CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     ORGANIZAÇÃO

 

Organizadores

 

Apoio a Organização (Colaborador)

 

Comissão Disciplinar

 

Histórico da Organização do XKart

2010
Organização
André Argento
Ricardo FG
Apoio
Alexandre Couto
2009
(Até Julho)
Organização
André Argento
Ricardo FG
Guilherme Sabra
Apoio
Felipe Piatigorsky
Alexandre Couto

2008 Organização
André Argento
Ricardo FG
Guilherme Sabra

Apoio
Felipe Piatigorsky
Alexandre Couto

2006 a 2007 Organização
André Argento
Carlos Braga
Ricardo FG

Apoio
Guilherme Sabra

Antonio Yparraguirre
Eduardo Azeredo

2003 a 2005

Organização
André Argento
Carlos Braga

Apoio
Antonio Yparraguirre

 

 

     NOSSA HISTÓRIA

   O XKart é um grupo de kart amador do Rio de Janeiro, fundado em 2003, que realiza campeonatos de kart indoor. Apesar do que possa parecer, o termo "kart indoor", não se refere a competições em pista coberta. Esse termo atualmente é sinônimo de kart de aluguel, ou seja, karts alugados e mantidos pelos próprios kartódromos, independentemente de a pista ser coberta ou não.

   Os participantes do grupo (atualmente 55), são predominantemente homens de 20 a 40 anos, pertencentes às classes sociais A e B.

   Em 2005, paralelamente ao nosso campeonato, começamos a participar de competições com pilotos de outros grupos e, como pode ser observado a seguir, obtivemos excelentes resultados:

   Endurance 232 voltas - Kartódromo Tob Kart Barra - Outubro/2006 - Colocação: 4º Lugar

   1ª Copa Premium Interclubes - Kartódromo Premium - Dezembro/2005 - Colocação: 1º e 3º Lugar Individual e 3º Lugar em Equipes.

   Festival Amika de Atibaia - Kartódromo de Atibaia - SP - Junho/2006 - 1º Lugar Individual;   
 
   2ª Copa Premium Interclubes - Kartódromo Premium - Agosto/2006 - Colocação: 2º Lugar em Equipes (1º se considerado apenas os Clubes de Kart).

   1ª Endurance Premium 4 Horas - Kartódromo Premium - Novembro/2006 - 1º Lugar

   Torneio de Verão Amika 2007 - Kartódromo de Granja Vianna - Janeiro/2007 - SP - 1º Lugar Geral e 2º Lugar na Pesados.

   Kart Solidário - Kartódromo Premium - Setembro/2007 - 2º Lugar (1º se considerado apenas os Clubes de Kart).

 

     HISTÓRIA DO KART

   O primeiro kart foi construído em Los Angeles em 1956, com motor de aparador de grama. Foi logo um sucesso e em 1957, em Pasadena, Estados Unidos, aconteceu a primeira corrida de kart.

   Entusiasmado com as corridas que assistiu, com pequenos carrinhos de motores dois tempos, o comerciante de automóveis Cláudio Daniel Rodrigues resolveu importar a idéia, fabricando os primeiros chassis de kart do Brasil. Em uma época onde o improviso falava mais alto que a tecnologia, o protótipo do kart nacional tinha pneus de carrinhos de mão e motor d'água. O idealismo que marcou os primeiros anos do novo esporte era movido principalmente pelo prazer das disputas em pistas de rua.

   Os primeiros modelos eram muito diferentes dos atuais, os pilotos dirigiam quase deitados. Os chassis construídos na época eram inspirados nos modelos americanos, mais apropriados para provas de longa duração. Só após a inauguração do Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, os chassis passaram a seguir o padrão europeu, com uma menos distância entre-eixos, o que fazia com que os pilotos não ficassem mais tão deitados. Na época, o então jovem Emerson Fittipaldi dividia com outros pilotos a tarefa de construir chassis Ele foi, aliás, um dos primeiros pilotos a conseguir competir com menos de 18 anos, já que era preciso até carteira de habilitação para correr num simples kart.

   Desde o início das provas de kart no Brasil, a competitividade marcou a categoria. Nomes como Wilsinho Fittipaldi, Carol Figueiredo, Maneco Cambacau, Afonso Giaffone, José Carlos Pace, entre outros, se destacavam nas provas de rua. Emerson Fittipaldi também se tornou rapidamente um vencedor no kartismo.

   Com o final da década de 60, alguns dos principais pioneiros deixaram o kart, a maioria para correr de automóvel no Brasil, e outros, como Emerson Fittipaldi, foram à Inglaterra, iniciar sua carreira na F-Ford. Já nos anos 70 surgiam mais nomes que posteriormente teriam uma carreira de destaque na Europa, como Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Chico Serra entre outros.

   O kartódromo de Interlagos viu crescer ainda na década de 70, um de seus maiores pilotos em todos os tempos. Ayrton Senna da Silva era então mais um jovem talentoso com uma incurável obsessão por vitórias.

   A partir dos anos 70, o kartismo começa a ser levado cada vez mais a sério pelos jovens pilotos, tecnicamente a principal mudança observada nesse período foi a introdução do álcool como combustível, o que permanece até hoje.

fonte Revista Racing nº 4 1996

 

 

 

 



 

 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003