Publicado
em 06 de julho de 2007
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De
olho na pista
|
|
Ricardo
FG |
XKart
VII Campeonato 2007
4ª Etapa 2007
Kartódromo Speed Racer
Tenho
muita satisfação em estar de volta à
"Terra do Imperador", agora para a realização
de nossa 4ª etapa de 2007. O kartódromo
é o Speed Racer, localizado no Hiper Shopping
ABC em Petrópolis. Essa etapa foi brindada com
a utilização de equipamentos novíssimos
(chassis e pneus), tudo de excelente qualidade. A pista,
que outrora era escorregadia, agora está um verdadeiro
chiclete. Com isso o esforço empreendido pelo
piloto é bem maior, tornando um fator extra de
dificuldade. Dessa forma, posso afirmar que as características
desse kartódromo são totalmente diversas
daquelas a que estamos acostumados aqui no Rio de Janeiro,
o que a torna realmente especial.
Apesar de enfrentar um domingo com muita neblina, chuva
e frio, o clima era bem quente entre os pilotos. Essa
etapa passa a ser decisiva e os punhos se cerram para
qualquer um que almeje o título ou uma posição
confortável na última etapa da primeira
copa.
Aproveito o momento para agradecer aos Srs. Luiz Felipe
e José Luiz, bem como toda sua equipe de funcionários,
que nos receberam com todo carinho e presteza.
De
qualquer forma, abaixo relaciono os tempos obtidos pelos
nossos pilotos dos treinos de aquecimento, realizados
antes de cada prova.
Lembro
aos meus leitores que esses tempos não devem
ser considerados como tempos de qualificação,
e portanto, não se pode supor que o grid de largada
teria essa formação.
Lembro
que essas tabelas estão organizadas pelo grid
de largada de cada categoria.
.
Categoria X4
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
09 |
Augusto
Garcia |
22,880 |
12 |
23,130 |
8 |
2º |
12 |
Fernando
Arruda |
22,010 |
7 |
22,310 |
11 |
3º |
10 |
Sergio
Garcia |
22,043 |
11 |
22,470 |
12 |
4º |
02 |
Rafael
Marques |
23,130 |
10 |
23,340 |
7 |
5º |
03 |
Luis
Britto |
22,580 |
7 |
22,600 |
8 |
6º |
11 |
Gustavo
Caetano |
-x- |
0 |
-x- |
0 |
7º |
07 |
Flavio
Caetano |
24,870 |
2 |
-x- |
0 |
8º |
06 |
Victor
Hugo |
23,42 |
11 |
23,630 |
10 |
9º |
01 |
Michel
Fonseca |
22,750 |
9 |
23,020 |
10 |
10º |
05 |
Sylvio
Couto |
22,610 |
6 |
22,780 |
10 |
O
estreante piloto Fernando Arruda conquistou sua primeira
vitória como piloto da Xkart, na categoria X4.
Apesar de ter largado em segundo lugar, sua participação
na corrida não foi tão fácil. Superado
no inicio Sergio Garcia, se recuperou, aproveitou bem
as oportunidades e terminou a prova em primeiro lugar.
Fez 39 voltas em 14m35s570, sendo sua a melhor volta
da corrida, com o excelente tempo de 21,260s. Sergio
Garcia chegou a liderar a corrida por um bom tempo,
mas perdeu o controle de seu kart quando tentava superar
um retardatário. Dessa forma, teve que fazer
uma corrida de recuperação, alcançando
no final da corrida, o terceiro posto. Augusto Garcia,
veterano piloto da X4, fez uma corrida muito técnica
e constante, sendo brindado ao final com a segunda colocação.
O piloto Sylvio Couto, vencedor da etapa anterior, teve,
por força do regulamento, que largar em último
lugar. Caberia, dessa forma, a difícil tarefa
de recuperar posições. Não foi
mau, mas terminou apenas em quarto lugar. Flavio Caetano,
piloto da Equipe Super Aguri, largou em sétimo
lugar e completou a prova no quinto posto.
Com a vitória nessa etapa, Fernando Arruda entra
na briga pelo título da primeira copa desse ano.
Tem o quarto lugar com 32 pontos, 7 a menos que o atual
líder Sylvio Couto. Michel Fonseca, apesar de
estar em segundo lugar com 37 pontos, é o virtual
favorito. Fonseca não foi bem nessa etapa, teve
problemas e ficou em último lugar. Dessa forma,
vai largar em primeiro lugar na próxima e última
etapa (dessa copa). Em terceiro lugar temos Flavio Caetano,
com um total de 35 pontos, que ainda sonha com a possibilidade
do título.
.
Categoria X3
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
06 |
Daniel
Duarte |
22,140 |
9 |
22,140 |
10 |
2º |
07 |
Roberto
Lapagesse |
21,580 |
9 |
21,610 |
12 |
3º |
02 |
Ricardo
FG |
21,840 |
8 |
21,840 |
11 |
4º |
01 |
Marcio
André |
21,910 |
12 |
21,930 |
9 |
5º |
04 |
Alan
Mattos |
22,780 |
11 |
22,890 |
8 |
6º |
03 |
André
Argento |
21,420 |
11 |
21,660 |
12 |
7º |
09 |
Antonio
Yparraguirre |
21,850 |
10 |
21,980 |
13 |
8º |
12 |
Marcos
Berberick |
21,370 |
9 |
21,690 |
4 |
9º |
11 |
Marcio
Viana |
21,950 |
10 |
22,260 |
13 |
10º |
05 |
Luis
Rocha |
21,030 |
10 |
21,220 |
8 |
O
jovem piloto Daniel Duarte, por imposição
da utilização de grid invertido em relação
ao resultado da prova anterior, largou na posição
de honra. Apesar de não dispor de um bom equipamento,
sua posição de largada o eximiu das grandes
disputas, facilitando seu trabalho em se manter no primeiro
posto. Para vencer essa etapa, Daniel fez 42 voltas
em 15m26s270. Destaque para a participação
de André Argento, que foi marcada por grandes
disputas. Argento largou em 6º, chegou a estar
em 2º lugar, voltou a perder várias posições
e com uma grande capacidade de recuperação
concluiu a prova de volta ao segundo lugar, sendo sua
a melhor volta da prova (20s910). Luis Rocha, vencedor
da etapa anterior, teve uma participação
mais uma vez marcada por situações controvertidas.
Sua prova foi uma mistura de sorte, competência
e procedimentos duvidosos. Largou em último,
esteve por algum tempo em 2º e terminou em 3º
lugar. Marcio André e Ricardo FG se estranharam
na pista, devido a uma colisão daquele neste,
que ocupava o 2º lugar, sendo levado a perder algumas
posições. Ao final, Marcio foi o 4º
e Ricardo FG, o 5º colocado na prova. Lamentáveis
a participações de Marcos Berberick e
Roberto Lapagesse, evolvidos em diversos acidentes.
O resultado dessa prova trouxe Daniel de volta a disputa
do título. A situação é
a seguinte: Luis Rocha tem 38 pontos, vai largar na
próxima etapa em 8º lugar. Daniel por sua
vez tem 36 pontos e larga em 10º, André
Argento, com 35 pontos, larga em 9º. Notem que
os três primeiros colocados na Copa vão
largar nas três últimas colocações.
Quem passa a se o grande beneficiado com isso é
Marcio Viana, que apesar dos seus 34 pontos, larga em
terceiro lugar e pode se sagrar campeão caso
tenha um bom resultado. Antonio Yparraguirre apesar
de ter apenas 31 pontos e largar em 5º lugar, ainda
nutre esperanças de se sair bem e, quem sabe,
dependendo de outros fatores, chegar ao título
da 1ª Copa dessa temporada. Os demais pilotos,
sem chances nessa copa, correm pensando no campeonato
anual.
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
03 |
Rafael
Torres |
21,120 |
12 |
21,180 |
10 |
2º |
06 |
Eduardo
Azeredo |
21,810 |
09 |
21,810 |
11 |
3º |
10 |
Alex
Mattos |
22,040 |
10 |
22,650 |
06 |
4º |
12 |
Sergio
Weydt |
21,560 |
05 |
21,720 |
04 |
5º |
09 |
Leonardo
Moreira |
21,110 |
12 |
21,250 |
13 |
6º |
04 |
Lucas
Padua |
21,560 |
10 |
21,710 |
07 |
7º |
05 |
Carlos
Braga |
21,210 |
13 |
21,400 |
11 |
8º |
08 |
Sidnei
Castilhos |
21,080 |
9 |
21,200 |
11 |
9º |
11 |
Leonardo
Schineider |
21,510 |
13 |
21,810 |
10 |
Foram
necessárias 3 etapas para que o piloto Rafael
Torres, vice campeão da X3 no ano passado, mostrasse
a todos, o motivo pelo o qual o elevaram de categoria.
Aproveitando a oportunidade de largar no primeiro posto,
Torres não teve dificuldades de se manter a frente
durante toda corrida - fez 42 voltas em 15m01s480, obtendo
a marca de 20s890 em sua melhor volta. Apesar de sua
excelente corrida, não lhe faltou uma pitadinha
de sorte. Estou falando do enrosco entre Sidnei Castilho
e Carlos Braga, atuais líderes do campeonato.
Por outro lado, Sergio Weydt, de posse de um bom equipamento,
fazendo uma excelente corrida, recupera posições,
parte para tentar alcançar Torres. Obtém
a melhor volta da corrida (20s560), não tem sucesso
e termina a prova no segundo posto. Dessa forma mantém
vivas as suas possibilidades de chegar ao título.
Leonardo Moreira, Eduardo Azeredo e Lucas Pádua
completam o grid de chegada, com os 3º, 4º
e 5º lugares respectivamente. Outro fato marcante
nessa corrida foi o princípio de incêndio
no estofado do kart de Azeredo, por sorte controlado
com rapidez e precisão.
Sidnei Castilhos lidera o campeonato com 37 pontos,
um a mais que seu rival Carlos Braga. No entanto, Castilho
vai largar no primeiro posto enquanto Braga fica na
4ª posição. Sergio Weydt e Leonardo
Moreira detêm ambos 35 pontos, indo largar em
9º e 3º lugares. Melhor para Moreira. Já
a tarefa para Weydt será muito mais dura.
.
Categoria X1
Pos. |
Nr. |
Piloto |
Fastest |
in |
2nd
Best |
in |
1º |
02 |
Alex
Kid |
21,630 |
11 |
21,630 |
12 |
2º |
03 |
Ricardo
Filé |
20,670 |
12 |
20,720 |
04 |
3º |
04 |
Rafael
Henning |
20,500 |
13 |
20,640 |
10 |
4º |
08 |
Edson
Braga |
21,070 |
09 |
21,120 |
07 |
5º |
05 |
André
Addson |
20,750 |
10 |
20,790 |
14 |
6º |
07 |
Pedro
Ricardo |
21,260 |
07 |
21,420 |
02 |
7º |
09 |
Guilherme
Sabra |
20,540 |
10 |
20,800 |
08 |
8º |
01 |
Fabio
Cícero |
20,550 |
10 |
20,650 |
14 |
9º |
12 |
Igor
Mauro |
20,300 |
14 |
20,330 |
13 |
Essa etapa da X1 foi marcada por dois lados. Um com
a excelente participação de um grande
piloto. Estou falando de Alex Kid, que de posse de
um equipamento muito aquém de suas capacidades,
deu uma aula de como não ser superado. Largou
no primeiro posto, completou 40 voltas em um tempo
de 14m51s360, vencendo de ponta a ponta. Outro, referente
as inúmeras colisões desnecessárias,
entre vários pilotos. Igor Mauro e Guilherme
Sabra trocaram empurrões, ambos tendo oportunidade
de visitar os pneus e ter suas corridas prejudicadas.
André Addson, Fábio Cícero e
Pedro Ricardo foram outras vítimas desses ânimos
acirrados e tiveram suas corridas totalmente prejudicadas.
Realmente uma pena que isso esteja acontecendo na
categoria elite de nosso grupo.
Em desacordo com essas posturas, recuso-me a tecer
mais comentários sobre essa etapa, que a meu
ver deve ser apagada de nossa memória. Vitória
para Alex Kid com Rafael Henning em 2º, Ricardo
Filé em 3º, Guilherme Sabra em 4º
e Edson Braga em 5º lugar.
Por força de nosso regulamento, apesar do piloto
Igor Mauro protagonizar situações polêmicas
na corrida, e chegar em penúltimo nessa etapa,
o que era para ser um castigo, passou a ser um presente
(conta com 39 pontos e larga na 2ª colocação,
um a menos que seu arquiinimigo Sabra, que vai largar
apenas na 6ª colocação). Fábio
Cícero, com 36 pontos, larga em 4º lugar
e para chegar ao título não depende
somente de si. Pedro Ricardo e Rafael Henning, ambos
com 30 pontos, ainda possuem chances matemáticas,
mas com poucas probabilidades.
O grid de largada da próxima etapa, dessa categoria,
está formado assim: 1º André Addson;
2º Igor Mauro; 3º Pedro Ricardo; 4º
Fábio Cícero; 5º Edson Braga; 6º
Guilherme Sabra; 7º Ricardo Filé; 8º
Rafael Henning; 9º Alex Kid; 10º ou 11º
Quelder Avance e Felipe Lantimant (esses dois últimos
pilotos se ausentaram nessa 4ª etapa e terão
suas posições definidas por sorteio).
Vejo algumas situações que vão
merecer nossa atenção: Igor tem pela
frente André Addson, vítima do seu excesso
de arrojo na etapa passada; também em difícil
situação está Fábio Cícero,
que por conta da ausência anunciada de Edson
Braga, terá em sua cola Guilherme Sabra, outro
piloto envolvido em situações polêmicas.
Para complicar sua posição, Cícero
tem pela frente Pedro Ricardo, piloto com o qual fez
uma excelente e limpa disputa na segunda etapa. Por
sua vez, Ricardo Filé tem ninguém menos
que Rafael Henning no seu encalço. E por fim,
Alex Kid assiste de uma posição privilegiada,
a tudo isso, aguardando os acontecimentos.
No campeonato de equipes, a Super Aguri (Guilherme
Sabra - X1, Carlos Braga - X2, Ricardo FG - X3 e Flavio
Caetano - X4), apesar de não ter uma participação
das melhores (agregou apenas 28 pontos nessa etapa)
se mantém em primeiro lugar totalizando 58,93%
de aproveitamento. A Honda (Rafael Henning - X1, Lucas
Pádua - X2, André Argento - X3 e Fernando
Arruda - X4), com 56,25%, toma o segundo lugar da
Renault (Ricardo Filé - X1, Sidnei Castilhos
- X2, Marcio Viana - X3 e Gustavo Caetano - X4) que
agora agrega 54,02%. McLaren (Pedro Ricardo - X1,
Leonardo Moreira - X2, Roberto Lapagesse - X3 e Rafael
Bezerra - X4) e Toyota (Igor Mauro - X1, Rafael Torres
- X2, Marcos Berberick - X3 e Rafael Marques - X4)
empatam no 4º posto ambos com 45,09%.
Ricardo
FG
P.S.:
Esse texto foi, mais uma vez, gentilmente revisado
por Marco Affonso, meu inseparável escudeiro
da Língua Portuguesa.
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