25/09/2005 - 21h15m
Primeiras
providências
André Argento
Após
uma conturbada etapa em Petrópolis, o XKart não poderia
deixar de tomar providências para melhorar a qualidade da
fiscalização de pista. Como já declarado na
matéria anterior, a última etapa foi palco de uma
verdadeira batalha. Todas as categorias enfrentaram problemas. Diante
disso, a organização do XKart marcou uma reunião
emergencial com todos os pilotos do grupo. Apesar da presença
de poucos, ótimas propostas foram colocadas: algumas para
o campeonato atual e outras para o ano que vem.
Estiveram
na reunião os pilotos: Carlos Braga, Guilherme Sabra, Fabio
Perozo, André Argento, Lívia Sabra, Rodrigo Lapagesse,
Ricardo FG e Felipe Affonso.
Vários
assuntos foram discutidos, desde a fiscalização de
pista a regras gerais. Após muita conversa, decidiu-se não
trocar a direção de prova neste campeonato. Optou-se
pela melhoria da fiscalização de pista, adotando a
idéia de duplas que trabalharão junto com a direção.
Com isso, se faz necessária aquisição de rádios
comunicadores e treinamento para os voluntários. Cada dupla
será formada de maneira a evitar favorecimentos, evitando
familiares e membros de uma mesma equipe. Toda situação
avistada pelas duplas (de pequenos "totós" a problemas
mais sérios), será passadas para a Direção
de prova, que centralizará as informações e
aplicará as punições. A idéia é
que as punições sejam muito mais constantes. Será
meio que "bateu levou".
Por
falta de pessoal para ajudar na fiscalização das categorias,
dois pontos do campeonato tiveram que ser revistos: ordem das baterias
e troca de karts após o qualify. Várias idéias
sugiram, mas sempre apresentavam alguma falha. No final, foi decido
que o será deixada à utilização do Sorteio
duplo numérico, e será adotado o Sorteio duplo posicional.
Neste, serão sorteadas todos os karts no início do
dia e as informações ficarão expostas para
todos. O piloto ficará sabendo o número do kart que
fará o qualify e o kart da corrida, baseado na ordem do qualify.
Exemplo: Piloto João fará o qualify com o kart 1 e
correrá com o kart que fez o 5º tempo. Com isso não
será necessário fazer com que todos os pilotos tenham
que chegar mais cedo. Mesmo assim, é inevitável que
a categoria X3, corra entre as Categorias X1 e X2. Com isso, serão
alternadas por etapas as ordens das categorias: 3ª Etapa a
X2 será a primeira.
Foi
decidido também que a ordem dos karts reservas será
controlada pela direção de prova com o apoio do pessoal
do kartódromo.
Os
pilotos que a partir de agora tomem atitude antidesportiva serão
punidos com a perda de pontos. Caso ocorra algum caso que necessite
a aplicação da regra, a organização
junto com um conselho tomará a decisão no mesmo dia.
Como
o item punição foi o que gerou mais discussão,
o Guerra foi solicitado a participar desta conversa. Foi notado
que muitos pilotos possuíam idéias divergentes, o
que se fez necessária à produção de
um documento que fosse divulgado a todos os pilotos. O piloto André
Argento se comprometeu em fazer uma apresentação em
PowerPoint com todos os lances polêmicos discutidos.
Nesta
mesma reunião, os pilotos conversaram com o Guerra a respeito
das falhas na fiscalização. Este prometeu mais empenho,
e acredita que com a adoção deste novo esquema, a
fiscalização irá melhorar sensivelmente.
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