18ª
Campeonato XKart de Kart Indoor (2018)
O grupo XKart de Kart Amador foi formado em 2003 com
o objetivo de organizar campeonatos e disseminar informações
sobre kart amador na cidade do Rio de Janeiro. Segue
abaixo o regulamento do XVIII Campeonato XKart de
kart Indoor a ser realizado entre os meses de abril
e dezembro de 2018.
O Campeonato
a) O campeonato será disputado em 12 (doze)
etapas divididas em duas Copas (as 6 primeiras etapas
valerão para a 1ª Copa, e as 6 restantes
para a 2ª Copa), conforme datas, horários
e locais publicados no site www.xkart.com.br. Nenhuma
etapa será anulada, adiada ou antecipada, a
menos que seja de comum acordo entre todos os membros
da Organização. O local da etapa só
será alterado caso haja problemas com o kartódromo
escolhido inicialmente e, neste caso, os pilotos serão
avisados antecipadamente;
b) De posse do plantel de pilotos de 2017, faremos
costumeira designação desses pilotos
para quatro categorias (X1, X2, X2 Truck, e X3) de
no máximo 12 pilotos cada.
c) Cada corrida valerá aos seus pilotos a seguinte
pontuação:
01º COLOCADO: 14 PONTOS
02º COLOCADO: 12 PONTOS
03º COLOCADO: 10 PONTOS
04º COLOCADO: 09 PONTOS
05º COLOCADO: 08 PONTOS
06º COLOCADO: 07 PONTOS
07º COLOCADO: 06 PONTOS
08º COLOCADO: 05 PONTOS
09º COLOCADO: 04 PONTOS
10º COLOCADO: 03 PONTOS
11º COLOCADO: 02 PONTOS
12º COLOCADO: 01 PONTO
d) Em caso de empate na classificação
final, serão considerados os seguintes critérios
de desempate:
1. Maior número de vitórias;
2. Maior número de segundos-lugares;
3. Maior número de terceiros-lugares;
4. Melhor colocação na última
etapa;
e) O piloto que não participar ou for desclassificado
de alguma corrida (bandeira preta), não fará
jus a pontuação;
f) A classificação dos pilotos para
a 1ª Copa será definida pelo somatório
de todos os pontos obtidos da 1ª a 6ª Etapas,
observando um descarte de pior resultado dentre essas
etapas, subtraído dos pontos perdidos por punições
de qualquer natureza;
g) A classificação dos pilotos para
a 2ª Copa será definida pelo somatório
de todos os pontos obtidos da 7ª a 12ª Etapas,
observando um descarte de pior resultado dentre essas
etapas, subtraído dos pontos perdidos por punições
de qualquer natureza;
h) A classificação dos pilotos para
o Campeonato Anual será definida pelo somatório
de todos os pontos obtidos da 1ª a 12ª Etapas,
ratificando os descartes aplicados na 1ª e 2ª
Copas subtraído dos pontos perdidos por punições
de qualquer natureza e adicionado dos pontos bônus;
Regras Gerais
a) No início do campeonato será divulgado
o calendário de todas as etapas. Caso alguma
prova não consiga ser marcada conforme planejado
por problema de falta de agenda no kartódromo,
poderá haver troca de dia, horário e
local. Neste caso a organização tem
o dever de avisar a todos os participantes com, no
mínimo, 3 (três) dias de antecedência.
Os avisos poderão ser enviados por e-mail e/ou
site. Cabe ao piloto informar a organização
qualquer alteração do seu endereço
eletrônico (e-mail);
b) As provas começarão impreterivelmente
no horário agendado, salvo atraso do próprio
kartódromo. Portanto, a fim de evitar a perda
dos pontos da etapa, os pilotos deverão chegar
com antecedência mínima de 1 (uma) hora
em relação ao horário marcado
para o início da sua bateria;
c) Toda a manutenção, conservação
e regulagem dos karts é de inteira responsabilidade
do kartódromo onde se realizará a prova.
Nenhum piloto pode auxiliar na preparação
mecânica dos karts no dia da etapa. Os pilotos
poderão no máximo realizar verificações
com objetivo de detectar previamente possíveis
problemas;
d) Cabe a comissão organizadora decidir por
alterações ou inclusões de itens
no regulamento do campeonato, principalmente referentes
a casos não previstos em regulamento. Caso
a Organização julgue necessária,
poderá submeter uma votação aos
pilotos para auxiliar nas decisões;
e) É importante ressaltar que será feita
à reserva das pistas agendadas, ou seja, existe
um compromisso com os kartódromos e com os
outros pilotos que irão para a corrida também.
A presença dos pilotos, durante todo o campeonato,
é essencial. Caso o piloto necessite faltar,
a organização deve ser comunicada, para
efeito de reserva e organização do sorteio
dos karts. Além disso, existe a possibilidade
de termos que saldar o pagamento da vaga do piloto
ausente, ou permitir que o kartódromo complete
a bateria com pilotos não pertencentes ao campeonato;
f) É importante lembrar que essa atividade
é uma forma de lazer, que envolve um grupo
de pessoas, que devem se respeitar ("fair-play");
g) Cada piloto, ao se inscrever no XKart, deverá
informar alguns dados pessoais: nome completo, nome
de piloto, data de nascimento, peso sem roupa, endereço
completo, número de identidade, data de expedição
identidade, órgão emissor da identidade,
telefone (s) para contato, endereço de correspondência
eletrônica (e-mail). Ao se inscrever o piloto
autoriza a Organização do XKart a utilização
desses dados e igualmente autoriza a divulgação
das imagens (fotos e vídeos) de suas participações
nas etapas do campeonato e/ou eventos oficiais do
XKart, em nosso portal na web (site), ou em qualquer
mídia que a Organização julgar
conveniente;
h) O piloto que atingir a quantidade limite de faltas
(3 faltas por Copa ou 5 por ano), perderá o
título de Piloto Oficial, podendo a Organização
colocar outro piloto em sua vaga. Nesse caso, o piloto
substituído não deixará de ser
piloto do XKart, mas perderá a prioridade.
Só participará das etapas seguintes
se houver vaga para isso;
i) A fiscalização de cada etapa será
realizada por direção de prova contratada
ou pela direção do próprio kartódromo;
k) Todas as decisões e punições
aplicadas pela direção de prova serão
acatadas pela organização do XKart.
Portanto, todas as reclamações que envolverem
punições, trocas de posições,
e equívocos, devem ser levadas ao diretor de
prova para que este possa fazer a mudança da
súmula oficial antes de entregá-la a
organização do grupo;
j) A ordem padrão
de entrada na pista das Categorias durante todo o
ano é: X3, X2 Truck, X2, e X1. Esta ordem poderá
ser modificada a critério da organização;
m) É proibida
a utilização de rádios ou qualquer
equipamento eletrônico para comunicação
entre pilotos que estejam em pista, com pessoas do
lado de fora. Caso algum piloto não cumpra
esta regra, será punido com a desclassificação
na etapa. A regra não se aplica a treinos,
mesmo que oficiais do XKart;
Lastro
a) No início do Campeonato será estipulado
peso mínimo para cada categoria. Todos os pilotos
que estiverem abaixo do peso estipulado, terão
que utilizar lastro até atingir tal patamar
de peso;
b) Cada piloto que não atingir o peso mínimo
determinado para a categoria, terá que utilizar
lastro até alcançar o mesmo. A compra,
transporte e cuidados com os lastros são de
inteira responsabilidade dos pilotos;
Os pesos mínimos são
os abaixo:
X1 = 85Kg
X2 = 80Kg
X2 Truck = 105Kg
X3 = 80Kg
c) Para atingir
o peso mínimo, o piloto deve levar em conta
além do lastro, o peso do equipamento que está
utilizando. Em outras palavras, o piloto deverá
subir na balança com todo material que utilizará
na corrida;
d) Caso o piloto
tente enganar a fiscalização e/ou companheiros
de categoria, e apresente um peso inferior na pesagem
da saída de pista, as seguintes punições
serão aplicadas:
- Ausência
de até 1Kg - Perda de 3 posições;
- Ausência igual ou superior a 1Kg: Desclassificação;
- Sair da corrida (abandonando ou não) sem
fazer a pesagem: Desclassificação (neste
caso, a desclassificação NÃO
é contabilizada na Carteira de Pontos);
e) Ao perceber a
ausência do lastro obrigatório (por perda
da pista ou esquecimento), o piloto será obrigado
a parar nos boxes em no máximo 2 voltas para
colocação do mesmo. Caso não
obedeça a esse limite ou abandone o lastro
de forma intencional, será obrigado a permanecer
nos boxes (para recolocação do lastro)
até que o último piloto faça
a passagem (assumindo assim a última posição).
Caso o piloto perca parte ou totalmente seu lastro
nas últimas 5 voltas, será punido conforme
o item "d", não cabendo mais a parada
nos boxes para recolocação dos mesmos;
f) Caso não seja possível combinar os
lastros existentes para se obter exatamente o peso
determinado para um piloto, deverá ser utilizada
a combinação de lastro que mais se aproxima
do peso determinado de forma que o lastro utilizado
nunca seja inferior ao estipulado para o piloto.
Exemplo:
Piloto 1 deverá utilizar 5,0Kg de lastro, mas
só existam disponíveis lastros de 3,0Kg.
Este piloto correrá com dois lastros de 3,0Kg
totalizando um lastro de 6,0Kg;
g) Só será
permitida a colocação do lastro em locais
pré-definidos do kart, ou no corpo do próprio
piloto. Sendo permitida também a utilização
no acento do piloto se considerado seguro por fiscais
do próprio kartódromo. Não será
permitida colocação de lastro na frente
ou em apenas um dos lados do kart. O lastro não
poderá ser colocado para favorecer as condições
de dirigibilidade do kart e, por conseguinte, favorecer
o piloto;
h) Caso seja necessária
à troca de kart durante a corrida ou durante
o Treino de Classificação (Qualify),
o piloto é responsável pela colocação
de lastro (caso esteja sendo utilizado) no novo kart.
Caso o piloto saia do Box sem a utilização
deste, será obrigado a voltar para o Box na
mesma volta para colocação do lastro.
No caso de não cumprimento desta regra, o piloto
será punido conforme o item "d".
Esta se aplica tanto na corrida quanto no Treino de
Classificação (Qualify). Em ambos os
casos a melhor volta feita nessas condições
não será aproveitada.
Grid de
Largada e Corrida
a) A ordem do grid de largada será definida
conforme a tomada de tempo realizada antes da prova.
Salvo em etapas onde a Organização de
forma pré-anunciada, adote outra forma de formação
de Grid;
b) Os karts utilizados
em cada prova serão definidos através
de Sorteio Simples (sorteados de acordo com a sua
numeração) ou duplo numérico
(um sorteio para definição do kart que
será usado no Treino de Classificação
(Qualify) e outro para o da corrida). Cabe a organização
definir o tipo de sorteio;
c) A escolha dos
karts que serão utilizados pelos pilotos em
todas as baterias do dia, será feito pela Organização
ou pelo kartódromo com supervisão da
Organização. Essas escolhas poderão
ser realizadas na sua totalidade ou à medida
que se aproximar o início da prova.
d) O sorteio dos karts que serão utilizados
pelos pilotos será feito da seguinte forma:
1ª) Seleção dos melhores equipamentos
de acordo com a avaliação de pilotos
e equipe técnica do kartódromo, levando
em conta o número de pilotos confirmados. A
sobra automaticamente montará a lista de karts
reservas. Desta forma, teoricamente, teremos para
sorteio a lista dos melhores equipamentos.
2º) Sorteio dos karts e definição
dos karts reserva em ordem determinada.
3º) Os pilotos não satisfeitos com karts
sorteados, poderão devolver seus números
e participar de um 2º sorteio, que incluirá
apenas os números de karts devolvidos, (karts
rejeitados), e os karts reservas.
Não haverá 3º sorteio.
Após o término do sorteio, o piloto
só poderá realizar a troca de equipamento
nas seguintes condições:
1) Quebra do equipamento sorteado: O mecânico
deve atestar que o equipamento está danificado
e oferece risco aos participantes da corrida. Nesse
caso a troca deve ser feita independente do momento
da corrida;
2) Ter completado uma volta: Só será
permitida a troca de karts dentro da classificação
ou da corrida, sendo que para a troca durante a classificação
só poderá ser feita depois de se completar
1 (uma) volta inteira (a partir do ponto de saída).
Ou seja o piloto interessado em trocar imediatamente
o kart, dever sair do boxe e retornar a ele. O primeiro
piloto a chegar nos boxes pegará o primeiro
kart da lista de reservas e assim sucessivamente.
e) Caso durante
a realização de uma bateria algum kart
sorteado tenha sido avariado e não estiver
em condições de corrida no momento de
início do Qualify (treino de Classificação)
da bateria seguinte, o piloto deve utilizar o primeiro
kart reserva disponível. Em hipótese
algum a bateria (treino de classificação
ou Corrida) pode ter seu início atrasado por
conta de reparos de última hora, salvo que
o kartódromo não tenha mais equipamentos
disponíveis. No caso de reparo, o kart volta
a ser utilizado na bateria posteriores a manutenção,
assumindo o posto de 1º kart reserva quando já
não esteja entre os karts que deveriam ser
utilizados.
f) Caso a Organização julgue necessário,
a regra para formação do grid de largada
poderá sofrer alteração para
promover melhor competição;
g) No caso de ser detectada algum problema técnico
(que envolva quebra ou risco de acidente) durante
a formação do gride de largada, a direção
de prova deve ser imediatamente informada a fim de
tomar as devidas providências, sendo facultada
nesse caso a correção do problema pelos
mecânicos do kartódromo ou até
mesmo a troca de equipamento. Nesse caso o piloto
não perderá a sua posição
no gride de largada. Entretanto, se a pedido do piloto,
este poderá realizar a troca de equipamento
nessa janela, mas nesse caso perderá suas posições
no gride de largada. No caso de mais de um piloto
proceder dessa forma a posição no final
do gride deverá ser sequencial a medida que
ocorra cada solicitação;
h) Sempre que permitido pelo kartódromo, a
largada será lançada (em movimento),
ou seja, não haverá grid de largada
parada. Os pilotos deverão formar uma fila
indiana respeitando o resultado do Treino de Classificação
(Qualify) ou do grid pré-estabelecido. O líder,
então, ditará o ritmo da primeira volta
(ou uma parte da volta), porém não deverá
permitir distanciamento entre os pilotos (sob risco
de punição). Nesse tipo de largada,
essa se dará de forma individual para cada
piloto, ou seja, a corrida inicia para cada piloto
na linha de largada e/ou ao receber a bandeirada do
diretor de prova. Caso o kartódromo não
permita tal modalidade de largada, a largada será
feita de forma tradicional conforme orientação
do kartódromo;
i) Em largadas lançadas, todos os pilotos deverão
andar em fila até receber a bandeirada (passar
pelo diretor de prova e não somente avistá-lo).
Somente após este ponto, serão permitidas
as ultrapassagens. Excepcionalmente, caso o diretor
de prova e/ou a organização julgue prudente
alterar o ponto de permissão de ultrapassagem
numa pista especificamente, os pilotos serão
devidamente informados durante o briefing;
j) Fica a cargo do diretor de prova o cancelamento
da largada ou a punição de algum piloto
que por ventura não respeitar o regulamento
da largada;
l) Os karts reservas (para troca) serão colocados
no boxe e deverão ser usados na sequência
em que foram sorteados, sendo proibida a escolha do
kart objeto de troca;
m) Será facultado ao kartódromo a possibilidade
ou não de troca de kart devido à quebra
por colisões ocorrida em prova. Caberá
a direção de prova deliberar a esse
respeito;
n) O diretor de prova do kartódromo é
responsável por toda condução
da etapa;
o) Em virtude de aplicações de penalidades
apeláveis, o piloto que se sentir prejudicado
poderá fazer a reclamação junto
a direção de prova com a anuência
ou não da Organização do Xkart.
Em hipótese alguma um piloto deverá
dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer
fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer
outro piloto, estando sujeito a advertências,
ou a perda de pontos, e até mesmo a expulsão
do grupo. Lembramos que os Fiscais não fazem
parte do XKart e estão no local trabalhando
para proporcionar uma diversão o mais honesta
e sadia possível entre os participantes;
p) O desenho da
pista a ser utilizada na etapa pode sofre alteração
em relação à utilizada em dias
de treinos. Entende-se por mudança: alteração
de mais de mais de um ponto da pista, ou alteração
de sentido.
q) A Organização poderá utilizar
em determinadas pistas sistema de "Joker".
Este consite em definir um ponto da pista como atalho,
ou como caminho mais longo. Quando o Joker for um
atalho, o piloto, a partir de determinada volta da
corrida, poderá (não é obrigatório)
passar por esse um determinado número de vezes
(definido previamente). Quando o Joker for um caminho
mais longo, o piloto será obrigado a passar
por este um determnado número de vezes. Em
ambos os casos, ficará a critério do
piloto o momento de utilização. Caso
o piloto utilize mais de uma vez o Atalho, será
punido com Stop And Go, e somando os devidos pontos
na carteira.
Resultados
a) Será obedecido o resultado fornecido pelo
sistema do kartódromo. Fica assim estipulado
que caso tenha havido algum erro na cronometragem,
a organização deverá ponderar
a fim de chegar a um denominador comum. Os resultados
divulgados pelo computador "não são
soberanos". Os mesmos poderão ser contestados
e retificados de acordo com informações
obtidas pelos pilotos, membros do comitê, direção
de prova e/ou qualquer outro material que auxilie
na avaliação da organização;
b) Os resultados de cada etapa, serão publicados
em nossa página na web (internet), na seção
de resultados;
c) Caso a etapa possua corredores que não façam
parte do campeonato, o resultado desses não
serão considerados (sendo o piloto convidado
ou não do campeonato), assim, toda a classificação
será organizada só envolvendo os pilotos
do campeonato;
Veja o exemplo:
Resultado extra-oficial da corrida
1º LUGAR Piloto
A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto não participante do campeonato
3º LUGAR Piloto B participante do campeonato
4º LUGAR Piloto C participante do campeonato
Resultado oficial da corrida
1º LUGAR Piloto
A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto B participante do campeonato
3º LUGAR Piloto C participante do campeonato
O mesmo critério
será adotado para a determinação
de volta mais rápida.
Pagamento de baterias
a) Nas etapas realizadas em kartódromos que
exijam pagamento antecipado das baterias, a Organização
fará o trabalho de arrecadação
dos valores até uma data estipulada pela mesma.
Caso o piloto não efetue o pagamento dentro
do período combinado e queira participar da
etapa, terá que pagar uma multa para a Organização.
b) Essa regra (multa) vale para baterias de treino
e corrida;
c) Essa regra (multa) não se aplica aos pilotos
que já tenham pagado antecipado uma bateria.
Ou seja, se o piloto pagou antecipadamente somente
sua corrida por não desejar treinar e mudar
de ideia, na hora do treino, poderá treinar
(havendo vaga) pagando normalmente o valor cobrado
pelo kartódromo;
d) O pagamento da multa deverá ser feito em
espécie, para qualquer um dos organizadores,
somente após esse pagamento é que a
Organização liberará o treino
e/ou corrida do piloto, junto ao kartódromo;
e) A multa de 30% será calculada sobre o valor
que for cobrado pela bateria antecipada;
f) Outros casos não previstos serão
tratados pelos Organizadores e Comissão Disciplinar.
Equipes
a) O Campeonato de Equipes será disputado por
até 12 (doze) equipes. Cada equipe inicialmente
será composta por até 4 (quatro) pilotos
cada, um de cada categoria.
b) As equipes serão montadas por sorteio por
membros da Organização.
c) Em cada etapa serão aproveitados apenas
os 3 (três) melhores resultados de cada equipe,
desta forma, caso uma equipes possua menos de 4 pilotos,
todos os resultados serão aproveitados.
d) A vaga na equipe do piloto que abandonar a competição
será preenchida pelo piloto que o substituir
em sua categoria. Os pontos do piloto que abandonar,
não serão perdidos. Caso mais de uma
pessoa da mesma categoria abandonar o campeonato,
os seguintes critérios para se definir quem
irá para cada equipe estarão sendo utilizados:
1. Por ordem de inscrição, isto é,
aquele que se inscreveu primeiro, ocupa a vaga do
que abandonou primeiro;
2. Sorteio, no caso de abandono simultâneo.
e) Em caso de empate nos pontos por duas ou mais equipes
ao final do campeonato o critério de desempate
fica sendo o seguinte:
1. A equipe que tiver o maior número de vitórias;
2. A equipe que tiver o maior número de 2º
lugares;
3. A equipe que tiver o maior número de 3º
lugares;
4. A equipe que tiver o maior número de 4 lugares;
5. A equipe que tiver o maior número de 5 lugares;
6. A equipe com maior número de voltas rápidas;
7. Sorteio.
f) Na etapa em que,
por ventura, houver problemas na cronometragem, o
critério 6 do item f não será
levado em conta;
g) Qualquer situação
necessária, ou não prevista neste regulamento
deverá ser resolvida pelos membros da organização;
Comissão
Disciplinar
a) Objetivo
Avaliar os desvios
de condutas (disciplinar) dos pilotos do XKart, dentro
e fora das pistas em eventos que tenham ligação
direta com o Xkart (etapas, treinos ou competições
representando diretamente o Xkart) e até mesmo
em eventos de kart não diretamente ligados
ao Xkart, mas cuja participação do piloto
afete negativamente a imagem do Xkart.
b) A Comissão Disciplinar será composta
de até 5 (cinco) membros, convidados pela Organização
do XKart. Será composta por:
- Alexandre Couto;
- Marcos Gonçalves;
- Leonardo Moreira;
- Pedro Ricardo;
- Rafael Azevedo;
c) NÃO é
Função da Comissão: Avaliar,
questionar e/ou interferir nas decisões tomadas
pela direção de prova.
d) É Função da Comissão:
I - Estabelecer
as punições a serem aplicadas aos pilotos
que tiverem condutas antidesportivas;
II - Publicar suas
decisões de forma clara sem margens a dúvidas,
em até 15 dias após ocorrida a indisciplina,
prorrogáveis até 3 dias antes da data
da etapa subsequente, ou em caso de última
etapa prorrogável por mais 7 dias;
III - Ouvir, caso
assim deseje, a(s) parte(s) envolvida(s) para esclarecimentos;
IV - Apresentar um relatório ao final de cada
campeonato, caso seja solicitado pela Organização,
indicando ou contraindicando os pilotos à renovação
de inscrição no próximo campeonato.
e) Funcionamento da Comissão
Quando acionada
pela Organização do Xkart, a comissão
se reunirá para deliberar sobre a suposta conduta
antidesportiva. Caso um membro da comissão
ou seu parente esteja envolvido na ocorrência,
este membro não poderá participar da
deliberação.
A comissão
poderá se achar necessário, ouvir a(s)
parte(s) envolvida(s), testemunha(s) e assistir a
vídeos caso existam.
f) Definição
Importante
Define-se "participante"
como qualquer:
- Piloto do Xkart;
- Piloto que não
pertença ao Xkart mas que esteja participando
de alguma bateria juntamente com pilotos do Xkart;
- Pessoa que esteja
assistindo a uma bateria (parente, amigo, desconhecido,...);
- Funcionário
dos kartódromos e/ou prestador de serviços
envolvidos na viabilização de uma bateria
e/ou competição (diretor de prova, fiscal
de pista, mecânico, assistente administrativo,
...).
g) Exemplos de Condutas
Antidesportivas
- Comentários
sem fundamentos e comprovação que venham
denegrir, ofender, desvalorizar, difamar, caluniar,
qualquer participante;
- Se recusar a atender
às determinações e sinalizações
da direção de prova;
- Ameaçar,
agredir física, verbal ou gestualmente qualquer
participante;
- Danificar ou colocar
em risco propositalmente os equipamentos ou instalações
dos kartódromos;
- Colocar em risco
a integridade de qualquer participante;
- Outras condutas
que possam vir a afetar ou depor contra as boas maneiras
e segurança de qualquer participante;
- Dirigir-se a qualquer
participante de forma exaltada após a saída
do kart ou término da bateria a fim de solicitar
esclarecimentos, fazer reclamações,
entre outros.
- Adentrar e/ou
permanecer na pista durante uma bateria da qual não
seja piloto ou esteja envolvido com alguma atividade
organizacional absolutamente necessária (ex:
entregar planilhas à direção
de prova no início da bateria,
fotografar, filmar, ...). Assim que a atividade do
piloto se cessar na bateria ele deve se retirar da
pista, imediatamente.
h) Punições
- Perda de "n"
pontos no campeonato;
- Desclassificação da etapa;
- Suspensão de "n" etapas;
- Contraindicação para participação
no(s) próximo(s) campeonato(s);
- Expulsão do campeonato atual;
- Perda de "n" posições na
etapa;
- Perda de "n" posições no
grid na etapa seguinte que o envolvido participar;
i) Disposições Gerais
Todas as considerações
em desagrado dos pilotos, seja referente a qualquer
situação/assunto e/ou kartódromo,
deverá ser feita por escrito e conversadas
com os organizadores, após o término
da etapa. A Organização, então,
se encarregará de passá-las ao kartódromo
e/ou Comissão Disciplinar;
Carteira de Pontos
a) A carteira de pontos para cada piloto funcionará
como um arquivo de soma para as punições
de pista sofridas pelo piloto durante toda a temporada.
Quando da totalização dos cinco (05)
pontos na carteira, o piloto perde um ponto no Campeonato,
tendo a partir daí uma perda de pontos progressivos
a cada cinco pontos acumulados.
b) Existirá
um somatório para cada campeonato (1ª
Copa, 2ª Copa, e Anual);
c) Pontuação:
Advertência de Pista: 1 Ponto
Stop And Go: 3 Pontos
Desclassificação: 5 Pontos
Aos 3 pontos acumulados
na carteira, o piloto perde 1 ponto no Campeonato,
e a cada 3 pontos, passará a ter perda progressiva.
Exemplo:
03 pontos na carteira: perda de 1 ponto;
06 pontos na carteira: perda de 3 pontos (1+2);
09 pontos na carteira: perda de 6 pontos (1+2+3);
d) Caso um piloto receba por exemplo na mesma corrida,
Advertências e um Stop and Go, será computada
apenas a maior punicão;
e) A Carteira de Pontos ficará disponível
no site para consulta durante todo o campeonato;
Conduta
a) Chegar 1 hora antes do início marcado para
a sua bateria;
b) Usar a camisa do grupo durante a realização
de cada etapa;
c) Os pilotos têm a obrigação
de obedecer quaisquer orientações e
bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas
orientações poderá causar advertências
/ punições por parte da organização;
d) No caso de receber bandeira azul a fim de facilitar
a passagem dos líderes ou dos pilotos melhores
colocados e não estiver em disputa de posição,
o lado correto para se dar à passagem é
sempre o lado preferencial da curva;
e) Jamais usar gestos, palavras de baixo calão
e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das
pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores;
f) Estar pronto e posicionado na área do boxe
(ou área similar determinado pelo kartódromo)
antes do término da corrida que anteceda a
sua;
g) Não colocar o kart no meio da pista, nem
fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição.
Escolha uma posição de defesa na pista
e mantenha-a;
h) Não trafegar
na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto
para sair de uma situação de perigo;
i) Brigas e discussões serão advertidas
e penalizadas de acordo com decisões da organização;
j) Lembrar do compromisso de participar até
o final do campeonato, em respeito aos outros competidores
e aos organizadores.
k) Pede-se aos pilotos que não permaneçam
em karts sem freio, pois existem situações
de corridas em que, para a segurança do próprio
piloto, demais companheiros e fiscais, o freio deverá
estar funcionando. A falta de freios não será
aceita como desculpa para justificar possíveis
toques ou manobras ilícitas.
l) O piloto que,
para defender posição ou por qualquer
outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a
uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente,
principalmente quando estiver à frente de uma
sequência de vários karts) estará
passível de sofrer punição da
direção de prova. Sua manobra será
classificada como "Direção Perigosa"
ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive
sanções disciplinares.
Punições
a) Caso o piloto não traje a camisa do grupo
em uma etapa ele será advertido verbalmente.
Na segunda advertência (na Copa) ele será
proibido de participar da etapa. Neste caso será
registrada a ausência do piloto na etapa. Lembrando
que tal punição está diretamente
ligado ao não cumprimento de acordo com os
patrocinadores.
b) As punições serão aplicadas
aos pilotos que não tiverem atitudes coerentes
com as pretendidas pela organização
do campeonato. Essas punições ficam
a critério da organização e podem
ser desde uma advertência verbal, penalização
com pontos, suspensão do direito de disputar
etapa(s) do campeonato e até o desligamento
total da competição;
c) Não serão toleradas quaisquer atitudes
violentas e/ou agressivas que possam abalar a união
do grupo geral de pilotos. Caso existam problemas
do tipo serão ouvidas as partes e analisados
os fatos entre a comissão de organização
do campeonato. Advertências e punições
serão definidas pela comissão organizadora.
Conforme item anterior;
d) Condutas antiesportivas não serão
aceitas, passíveis de punição
pelo diretor de prova do kartódromo;
e) Serão consideradas condutas antiesportivas
batidas intencionais, toques involuntários,
que prejudiquem algum piloto, alterações
das características dos karts, visando modificação
de desempenho. As punições possíveis
são:
advertências, "stop-and-go" ou desclassificação.
f) Qualquer problema que envolva algum dos pilotos
que façam parte da organização,
este não terá direito de participar
da decisão da organização;
g) Toda a resolução tomada pelo comitê
será soberana não cabendo a nenhum participante
contestar tais decisões. Quando um assunto
envolver qualquer membro do comitê, este perde
o direito de voto;
h) A comissão
organizadora é formada por dois pilotos: André
Argento e Ricardo Gonçalves. E conta com o
apoio de Alexandre Couto.
Arrecadação
a) Ao se inscrever no campeonato e confirmar a sua
participação, os pilotos se obrigam
a pagar um valor, chamado de TAXA DE INSCRIÇÃO,
à organização do campeonato,
antes do início do campeonato. Este dinheiro
será utilizado para aquisição
premiações ao longo do campeonato, manutenção
do site e confecção de camisas, entre
outros gastos;
b) Os pilotos que abandonarem o campeonato, independente
do motivo, não terão o valor da inscrição
devolvido;
Premiação
a) Ao término de cada etapa, serão premiados
com troféus os 3 (três) primeiros pilotos
de cada categoria/grupo;
b) Ao fim de cada Copa, serão premiados com
troféus os 3 (três) primeiros pilotos
de cada Categoria;
c) No final do Campeonato anual, serão premiados
com troféus os 3 (três) melhores pilotos
de cada Categoria.
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