10/10/2005 - 02h18m
Visível
melhora
André Argento
Na
luta para superar as confusões da etapa de setembro, o XKart
com a ajuda de todos os pilotos, realizou nesse domingo (09/10)
uma etapa cheia de mudanças. Entre elas, a nova forma de
fiscalização era a mais esperada, já que envolveu
gasto (aquisição de rádios) e mobilização
de alguns pilotos para que está fosse eficiente. Para esta,
o grupo montou um esquema que envolvia duplas de fiscais (alguns
pilotos do grupo) se comunicando via rádio com a direção
de prova. Apesar de todo planejamento, um mal entendido fez com
que o diretor de prova do grupo fosse para outro kartódromo,
fazendo com que uma outra direção fosse improvisada
as pressas. Com muita sorte, podemos contar com a ajuda do pessoal
do TopKart NorteShopping, que mais uma vez foram nota 10 na receptividade.
A
outra mudança implantada, envolveu o sorteio dos karts utilizados
na corrida. Na tentativa de evitar que os pilotos chegassem num
mesmo horário (mais cedo), a Organização em
reunião realizada semanas antes, optou pelo sorteio duplo
posicional. Como era a primeira vez que este estava sendo utilizado
no grupo, notou-se um atraso considerável no final das baterias.
Isso se deu ao fato de toda a vez que acabava o qualify, um tempo
era perdido ao transcrever os nomes dos pilotos e a ordem de largada.
Alguns pilotos viram desvantagem no novo esquema de sorteio. Há
até quem defenda o fim dos sorteios duplos, ou mesmo a realização
de todos os sorteio no início do dia.
A
primeira categoria a experimentar as novas regras foi a X2, categoria
esta onde correm os membros da organização e alguns
colaboradores. De cara, já se podia notar que o tempo entre
o término do qualify e o início da corrida, se estendia
por um período não esperado. Após a casa arrumada,
finalmente o grid estava montado.
Rodrigo
Lapagesse aproveitando a visível superioridade do Kart de
número 10 e dos treinos, garantiu a pole position, seguido
por Ricardo FG e Marcos Berberick. André Argento com o kart
09 chegou a ficar em 5º, mas foi superado por Carlos Braga
no final do qualify. Colocando fim na maré de azar, Argento
recebeu para a corrida o kart 10 (conhecido como "avião"
por alguns), e teve a chance fazer uma corrida de recuperação,
já que estava na 6ª posição.
Rodrigo
agora com um kart (06) mais fraco, segurava com garra um pelotão
de karts, que de volta a volta tinha sua ordem alternada. Foram
nessas brigas, que foi notada a presença da nova fiscalização,
pois a quantidade de punições aumentaram e muito.
No final, Rodrigo levou mais um troféu de primeiro para casa,
ficando Ricardo FG em segundo e André Argento em 3º,
todos no mesmo segundo.
A
X3 foi a segunda categoria a experimentar as mudanças, e
ficou claro que alguns pilotos ainda não entenderam o que
pode e o que não pode. Logo no início uma forte colisão
em um ponto de baixa, fez com que um piloto rodasse e caísse
de 4º para 8º. Na mesma hora o piloto que causou a batida
foi punido com Stop and Go. Talvez essa seja a categoria onde se
deva fazer um melhor trabalho para esclarecer as dúvidas,
para evitar aborrecimentos no final da bateria. No final, o pódio
foi formado por Alan Mattos, seguido de Alex Mattos e Lívia
Sabra.
A
categoria X1 fechou a etapa com uma competição acirrada.
A tão esperada disputa entre Henning e Cícero mal
aconteceu. Cícero largou na pole, e em pouco tempo abriu
uma distância considerável de Henning. No pelotão
logo atrás, Fabio Perozo segurava no braço a 3ª
posição. Com um kart nitidamente inferior, só
restava a Fabio fazer um traçado defensivo, mesmo que em
alguns pontos seja quase impossível defender. Várias
vezes na reta, Fabio fez o chamado "meio de pista" ou
"zig-zag", a fim de evitar a perda de posição
(sendo punido por isso). Mesmo com tanto esforço, algumas
vezes Fabio abriu demais na entrada de uma curva, lances esses que
lhe causou a perda de várias posições. No final
Cícero garantiu o primeiro lugar com tranqüilidade,
seguido por Henning e Guilherme Sabra.
No
balanço geral, a organização deu nota alta
para a Etapa, não deixando de observar o alto número
de faltas (cinco), e as pequenas falhas que ainda serão trabalhadas.
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