03/09/2009 - 23h34
XKart na
pista do IKWC
Ricardo FG
O XKart chega a
Macaé, após a realização do Campeonato
Mundial de Kart Indoor (Indoor Kart World Championship - IKWC),
e ainda sob os ares vencedores de nossos Campeões, para a
realização da 6ª Etapa do IX Campeonato XKart.
Aproveitamos, exatamente, o último dia da fantástica
pista montada exclusivamente para este Mundial. O XKart pegou a
estrada ao lado do RKC (Rains Kart Club) em direção
a Macaé, em uma parceria impar na história do XKart.
Isto mesmo, XKart e RKC juntos em um grande "dia de kart"
para todos. Foi tudo perfeito, a integração entre
os grupos, ou melhor, entre os pilotos e acima de tudo entre seus
presidentes foram magníficas. Creio que este evento serviu
para mostrar que as rixas, que outrora existiram entre camisas de
clubes, não são úteis, e que a união
é o melhor caminho para fortalecer o kartismo amador do Rio
de Janeiro.
Gostaria de deixar
registrados os nossos agradecimentos ao Sr. Marcos Chuvas e a sua
agradabilíssima esposa, Sra. Dulce Chuvas e demais colaboradores
do RKC pela atuação agregadora, empenhando-se sobre
maneira para que as inúmeras baterias de nossos eventos pudessem
ser realizadas em tempo e a contento.
O RKC oferece em
suas etapas algumas baterias abertas para seus participantes, bem
como para convidados e amigos. Desta forma, nos foi possível
misturar os pilotos do XKart, ávidos por correr na tão
badalada pista do Mundial. Eu me refiro ao Torneiro de Amigos do
RKC. Pudemos mesclar pilotos XKart, pilotos RKC e amigos diversos.
Foi uma "brincadeira" muito boa, com excelentes disputas,
tudo regado no melhor clima e respeito entre todos. Foi um verdadeiro
sucesso, diversos pilotos puderam dividir o "cimento"
da pista, fora da pista colocar as conversas em dia, e se divertir
a valer. Além disto, ainda tivemos a honra de contar com
a presença do grande Campeão Mundial de Kart Indoor,
Maxwell Jansley (parabéns garoto!).
Graças aos
nossos patrocinadores, mais especificamente a colaboração
da JOCITEX, nos foi possível em caráter especial,
arcar com 100% do custo da locação de um ônibus
para transportar nossos pilotos até a capital do petróleo
brasileiro. Apesar desta facilidade de condução, muitos
pilotos preferiam ir de carro. Quem foi de ônibus nos relatou
que muitos não conseguiram se manter acordados, o que possibilitou
um inesperado silêncio no interior da viatura.
A agenda deste dia
contou com quatro baterias para realização do Torneio
de Amigos do RKC, classificadas em pesado, médio, leve e
peso livre. Depois mais cinco baterias do campeonato RKC e em seguida
mais cinco baterias do campeonato XKart. Com o avançar da
hora, o RKC, de forma solidária e gentil, agrupou suas categorias
(para cada bateria, foram para pista duas categorias). Isto permitiu
que o XKart iniciasse sua categorias em tempo de encerrar suas atividades,
antes de findar a primeira hora da noite. Mas para tal também
agrupamos nossas categorias, pela primeira vez na história
do XKart. Correram juntas: X3 e X4, depois X2 e X2-Light e por fim
a X1.
Apesar das categorias
estarem dividindo o mesmo espaço físico em um mesmo
período de tempo, eu prefiro tecer meus comentários
de forma separada, conforme sempre fiz. Um aspecto negativo, que
não pode deixar de ser mencionado, foi o alto índice
de faltas, me assusto em escrever que foi sem precedentes no XKart.
Neste aspecto eu não posso me furtar a decepção.
A corrida da X4
foi marcada pela grande vitória de Lauro Mendonça.
Pole-Position, vitória de ponta a ponta e com direito a melhor
volta (50,300s). Sua corrida foi tranqüila não chegou
a ser ameaçado por Alexandre Martins (2º colocado do
grid de largada), que o acompanhou a meia distância por toda
prova. Rafael Azevedo foi o terceiro colocado. Quem não teve
um bom dia foi Ary Aguiar, sem obter um bom rendimento, acabou na
última posição, estou certo que a sua torcida
conta com um melhor resultado em sua próxima prova.
Na X3 as "coisas"
ficaram mais quentes. Claydson Aquino mostra-se mais uma vez que
este ano está muito rápido e ficou com a pole-position.
O Comandante Sergio Weydt, faz a sua estréia em sua nova
categoria (ex-piloto X2) de pé direito, posicionando seu
kart no segundo posto. Marcos Berberick, Ricardo FG, André
Argento, Rafael Bezerra, Michel Fonseca e Marcio Loyola completaram
o grid de largada. Mais uma vez, esta categoria dá mostra
de grande competitividade, foram muitas ultrapassagens e belíssimas
disputas. Sergio Weydt parte para cima de Aquino, não lhe
dá sossego até que consegue ultrapassar e assumir
a liderança da corrida. Ricardo FG que tinha largado na 4ª
posição, superou Berberick e em seguida Aquino, mas
não conseguiu se manter a frente por muito tempo. Claydson
rouba-lhe o segundo posto após uma forte manobra. Marcos
Berberick também aproveita e retoma o segundo posto. André
que vinha na cola de Ricardo, acabou prejudicado pelas situações
de pista o que culminou em posições perdidas. FG e
Bezerra dividiram espaços até terminar a corrida.
Final grande vitória de Sergio Weydt, como Claydson Aquino
em segundo. Em terceiro Marcos Berberick, detentor da melhor volta
(50,480s) de sua categoria.
Na X2-Light quem
chamou a atenção foi Rennan Masullo, este recém
chegado a categoria, mostrou que vai dar muito trabalho nesta segunda
metade de campeonato. Fez a melhor volta do qualify, colocando nada
menos que 0,810s sobre o tempo do segundo colocado Sylvio Couto.
Outro que também mostrou estar muito bem foi o estreante
Rafael Medeiros, 4º colocado no grid de qualificação.
Em segundo lugar ficou Sylvio Couto e em terceiro Gustavo Caetano.
Sinal verde, Masullo não tomou conhecimento de seus adversários
e foi embora, com uma performance muito boa foi se afastando do
segundo pelotão, onde Sylvio Couto, Gustavo Caetano, Rafael
Medeiros, Antonio Yparraguirre, Alan Mattos se mordiam a todos os
instantes. Flavio e Juno mais para trás acompanhavam os demais.
Foi quando, para surpresa de todos, o kart de Rennan Masullo foi
parando, até estacionar próximo a entrada da oficina.
A embreagem danificada decretou o fim de corrida para Masullo, decepcionado,
Rennan permaneceu algum tempo em seu kart, talvez para melhor entender
o que havia acontecido. Sem Masullo na pista, Sylvio Couto assume
a liderança para não mais perdê-la. Já
Gustavo Caetano, segundo colocado, teve que lançar mão
de toda sua experiência para manter Medeiros na terceira colocação.
Rennan Masullo, mesmo sem terminar a corrida, fez a melhor volta
de sua categoria (49,900s).
X2 na pista marca
o renascimento de Daniel Duarte. Nada com uma pole-position, em
uma estréia, para levantar a moral de um piloto. Carlos Braga
surpreende fica em segundo, enquanto Luis Rocha, Eduardo Ruppert,
XYZ, Alexandre Couto, Claudio Sarmento e Leonardo Moreira ocuparam
das demais posições no grid de largada. Mais uma vez
as luzes verdes acendem. Posso dizer que dois fatos marcaram esta
corrida: Primeiro foram os diversos choques, karts nos pneus e até
um por cima do outro, nas primeiras voltas da corrida. Isto tirou
da prova, Carlos Braga, Claudio Sarmento e XYZ; Segundo foi a magnífica
corrida de Alexandre Couto. Largou em 6º lugar, ganhou posições
beneficiado pelas confusões a sua frente e partiu para cima,
fez magníficas ultrapassagens (marcou a melhor volta da corrida,
49,690s), para então cruzar a linha de chegada na primeira
colocação. Os pilotos Eduardo Ruppert e Leonardo Moreira
tiveram suas participações prejudicadas nos enrosco
iniciais, partindo, ambos, para uma corrida de recuperação
e terminaram a corrida em 4º e 5º respectivamente. Daniel
Duarte apesar de perder duas posições, uma para Luis
Rocha e outra para Couto, saiu satisfeito com a sua performance.
Já Luis Rocha, que liderou grande parte da corrida, tinha
um ar de decepção, talvez por perder uma corrida que
parecia ganha, mas este dia era de Couto. Final, Alexandre Couto
em primeiro, Luis Rocha em segundo e Daniel Duarte em terceiro.
Agora é a
vez da Categoria X1 encerrar as atividades deste excelente kartódromo,
montado especialmente para receber aqui no Brasil o Mundial de Kart
Indoor. Sem dúvida os melhores pilotos do XKart vão
para a pista sem que percebam que estão, de certa forma,
fazendo história. E o nome desta apoteótica corrida
foi Hebert Sampaio. José Gabizo e Hebert Sampaio foram os
únicos pilotos de nosso grupo a participarem deste Mundial.
Tiveram uma marcante participação, Sampaio chegou
ao topo do pódium em uma etapa classificatória. E
aqui não poderia ser diferente. Tudo certo, kartódromo,
kart, piloto combinação extrema de perfeição
para determinar mais um Hat Trick para Hebert Sampaio. Pole-position,
correu literalmente sozinho, sobrou, ganhou com extrema facilidade
e cravou a melhor volta do XKart neste dia (48,600s). Uma brilhante
vitória, parabéns. Mas fora Hebert, a corrida foi
muito disputada, com direito a lances polêmicos e diversas
ultrapassagens, Pedro Ricardo chamou atenção por sua
corrida de recuperação. Largou em segundo, lugar,
mas perdeu todas posições, "depois de um chega
para lá". Daniel Barberini, fez excelente corrida e
levou seu kart ao segundo lugar no Pódio. Sidnei Castilho,
beneficiado pelo imbróglio entre Guilherme Sabra, José
Gabiso e Pedro Ricardo. Final Hebert Sampaio em primeiro, Daniel
Baberini em segundo e Sidnei Castilhos em terceiro.
Nossa próxima
corrida será no Kartódromo Point Kart, no dia 19 de
setembro. Quando o XKart completará 6 anos de existência.
Até lá amigos.
|