O primeiro kart foi construído em Los
Angeles em 1956, com motor de aparador de grama.
Foi logo um sucesso e em 1957, em Pasadena,
Estados Unidos, aconteceu a primeira corrida
de kart.
Entusiasmado com as corridas que assistiu, com
pequenos carrinhos de motores dois tempos, o
comerciante de automóveis Cláudio
Daniel Rodrigues resolveu importar a idéia,
fabricando os primeiros chassis de kart do Brasil.
Em uma época onde o improviso falava
mais alto que a tecnologia, o protótipo
do kart nacional tinha pneus de carrinhos de
mão e motor d'água. O idealismo
que marcou os primeiros anos do novo esporte
era movido principalmente pelo prazer das disputas
em pistas de rua.
Os primeiros modelos eram muito diferentes dos
atuais, os pilotos dirigiam quase deitados.
Os chassis construídos na época
eram inspirados nos modelos americanos, mais
apropriados para provas de longa duração.
Só após a inauguração
do Kartódromo de Interlagos, em São
Paulo, os chassis passaram a seguir o padrão
europeu, com uma menos distância entre-eixos,
o que fazia com que os pilotos não ficassem
mais tão deitados. Na época, o
então jovem Emerson Fittipaldi dividia
com outros pilotos a tarefa de construir chassis
Ele foi, aliás, um dos primeiros pilotos
a conseguir competir com menos de 18 anos, já
que era preciso até carteira de habilitação
para correr num simples kart.
Desde o início das provas de kart no
Brasil, a competitividade marcou a categoria.
Nomes como Wilsinho Fittipaldi, Carol Figueiredo,
Maneco Cambacau, Afonso Giaffone, José
Carlos Pace, entre outros, se destacavam nas
provas de rua. Emerson Fittipaldi também
se tornou rapidamente um vencedor no kartismo.
Com o final da década de 60, alguns dos
principais pioneiros deixaram o kart, a maioria
para correr de automóvel no Brasil, e
outros, como Emerson Fittipaldi, foram à
Inglaterra, iniciar sua carreira na F-Ford.
Já nos anos 70 surgiam mais nomes que
posteriormente teriam uma carreira de destaque
na Europa, como Nelson Piquet, Roberto Pupo
Moreno, Chico Serra entre outros.
O kartódromo de Interlagos viu crescer
ainda na década de 70, um de seus maiores
pilotos em todos os tempos. Ayrton Senna da
Silva era então mais um jovem talentoso
com uma incurável obsessão por
vitórias.
A partir dos anos 70, o kartismo começa
a ser levado cada vez mais a sério pelos
jovens pilotos, tecnicamente a principal mudança
observada nesse período foi a introdução
do álcool como combustível, o
que permanece até hoje.
fonte
Revista Racing nº 4 1996 |