30/03/2006 - 23h54m
1ª
Etapa - 6º Campeonato
André Argento
Amigos
e pilotos do XKart, neste último domingo 26 de março,
foi realizada a 1ª Etapa do 6º Campeonato XKart. Diferente
dos anteriores, este campeonato será dividido em dez etapas,
onde a primeira fase caracterizará a 1ª Copa e a segunda
fase a 2ª Copa. Ao todo os pilotos disputarão os troféus
das Copas e um campeonato anual. Além disso, a organização
adotará pela primeira vez um campeonato de velocidades, onde
pilotos divididos em categorias por peso, disputarão os melhores
tempos.
A
primeira etapa deste campeonato foi sem dúvida a mais aguardada
de todos os tempos, pois além de colocar a prova os novos
pilotos, poderia responder a pergunta que alguns faziam: As posições
de chegada na corrida têm relação com a quantidade
de treinos realizados? Por enquanto não existe nada que comprove
isso, mas a resposta desta pergunta pode ser encontraga após
a 2ª Etapa.
Para
aqueles que perderam o evento, faremos um breve comentário
sobre cada bateria, pois o colunista e piloto Ricardo FG entrará
em mais detalhes em breve.
A
primeira categoria a ir para a pista foi a X4. Esta categoria era
a que poderia trazer mais infrações e diferenças,
já que a maioria é formada por novos pilotos. Para
a surpresa da organização, tudo ocorreu bem e ótimos
pegas foram assistidos. Como era imaginado por muitos, Julio Baliosian
se destacou e venceu de ponta a ponta, seguido por Rafael Jóia
e Flavio Caetano.
A
segunda categoria a ir para a pista foi a X2. Com um ótimo
trabalho em equipe, Alex Mattos conseguiu a 2º posição
no grid e mostrou que não será um mero coadjuvante
da categoria. André Argento seu companheiro, chegou a ficar
em 4º, mas no final do qualify caiu para a 6º posição.
Carlos Braga com problemas na troca de kart, amargou na penúltima
posição no grid. Logo no início da corrida,
uma pequena confusão deixou Sidnei Castilhos preso nos pneus,
comprometendo sua etapa. Sidnei que estava em 5º no grid, caiu
para último. A dupla da equipe Lótus formada por Ricardo
File e Eduardo Azeredo confirmou o favoritismo, fazendo a dobradinha
de 1ª e 2º no pódio, seguidos pelo atual campeão
Rodrigo.
A
X3 foi a 3ª a ir para a pista. Esta bateria prometia, já
que era nesta que estava investido o maior valor em treinos já
registrado na história do XKart. Fontes internas do Kartódromo
contabilizaram mais de 30 treinos em alguns casos.
Logo
no início da corrida, uma grande confusão foi formada
no primeiro "S" após a torre de cronometragem.
Vários pilotos se envolveram em um acidente e ficou impossível
punir de forma correta os reais infratores. Com isso, a dupla de
fiscais formada pelos organizadores André e Carlos comandou
a anulação da largada. Após um pequeno sermão
ministrado pelo Diretor de Prova do Kartódromo (Guerra),
foi dada uma nova largada. Durante a corrida, várias infrações
foram cometidas, algumas se converteram em advertências e
outras em "stop and go". Mesmo com as várias punições,
alguns pilotos saíram muito chateados com o "bate-bate",
fazendo com que a organização reunisse os pilotos
após a prova para bater um papo. As cartas foram colocadas
na mesa e espera-se que na 2ª etapa a coisa seja bem diferente.
Destaque
para as primeiras colocações conquistadas com brilhantismo
e de forma limpa por Lucas Pádua, Rafael Torres em segundo
e Alan Mattos em terceiro. Os três mantiveram suas posições
de largada. Para os fãs de Luis Rocha, restou apenas enrolar
as bandeiras e colocar no caminhão que saia rumo a Terra
do Imperador, pois apesar da quantidade de treinos, Luis não
teve sorte com o equipamento e terminou em sexto lugar. Seu companheiro
de treinos (Marcio Vianna), encontrou problemas similares e amargou
o novo lugar.
A
quarta bateria (categoria X1) foi palco de um verdadeiro show do
piloto Edson Braga, que largou na pole e segurou nada mais nada
menos que o melhor piloto do Interclubes (André Addison)
até o final na corrida. Faltando apenas duas voltas para
o final, Edson cometeu um erro milimétrico que custou sua
1º vitória no XKart. Após a ultrapassagem de
Addison, que trouxe embutido o piloto Pedro Ricardo, Edson perdeu
o ângulo da curva seguinte e acabou preso nos pneus. Como
os pilotos estavam muito colados, alguns passaram e outros ficaram
presos com o Edson. A confusão não acabou por ai,
Guilherme Sabra e Cícero Montoya receberam punições
(por parte da direção de prova) após o término
da prova, que julgou que os dois cometeram infrações
graves na última volta.
Com toda essa confusão, a organização
começo a trabalhar maciçamente para melhorar a fiscalização
de pista para as próximas etapas. Umas das medidas foi à
elaboração da cartilha de lances polêmicos em
forma de animação.
Cartilha
Além
disso, espera-se que a partir da 2ª etapa, existam três
duplas de fiscais de pista ao invés de duas. Sem contar que
com as regras disseminadas, as punições serão
aplicadas de forma mais severa, já que todos saberão
bem o que vale e o que não vale.
Rumo
a 2ª Etapa!
Alterado
em 31 de março
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