isso proporciona diversas colisões,
mas é Alex Mattos o mais prejudicado, tendo seu
kart desviado do traçado, perde duas posições,
uma para Robson e outra para Sidnei Castilhos.
Carlos
Braga desperta na corrida e consegue boa ultrapassagem
sobre Rodrigo Lapagesse, e em seguida sobre Leonardo
Moreira.
Sergio Weydt liderava a corrida, era seguido por Leonardo
Schneider, Lucas Pádua, Robson Loureiro, Sidnei
Castilhos, Alex Mattos, Rafael Torres, Eduardo Azeredo,
Carlos Braga, Leonardo Moreira e Rodrigo Lapagesse.
Leonardo Moreira recupera sua posição
perdida para Carlos Braga e parte para cima de Azeredo,
que tem muita dificuldade de encontrar um ponto para
ultrapassar Rafael Torres.
Sergio Weydt consegue uma pequena folga sobre Schneider,
que tem dificuldades de se manter a frente de Lucas.
Robson, Sidnei e Alex vêm juntos na mesma balada.
Azeredo deixa Torres para trás na saída
da 2ª perna do "S". É a vez de
Moreira atacar Torres. Esse não resiste muito
tempo e Leonardo Moreira passa a ocupar o oitavo lugar
de Torres. Essa perda de rendimento de Rafael não
era um bom sinal. Na volta seguinte Rafael para nos
boxes para trocar de kart, perde muito tempo e retorna
a uma volta de desvantagem para o 10º colocado.
Schneider, mais uma vez, não faz bem a segunda
perna do "S", perde tração,
e é superado em seqüência por Robson
e Sidnei. Alex tenta vir junto, consegue ultrapassar
Schneider na curva parabólica, mas perde o controle
de seu kart ao entrar na reta oposta. É a vez
de Schneider recuperar sua posição para
Alex. No entanto, Mattos não desiste e em seguida
supera Schneider na entrada da reta principal.
Nesse momento da corrida Leonardo Schneider parecia
não se entender com seu kart. Passa a não
fazer adequadamente a curva "Pearl Harbor"
e a segunda perna do "S". Isso o leva a perder
posições para Azeredo, Moreira, Carlos
e Rodrigo Lapagesse.
A corrida passa a ser disputadíssima, não
há espaço entre Lucas, Robson e Sidnei.
E Leonardo tenta ultrapassar Azeredo na curva "Pearl
Harbor". A manobra não sai muito bem e Azeredo
não tem dificuldades de aplicar-lhe um "X".
Léo ainda teria que ter muita habilidade para
se manter a frente de Carlos Braga.
Castilhos sai mais forte da curva "Pearl Harbor".
Com mais tração encontra um espaço
ao lado de Robson Loureiro. Sobem juntos a curva de
acesso a parte interna da pista, para então Sidnei
consumar sua ultrapassagem antes mesmo da entrada do
"S".
Quem chama a nossa atenção nesse momento
são Alex Mattos, Eduardo Azeredo, Leonardo Moreira
e Carlos Braga. Rodrigo Lapagesse fica um pouco afastado
dessa briga.
Sergio Weydt segue na frente, agora com uma folga mais
confortável para Lucas Pádua. Esse não
consegue impor uma boa performance e tem que se esforçar
para manter a sua posição, diante do forte
ataque de Sidnei Castilho. Robson Loureiro acompanha
essa briga de perto.
Leonardo Moreira, dessa vez, consegue sucesso em sua
investida sob Azeredo na curva "Pearl Harbor".
Não permite a Eduardo o troco como na vez anterior
e assume a 6ª posição. Sentindo ser
o seu momento na corria, faz voltas muito boas (26,010s
- a melhor da corrida), não tendo dificuldades
de chegar em Alex, tenta a mesma manobra na "Pearl
Harbor". Erra o cálculo, bate em Mattos,
que por sorte consegue se manter na posição.
Já Moreira é ultrapassado por Eduardo
Azeredo.
Curiosamente, na volta seguinte é a vez de Eduardo
cometer o mesmo erro que Moreira na volta anterior.
Tenta passar Alex na "Pearl Harbor", erra,
e perde a posição para Moreira. Alex,
protagonista desses dois episódios, permanece
na 5ª colocação. Azeredo não
se dá por vencido e surpreende Moreira na entrada
do "S" e volta a ocupar a 6ª posição.
Enquanto isso, outro pega incendeia a corrida. É
Lucas Pádua e Sidnei Castilhos que nos brindam
com uma bela disputa. Castilhos encontra um espaço
ao lado de Lucas na curva que dá acesso a parte
interna da pista. Faz a ultrapassagem e assume o segundo
lugar da corrida. Excelente prova desse piloto (Castilhos)
que saiu da sétima posição, fez
excelentes ultrapassagens, e agora ocupa a vice-liderança
da prova.
Faltam poucas voltas para o encerramento da corrida
e as posições são as seguintes:
Sergio Weydt, Sidnei Castilhos, Lucas Pádua,
Robson Loureiro, Alex Mattos, Eduardo Azeredo, Leonardo
Moreira, Carlos Braga, Rodrigo Lapagesse, Leonardo Schneider
e Rafael Torres.
Loureiro parte para cima de Pádua, tenta de várias
formas, mas todas sem o sucesso desejado.
Alex Mattos lutou durante toda prova para se manter
na 5ª colocação e o fez com sucesso.
Mas, uma corrida é uma caixinha de surpresas!
A exatamente duas voltas para a bandeirada final, ou
54 segundos de corrida, como preferir o amigo leitor,
Alex é finalmente vencido por Azeredo na curva
que dá acesso a parte interna da pista. Surpreso,
Alex compromete a entrada do "S" e é
superado por Leonardo Moreira.
Fim de corrida, Sergio Weydt é o grande vencedor,
seguido por Sidnei Castilhos, Lucas Pádua, Robson
Loureiro e Eduardo Azeredo.
.
Categoria X1
Agora
é a vez da categoria de elite do XKart entrar
na pista. No "warm-up" que antecede a corrida,
Guilherme Sabra, que larga na 8ª posição,
fez a melhor volta, seguido por Pedro Ricardo, ocupante
do terceiro posto no grid.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
12 |
Quelder
Avance |
26,740 |
10 |
29,910 |
7 |
2º |
14 |
Fabio
Cícero |
26,150 |
5 |
26,150 |
8 |
3º |
07 |
Pedro
Ricardo |
25,860 |
11 |
25,920 |
9 |
4º |
15 |
Ricardo
Filé |
26,030 |
8 |
26,050 |
10 |
5º |
10 |
Edson
Braga |
26,220 |
11 |
26,580 |
10 |
6º |
09 |
André
Addson |
26,430 |
6 |
26,480 |
7 |
7º |
06 |
Rafael
Henning |
26,210 |
10 |
26,240 |
11 |
8º |
04 |
Guilherme
Sabra |
25,680 |
11 |
25,890 |
8 |
9º |
02 |
Igor
Mauro |
? |
? |
? |
? |
10º |
05 |
Felipe
Lantimant |
26,470 |
9 |
26,560 |
11 |
11º |
01 |
Alex
Kid |
26,360 |
10 |
26,390 |
7 |
Quelder
Avance larga bem, mantém-se a frente. Todos
os pilotos estão absolutamente juntos nesse
inicio de prova. Passam pela "Pearl Harbor"
sem que nenhum piloto arrisque uma tentativa de ultrapassagem.
A exceção fica por conta de Alex Kid,
que surpreende Felipe Lantimant e Kid passa a ser
o penúltimo colocado.
Igor Mauro tenta ultrapassar Guilherme Sabra, por
dentro da curva de entrada do "S". Sabra
aceita a posição de Igor, contorna a
curva pelo lado de fora e fica em posição
favorável na 2ª perna desse "S"
e, portanto, retoma sua posição. Excelente
manobra de Guilherme Sabra que mantém sua posição.
Na frente, Quelder Avance não resiste a pressão
de Fábio Cícero. Quelder sai com menos
potência do "S" e Cícero não
tem dificuldade em ultrapassá-lo na entrada
da reta de chegada. Pedro Ricardo que vinha na cola
de Cícero aproveita a brecha e também
ultrapassa Quelder.
Guilherme Sabra, empolgado com o sucesso no procedimento
anterior, tenta uma manobra semelhante, no mesmo lugar,
para superar Rafael Henning. No entanto, Henning não
se intimida, fecha a porta, inevitável colisão.
Rafael ainda consegue voltar na cola de Felipe Lantimant,
na penúltima posição. Sabra não
tem a mesma sorte, fica preso nos pneus demora um
pouco mais para voltar, agora em último lugar.
Igor Mauro e Alex Kid que vinham, respectivamente,
atrás de Sabra, também se envolvem no
problema. Kid se sai melhor do enrosco e passa Igor
Mauro.
Não demora muito para Rafael Henning superar
Felipe Lantimant, retornando ao 9º posto.
Igor Mauro também não espera muito para
recuperar sua posição perdida para Alex
Kid. Isso acontece na saída do "S",
consumando sua ultrapassagem na entrada da grande
reta.
Fábio Cícero segue na frente, tendo
que suportar uma perseguição implacável
de Pedro Ricardo. Quelder Avance não consegue
acompanhar esses dois pilotos e passa a comandar um
pelotão formado por ele e seguido de muito
perto por: Ricardo File, Edson Braga e André
Addson. Um pouco afastado desse pelotão vem
Igor Mauro, que traz na sua cola Alex Kid. Rafael
Henning tenta uma recuperação, vem diminuindo
distância para Kid e traz, a média distância,
Felipe Lantimant e Guilherme Sabra.
Ricardo Filé divide a reta oposta com Quelder
Avance. Filé na parte de dentro não
tem dificuldade em fazer a curva "Pearl Harbor".
No entanto, Avance pelo lado de fora (parte suja),
fica sem aderência e perde posição
também para Edson Braga. Agora Quelder é
o 5º colocado na corrida.
Realmente não era um bom dia para Quelder Avance.
Com uma performance um pouco abaixo da sua capacidade,
Avance passa a comandar um grande pelotão até
o último colocado. Com isso facilitou a vida
de Lantimant e Sabra, que puderam chegar no grupo
a frente sem dificuldades.
Fabio Cícero e Pedro Ricardo fazem uma corrida
a parte. Cícero sabe que não pode errar
e Pedro conduz com precisão a espera dessa
oportunidade. Essa disputa é sensacional.
Agora é a vez de Addson e Igor Mauro superarem
Quelder Avance. Esse, talvez, ainda sobe esse impacto,
erra a entrada do "S", roda e atravessa
seu kart na pista. Alex Kid, Felipe Lantimant e Guilherme
Sabra conseguem sair do enrosco. O mesmo não
aconteceu com Rafael Henning que fica preso e volta
a corrida na última posição,
com Quelder a sua frente.
Guilherme Sabra dá curso a sua recuperação,
ultrapassa a Felipe Lantimant na saída do "S".
Nesse momento as posições são
as Seguintes: Fabio Cícero, Pedro Ricardo,
Ricardo Filé, Edson Braga, André Addson,
Igor Mauro, Alex Kid, Guilherme Sabra, Felipe Lantimant,
Quelder Avance e Rafael Henning.
Fabio Cícero e Pedro Ricardo, absolutamente
juntos, continuam fazendo uma corrida a parte. São
seguidos a média distância por Ricardo
Filé. Edson Braga não acompanha a performance
de Filé e forma um pelotão com Addson
e Igor Mauro. Alex Kid não consegue suportar
por muito tempo a pressão de Sabra. Perde sua
posição na subida de acesso a parte
interna da pista.
Fabio diminui sua tocada para poder se defender com
mais facilidade dos ataques de Pedro Ricardo. Isso
permite que Ricardo Filé inicie a tirar a diferença
que os separam.
Guilherme Sabra chega no pelotão a sua frente
e passa a pressionar Igor Mauro. Esse, por sua vez,
percebe sua posição difícil na
corrida e parte para cima de Addson em definitivo,
consumando sua ultrapassagem na entrada do "S".
Addson perde tração, ao sair do "S",
perde posição também para Guilherme
Sabra na entrada da grande reta.
Edson tem agora que suportar o forte ímpeto
de Igor Mauro. Mas não consegue por muito tempo.
Braga sai um pouco mais fraco que Mauro do "S",
percorrem a grande reta lado a lado. Igor chega pelo
lado de dentro na parabólica e não tem
dificuldade em passar Edson. Guilherme Sabra, muito
atento, vem na cola de Igor e supera Braga do mesmo
modo que Igor.
Fabio Cícero e Pedro Ricardo continuam disputando
os palmos da pista. Ricardo File consegue tirar a
diferença que o separava dos lideres e passa
a comboiar Cícero e Pedro.
Enquanto isso Igor Mauro (quarto colocado) tem Sabra
em sua cola, e por sua vez Edson Braga se sustenta
a frente de André Addson. Alex Kid sofre com
os ataques de Felipe Lantimant e mais afastado Henning
ultrapassa Quelder, que depois de vencido, perde a
concentração, espalha, e bate nos pneus
na curva "Pearl Harbor". Isso deixa Quelder
Avance totalmente fora de combate em último
lugar.
Sabra consegue boa manobra sobre Igor Mauro, ultrapassando-o
na curva que dá acesso a parte interna da pista.
Edson Braga (6º colocado), André Addson,
Alex Kid, Felipe Lantimant e Rafael Henning, formam
um pelotão, chamando a atenção
do público presente. Essa briga é boa
- Addson se desconcentra, perde sua posição
para Kid na parabólica, e em seguida é
ultrapassado também por Lantimant e Rafael
Henning.
Agora é Fábio, Pedro e Filé que
disputam as primeiras posições. Pedro
Ricardo passa a ter a tarefa de atacar e defender
ao mesmo tempo. Com isso Cícero se sente mais
a vontade, impõe um ritmo mais forte, Pedro
o acompanha sem dificuldades, e se afastam novamente
de Filé.
Algum problema técnico acomete Felipe Lantimant,
que praticamente para seu kart, mas consegue retornar
a corrida agora em último lugar. Enquanto isso,
Alex Kid supera Edson Braga na saída do "S".
Amigo leitor, para sua melhor compreensão as
posições são as seguintes: Fabio
Cícero, Pedro Ricardo, Ricardo Filé,
Guilherme Sabra, Igor Mauro, Alex Kid, Edson Braga,
André Addson, Rafael Henning, Quelder Avance
e Felipe Lantimant.
Guilherme Sabra, na busca do terceiro colocado, faz
excelentes voltas, passa a ser o dono da volta mais
rápida dessa etapa, com a marca de (25,400s).
Chega em definitivo em Ricardo Filé, que a
essa altura não conseguia mais acompanhar o
ritmo dos lideres.
Rafael Henning consegue ultrapassar Addson e Edson.
André, na entrada da 2ª perna do "S",
tenta ultrapassar Edson, mas esse, por sua vez, exagera
no procedimento de defesa. É punido com uma
troca de posição e passa a ocupar o
9º lugar.
colocar
seu kart por dentro. Edson por sua vez AnaoNão
tenho informações para relatar com precisão
o que aconteceu de fato com Edson, Addson e Henning.
O fato é que passa Henning à frente
desses dois pilotos e Edson é punido com uma
troca de posição para Addson.
A corrida chega em sua última volta. Pedro
parte para cima de Cícero que se defende com
maestria. Guilherme Sabra aproveita sua última
chance, ultrapassa Ricardo Filé na subida de
acesso a parte interna da pista e assume o 3º
lugar na corrida.
Bandeira quadriculada para Fabio Cícero, que
vence a corrida seguido por Pedro Ricardo, Guilherme
Sabra, Ricardo Filé e Igor Mauro.
. Agradecimentos
É sempre bom não esquecer que esse trabalho
só é possível com a ajuda de
diversas pessoas. Pilotos que se dispõem a
filmar essas corridas, informações que
me são gentilmente passadas e também
pela colaboração do amigo Marco Affonso,
a quem devo meus reiterados agradecimentos, pois cabe-lhe
a enfadonha tarefa de manter a retidão da Língua
Portuguesa.
Ricardo FG
|