22/07/2009 - 23h41
Final da
1ª Copa de 2009
Ricardo FG
Prezados amigos
do Xkart, neste último sábado dia 4 de julho estivemos
mais uma vez juntos para a realização de mais uma
etapa do XKart. Desta feita, o palco, ou melhor, o Kartódromo
foi o TopKart da Barra da Tijuca, que nos recebeu com muito esmero
e atenção. Nossa etapa foi realizada com os karts
equipados com motores de 9Hp, sem dúvida uma opção
diferenciada e agora disponível no Rio de Janeiro. A 5ª
Etapa tem um sabor muito especial, pois, nesta se encerra a primeira
Copa de 2009. A maioria das categorias chegaram até este
momento sem uma definição de seus campeões,
com exceção da X1 e X2 Light que praticamente já
tinham seus vencedores.
A primeira categoria
a ir para pista foi a X2. O piloto luso-brasileiro, Luis Rocha,
mais uma vez foi o foco das atenções. Antes de iniciar
o treino de qualificação, seu kart apresentou um super
aquecimento da embreagem, motivado por uma má regulagem do
acelerador. Sem alternativa, Rocha inicia o treino com o primeiro
kart reserva. Não vinha fazendo um bom treino, e neste momento
os protagonistas eram XYZ e Alexandre Couto. Mas a sorte sorriu
para Luis, seu kart original volta a estar disponível para
a corrida. Rocha percebe e troca de kart. Tinha nada mais que umas
três voltas para aquecer e tentar uma volta rápida.
E assim aconteceu, com apenas uma volta rápida Luis Rocha
faz o melhor tempo e obtém a sua mais importante pole-position
de sua "carreira". Luis Rocha em primeiro, XYZ em segundo
e Alexandre Couto em terceiro, seguidos dos demais. XYZ, apesar
de não ter chances nesta 1ª Copa, já dá
mostras de estar muito bem preparado para a segunda fase de nosso
campeonato. Estes três primeiros protagonizavam a disputa
da corrida, bem como o título da 1ª Copa 2009. Na corrida
Rocha teve muita dificuldade de se manter a frente de Belquior,
este chegou inclusive a ultrapassá-lo, mas por uma benevolência
inexplicável lhe devolveu a posição. Alexandre
Couto os acompanhou de perto mais não fez parte da disputa
pela vitória, como também não foi ameaçado
(terminou a prova em 3º lugar e em 2º na Copa). Carlos
Braga. Leonardo Moreira e Eduardo Ruppert foram os coadjuvantes.
Valia a terceira colocação nesta Copa. O resultado
final (4º Carlos Braga, 5º Leonardo Moreira e 6º
Eduardo Ruppert) consagrou Leonardo Moreira com o terceiro lugar
na Copa.
Seguindo a agenda do dia, foi a vez da X3 Truck,
carinhosamente apelidada de XBurgers, a entrar na pista. O título
de campeão o segundo e terceiro lugares da 1ª Copa estavam
sendo disputado por apenas três pilotos, Ricardo FG, André
Argento e Claydson Aquino. As chances de cada um se sagrarem campeão
eram: 66,6%, 16,7% e 16,7% respectivamente. No sorteio dos karts,
a providência sorriu para Claydson. Ele foi contemplado com
o melhor equipamento entre os três, já FG amargava
o pior. Após o treino de qualificação o resultado
mostrava claramente esta situação. Claydson em primeiro,
Argento em segundo e Ricardo em terceiro. Marcelo Mendes a quarta
força da categoria posicionou seu kart em quarto lugar, seguido
de Michel Fonseca, Marcio Loyola, Luis Britto e Ary Aguiar (este
não chegou em tempo de fazer a qualificação
e largou em último lugar). Se a prova terminasse como começou
o título seria de Claydson Aquino. Mas para Ricardo bastava
chegar em segundo lugar, para tomar de seus oponentes o título
da categoria. Bandeira verde iniciada a prova, duas corridas em
uma: a dos três primeiros que foram embora e a dos demais
que fizeram excelente disputa. Com um equipamento inferior, Ricardo
sabia que a sua chance se resumia em algumas voltas iniciais, quando
seus adversários ainda não poderiam tirar proveito
da diferença de equipamento, e foi assim que aconteceu. Claydson
exagera em cuidado para contornar uma curva, diminui mais que deveria.
André é surpreendido e freia na sua cola. Ricardo
com um pouco mais de espaço aproveita para colocar seu kart
ao lado do kart de André para contornar a curva com mais
ação e tomar o 2º posto de Argento. Era tudo
que FG desejava e poderia almejar na corrida. Claydson passou a
não ter mais problemas, se afastava de Ricardo com facilidade,
pois este agora tinha ninguém menos que André Argento
na sua cola. Foram 34 voltas de total pressão de Argento,
que Ricardo agüentou a sua frente, para então cruzar
a linha de chegada na segunda colocação, mas o que
lhe consagrava o título de campeão da 1ª Copa
2009. A vitória de Claydson valeu-lhe o vice-campeonato da
Copa e o terceiro lugar de André lhe valeu o equivalente
terceiro lugar nesta Copa. Lembro-me das palavras pós corrida
de Claydson: "...estou me sentindo como o Felipe Massa, ganhei
mas não levei...". O segundo pelotão foi marcado
por excelentes disputas, Mendes largou mal, ficou para trás,
já Marcio Loyola saltou de 6º para o 4º lugar.
Ao longo da corrida Loyola perdeu ritmo e foi superado de volta
por Mendes e Fonseca. Méritos a Marcelo Mendes que fez uma
excelente corrida de recuperação. Ao final tivemos
Marcelo Mendes em quarto, seguido de Michel Fonseca, Marcio Loyola,
Luis Britto e Ary Aguiar.
X2 Light, Roberto Lapagesse aparece como o grande
azarão, sua retrospectiva o torna capaz de colocar água
no chope na festa do trio: Daniel Barberine, José Gabizo
e Hebert Sampaio. Mas desta vez a coisa não foi bem assim.
Digamos que quase foi assim. Hebert Sampaio estava em um dia iluminado,
aquele dia que não tem para ninguém. Fez a pole, venceu
de ponta a ponta, fez a melhor volta da corrida e de toda etapa.
Daniel Barberine, com grande vantagem de pontos no campeonato, tinha
o segundo lugar como de ótimo tamanho, bem a sua na medida.
Já Gabizo, a história foi outra, com dificuldades
mecânicas, teve que trocar de kart ficando apenas com o 4º
tempo. Roberto Lapagesse especialista em aproveitar as dificuldades
do trio, colocou seu kart no terceiro posto. Alan Mattos em quinto
lugar foi seguido por Sylvio Couto, Eduardo Serpa, Juno Leite e
Flavio Caetano. Como já falei, Hebert não teve dificuldades
de colocar em sua conta seu primeiro Hat Trick no XKart, enquanto
Daniel Barberine o acompanhou no segundo posto a meia distancia.
O primeiro terço da corrida foi marcado por grandes disputas:
Roberto Lapagesse e José Gabizo disputavam o 3º lugar
e Alan Mattos, Sylvio Couto e Eduardo Serpa disputavam o 5º
lugar. Já no fundo vinham Juno e Flavio. José ultrapassa
Lapagesse, e Sylvio passa a ocupar o 5º lugar. Serpa também
supera Mattos e passa para a 6º posição. A corrida
parecia definida, mas Roberto Lapagesse foi perdendo terreno até
ficar na alça de mira de Couto. Faltando poucas voltas para
o final Sylvio ultrapassa Lapagesse e cruza a linha de chegada em
4º lugar. Este resultado consagrou Daniel Barberine com o grande
campeão da 1ª Copa 2009, com José Gabizo em segundo,
e Hebert Sampaio em terceiro lugar. Somente um resultado expressivo
como este poderia por Hebert nesta posição, e como
já comentei o dia era dele. Alem disto tudo Hebert ainda
seria agraciado pelo XKart com um troféu especial. Eventualmente
o XKart oferece alguns troféus para aqueles que se destacam
de alguma forma. As corridas do Hebert têm sido marcadas pela
sua especial habilidade em destruir karts. Foi assim na primeira
etapa, na terceira, quarta e em outras competições
paralelas. Por este motivo o XKart resolveu premiá-lo com
o troféu "Mano de Mierda" grau máximo oferecido
para aqueles que tem a capacidade de destruir tantos karts (normalmente
estes pilotos são uns pesadelos para os donos dos kartódromos
e devem se identificar assim que entram nestes estabelecimentos).
Assim como a X2 Light, a X1 entra na pista com
o seu campeão praticamente definido. Pedro Ricardo, vencedor
de três etapas em quatro (até este momento), entra
na pista podendo chegar até em quinto lugar para se sagrar
o grande campeão, independente dos demais resultados. Mas
o que se viu foi que Pedro não quis economizar, fez a pole,
melhor volta da sua corrida e a ganhou de ponta a ponta. Uma performance
espetacular, é vencedor de quatro etapas em cinco disputadas,
parabéns! Com um desempenho não menos merecedor de
méritos, o piloto Felipe Piatigorsky, detentor do segundo
posto de largada, fez uma corrida solitária. Sem conseguir
acompanhar Pedro Ricardo, Piatigorsky sobrava para o trio seguinte
que disputavam palmo a palmo do cimento o terceiro posto. Piatigorsky
ainda nos brindaria, com imagens de sua corrida feita por uma câmera
especialmente colocada em seu capacete, excelentes imagens! O trio
que me refiro é ninguém menos que: Ricardo Mascarenhas,
Guilherme Sabra e Guilherme Fernandes. Estes trocaram de posições
a corrida toda. Mascarenhas chegou a ficar em quinto, mas aos poucos
recuperou sua colocação inicial, impressionando seus
expectadores com corajosas ultrapassagens. Quelder Avance e Daniel
Duarte, com atuações discretas completaram a prova
nas últimas posições. Posso afirmar que custou
muito caro para Guilherme Sabra a perda da terceira colocação
para Mascarenhas. Sabrá viu o vice-campeonato escorrer por
suas mãos e cair no colo de Felipe Piatigorsky. Desta forma
o resultado da prova, consagrou o jovem piloto Pedro Ricardo como
o grande campeão 1ª Copa 2009, da categoria máxima
do XKart. Felipe Piatigorsky foi o grande vice-campeão com
Guilherme Sabra em terceiro lugar.
A X3 chega aqui no Top Kart com três de
seus pilotos disputando o título desta Copa, são eles:
Wagner Valle, Claudio Sarmento e Rennan Masullo. Mas que se sai
muito bem na qualificação é Lauro Mendonça
e toma para si a pole-position. Wagner fica em segundo com Claudio
Sarmento em terceiro e Rennan Masullo em quarto lugar. Rafael Azevedo
ficou com o quinto posto seguido por: Rafael Bezerra, Rodrigo Rocco,
Rodrigo Triani, Alexandre Martins e Rafael Azevedo. Iniciada a corrida,
Lauro não tem dificuldades para se distanciar, pois Sarmento
vinha muito forte obrigando a Wagner Valle a fazer diversas manobras
para se manter em segundo lugar. Mais para trás, Rodrigo
Rocco supera Rafael Bezerra e parte para cima de Rennan Masullo.
As brigas eram muito boas, até que com uma manobra muito
bonita, Claudio Sarmento assume o posto de Valle. No entanto, a
briga continuava e foi a vez de Wagner atormentar Sarmento. Chegou
inclusive exagerar em seus ímpetos. E foi em um lance polêmico
que Valle retoma o segundo posto. As imagens da corrida mostram
que Wagner vinha muito forte na reta oposta, na cola de Claudio.
Este por sua vez passa um pouco do ponto de freada e perde a traseira,
Wagner sem esperar o deslize de seu oponente, colide no meio do
kart de Sarmento, fazendo-o perder totalmente o controle de seu
kart. Eu entendo que tenha sido um lance de corrida e assim também
interpretou o diretor de prova. O fato é que Sarmento caiu
para a 6ª posição. Logo em seguida foi a vez
de Rocco se enroscar com Masullo, na entrada da mini reta de chegada.
Rennan com o seu kart preso nos pneus, vê suas chances na
corrida irem por água a baixo. Rocco segue na corrida mas
é punido com um "Stop-And-Go" e volta em último
lugar. Sarmento inicia uma corrida de recuperação
herda estas posições, ultrapassa Bezerra, mas não
havia mas tempo para chegar em Wagner. Lauro Mendonça vence
sua primeira corrida no XKart, seguido por Wagner Valle e Claudio
Sarmento. Os demais foram: Rafael Bezerra, Alexandre Martins, Rafael
Azevedo, Rodrigo Triani, Rennan Masullo e Rodrigo Rocco. Wagner
Valle, com este resultado, se consagrou o grande vencedor da 1ª
Copa 2009 com Claudio Sarmento no posto de vice-campeão.
Rennan Masullo ficou em terceiro.
Nesta etapa também se encerra o nosso campeonato
de equipes. A Toyota (Pedro Ricardo-X1, Leonardo Moreira-X2, Roberto
Lapagesse-X2 Light, André Argento-X2 Truck e Claudio Sarmento-X3)
equipe favoritíssima, se consagrou a grande campeã
desta Copa. Em segundo lugar ficou a Brawn GP (Ricardo Mascarenhas-X1,
Luis Rocha-X2, Sylvio Couto-X2 Light, Claydson Aquino-x2 Truck e
Wagner Valle-X3). Completando o pódio em terceiro aparece
a equipe Ferrari (Felipe Piatigorsky-X1, Sergio Weydt-X2, Daniel
Barberini-x2 Light, Romulo Fritscher-X2 Truck e Rodrigo Rocco-X3).
Parabéns a todos estes pilotos, que sem dúvida brilharam
em suas equipes.
A partir da próxima etapa (6ª) e para
inicio da 2ª Copa 2009, a Organização do XKart
se viu obrigada a fazer algumas mudanças nas categorias.
O objetivo maior é primar pela competitividade. Desta forma,
alguns pilotos tiveram que ser realocados em outras categorias.
Com isto novas equipes se formaram para disputar esta 2ª Copa.
Eu sugiro que o amigo leitor confira estas novas composições
em nosso site e principalmente a pontuação do campeonato
geral, pois esta teve que sofrer algumas adequações
para que o Campeonato anual pudesse continuar. Outra modificação
importante é que a X2 Truck passa a ser chamada de X3 (com
peso mínimo de 100kg) e a X3 passa a ser conhecida por X4
(peso mínimo 75Kg).
Para recompor as categorias foram chamados dois
pilotos de nossa lista de espera: O ex-piloto XKart Alexandre Stork
para a X4 e o jovem piloto Rafael Medeiros, formado pela Escola
de Pilotagem Kart Tijuca, localizada no Kartódromo Point
Kart, para a categoria X2 Light.
Dia 16 de agosto estaremos novamente juntos, para
mais uma etapa de nosso campeonato.
Até lá amigos.
Ricardo FG
|